Provas para Download

Prova Historiador - Pref. Juazeiro do Norte/CE
Visualizar os arquivos PDF
Ver historiador.pdf
PDF
historiador.pdf
Ver gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar historiador.pdf
PDF
historiador.pdf
Baixar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 23 Q3063369 Q11 da prova

Há vocábulos da Língua Portuguesa que podem se rescritos com ou sem acento gráfico sem mudança de sentido. Assinale a alternativa em que não pode ocorrer esta duplicidade.

Reportar Erro
Questão 2 de 23 Q3063370 Q19 da prova

O valor de uma bola que eu quero comprar é representado pelo produto das raízes da equação

x² – 9x + 20 = 0

Logo o valor da bola é

Reportar Erro
Questão 3 de 23 Q3063371 Q21 da prova

Seja A = (1 +r/n)n/r. Se o valor de r = 2 e n = 4, essa expressão vale

Reportar Erro
Questão 4 de 23 Q3063372 Q37 da prova

Leia o texto a seguir.“Penso que, se formos realistas, somos capazes de chegar a uma cordo sobre a primeira etapa dessas negociações, o tratado sobre o Brexit, dentro de seis a oito semanas”, disse Barnier numa conferência na Eslovênia. “O Reino Unido decidiu sair em março do próximo ano”, 29 de março, referiu. “Tendo em conta o processo de ratificação da Câmara dos Comuns por um lado, do Parlamento Europeu e do Conselho por outro, devemos chegar a um acordo antes do princípio de novembro. Penso que é possível”, acrescentou. O objetivo inicial das negociações era chegar a um acordo antes da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, ou seja, dentro de menos de seis semanas. A principal questão por resolver nas negociações é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE. Observadores admitem que, na Cimeira prevista para 20 de setembro em Salzburgo, na Áustria, os líderes europeus anunciem uma Cimeira extraordinária sobre o Brexit para novembro.(Extraído de https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/uniao-europeia-considerarealista-acordo-para-o-brexit-dentro-de-seis-a-oito-semanas)

Segundo o texto, podemos depreender que os(a)

Reportar Erro
Questão 5 de 23 Q3063373 Q41 da prova

“Estou procurando resgatar o pobre descalço, o agricultor ultrapassado, o tecelão do tear manual ‘obsoleto’, o artesão‘utopista’ e até os seguidores enganados de Joanna Southcott da enorme condescendência da posteridade. Suas habilidades e tradições podem ter-se tornado moribundas.Sua hostilidade ao novo industrialismo pode ter-se tornado retrógrada. Seus ideais podem ter-se tornado fantasias. Suas conspirações insurrecionais podem ter-se tornado imprudentes. Mas eles viveram nesses períodos de extrema perturbação social, e nós, não.
(THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. RJ: Paz e Terra, p.12.)
A afirmativa de Thompson pertence ao campo da História conhecido como

Reportar Erro
Questão 6 de 23 Q3063374 Q42 da prova

“A história é a ciência do passado. É [no meu modo dever] falar errado.”A frase acima é uma citação do historiador francês MarcBloch retirada de sua obra Apologia da História ou O ofício do historiador, marco da historiografia publicado em 1929.

Assinale as alternativas a seguir e assinale a que melhor sintetiza o pensamento de Bloch em relação ao objeto de estudo da História.

Reportar Erro
Questão 7 de 23 Q3063375 Q43 da prova

Em 1978, Jacques Le Goff publicou sua obra intitulada Nova História que discutia mormente

Reportar Erro
Questão 8 de 23 Q3063376 Q44 da prova

Lugar, prática e escrita são etapas da produção do conhecimento histórico denominada por Michel de Certeaucomo

Reportar Erro
Questão 9 de 23 Q3063377 Q45 da prova

Analise as afirmativas a seguir sobre o conceito de Longa Duração de Fernando Braude

  1. Segundo Braudel, para além dos fatos cotidianos- ou fatos isolados- existem estruturas mais profundas que influenciam a vida dos homens, sem que haja necessariamente uma consciência deles para esse fato. Essas estruturas que resistem por mais tempo às mudanças históricas são chamadas de Longa Duração.
  2. A compreensão do tempo para Fernand Braudel encontra-se registrada, principalmente, em sua obra O Mediterrâneo, que criou um novo paradigma para a História.
  3. Fernanda Braudel propôs a tese de que o tempo pode ser dividido em três camadas: o tempo longo ou a longa duração,o tempo mediano (das conjunturas) e o tempo curto, onde se passam os eventos.

Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Reportar Erro
Questão 10 de 23 Q3063378 Q46 da prova

Sobre o conceito de Patrimônio Cultural presente na Constituição Federal de 1988, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS

( )É considerado patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
( )São exemplos de bens materiais e imateriais as diversas formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos,documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico,paleontológico, ecológico e científico.
( )Apenas o poder público, sem qualquer colaboração da comunidade, é responsável pela promoção e proteção do patrimônio cultural brasileiro por intermédio de ações como a produção de inventários, tombamentos e outras formas de acautelamento e preservação.
( )Para promover a imparcialidade, cabe à inciativa privada a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 23 Q3063379 Q47 da prova

Sobre a Educação Patrimonial assinale a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 12 de 23 Q3063380 Q48 da prova

Segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Educação Patrimonial dá-se ao longo de determinadas etapas metodológicas que são,respectivamente

Reportar Erro
Questão 13 de 23 Q3063381 Q49 da prova

O Plano Estadual de Cultura do Ceará foi instituído a partir da Lei nº 16.026, de 1º de junho de 2016 para orientar a gestão de políticas culturais no Estado a médio e longo prazo. Considerando essa afirmativa, assinale a opção que apresenta exemplos de objetivos estabelecidos por esse instrumento.

Reportar Erro
Questão 14 de 23 Q3063382 Q50 da prova

Sobre o Plano Nacional de Cultura, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( )O Plano Nacional de Cultura (PNC) é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias, ações e metas que orientam o poder público na formulação de políticas culturais.Previsto no artigo 215 da Constituição Federal, o Plano foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010.
( )O objetivo do Plano Nacional de Cultura é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.
( )O artigo 1º da Lei nº 12.343/2010 define que o PNC tem uma duração de 15 (quinze) anos. Como ele foi aprovado no dia 2 de dezembro de 2010, então sua validade se dará até o dia 2 de dezembro de 2015.
( )O Plano Nacional de Cultura (PNC) foi elaborado após a realização de fóruns, seminários e consultas públicas com a sociedade civil e, a partir de 2005, sob a supervisão do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Um marco importante nesse processo foi a 1ª Conferência Nacional de Cultura,realizada em 2005, após as conferências municipais e estaduais.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 15 de 23 Q3063383 Q52 da prova

Criado logo após a independência política do País, o estabelecimento carioca cumpria o papel que lhe fora reservado, assim como aos demais institutos históricos:construir uma história da nação, recriar um passado,solidificar mitos de fundação, ordenar fatos buscando homogeneidades em personagens e eventos até então dispersos”.(SCHWARCZ, 2005)Analise as afirmativas a seguir sobre a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

  1. Apesar de a criação do IHGB ter se dado ainda em 1838,podemos afirmar que a memória e a historiografiaoriginalmente nacionais não existiam de fato, até 1889,quando estudiosos se empenharam veemente na reunião de documentos que tratavam do passado e presente do Império brasileiro e da recém-proclamada República, símbolo definitivo da emancipação histórica do Brasil em relação a Portugal.
  2. A criação do IHGB está relacionada à construção de um passado digno de orgulho para a nação recém-independente que se formava. Assim, o surgimento do IHGB está relacionado à documentação da História do Brasil, voltada para a eternização dos grandes acontecimentos históricos danação e relembrando seus heróis.
  3. O conhecimento histórico produzido no IHGB fundamentava se no ideal de aperfeiçoamento da realidade social (da produção literária à ocupação responsável de cargos públicos). Para a realização de tal intento, os instrumentos utilizados seriam os estudos monográficos sobre a história brasileira e as monografias biográficas, que tinham declaradamente cunho pedagógico, em especial para o exercício de funções públicas.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Reportar Erro
Questão 16 de 23 Q3063384 Q53 da prova

São expoentes da chamada micro-História:

Reportar Erro
Questão 17 de 23 Q3063385 Q54 da prova

“O imperador precisava dos historiadores para legitimar-se no poder (...) A nação recém-independente precisava de um passado do qual pudesse se orgulhar e que lhe permitisse avançar com confiança para o futuro. Era preciso encontrar no passado referências luso-brasileiras:os grandes vultos, os varões preclaros, as efemérides do país, os filhos distintos do saber e brilhantes qualidades,enfim, os luso-brasileiros exemplares, cujas ações pudessem tornar-se modelos para as futuras gerações.”O texto é um fragmento da obra de José Carlos Reisintitulada Identidades do Brasil: de Varnhagen à FHC. Nela,Reis apresenta os meandros nos quais surgem os primeiros projetos de construção de uma historiografia brasileira, que teve como seu primogênito V, que toma para si a tarefa de ser um “inventor do Brasil”. O olhar que Varnhagen traz em suas obras é o do colonizador português, justificando a dominação colonial, a submissão do povo, os direitos das elites, fiel ao Imperador. Por outro lado, José Carlos Reis também apresenta aquele que seria no século XX, o grande opositor do modelo historiográfico de Varnhagen, tendo se voltado para dentro do Brasil e priorizando uma história mais econômico-social.
O historiador que rompeu com a matriz historiográfica do século XIX a que José Carlos Reis se refere é:

Reportar Erro
Questão 18 de 23 Q3063386 Q55 da prova

Assinale a alternativa que melhor explica o que foi a chamada Sedição de Juazeiro do Norte.

Reportar Erro
Questão 19 de 23 Q3063387 Q56 da prova

Sobre a adesão do Ceará à Confederação do Equador,marque (V) para as assertivas VERDADEIRAS e (F) para as Falsas.

( )Mesmo após a separação administrativa entre Ceará e Pernambuco, persistiu entre as duas províncias uma ligação político-econômica principalmente no que diz respeito à produção algodoeira e à criação de bovinos. Tal ligação manteve o Ceará em consonância com o movimento que se iniciava em Pernambuco.
( )O Nordeste, em geral, passava por uma crise econômica que se fazia sentir sobretudo sobre os mais pobres. Além do mais,o Ceará ainda sofria os efeitos da retração econômica desde a década de 1820 com a queda da exportação do algodão. A República do Equador era então a solução para os problemas do Nordeste e do Ceará, pois o governo central dispensava a eles uma atenção mínima.
( )No Ceará, o desejo de manter o poder pelos “patriotas” ou liberais fortemente representados pela família Alencar levou a uma adesão direta no conflito, já que a Constituição de 1824 havia interferido e ameaçava o domínio político do grupo no Ceará.Assim, ainda que o discurso de defesa da liberdade fosse, no fundo, uma desculpa para preservar os latifundiários no poder, os liberais desejavam participar do movimento pernambucano para pôr fim à expansão dos aliados de D. Pedro I.
( )O centralismo político imperial também foi um motivo significativo para a adesão do Ceará à Confederação do Equador,já que a política imperial colocava o Nordeste nos interesses do Centro-Sul do País, contrariando a autonomia experimentada pelos latifundiários nordestinos
Marque a alternativa que indica sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 20 de 23 Q3063388 Q57 da prova

O que os constitui é um jogo da memória e da história,uma interação dos dois fatores que leva a sua sobredeterminação recíproca. Inicialmente é preciso ter vontade de memória. Se o princípio dessa prioridade fosse abandonado, rapidamente derivar-se-ia de uma definição estreita, a mais rica em potencialidades, para uma definição possível, mas maleável, suscetível na categoria de admitir todo objeto digno de uma lembrança.
NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, 1993. P. 22.

A definição apresentada acima refere-se ao conceito de

Reportar Erro
Questão 21 de 23 Q3063389 Q58 da prova

São considerados os fundadores da Escola dos Annales os historiadores

Reportar Erro
Questão 22 de 23 Q3063390 Q59 da prova

São categorias históricas estudadas por Reinhart Koselleck em sua obra Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos

Reportar Erro
Questão 23 de 23 Q3063391 Q60 da prova

Analise as afirmativas que melhor expõe as motivações que levaram a abolição da escravidão no Ceará em 1884.

  1. Na década de 1890, intensificaram-se no Ceará e no Brasil de um modo geral, os movimentos de resistência negra que desestabilizavam o sistema escravocrata no País.
  2. Embora a escravidão tenha se dado de maneira tão cruel como em qualquer outra região do Brasil e não apenas empregada em serviços domésticos como já se buscou afirmar, as bases da economia cearense (naquele momento,a pecuária e a cotonicultura) não absorviam, em larga escala,a mão de obra escrava.
  3. Apesar do tradicional peso atribuído à campanha abolicionista local, as atividades antiescravocratas só começaram a se dar de fato as vésperas da abolição em 1884, demonstrando que a libertação dos cativos ocorreria,naturalmente por um desgaste da escravidão no País, de um ou outro modo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).a)

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota