Provas para Download

Prova Nutricionista - Pref. e Câmara de Augusto Pestana/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver nutricionista.pdf
PDF
nutricionista.pdf
Ver gabaritos-definitivos.pdf
PDF
gabaritos-definitivos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar nutricionista.pdf
PDF
nutricionista.pdf
Baixar gabaritos-definitivos.pdf
PDF
gabaritos-definitivos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver nutricionista.pdf
PDF
nutricionista.pdf
Ver gabaritos-definitivos.pdf
PDF
gabaritos-definitivos.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
37
Restantes
Questão 1 de 37 Q1 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Considerando o acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 12, 29 e 34.

Questão 2 de 37 Q2 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. A aprovação nos Estados Unidos do medicamento Zepbound aumenta as opções disponíveis para o controle da obesidade, sendo mais acessível à população devido ao custo e à forma de disponibilização no mercado.
II. A maioria dos medicamentos para controle de peso pertencentes à classe do Zepbound é administrada via oral, o que facilita sua administração e aumenta sua acessibilidade para os pacientes.
III. Os medicamentos para controle de peso da classe do Zepbound são amplamente disponíveis em todo o mundo, facilitando o tratamento da obesidade em diversas regiões.
Quais estão INCORRETAS?

Questão 3 de 37 Q3 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. É um problema a pouca quantidade de medicamentos para obesidade no mercado, o que resulta em menos concorrência e aumento dos preços para os consumidores.
PORQUE
II. Isso afeta o acesso da população a esses medicamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Questão 4 de 37 Q4 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Orforglipron é um medicamento em desenvolvimento que apresenta uma produção mais fácil e barata do que os demais medicamentos citados no texto.
( ) O Orforglipron é uma injeção que requer cuidados com a temperatura de armazenamento, diferentemente dos medicamentos orais.
( ) Sean Wharton, professor adjunto da Universidade McMaster, lidera a pesquisa sobre o Orforglipron e afirma que é mais fácil produzir um injetável do que um comprimido oral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 5 de 37 Q5 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

No tocante aos recursos coesivos, assinale a alternativa correta.

Questão 6 de 37 Q6 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Na linha 16, o vocábulo “pois” transmite o sentido de ____ _______. Por isso, pode ser substituído, sem alteração de sentido no trecho, por ___________.

Questão 7 de 37 Q7 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Tendo em vista o trecho adaptado do texto “Ele vem com os mesmos desafios de custo e acesso”, se a palavra sublinhada fosse flexionada no plural, quantas outras palavras necessitariam de alteração para manter a correta concordância verbo-nominal?

Questão 8 de 37 Q8 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Assinale a alternativa em que a palavra retirada do texto seja um advérbio.

Questão 9 de 37 Q9 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Tendo em vista o fragmento adaptado do texto “Os medicamentos atualmente aprovados são moléculas grandes”, assinale a alternativa correta.

Questão 10 de 37 Q10 da prova
Novos medicamentos contra a obesidade estão chegando. Será que eles podem mudar o cenário atual?
Por Tara Haelle

Considerando o fragmento adaptado do texto “O pequeno número de medicamentos para obesidade no mercado significou menos concorrência”, assinale a alternativa que apresenta a correta predicação do verbo “significou”.

Questão 11 de 37 Q11 da prova

A colonização de Augusto Pestana foi iniciada no ano de 1901, quando o engenheiro Dr. Augusto Pestana, na época chefe da comissão de terras da colônia de Ijuí, se responsabilizou pela medição das terras de:

Questão 12 de 37 Q12 da prova

De acordo com o site da Prefeitura Municipal, em comparação com os demais municípios gaúchos, qual é a posição de Augusto Pestana no que diz respeito à qualidade de vida?

Questão 13 de 37 Q13 da prova

Ex-jogador de futebol americano, considerado um dos grandes nomes desse esporte, que foi absolvido da acusação de ter matado sua ex-mulher e morreu no dia 10 de abril de 2024, aos 74 anos. O trecho refere-se a:

Questão 14 de 37 Q14 da prova

Qual artista pintou a obra surrealista abaixo, cujo nome é “A Persistência da Memória”?

Questão 15 de 37 Q15 da prova

Há 25 anos, uma brasileira foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, sendo a única brasileira indicada até os dias de hoje. A qual atriz o trecho se refere?

Questão 16 de 37 Q17 da prova

Com base no Regime Jurídico dos Servidores do Município de Augusto Pestana, em relação à função gratificada, analise as assertivas abaixo:
I. O valor da função gratificada será percebido cumulativamente com o vencimento do cargo de provimento efetivo.
II. A designação para o exercício da função gratificada, que nunca será cumulativa com o cargo em comissão, será feita por ato expresso da autoridade competente.
III. Será tornada sem efeito a designação do servidor que não entrar no exercício da função gratificada no prazo de dois dias a contar da publicação do ato de investidura.
Quais estão corretas?

Questão 17 de 37 Q18 da prova

Lucas, loiro de olhos claros, praticante de religião de matriz africana, sofreu um acidente e ficou internado no hospital Lar Sagrado. Sua família solicitou que seu Babalorixá (pai de santo) fosse até o hospital para promover-lhe assistência religiosa, o que foi negado pelo hospital. Com base no Estatuto Nacional de Igualdade Racial, Lei n º 12.288/2010, a atitude do hospital foi:

Questão 18 de 37 Q20 da prova

De acordo com a Lei Maria da Penha, Lei n º 11.340/2006, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Iniciada a situação de violência doméstica e familiar após o ajuizamento da ação de divórcio ou de dissolução de união estável, a ação terá preferência no juízo onde estiver.
( ) A ofendida tem a opção de propor ação de divórcio ou de dissolução de união estável, com partilha de bens, no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
( ) É vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 19 de 37 Q21 da prova

Gustavo e Patrícia estão em processo de divórcio, porém ainda residem juntos. Um dia, Gustavo violentou Patrícia sexualmente. Assustada após o ato, Patrícia se dirigiu à delegacia especializada em atendimento à mulher. A delegada que a atendeu disse que Patrícia:
I. Poderia solicitar serviços de contracepção de emergência.
II. Não poderia solicitar profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), já que ela era casada com o agressor.
III. Poderia ser acompanhada até a sua residência por um policial a fim de retirar seus pertences do local e depois ser acompanhada até um local seguro.
Com base na Lei Maria da Penha, quais das falas da delegada estão corretas?

Questão 20 de 37 Q23 da prova

Conforme a Constituição Federal, são penas adotadas no Brasil, EXCETO:

Questão 21 de 37 Q24 da prova

Com base na Constituição Federal, são competências do Sistema Único de Saúde (SUS):
I. Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.
II. Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
III. Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
Quais estão corretas?

Questão 22 de 37 Q25 da prova

A Constituição Federal tem um capítulo voltado aos direitos dos povos indígenas. Nesse capítulo, são reconhecidos(as), EXCETO:

Questão 23 de 37 Q26 da prova

Com base na Lei de Improbidade Administrativa, Lei n º 8.429/1992, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário quando o autor da denúncia o sabe inocente.
( ) A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos se efetiva com o ajuizamento da ação judicial de improbidade administrativa.
( ) A aplicação das sanções previstas na Lei independe da aprovação ou rejeição das contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 24 de 37 Q27 da prova

Determine por quantos meses um capital de R$ 13.000,00 ficou aplicado sob regime de juros simples, a uma taxa mensal de 1%, para gerar juros de R$ 780,00.

Questão 25 de 37 Q28 da prova

Analise a operação a seguir:
Determine o valor do círculo e do triângulo, respectivamente, para que a operação de adição seja verdadeira.

Questão 26 de 37 Q29 da prova

Um número real, inteiro e positivo, subtraído de 106, é igual ao seu dobro mais 46. Qual é esse número real?

Questão 27 de 37 Q30 da prova

Para realizar determinada tarefa em 10 dias, são necessários 15 trabalhadores. Para realizar a mesma tarefa em 6 dias, quantos trabalhadores serão necessários, levando em consideração que todos trabalham com a mesma eficiência e eficácia?

Questão 28 de 37 Q31 da prova

A negação da proposição composta “Água não tem cor e sal não é doce” é:

Questão 29 de 37 Q32 da prova

Conforme a RDC n º 429/2020 da ANVISA, que dispõe sobre rotulagem de alimentos, sobre as definições contidas na Resolução, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Questão 30 de 37 Q33 da prova

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem o objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do estudante. Nesse sentido, diferentes tipos de alimentos devem ser ofertados por semana. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Questão 31 de 37 Q34 da prova

A doença celíaca é uma condição clínica crônica do intestino delgado de caráter autoimune em que o indivíduo geneticamente predisposto não tolera a exposição ao glúten. Uma vez que afeta um órgão do sistema gastrointestinal, algumas deficiências podem ser observadas nesses pacientes devido à má absorção. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca do Ministério da Saúde, são exemplos de micronutrientes em deficiência que devem ser diagnosticados e tratados:

Questão 32 de 37 Q35 da prova

A Portaria Estadual n º 799/2023 estabelece procedimentos a fim de garantir boas práticas nos serviços de alimentação no Estado do Rio Grande do Sul. Essa portaria aplica-se aos seguintes serviços de alimentação, EXCETO:

Questão 33 de 37 Q36 da prova

O tratamento contra o câncer costuma fazer com que o paciente tenha alguns efeitos colaterais que podem afetar o seu estado nutricional, tornando-os assim suscetíveis à desnutrição, o que pode levar a um mau prognóstico. Levando em consideração os efeitos colaterais e a demanda metabólica dessa doença, qual instrumento é validado para avaliar o estado nutricional desses pacientes?

Questão 34 de 37 Q37 da prova

Alguns efeitos colaterais são comuns no tratamento contra o câncer. Nesse sentido, a neutropenia se inclui nesses efeitos que podem ser causados pelo tratamento quimio ou radioterápico. Segundo o I Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica, de 2021, são condutas nutricionais para pacientes neutropênicos, EXCETO:

Questão 35 de 37 Q38 da prova

Em relação ao Código de Ética dos Nutricionistas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É direito do nutricionista, na realização de pesquisa, respeitar o meio ambiente, os seres humanos e animais envolvidos, de acordo com as normas da legislação vigente.
( ) É vedado ao nutricionista supervisor, preceptor ou docente orientador permitir ou se responsabilizar por realização de estágio em instituições e empresas, públicas ou privadas, que não disponham de nutricionista no local.
( ) É direito do nutricionista delegar atribuições privativas do nutricionista a estagiário de Nutrição, desde que sob a supervisão direta e responsabilidade do profissional, de acordo com o termo de compromisso do estágio.
( ) É direito do nutricionista fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços ou nomes de empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição.
( ) É vedado ao nutricionista utilizar o valor de seus honorários, promoções e sorteios de procedimentos ou serviços como forma de publicidade e propaganda para si ou para seu local de trabalho.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 36 de 37 Q39 da prova

Os benefícios do aleitamento materno vão além do simples ato de nutrir o bebê: promovem vínculo, auxiliam na prevenção de doenças e auxiliam no desenvolvimento emocional. Contudo, alguns bebês podem apresentar alergias alimentares nesse período. Nesse caso, a busca por ajuda profissional e pelo correto diagnóstico são imprescindíveis para não afetar o crescimento e o desenvolvimento do lactente. Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos, qual é o alimento mais alérgeno para o bebê nesses casos?

Questão 37 de 37 Q40 da prova

O crescimento e o desenvolvimento adequados das crianças se iniciam logo nos primeiros dias de vida com o aleitamento materno. Após a introdução alimentar, algumas crianças podem apresentar alguns distúrbios no crescimento ou desenvolvimento, como déficit ou excesso de peso. Em casos de excesso de peso, o Ministério da Saúde, através do SISVAN, recomenda o uso do IMC-para-idade como índice antropométrico para avaliação. Para crianças maiores de 5 anos e menores de 10 anos de idade, qual é o ponto de corte para caracterizar obesidade, segundo o Caderno de Atenção básica n º 38?

Acertos
Erros
37
Total