Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – A principal temática do poema é a angústia existencial e sua inevitabilidade.
II – O homem retratado no poema é caracterizado por sua falta de crença em qualquer coisa que possa trazer consolo à sua mágoa.
III – É possível afirmar que o homem retratado no poema tenta resistir ao sofrimento e obtém considerável êxito.
É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – É possível afirmar que o homem representado no poema sabe que sua dor um dia acabará.
II – A morte é retratada no poema como uma espécie de rendição.
III – O autor preocupa -se com a forma do poema, atentando -se para as rimas.
É (São) incorreta(s) a(s) afirmação(ões):
A figura de linguagem presente no verso “ E quando esse homem se transforma em verme ” é:
Nos versos “[...] nada há que traga/ Consolo à Mágoa [...]”, a palavra em destaque:
A palavra “inerme”, presente no décimo segundo verso, pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por:
Numa escola municipal com 800 alunos, uma pesquisa identificou que 3/4 dos alunos eram meninos e 1/5 deles já foram reprovados. Entre as meninas, 1/8 já foram reprovadas. Qual o total de alunos que já foram reprovados?
O salário de Ana era R$ 1000,00. Ela recebeu um aumento de 25% por tempo de serviço e, após um ano, foi promovida, recebendo um novo aumento de 30%. Qual o salário atual de Ana?
Sabendo que o vigésimo evento das flores de uma determinada cidade ocorreu em 2024 e que a cada quatro anos o evento se repete, em qual ano será realizada a edição de número 35 do evento?
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é INCORRETO afirmar que:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de sua parte, reafirma no Artigo 5 que: O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o_____, acionar o Poder Público para exigi-lo.
Preencha a lacuna: O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a Lei Nº 14.934/24, que prorroga, até ____, a vigência do atual Plano Nacional de Educação (PNE).
Complete a lacuna: “Segundo Piaget, aproximadamente, até os _______ anos, todas as emoções e sentimentos do bebê são gerados em seu contato com a mãe e centrados no corpo da criança, e assim na medida que o corpo infantil se separa do corpo das outras pessoas a vida afetiva do bebê vai se descentralizando e se transferindo para os outros.”
Quando uma criança apresenta dificuldade para aprender, uma das primeiras tarefas do professor é:
I- Resgate da autoestima do educando, pois ninguém consegue aprender se não conseguir investir na própria aprendizagem, se não tiver o desejo de aprender e acreditar nas suas possibilidades.
II- Oferecer aos seus alunos oportunidades de acertos, experiências positivas que conduzam ao desejo de continuar aprendendo para continuar acertando.
III- O aluno não recebe o fracasso escolar como um desafio a ser superado, afinal, isso requer uma maturidade que a criança não possui. Será necessário que o professor presenteie seu aluno com um recurso valioso: o elogio, que é altamente reforçador do sucesso.
IV- Convocar os pais e comunicar o Conselho Tutelar sobre as dificuldades da Criança.
São corretas:
Ao afirmar que a aprendizagem está presente desde o nascimento até o fechamento de nosso ciclo vital. Aprendemos de maneiras diferentes, de acordo com nossa faixa etária, nível de desenvolvimento, contexto em que estamos inseridos, sejam estes formais ou informais, descrevemos a aprendizagem como um processo:
































