Provas para Download

Prova Médico Cirurgião Pediatra - SEHAC/RJ
Visualizar os arquivos PDF
Ver medico-cirurgiao-pediatra.pdf
PDF
medico-cirurgiao-pediatra.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar medico-cirurgiao-pediatra.pdf
PDF
medico-cirurgiao-pediatra.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar medico-cirurgiao-pediatra.pdf
PDF
medico-cirurgiao-pediatra.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 32 Q3037377 Q1 da prova

“Os velhos invejam a saúde e o vigor dos moços, estes não invejam o juízo e a prudência dos velhos: uns conhecem o que perderam, os outros desconhecem o que lhes falta.” (Marquês de Maricá)Assinale a alternativa que representa a colocação pronominal do vocábulo em destaque:

Reportar Erro
Questão 2 de 32 Q3037378 Q9 da prova

Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

  1. A opinião do presidente __________ do esperado.
  2. Um ___________ pediatra foi demitido.
  3. Muitos comerciais de televisão irritam o __________.
  4. A __________ de neurologia do hospital estava desfalcada.

Reportar Erro
Questão 3 de 32 Q3037379 Q11 da prova

Em uma consulta ambulatorial, uma criança de 5 anos revelou uma massa palpável na linha média do pescoço, que se move durante a deglutição. A patologia mais provável nesse caso é:

Reportar Erro
Questão 4 de 32 Q3037380 Q12 da prova

Em relação à hérnia diafragmática, em pediatria, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 5 de 32 Q3037381 Q13 da prova

O divertículo de Meckel é uma anomalia congênita do trato digestivo.Assinale a alternativa INCORRETA:

Reportar Erro
Questão 6 de 32 Q3037382 Q14 da prova

A hérnia inguinal é a afecção cirúrgica mais frequente na infância. Em relação ao sexo e lateralidade é CORRETO afirmar:

Reportar Erro
Questão 7 de 32 Q3037383 Q15 da prova

Em relação à estenose hipertrófica do piloro,assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 8 de 32 Q3037384 Q16 da prova

Em relação às anomalias anorretais, a alternativa INCORRETA é:

Reportar Erro
Questão 9 de 32 Q3037385 Q17 da prova

Em relação aos carcinomas de tireóide em crianças, a alternativa INCORRETA é:

Reportar Erro
Questão 10 de 32 Q3037386 Q18 da prova

Em relação ao tratamento da invaginação intestinal no lactente, a alternativa correta é:

Reportar Erro
Questão 11 de 32 Q3037387 Q19 da prova

Os sítios anatômicos mais frequentes de metástases à distância do tumor de Wilms são:

Reportar Erro
Questão 12 de 32 Q3037388 Q20 da prova

Em relação a estenose hipertrófica do piloro, a alternativa CORRETA, e:

Reportar Erro
Questão 13 de 32 Q3037389 Q21 da prova

Em relação aos defeitos congênitos da parede abdominal, a alternativa INCORRETA é:

Reportar Erro
Questão 14 de 32 Q3037390 Q22 da prova

A causa mais comum da hidronefrose ante-natal,é:

Reportar Erro
Questão 15 de 32 Q3037391 Q23 da prova

As anomalias congênitas mais comumente associadas ao tumor de Wilm, são:

Reportar Erro
Questão 16 de 32 Q3037392 Q24 da prova

A conduta mais adequada para um menino de 18 meses de idade, com um testículo impalpável unilateral, é:

Reportar Erro
Questão 17 de 32 Q3037393 Q25 da prova

Em relação à patologia cirúrgica cervical na infância, a alternativa CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 18 de 32 Q3037394 Q26 da prova

Em relação ao tipo histológico e marcadores biológicos dos tumores de ovário na infância, a alternativa CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 19 de 32 Q3037395 Q27 da prova

Em relação ao Neuroblastoma é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 20 de 32 Q3037396 Q28 da prova

A conduta pós-natal imediata para um recém nascido que apresenta hidronefrose bilateral, grau IV, em US pré-natal é:

Reportar Erro
Questão 21 de 32 Q3037397 Q29 da prova

Assinale a alternativa INCORRETA:

Reportar Erro
Questão 22 de 32 Q3037398 Q30 da prova

Entre as lesões congênitas do pulmão, é CORRETO afirmar em relação ao sequestro pulmonar que:

Reportar Erro
Questão 23 de 32 Q3037399 Q31 da prova

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa CORRETA

  1. Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.
  2. O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.
  3. A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.
  4. Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Reportar Erro
Questão 24 de 32 Q3037400 Q32 da prova

Considerando os níveis de prevenção e suas ações, relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


1 - Promoção à saúde.( ) Rastreio de câncer de mama
2 - Proteção específica.( ) Imunização.
3 - Prevenção secundária.( ) Reinserção social deportador de transtorno mental.
4 - Prevenção terciária.( ) Alimentação adequada

Reportar Erro
Questão 25 de 32 Q3037401 Q33 da prova

Considerando princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, relacione as sentenças abaixo e assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

1 – Integralidade
2 – Equidade
3 – Hierarquização
4 – Regionalização
5 – Descentralização
6 – Universalidade


( )No Brasil, houve clara opção preferencial pela municipalização da saúde;
( )a atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos;
( )Quanto mais bem estruturado for o fluxo de referência e contra referência entre os serviços de saúde, melhor a eficiência e eficácia dos mesmos;
( )É o acesso às ações e serviços de saúde garantida a todas as pessoas;
( )Reconhecer que existem disparidades sociais e regionais, e atuar de forma a minimizá-las;
( )Cada serviço de saúde possui uma área de abrangência e tem responsabilidade sanitária pela saúde daquela população

Reportar Erro
Questão 26 de 32 Q3037402 Q34 da prova

Considerando a Lei nº 8.142/1990, em relação a participação da sociedade no Sistema Único de Saúde, registre V para verdadeiro ou F para falso nas sentenças abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

( )As Conferências de Saúde ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis de gestão, e são compostas por usuários e gestores;
( )As Conferências de Saúde avaliam a situação de saúde e propõem as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes;
( )Os Conselhos de Saúde são órgãos permanentes e não deliberativos que fazem parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, estados e do governo federal;
( )As atividades do Controle Social são desenvolvidas para fiscalizar e acompanhar as ações e políticas de saúde no SUS;
( )
O Controle Social determina as ações prioritárias que serão desenvolvidas, bem como, as regras de repasse financeiro da federação para os estados e municípios.

Reportar Erro
Questão 27 de 32 Q3037403 Q35 da prova

É possível prover ações e serviços de saúde com garantia de acesso equânime, atenção integral, de qualidade, humanizada e em tempo adequado, através de:

Reportar Erro
Questão 28 de 32 Q3037404 Q36 da prova

A vigilância epidemiológica tem como uma de suas principais tarefas a notificação de casos. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à notificação de uma doença ou agravo, e assinale a alternativa CORRETA:


( )Deve-se notificar a simples suspeita da doença;
( )A notificação tem caráter sigiloso;

A ocorrência de casos novos de uma doença ou agravo (transmissível ou não) indica que a população não está sob risco;
( )Os casos de violência contra a mulher que forem atendidos em serviços de saúde, públicos ou privados, podem ser notificados, caso a usuária permita;
( )A vigilância epidemiológica e a vigilância em saúde contribuem para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores da saúde em nível federal, estadual e municipal.

Reportar Erro
Questão 29 de 32 Q3037405 Q37 da prova

Considerando a Vigilância em Saúde, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 30 de 32 Q3037406 Q38 da prova

O Pacto pela Saúde de 2006 é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 31 de 32 Q3037407 Q39 da prova

Considerando a Portaria n° 3.194/2017, que dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA:

Reportar Erro
Questão 32 de 32 Q3037408 Q40 da prova

Os Sistemas de Informações de Saúde desempenham papel relevante para a organização dos serviços. Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

  1. Os Sistemas de Informações de Saúde possibilitam a avaliação permanente da situação de saúde da população e dos resultados das ações de saúde executadas.
  2. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) fornece dados para a análise do perfil da morbidade.
  3. O Sistema de Informação de Mortalidade(SIM) fornece dados sobre mortalidade no país, de forma abrangente.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota