Um paciente coronariopata de 58 anos de idade, com história de implante de dois stents há seis meses, farmacológicos, foi encaminhado pelo seu cirurgião-dentista, pois tem a necessidade de extração dentária e deseja saber o que fazer com os antiagregantes que usa, antes do procedimento. No momento está em uso de aspirina e clopidogrel. Considerando a antiagregação pré-procedimento e os conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.
Da classificação das cardiopatias congênitas quanto ao hiperfluxo pulmonar, considera-se do tipo simples:
No diagnóstico de insuficiência mitral primária importante, o Ecocardiograma revela os seguintes achados, EXCETO:
A arritmia cardíaca mais encontrada nos pacientes portadores de endomiocardiofibrose vem a ser:
Um paciente de 65 anos de idade, tabagista e etilista há 30 anos, hipertenso em uso irregular da medicação, vem apresentando dor precordial aos mínimos esforços e em repouso. Realizou cateterismo cardíaco que identificou lesões multiarteriais. O tratamento proposto deverá ser:
Um paciente foi admitido em hospital cardiológico com quadro de insuficiência aórtica importante, já diagnosticada, de etiologia degenerativa. Os critérios de indicação cirúrgica para esse paciente são:
No tratamento do IAM sem supra de ST, é correto afirmar:
A trombose de prótese valvar é evento incomum, sendo mais frequente em próteses mecânicas, principalmente em posição mitral, este evento cursa com alta morbimortalidade. Pode ser assintomática ou se manifestar com síndrome de insuficiência cardíaca, baixo débito e até mesmo a morte. O diagnóstico e suspeita usualmente se dão através do ecocardiograma transtorácico, podendo ser confirmado pelo método transesofágico. Com relação a avaliação de sintomas da trombose de prótese valvar é correto afirmar: I. Taquipnéia é o principal sintoma. II. Dispnéia é o principal sintoma. III. Dor Precordial: Possibilidade de embolia de coronária IV. Baixo débito/Síncope: Indicativo de obstrução importante. A sequência correta é:
































