A regulação do Sistema Gastrointestinal envolve diversos hormônios reguladores que são secretados por células enteroendócrinas localizadas no revestimento epitelial do Sistema Gastrointestinal. Vários hormônios peptídeos e fatores de crescimento semelhantes a hormônios já foram identificados. Suas ações são complexas e se estendem além do Sistema Gastrointestinal. Assinale a alternativa correta em relação as funções dos principais hormônios gastrointestinais:
Uma paciente procura a UPA do bairro onde reside com os seguintes sintomas: anorexia e perda de peso, taquicardia e neuropatia periférica. Após realização de exame físico e observação dos exames bioquímicos, o médico diagnosticou a paciente com beribéri e receitou a suplementação de:
Um restaurante deseja produzir 400 refeições para um evento. O prato principal será composto por frango e inhame. Se cada refeição deve conter 100 g de frango e 80 g de inhame e o fator de correção do frango e do inhame são, respectivamente, 1,72 e 1,10, a quantidade de ingredientes que deve ser comprada é:
De acordo com Cadernos de Atenção Básica – Saúde da criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, lançado pelo Ministério da Saúde em 2015, a definição do período adequado para iniciar a introdução da alimentação complementar deve levar em consideração a maturidade fisiológica e neuromuscular da criança e as necessidades nutricionais. Em relação à alimentação complementar para crianças menores de dois anos, é correto afirmar que
O nutricionista de uma Empresa, que serve almoço aos seus funcionários, planeja realizar um treinamento sobre as boas práticas na preparação de alimentos, utilizando como referência a Resolução RDC nº 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Dentro das informações, o nutricionista deve explicar que para conservação a quente os alimentos preparados devem:
Segundo Ornellas (2013), as hortaliças são classificadas, segundo sua concentração de glicídios em Grupo A – contendo cerca de 5% de glicídios, Grupo B – contendo cerca de 10% de glicídios e Grupo C – contendo cerca de 20% de glicídios. São exemplos de hortaliças pertencentes ao Grupo B:
O envelhecimento é um processo biológico normal que envolve declínio na função fisiológica do organismo. Algumas alterações que podem comprometer o estado nutricional destes pacientes são:
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014, alimentos processados devem ter seu consumo limitado, uma vez que os ingredientes e os métodos de processamento utilizados na fabricação podem alterar de modo desfavorável a composição nutricional. São exemplos de alimentos processados:
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Obesidade, 2016, publicado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, o tratamento dietético para pacientes obesos deve considerar, além da quantidade de calorias, as preferências alimentares do paciente, o aspecto financeiro, o estilo de vida e o requerimento energético para a manutenção da saúde. São medidas que devem ser tomadas para a efetividade da dietoterapia:
Uma paciente, diagnosticada com gastrite crônica, foi encaminhada para atendimento nutricional devido a deficiência de determinada vitamina. O profissional nutricionista explica a paciente que essa deficiência é comum devido ao comprometimento na produção e secreção de fator intrínseco pelas células:
Em uma escola particular foi servido na merenda escolar suco de laranja e sanduíche com patê de atum. Posteriormente, foi detectada contaminação por Clostridium botulinum do lanche servido, uma vez que os estudantes que comeram os lanches apresentaram:
A anemia é definida com a condição na qual a concentração de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. Cerca de 50% dos casos acontecem em função da deficiência de ferro. No Brasil, são desenvolvidas ações de suplementação profilática com sulfato ferroso desde 2005. Em 2013, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Suplementação de ferro – Manual de condutas gerais. De acordo com este manual:
A compra da agricultura familiar para a alimentação escolar está regulamentada pela Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013 (atualizada pela Resolução CD/FNDE nº 04, de 2 de abril de 2015), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com base nas resoluções supracitadas:
A Nutrição Parenteral fornece nutrientes diretamente na corrente sanguínea de modo endovenoso. É indicada quando o paciente é incapaz ou não está disposto a tomar os nutrientes adequados por via oral ou enteral. Marque a alternativa correta quanto à nutrição Parenteral:
































