Leia o trecho a seguir: “Nosso planeta enfrenta desafios ambientais cada vez mais sérios [...]” As palavras grifadas, RESPECTIVAMENTE, são:
“Preservar o meio ambiente não é apenas uma tarefa dos governos e das organizações internacionais.” Com base nas palavras destacadas, assinale a alternativa que classifica corretamente a sílaba tônica de cada uma, RESPECTIVAMENTE:
Analise os itens abaixo retirados do texto: I. “Nosso planeta enfrenta desafios ambientais cada vez mais sérios [...]” II. “Preservar o meio ambiente não é apenas uma tarefa dos governos e das organizações internacionais. Cada indivíduo tem um papel fundamental a desempenhar nessa missão.” As palavras destacadas são, RESPECTIVAMENTE, pronomes:
“Nosso planeta enfrenta desafios ambientais cada vez mais sérios, como o aquecimento global, a perda de biodiversidade, a poluição do ar e da água, entre outros.” Sobre o trecho, analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA:
O mundo vive um período tenso, com conflitos de grandes proporções acontecendo simultaneamente em diferentes regiões. A disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, é um dos motivos da guerra do (a) (e):
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município já denominado São João do Rio do Peixe é constituído de 3 distritos, são eles: Assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o município de São João do Rio do Peixe, analise o texto, complete as lacunas e assinale a alternativa CORRETA: Pelo ato das disposições constitucionais transitórias, constituição estadual promulgado em ________________________, o município de __________________ passou a denominar-se de São João do Rio do Peixe.
Sobre a Divisão Territorial do Brasil, analise os itens a seguir: I. O Brasil é um país muito grande e de Norte a Sul encontramos costumes muito diferentes. As danças populares são típicas de cada lugar, assim como a comida, as músicas, as atividades econômicas e às vezes a própria língua é tão diferente que não entendemos muito bem o que dizem as pessoas de outras regiões. II. O território brasileiro foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. III. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal. IV. Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação. V. A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal. É lá que trabalha o Presidente da República. Estão CORRETOS:
O patrimônio histórico refere-se a bens culturais materiais e naturais que possuem valor histórico, artístico, cultural, científico ou estético significativo para uma sociedade, sendo preservados como testemunhos do passado e identidade de um povo. Considerando os exemplos de patrimônio cultural, assinale:
O Bem ou material permanente é aquele que a utilização corrente não ocasiona a perda de identidade física e/ou tem durabilidade superior a dois anos. Para sua classificação, deverão ser adotados os seguintes parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente: I. Durabilidade, quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos. II. Fragilidade, cuja estrutura esteja sujeita à modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizando-se pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade. III. Perecibilidade, quando sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso. IV. Incorporabilidade, quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal. V. Transformabilidade, quando adquirido para fins de transformação. Estão CORRETOS:
Os agentes extintores devem ser utilizados de forma criteriosa, observando a sua correta utilização e o tipo de classe de incêndio, tentando sempre que possível minimizar os efeitos danosos do próprio agente extintor sobre materiais e equipamentos não atingidos pelo incêndio. É um grupo de agentes extintores de finíssimas partículas sólidas, e tem como características não serem abrasivas, não serem tóxicas, mas pode provocar asfixia se inalado em excesso, não conduzir corrente elétrica, mas tem o inconveniente de contaminar o ambiente sujando-o, podendo danificar inclusive equipamentos. O agente extintor que o texto faz referência é:
De acordo com o art. 29, inciso VII, do CTB, os veículos que gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, são :
Avaliação do nível de consciência (AVI) consiste na 2ª etapa básica na prestação dos primeiros socorros. Ela permite o início imediato das manobras de reanimação e o acionamento do serviço de urgência e emergência. O exame deve ser rápido e sistemático, observando as seguintes prioridades:

































