A Lei n.º 11.346, de 15 de setembro de 2006, criou um sistema, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Esse sistema é regido pelo princípio da universalidade e da equidade no acesso à alimentação, sem qualquer espécie de discriminação. A Lei faz referência ao seguinte sistema:
Um alimento apresenta, em sua composição, 40kcal de carboidratos, 20kcal de proteínas e 90kcal de lipídeos. Seus macronutrientes carboidratos, proteínas e lipídeos são representados, respectivamente, em gramas, por:
Para servir uma seleta de legumes na guarnição, a nutricionista precisou conhecer o fator de correção da batata, da cenoura e do chuchu. Foi utilizado como base, o peso bruto de 1kg para os três alimentos que, após serem descascados, passaram a pesar, respectivamente, 800g, 900g e 750g. Nesse sentido, o fator de correção da batata, da cenoura e do chuchu será, respectivamente, de:
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (HA), publicadas em 2020, são medidas não farmacológicas para o tratamento da Hipertensão Arterial:
Os Códigos de Obras e Edificações dos municípios brasileiros variam de 1/6 a 1/8 para compartimentos de permanência prolongada e de 1/8 a 1/10 para compartimentos de permanência transitória, isso com base na área do piso (BAHIA, 2012). Supondo que a área destinada à produção de refeições seja de 30 m², a área destinada às aberturas para iluminação natural será, em m², de:
Um restaurante, que atende diariamente 300 pessoas, serve o café da manhã no valor de 5,50 e o almoço a 21 reais. Levando-se em consideração que o mês de investigação seja de 22 dias úteis, o valor do faturamento será de:
Marilia é a nutricionista responsável técnica pelas atividades de manipulação dos alimentos em um contrato terceirizado. Todo responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, que aborde, no mínimo, os seguintes temas:
A anemia é uma condição caracterizada por redução no número de hemácias por unidade de volume de sangue ou por redução na Hgb do sangue para abaixo da concentração usual necessária fisiologicamente. (KRAUSE, 2018) De acordo com a classificação, a anemia microcítica é associada mais frequentemente à deficiência de:
A Resolução CD/FNDE n.º 6, de 8 de maio de 2020, passa a vigorar com as seguintes alterações:
No capítulo VII do Código de Ética do Nutricionista, publicado em 2018, nas atividades relacionadas a estudos e pesquisas teóricas, práticas ou científicas, é de dever do nutricionista:
































