O atributo da Atenção Básica à Saúde, que consiste no acompanhamento do usuário ao longo do tempo, na qual se espera uma relação terapêutica que envolva a responsabilidade por parte do profissional de saúde e a confiança por parte do usuário, é a:
Durante a década de 1990, os municípios no Brasil começaram a instituir conselhos dedicados a políticas sociais, iniciando pelo âmbito da saúde e posteriormente estendendo-se a outras áreas, com o objetivo de envolver a sociedade civil na administração das políticas locais. Essa modalidade de engajamento nos conselhos de saúde corresponde ao(à):
Assinale a alternativa que indica corretamente as equipes que têm a composição mínima de: médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de família e comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família; auxiliar ou técnico de enfermagem; agentes comunitários de saúde.
No contexto do SUS, populações vulneráveis demandam sistemas que priorizem a Atenção Primária à Saúde (APS), vigilância epidemiológica e eventos vitais, com foco em equidade e redução de desigualdades. Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema de informação mais adequado para estas populações.
Na Atenção Primária a Saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), a divisão organizada geográfica de um município ou unidade de saúde em áreas específicas de responsabilidade das equipes de saúde com cobertura integral e equitativa da população, priorizando ações preventivas, promoção e cuidado longitudinal, com base na Estratégia Saúde da Família (ESF), é:
No SUS, a vigilância em saúde é uma estratégia transversal na APS, integrada à Estratégia Saúde da Família (ESF), que monitora riscos à saúde coletiva para prevenção, controle e resposta rápida a ameaças. A vigilância com foco em doenças transmissíveis é a:
Assinale a alternativa correta sobre o panorama da tuberculose (TB) no Brasil em 2025.
As doenças cardiovasculares são prevalentes na Atenção Primária à Saúde e a via final de muitas doenças que afetam o coração, com sinais e sintomas que incluem dispneia, edema de membros inferiores, fadiga, turgência venosa jugular, refluxo hepatojugular e presença de terceira bulha (ritmo de galope), é a(o):
Assinale a alternativa correta em relação ao diabetes mellitus tipo 1.
A pneumonia comunitária é uma infecção pulmonar adquirida fora de ambientes hospitalares, causada por agentes infecciosos como bactérias (vírus e atípicos). Embora a vacinação anual contra a gripe e a vacinação específica para prevenir a pneumonia diminuíram sua incidência, o agente etiológico prevalente ainda é o(a):
Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde sobre a profilaxia da transmissão vertical do HIV e o manejo inicial do recém-nascido, a profilaxia pós-exposição (PPE) antirretroviral (ARV) imediata, em regime padrão de risco baixo/médio, é:
As queimaduras se constituem na 2ª ou 3ª causa de acidentes dependendo da faixa etária atingida, necessitando de cuidados imediatos para evitar a progressão da queimadura. Os cuidados iniciais em grandes queimados, independente do agente causal, devem ser:
Uma criança de 6 anos, com vacinação BCG prévia e sem histórico de doenças, atuou como contato domiciliar de um paciente com tuberculose pulmonar confirmada por baciloscopia positiva. O teste de tuberculina (PPD) resultou em induração ≥5mm, sem sinais de TB ativa (raio-X de tórax sem alterações, ausência de sintomas). De acordo com as orientações vigentes para o manejo da Infecção Latente por Mycobacterium tuberculosis (ILTB) em menores e jovens, qual é a abordagem apropriada?
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A vacina meningocócica ACWY (Conjugada):
Os vírus respiratórios causam pneumonia viral, uma forma de pneumonia comunitária (CAP) que afeta os alvéolos e o interstício pulmonar. O tipo predominante é a pneumonia intersticial difusa ou atípica, caracterizada por inflamação com padrão de “vidro fosco” ou opacidades em malha na tomografia computadorizada. É aquela causada pelo vírus:

























