Provas para Download

Prova Nutricionista - Equipe Multiprofissional - SEDUC/PI
Visualizar os arquivos PDF
Ver nutricionista-equipe-multiprofissional.pdf
PDF
nutricionista-equipe-multiprofissional.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar nutricionista-equipe-multiprofissional.pdf
PDF
nutricionista-equipe-multiprofissional.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar nutricionista-equipe-multiprofissional.pdf
PDF
nutricionista-equipe-multiprofissional.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 22 Q2234581 Q17 da prova
O Piauí está dividido em quatro (04) macrorregiões (Litoral, Meio-norte, Semiárido e Cerrado) onde os limites se definem pelas suas características socioambientais.

Sobre a regionalização do Piauí em Macrorregiões e Territórios de Desenvolvimento, assinale a alternativa que contenha APENAS as afirmações corretas.

Reportar Erro
Questão 2 de 22 Q2234584 Q19 da prova
As Unidades de Conservação constituem eficiente instrumento de gestão, na medida em que têm como objetivos: manter a diversidade biológica de parte de um território; incentivar atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento da natureza ambiental; propiciar condições para a educação ambiental e para recreação em contato com a natureza, dentre outros.

Sobre as Unidades de Conservação existentes no Piauí, julgue as afirmações a seguir:

Reportar Erro
Questão 3 de 22 Q2234587 Q21 da prova
Nutricionista é o profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética.

Entre as atribuições legais na área de alimentação coletiva, compete ao nutricionista:

Reportar Erro
Questão 4 de 22 Q2234589 Q22 da prova
O Código de Ética é um instrumento delineador da atuação profissional.

É direito do nutricionista também:

Reportar Erro
Questão 5 de 22 Q2234591 Q23 da prova
De acordo com o Código de Ética, o nutricionista é o profissional que, por força da Lei nº 8.234/91, possui direitos e deveres para o desenvolvimento de práticas inerentes à sua habilitação técnica.

Acerca dos direitos e deveres, podemos afirmar que:

Reportar Erro
Questão 6 de 22 Q2234592 Q24 da prova
O Sistema Único de Saúde (SUS) consiste no conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais.

A respeito dos objetivos do SUS, conforme a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas:

Reportar Erro
Questão 7 de 22 Q2234594 Q25 da prova
Paciente de 68 anos, do sexo masculino, comparece à Unidade Básica de Saúde para os acompanhamentos de rotina.

Considerando a importância da abrangência dos serviços e ações prestados, assinale a alternativa que apresenta o princípio do SUS definido como “conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema”:

Reportar Erro
Questão 8 de 22 Q2234596 Q26 da prova
A alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos.

De acordo com as diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas, assinale a alternativa que apresenta ações que devem ser implementadas:

Reportar Erro
Questão 9 de 22 Q2234597 Q27 da prova
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) insere-se na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Dessa forma, avalie as seguintes afirmações sobre os eixos prioritários das Diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas:

Reportar Erro
Questão 10 de 22 Q2234599 Q28 da prova
A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana.

Nesse contexto, qual o principal objetivo do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), conforme a Lei nº 11.346/2006?

Reportar Erro
Questão 11 de 22 Q2234601 Q29 da prova
A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN.

São instituições que integram o SISAN:

Reportar Erro
Questão 12 de 22 Q2234603 Q30 da prova
Realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Ao que corresponde essa definição?

Reportar Erro
Questão 13 de 22 Q2234604 Q31 da prova
Entende-se por alimentação escolar todo alimento oferecido no ambiente escolar, independentemente de sua origem, durante o período letivo.

De acordo com o art. 14 da Lei nº 11.947/2009, qual o percentual mínimo dos recursos federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar?

Reportar Erro
Questão 14 de 22 Q2234606 Q32 da prova
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem como objetivo prover recursos financeiros de forma suplementar para atender necessidades prioritárias das escolas públicas estaduais, municipais e distritais.

Nesse contexto, avalie as seguintes afirmações sobre o PDDE:

Reportar Erro
Questão 15 de 22 Q2234607 Q33 da prova
A atuação do nutricionista nas escolas gera segurança e garantia de que todos os alunos estão recebendo uma alimentação balanceada.

Entre as competências obrigatórias do nutricionista no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PAE), estão as seguintes:

Reportar Erro
Questão 16 de 22 Q2234609 Q34 da prova
A presença do nutricionista habilitado no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das garantias da manutenção da qualidade da alimentação escolar.

Em relação aos parâmetros numéricos mínimos de referência estabelecidos na Resolução CFN nº 465/2010, uma entidade executora que atende 2.850 alunos da educação básica deverá ter:

Reportar Erro
Questão 17 de 22 Q2234611 Q35 da prova
Os cardápios da alimentação escolar devem ter como base a utilização de alimentos minimamente processados.

Em relação aos cardápios da alimentação escolar, qual a quantidade mínima de frutas e verduras as unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial devem proporcionar aos seus estudantes?

Reportar Erro
Questão 18 de 22 Q2234612 Q36 da prova
Os cardápios de cada modalidade de ensino devem conter informações sobre o horário e tipo de refeição.

Para as refeições da alimentação dos estudantes com mais de três anos de idade, recomenda-se no máximo:

Reportar Erro
Questão 19 de 22 Q2234614 Q37 da prova
Em âmbito escolar, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é a principal estratégia para garantir a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e promover o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) aos estudantes da rede pública de ensino.

O planejamento dos cardápios no âmbito da PNAE deve ofertar:

Reportar Erro
Questão 20 de 22 Q2234616 Q38 da prova
A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) consiste em uma avaliação contínua do perfil alimentar e nutricional da população e seus fatores determinantes.

Entre os fatores biológicos determinantes do estado nutricional de uma população, podemos citar:

Reportar Erro
Questão 21 de 22 Q2234618 Q39 da prova
A desnutrição proteico-calórica se caracteriza por uma alteração no estado nutricional decorrente da deficiência na ingestão de nutrientes.

Em relação à epidemiologia da desnutrição proteico-calórica na população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009 (Ministério da Saúde), é CORRETO o seguinte:

Reportar Erro
Questão 22 de 22 Q2234619 Q40 da prova
A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) tem como objetivo geral promover a segurança alimentar e nutricional assegurando o direito humano à alimentação adequada em todo território nacional.

Nesse contexto, a PNSAN tem como base as seguintes diretrizes:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota