Provas para Download

Prova Médico Atenção Básica - Pref. Crato/CE
Visualizar os arquivos PDF
Ver medico-atencao-basica.pdf
PDF
medico-atencao-basica.pdf
Ver gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar medico-atencao-basica.pdf
PDF
medico-atencao-basica.pdf
Baixar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar medico-atencao-basica.pdf
PDF
medico-atencao-basica.pdf
Compartilhar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 46 Q3120993 Q11 da prova

Qual o valor da expressão (1 + √2)-1 + 1 ?

Reportar Erro
Questão 2 de 46 Q3120994 Q12 da prova

A soma de dois números reais é 20. Determine o valor mínimo da soma dos quadrados desses números.

Reportar Erro
Questão 3 de 46 Q3120995 Q13 da prova

As retas de equações r : 2x + 3y - 5 = 0 e s : ax - 8y + 3 = 0, a ≠ 0, são perpendiculares. Nessas condições:

Reportar Erro
Questão 4 de 46 Q3120996 Q14 da prova

Um triângulo equilátero e um quadrado são equivalentes, isto é, possuem mesma área. Se o triângulo tem por medida do lado l = 6 cm, quanto mede cada lado do quadrado?

Reportar Erro
Questão 5 de 46 Q3120997 Q15 da prova

A negação de "14 é um número irracional e 53 é um número primo" é:

Reportar Erro
Questão 6 de 46 Q3120998 Q16 da prova

Sobre competências socioemocionais, assinale a alternativa INCORRETA:

Reportar Erro
Questão 7 de 46 Q3120999 Q17 da prova

Assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 8 de 46 Q3121000 Q18 da prova

Marque a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 9 de 46 Q3121001 Q19 da prova

Os pressupostos da educação integral seguem abaixo, exceto:

Reportar Erro
Questão 10 de 46 Q3121002 Q20 da prova

Em relação a postura do colaborador na instituição de ensino, assinale a alternativa que não condiz com um comportamento apropriado.

Reportar Erro
Questão 11 de 46 Q3121003 Q22 da prova

Avalie as afirmações abaixo e assinale aquela que corresponde a principal função de um browser.

Reportar Erro
Questão 12 de 46 Q3121004 Q23 da prova

Avalie as alternativas abaixo e assinale a ERRADA.

Reportar Erro
Questão 13 de 46 Q3121005 Q24 da prova

Qual o atalho para criar uma pasta no Windows Explorer?

Reportar Erro
Questão 14 de 46 Q3121006 Q25 da prova

Avalie as alternativas e assinale o item CORRETO.

Reportar Erro
Questão 15 de 46 Q3121007 Q28 da prova

"Economia cearense cresce acima da média do Nordeste e do Brasil. O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCRCE) no Ceará, considerado a prévia do PIB, registrou alta de 0,69% na passagem de outubro para novembro do ano passado. Em comparação com igual mês de 2019 o avanço é de 0,42%. Os dados divulgados nesta terça-feira, 19, pelo Banco Central, mostram que a economia cearense vem reagindo em ritmo superior ao da média do Nordeste (0,35%) e do Brasil (-0,83%)" (Jornal o Povo/ 19/01/2021).Os setores da economia cearense com maior peso no PIB estadual é: serviços, Industria e agropecuária. Nesse contexto é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 16 de 46 Q3121009 Q30 da prova

Sobre o Hino do município de Crato, é correto afirmar:

Flor da terra do sol
Ó berço esplêndido
Dos guerreiros da "Tribo Cariri"
Sou teu filho e ao teu calor
Cresci, amei, sonhei, vivi
Ao sopé da serra, entre canaviais
Quem já te viu, ó não te esquece mais!

Para te exaltar, ó flor do Brasil
Hei de te cantar, meu Crato gentil
Ó coração do Ceará
Comigo a nação te cantará!

No teu céu linda brilha estrela fúgida
Que há cem anos norteia o teu porvir
Crato amado, idolatrado
Teu destino hás de seguir
Grande e forte como nosso verde mar
Bendita sejas, ó terra de Alencar!

Para te exaltar, ó flor do Brasil
Hei de te cantar, meu Crato gentil
Ó coração do Ceará
Comigo a nação te cantará!

Reportar Erro
Questão 17 de 46 Q3121010 Q31 da prova

"...é possível afirmar ainda que o que é mais temido na experiência do adoecimento é perceber diminuída nossa margem de segurança, isto é, nossa incapacidade de ser normativo. A tese de que a experiência do ser vivo inclui, necessariamente, a experiência da doença, indica que não existe saúde perfeita? 
Neves, Tiago Iwasawa, Porcaro, Luiza Almeida and Curvo, Daniel Rangel Health is putting oneselfat risk: vital normativity in Georges Canguilhem. Saúde e Sociedade [online]. 2017, v. 26, n. 3[Accessed 24 May 2021] , pp. 626-637. Available from:. ISSN 1984-0470.https://doi.org/10.1590/S0104-12902017170016.

Como o conceito de margem de segurança, introduzido por Canguilhem, pode ser entendido, de acordo com o autor?

Reportar Erro
Questão 18 de 46 Q3121011 Q32 da prova

Em relação ao processo saúde-doença, analise as assertivas abaixo e marque V nas verdadeiras e F nas falsas:

( )
Compreende-se que por meio das medições fisiopatológicas estabelecidos pela presença de sofrimento, dor e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece.
( )
Ocorre de modo igual entre os indivíduos, as classes e os povos de mesma origem, que recebem influência direta do local que esses seres ocupam na sociedade.
( )A definição de saúde, no processo saúde-doença, é alcançada e estabelecida quando um indivíduo ou população estão completamente livres de doenças ou enfermidades ao nível biológico, orgânico, fisiológico ou fisiopatológico.
( )É um dos pontos-chave para os profissionais de saúde que buscam promover a saúde, cuidando para que as pessoas possam ter, tanto quanto possível, uma Boa qualidade de vida, mesmo quando as limitações se estabelecem.

Reportar Erro
Questão 19 de 46 Q3121012 Q33 da prova

Analise as afirmativas a seguir em relação modelo mágico-religioso ou xamanístico:

  1. A doença resulta da ação de forças alheias ao organismo, ela se estabelecia por causa do pecado ou de maldição.
  2. A saúde era entendida como o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano. Um desequilíbrio desses elementos permitiria o aparecimento da doença.
  3. Para alguns povos a doença não era necessariamente devida à ação de demônios, ou de maus espíritos. A doença também era sinal de desobediência ao mandamento divino. A doença proclamava o pecado do homem.

Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA

Reportar Erro
Questão 20 de 46 Q3121013 Q34 da prova

Existe todo um conjunto de condições desfavoráveis de existência que deve ser considerado como sendo causa de predisposição para doenças futuras: falta de alimentação adequada, trabalho infantil, desnutrição ou exposição a inclemências ambientais. (CAPONI, 2009).

Este texto, aponta para quais elementos do processo saúde-doença, trazidos com Canguilhem?

Reportar Erro
Questão 21 de 46 Q3121014 Q35 da prova

Assinale a alternativa que segue a sequência correta entre Verdadeiro (V)ou falso (F) para as indicações abaixo, que dizem respeito ao processo saúde-doença e conceito Ampliado de Saúde, proposto por Canguilhem:

( ) 
O processo saúde-doença do ser é entendido como a ausência de doença do corpo físico, mental, psicológico e social.
( ) O processo saúde - doença, atualmente preconizado, é unicausal.
( ) Algumas situações de adoecimento se relacionam a disfunções biológicas, no entanto, é acrescentado e ampliado à sua forma de serem sentidas e tratadas, às conexões com as condicionalidades do meio ao qual se está inserido o ser.
( ) É completamente possível conectar o conceito de saúde a um termo ’científico’, considerando que normalidade é associada à saúde e anomalia à patologia.

Reportar Erro
Questão 22 de 46 Q3121015 Q36 da prova

Considere as alternativas para uma compreensão ampliada da situação de adoecimento de uma pessoa.

  1. Os aspectos biológicos e genéticos da construção do processo Saúde doença como soberanos ao investir em Planos de Cuidado e Políticas de Saúde para a população brasileira;
  2. A obstinação em reconhecer os sintomas de uma doença em detrimento da compreensão ampliada da experiência do adoecer;
  3. Compreensão de patológico como sinônimo de "anormal", onde outras normatividades não podem ser construídas para novos modos de vida;
  4. A experiência complexa de sofrimento, vivida por um corpo subjetivo em direto contato com seu meio/território, que no adoecimento tem sua margem de tolerância diminuída;

Reportar Erro
Questão 23 de 46 Q3121016 Q37 da prova

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), quais são os fatores que compõem os DSS e que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população?

Reportar Erro
Questão 24 de 46 Q3121017 Q38 da prova

De acordo com os modelos de divisão territorial em saúde, o "território de atuação do Agente Comunitário de Saúde(ACS), delimitado com a lógica da homogeneidade socioeconômica sanitária" é denominada.

Reportar Erro
Questão 25 de 46 Q3121018 Q39 da prova

Qual das estratégias NÃO é sugerida na proposta de territorialização?

Reportar Erro
Questão 26 de 46 Q3121019 Q40 da prova

A Territorialização, segundo Oliveira e Furlan (2008), é uma estratégia fundamental para o planejamento e execução das ações de Saúde, principalmente no que se refere à Saúde da Família. A alternativa que descreve amplamente essa estratégia é:

Reportar Erro
Questão 27 de 46 Q3121020 Q41 da prova

A Lei 8080/90 estabelece que "conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos" A questão trata de:

Reportar Erro
Questão 28 de 46 Q3121021 Q42 da prova

A garantia do "acesso aos serviços, eliminando qualquer tipo de barreira; a segurança financeira dos domicílios e a atenção com qualidade e dignidade", está relacionada diretamente a:

Reportar Erro
Questão 29 de 46 Q3121022 Q43 da prova

A partir da perspectiva de "Exclusão social em Saúde", da autora Sarah Escorel (2008), a exclusão social na Saúde tem sua origem em três dimensões, que diminuem a possibilidade de resposta das pessoas aos seus processos sociais e individuais que repercutem diretamente em sua Saúde, sendo estas:

Reportar Erro
Questão 30 de 46 Q3121023 Q44 da prova

A promoção da saúde envolve o desenvolvimento de habilidades individuais, o que permite a tomada de decisões favoráveis à qualidade de vida e à saúde. Assim, a Política Nacional de Promoção da Saúde recomenda o desenvolvimento de ações como:

Reportar Erro
Questão 31 de 46 Q3121024 Q45 da prova

Sobre os objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), de acordo com a portaria nº2446/2014, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( )
Promover a cultura da paz em comunidades, territórios e municípios.
( )Favorecer a mobilidade humana e a acessibilidade e o desenvolvimento seguro, saudável e sustentável.
( )Estimular a promoção da saúde como parte da integralidade do cuidado na Rede de Assistência à Saúde(RAS), articulada às demais redes de proteção social.
( )Promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva, desconsiderando vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.

A alternativa que contém a sequência correta, decima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 32 de 46 Q3121025 Q46 da prova

Na construção dos repertórios de práticas médicas, de que maneira os médicos da Atenção Básica podem desenvolver práticas contextualizadas com as necessidades de Saúde da população? Assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 33 de 46 Q3121026 Q47 da prova

A exclusão, a partir dos estudos da OPAS (2003), é definida:

Reportar Erro
Questão 34 de 46 Q3121027 Q48 da prova

O eixo operacional da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) que reconhece a regionalização como diretriz do SUS e como eixo estruturante para orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e para organizar a Rede de Atenção à Saúde é:

Reportar Erro
Questão 35 de 46 Q3121028 Q49 da prova

Eixos operacionais são estratégias para concretizar ações de promoção da saúde, respeitando os valores, os princípios, os objetivos e as diretrizes da PNPS. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos eixos operacionais.

Reportar Erro
Questão 36 de 46 Q3121029 Q50 da prova

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) elencou temas prioritários que acabaram embasando, ao longo dos anos, as ações de promoção em todas as esferas do SUS. São eles:

  1. Imunização, que visa minimizar a volta de epidemias no território nacional.
  2. Alimentação adequada e saudável, que compreende promover ações visando à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional.
  3. Práticas corporais e atividades físicas, que compreende promover ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas, incentivando a melhoria das condições dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos, danças populares, dentre outras práticas.
  4. Enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados, bem como o enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Reportar Erro
Questão 37 de 46 Q3121030 Q51 da prova

Sobre a patogênese da giardíase, analise as opções a seguir:

  1. O processo patológico depende do número de parasitos que colonizam o intestino delgado, da cepa do protozoário e do sinergismo entre bactérias e fungos.
  2. Uma alta carga parasitária pode provocar ação irritativa sobre a mucosa intestinal, levando à produção excessiva de muco.
  3. A manifestação clínica mais frequente é a síndrome diarreica (síndrome da má absorção), caracterizada por diarreia de evolução crônica, contínua ou com surtos de duração variável, acompanhada por cólicas abdominais, com alternância de exonerações normais e constipação intestinal.
As opções corretas estão na alternativa:

Reportar Erro
Questão 38 de 46 Q3121031 Q52 da prova

Pela primeira vez o Brasil foi sede da "Conferência Internacional sobre Pesquisa de Plasmodium vivax". A Amazônia é considerada endêmica para a doença e registra99% dos casos do país. Nessa conferência foram mostrados os resultados da pesquisa para o tratamento da malária, a partir de um novo medicamento, a tafenoquina, que poderá reduzir o tempo de tratamento. Segundo os pesquisadores, é importante buscar novas estratégias para o combate  ao Plasmodium vivax que ainda assola a região da Amazônia. A espécie em questão penetra no hospedeiro intermediário na forma de:

Reportar Erro
Questão 39 de 46 Q3121032 Q53 da prova

A respeito da leishmaniose tegumentar americana (LTA), doença infecciosa causada por protozoário do gênero Leishmania, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 40 de 46 Q3121033 Q54 da prova

A giardíase é uma parasitose intestinal amplamente distribuída pelo mundo, com alta prevalência em países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Embora seja uma infecção com bom prognóstico, pode apresentar gravidade em pessoas com desnutrição, fibrose císticaou algumas imunodeficiências. Sobre a parasitose,analise as assertivas a seguir:

  1. A Giardia intestinalis (também conhecida como Giardia duodenalis ou Giardia lamblia) é um protozoárioda porção superior do intestino delgado.
  2. A transmissão da G. intestinalis pode ocorrer após ingestão de cistos infectantes através da água ou de alimentos contaminados, ou por via fecal-oral direta.
  3. Possui ciclo biológico monoxênico (apenas um hospedeiro definitivo).
  4. Os trofozoítos também podem estar presentes nas fezes, mas são os cistos os responsáveis pela transmissão.

As opções corretas estão na alternativa:

Reportar Erro
Questão 41 de 46 Q3121034 Q55 da prova

Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, é um protozoário intracelular obrigatório capaz de infectar e se replicar em qualquer célula nucleada de mamíferos e aves. É uma das infecções parasitárias mais comuns ao homem e a outros animais homeotérmicos. Possui ampla distribuição, infectando de maneira crônica aproximadamente um terço da população mundial. Sobre os aspectos morfológicos do T. gondii, analise as opções a seguir:

  1. Ao longo de todo o ciclo, este protozoário pode assumir três formas infecciosas: bradizoítos (forma de multiplicação rápida da fase aguda), taquizoítos (formade multiplicação lenta, encontrada dentro de cistos teciduais) e esporozoítas (forma encontrada nos oocistos).
  2. Na região anterior ou apical estão localizados os anéis polares, o conóide, as róptrias e os micronemas, estruturas que formam o complexo apical.
  3. A esporogonia é uma forma especializada de reprodução na qual duas células-filhas são formadas no interior de uma célula-mãe, que se degenera ao fim do processo.

Estão corretas as alternativas:

Reportar Erro
Questão 42 de 46 Q3121035 Q56 da prova

Sobre o diagnóstico e tratamento da Amebíase, analise as opções a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F).

( )O diagnóstico rotineiro da amebíase é feito através da realização do exame parasitológico de fezes (EPF)com a identificação morfológica dos cistos e trofozoítos de E. histolytica. A identificação do parasita causador da disenteria amébica pode ser realizada com o auxílio do exame de fezes (método de Hoffmann) no qual podem ser apontados sob a forma de trofozoítos ou cistos.
( )O tratamento é baseado na utilização de derivados imidazólicos, como secnidazol, metronidazol, bem comoo teclozam.
( )A E. histolitica pode, em sua forma trofozoítica formar abcessos pulmonares, hepático ou cerebal.

A alternativa correta está na opção:

Reportar Erro
Questão 43 de 46 Q3121036 Q57 da prova

Trichomonas vaginalis é o causador de uma infecção sexualmente transmissível (IST) não viral mais comum no mundo.A
pesar da alta prevalência e dos riscos associados à tricomoníase, pouco é conhecido sobre a variabilidade biológica do parasito. A respeito da tricomoníase, analise as opções a seguir:

  1. A investigação laboratorial é essencial no diagnóstico da patogenia, permitindo diferenciá-la de outras IST.
  2. Não existe forma cística do protozoário, apenas formatrofozoíta.
  3. É uma doença de idade reprodutiva e raramente as manifestações clínicas da infecção são observadas antes da menarca e após a menopausa.
  4. A tricomoníase pode levar a infertilidade, principalmente em mulheres.

Estão corretas as opções:

Reportar Erro
Questão 44 de 46 Q3121037 Q58 da prova

Sobre a doença deChagas, considere as assertivas:

  1. Sua fase aguda, apresenta sinais e sintomas mais frequentes como: febre, cefaléia, chagoma e sinal de Romana.
  2. Havendo contaminação decorrente de ingesta de alimento com Trypanossoma cruzi a infecção é classificada como direta, já que o barbeiro deixa de participar como vetor
  3. O inseto barbeiro é encontrado, predominantemente na América do Sul e Europa.
  4. São formas de transmissão possíveis: vetorial, oral, e vertical

 Identifique a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 45 de 46 Q3121038 Q59 da prova

Na tricomoníase, a interação entre o Trichomonas vaginalis e o hospedeiro é um processo complexo, no qual estão envolvidos componentes associados à superfície celular do parasito, células epiteliais do hospedeiro e também componentes solúveis encontrados nas secreções vaginal e uretral. Em relação a parasitose em questão, analise as assertivas a seguir e julgue em V(verdadeiro) ou F (falso):

( )A infecção por T. vaginalis tipicamente faz surgir uma agressiva resposta imune celular local com inflamação do epitélio vaginal e da exocérvice em mulheres e a uretra em homens.
( )A elevação do pH vaginal na tricomoníase é evidente, com redução concomitante de Lactobacillus acidophilus e aumento na produção de bactérias anaeróbias. 
( )O mecanismo de contágio da tricomoníase é a relação sexual, portanto o seu controle é constituído pelas mesmas medidas preventivas tomadas no combate a IST.
( ) Metronidazal e Tinidazol são fármacos eficazes no tratamento da tricomoníase.

Reportar Erro
Questão 46 de 46 Q3121039 Q60 da prova

Correlacione as colunas quanto ao diagnóstico mais provável.

  1. A forma clássica, após período de incubação, que pode variar de 2 a 6 meses, cursa, em geral, de modo arrastado(meses), embora exista uma apresentação aguda(dias), com febre, anorexia, prostração, apatia, diarréia, palidez progressiva, tosse seca ou pouco produtiva, acentuada perda de peso e aumento do volume abdominal.
  2. Mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas.
  3. Apresenta uma fase aguda clínica ou subclínica e uma fase crônica, podendo acometer coração, sistema digestório ou ambos.
  4. Há lesões na pele, caracterizadas como: forma localizada (única ou múltipla), forma disseminada (lesões muito numerosas em várias partes do corpo) e forma difusa.

( )Leishmaniose tegumentar americana
( )Toxoplasmose
( )Doença de Chagas
( )Leishmaniose visceral (Calazar)
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota