Com base no texto, analisar os itens abaixo: I. A geração que tem cerca de 20 anos evita resolver as questões do dia a dia pelo celular. II. A fixação pelo uso de smartphones é exclusividade dos ultrajovens. III. A abundância de dispositivos ligados à internet está tornando a capacidade de concentração dos ultrajovens e cada vez mais reduzida. Está(ão) CO RRETO(S):
Em “Ele não passou na prova, porque não estudou.”, o ermo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
Analisar o anúnc io abaixo: Sobre as configurações do hardware, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) A máquina virá com o sistema operacional Microsoft Windows instalado. (---) O modelo do disco rígido (SSD) não tem partes móveis. (---) A memória RAM de 8gb pode ser expandida até 3,2ghz vezes (totalizando 25,6gb). (---) O processador Intel Core I5 é o que tem a maior capacidade de processamento entre os processadores da família Intel® Core™.
Sobre hardware, analisar os itens abaixo: I. O teclado e a placa- mãe são exemplos de hardware. II. Os sistemas operacionais são exemplos de hardware. III. Existem dois t ipos de hardware no computador: os internos e os externos. Estão CORRETOS:
Para um sor teio foram vendidas 200 fichas numeradas de 1 a 200. Supondo- se que uma pessoa comprou 36 fichas, qual a probabilidade de essa pessoa ser sorteada?
André, Bruno e Carlos vão viajar nas férias para Tokyo, Nova York e Roma, não necessariamente nessa ordem, e cada um vai para um local diferente. Das afirmações abaixo, sabe- se que uma é verdadeira e as outras duas são falsas. Sendo assim, analisar as afirmações abaixo e assinalar a alternativa CORRETA: • André não vai viaj ar para Nova York. • Carlos não vai viajar para Roma. • Bruno vai viajar para Nova York.
Considerando- se a Constituição Federal, analisar a sentença abaixo: A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais (1ª parte). A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos term os da lei (2ª parte). A sentença está:
De acordo com a Constituição Federal, analisar os itens abaixo: I. O Poder Legislativo é exercido somente pelo Senado Federal. II. A Câmara dos Deputados compõe- se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. III. Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de quat ro anos. Está(ão) CORRETO(S):
De acordo com o Ministério da Saúde, em relação aos direitos e responsabilidades do cidadão usuário dos serviços do SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) É direito dos cidadãos o atendimento acolhedor na rede de serviços de saúde de forma humanizada, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação em função de idade, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, características genéticas, condições econômicas ou sociais, estado de saúde, ser portador de patologia ou pessoa vivendo com deficiência. (---) Todo cidadão deve se comprometer a prestar informações apropriadas nos atendimentos, nas consultas e nas internações sobre queixas, enfermidades e hospitalizações anteriores, história de uso de m edicamentos e/ou drogas, reações alérgicas e demais indicadores de sua situação de saúde. (---) Mesmo em casos de emergência, o acesso se dará somente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia.
Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar a sentença abaixo: As ações e os serviços de saúde pública destinada à dessoa com deficiência devem assegurar atendimento psicológico, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais, com exceção das insti tuições privadas que participam de forma complementar do SUS ou que recebam recursos públicos para sua manutenção (1ª parte). As ações e os serviços de saúde pública destinada à pessoa com deficiência devem assegurar promoção de estratégias de capacitação permanente das equipes que atuam no SUS, em todos os níveis de atenção, no atendimento à pessoa com deficiência, bem como orientação a seus atendentes pessoais (2ª parte). A sentença está:
Em relação às diretrizes da alimentação escolar, analisar os itens abaixo: I. O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos. II. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade c om a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica. a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.
Considerando- se a Resolução RDC nº 216/2004, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: A Resolução RDC nº 216/2004 tem como objetivo estabelecer procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições _____________ do alimento preparado.
Sobre as ações de educação alimentar e nutricional e de segurança alimentar e nutricional, analisar a sentença abaixo: A coordenação das ações de alimentação escolar, sob a responsabilidade das escolas federais apenas, será realizada por nutricionista habilitado, que deverá assumir a responsabilidade técnica do Programa, respeitando as diretrizes previstas em lei (1ª parte). Para fins do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), será considerada Educação Alimentar e Nutricional (EAN) o conjunto de ações formativas, de prática contínua e permanente, trans disciplinar, intersetorial e multiprofissional que objetiva exigir práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo (2ª parte). A sentença está:
Em conformidade com o Código de Ética Profissional, analisar a sentença abaixo: É direito do nutricionista assistir indivíduos e coletividades sob sua responsabilidade profissional em instituição da qual não faça parte do quadro funcional, desde que respeite as normas técnico- administrativas da instituição e informe ao profissional responsável (1ª parte). Não é dever do nutricionista respeitar os limites do seu campo de atuação, podendo exercer atividades privativas de outros profissionais (2ª parte). É direito do nutricionista ter acesso a informações referentes a indivíduos e coletividades sob sua responsabilidade profissional que sejam essenciais para subsidiar sua conduta técnica (3ª parte). A sentença está:
Sobre a cárie dental, analisar os itens abaixo: I. A frutose é o mais cariogênico de todos os carboidratos. II. Alimentos refinados que contenham amido, como pão ou biscoitos, são potencialmente mais cariogênicos em relação a carboidratos não refinados. III. O consumo de sacarose logo após as refeições, em forma de “sobremes a”, parece não exercer papel cariogênico. Isto se deve ao aumento no fluxo salivar junto e logo após as refeições, permitindo que os ácidos bacterianos sejam neutralizados de forma mais rápida. IV. O aleitamento materno em livre demanda após os 12 meses tem sido associado à ocorrência de cárie precoce da infância. Estão CORRETOS:
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: Podem ser encontrados muitos fitoquímicos protetores contra o câncer em vegetais e frutas. Aqueles com coloração amarela e verde podem ser chamados de ____________ e ___________, encontrados no espinafre, abacate, melão, couve e nabo. Aqueles com coloração vermelha e roxa são chamados de _______________ e ____________, encontrados nos berries , uvas, vinho tinto e ameixas.
Sobre a qualidade do leite no processamento de derivados, conforme GERMANO e GERMANO, analisar os itens abaixo: I. O aumento da contagem de células somáticas no leite está associado com a diminuição do tempo de prateleira do leite. II. A prova de redutase é utilizada como estimativa do número de microrganismos no leite por meio de coloração de amostra do leite com uma solução de azul de metileno, sendo que, para a interpretação do resultado, quanto maior for o tempo para descoloração da amostra, maior será o número de germes presentes no leite. a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.
Considerando- se a epidemiologia da desnutrição em crianças, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) A fome e a desnutrição são reconhecidas como as principais causas de mortalidade por doenças infecciosas em crianças menores de 5 anos. Mais da metade das mortes por pneumonia, diarreia, sarampo, malária ou HIV/Aids têm a desnutrição como causa básica. (---) Embora o termo desnutrição possa referir -se a diferentes processos, tem sido mais frequentemente utilizado para descrever déficits nutricionais. A prevalência desses déficits nutricionais está diminuindo no Brasil e no mundo; entretanto, alguns grupos populacionais, especialmente crianças menores de 5 anos e de regiões menos desenvolvidas, ainda são atingidos pela desnutrição em níveis alarmantes. (---) A inter -relação entre nutrição, infecção e pobreza não é considerada fator determinante da ocorrência de desnutrição. a) C - C - E. b) E - C - C. c) C - E - E. d) E - C - E.
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Muitos fatores neurais e hormonais envolvidos na regulação da massa corporal são determinados pela hereditariedade e genética. Esses fatores incluem “sinais” em curto e longo prazo que determinam a saciedade e a atividade alimentar. Pequenos defeitos na expressão ou interação desses aspectos podem contribuir consideravelmente para o ganho de massa corporal. A ___________________ é o estudo das interações entre os componentes alimentares, as instruções de uma célula ou genoma e as alterações resultantes nos metabólitos que afetam a expressão genética.
































