Assinale a alternativa na qual o encontro vocálico corresponde a um ditongo:
Assinale a alternativa na qual todas as palavras apresentam encontros consonantais:
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às classificações quanto ao número de sílabas das palavras em destaque no excerto a seguir:“...Hoje teve uma briga. Na rua ‘A’ residem 10baianos num barracão de 3 por dois e meio. Cinco são irmãos. E as outras cinco são irmãs. São robustos, mal incarados (sic). Homens que havia deter valor para o Lampeão. Os dez são pernambucanos. E brigaram os dez com um paraibano. [...]”(Carolina Maria de Jesus, em “Quarto de despejo”,1993)
Assinale a alternativa CORRETA com relação à divisão silábica das palavras a seguir:
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma palavra paroxítona:
Assinale a alternativa CORRETA com relação ao emprego da crase:
Assinale a alternativa que corresponde ao emprego CORRETO das regras de ortografia apresentadas pelo Novo Acordo Ortográfico em Vigor no Brasil:
Assinale a alternativa que apresenta somente palavras derivadas:
Assinale a alternativa CORRETA com relação aos processos de formação das palavras:
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao sentido dos prefixos das palavras aseguir:
Assinale a alternativa CORRETA com relação à flexão de gênero dos substantivos a seguir:
Assinale a alternativa na qual o termo em destaque NÃO corresponde a um pronome indefinido:
Assinale a alternativa CORRETA com relação à classificação do verbo em destaque no excerto a seguir:“Eu teria nove anos Mahler à escuta dava grandes viradas. Ora o chamado me parecia leve brincadeira deliciosa [...]”(Ana Cristina Cesar, em “Conto de Natal”, 2013)
Assinale a alternativa que corresponde classificação CORRETA do termo em destaque no excerto a seguir:“— É a pura verdade. Chamo-me Bartolomé – e tirando uma espada longa que levava debaixo da capa passou-a para mim enquanto enchia a cesta com as maçãs e as uvas que comprou. [...]”(Pablo Neruda, em “Confesso que vivi”, 1978)
Assinale a alternativa CORRETA com relação à classificação do sujeito nas orações a seguir:
O município de Salesópolis -SP é conhecida por ser o local onde há a nascente de qual importante Rio brasileiro?
Sobre o município de Salesópolis –SP, na sessão da Câmara Municipal do dia 08 de junho de1900, os vereadores oficiaram ao Governo Estadual solicitando alteração da denominação para “Salesópolis”. O antigo nome do município era:
Com relação a vacinação contra Covid-19, a única das vacinas abaixo que NÃO é aplicada no Brasil é:
Um dos principais tipos de bioma que existe no Brasil é o bioma dos Pampas, quais as características da vegetação desse tipo de bioma?
Entre setembro e outubro de 2020, um grande incêndio destruiu cerca de 30% do Pantanal, cujo território tem 150 mil km2. Desde que é monitorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe), foi o ano mais grave em incêndios. O único dos Estados abaixo que tem o pantanal como bioma é:
A guerra do contestado foi uma disputa entre quais Estados do Brasil?
Dos produtos abaixo quais são os mais exportados pelo Brasil:
Qual a função de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI)?
Amazônia 1 é um satélite brasileiro que foi lançado em 28 de fevereiro de 2021, está em órbita baixa e pode servir de base para o desenvolvimento de outros satélites, qual a principal função do Satélite Amazônia 1?
Analise os contextos a seguir:
[1]O desvio fonológico, pode prejudicar o desempenho escolar de algumas crianças, visto que uma aquisição fonológica desviante interfere na capacidade meta fonológica dos indivíduos, ou seja, a alteração fonológica estende-se para a conscientização dos sons, ,consequentemente, na aquisição da leitura e da escrita.
[2]As dificuldades de pronúncia nos desvios fonológicos englobam um grande número de sons da fala, principalmente consoantes e encontros consonantais, porém não é possível detectar nenhuma patologia orgânica que seja subjacente à desordem. Assinale a alternativa CORRETA:
O desenvolvimento e a maturação do sistema auditivo da criança com audição normal seguem uma sequência de comportamentos que se iniciam ao nascimento, incluindo algumas etapas, sendo a discriminação uma delas assinale a alternativa CORRETA:
As perdas auditivas são normalmente classificadas de acordo com o tipo em condutivas, sensório neurais e neurais: Relacione as colunas de acordo com o tipo:(1)Condutivas:
(2)Sensório neurais:
(3)Neurais:
( )resultam de um problema de transdução dê energia hidráulica em energia elétrica e, envolvem as estruturas da cóclea.
( )resultam de problemas de transmissão do sinal elétrico para e ao longo do sistema auditivo e, envolvem o oitavo par craniano e as vias auditivas do sistema nervoso.
( )resultam de problemas de transmissão mecânica para a cóclea, e envolvem as estruturas da orelha externa e média. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A avaliação do Processamento Auditivo Central PAC deve ser guiada por alguns princípios e realizada por um fonoaudiólogo: São princípios EXCETO:
A respeito dos testes de Processamento Auditivo Central PAC analise a definição a seguir:
São testes cujo estímulo de fala são apresentados de forma degradada, através da modificação das características de frequência, tempo ou intensidade de um sinal. A definição refere-se a:
O ar pulmonar é exalado da traqueia para o esôfago através de uma pequena prótese de voz de silicone que conecta os dois, e as vibrações são geradas pela faringe inferior. O contexto acima refere-se ao seguinte método de fala após laringectómica:
A fonoaudiologia atua preventivamente com relação ao paciente laringectomizado, tendo EXCETO:
A terapia vocal paciente laringectomizado éindicada:
A traqueostomia é uma abertura na traqueia quepermite a introdução de uma cânula para auxiliar narespiração , nos pacientes traqueostomizados ofonoaudiólogo deverá observar e analisar cada fasede deglutição, sobre a fase faríngea assinalealternativa CORRETA:
O fonoaudiólogo na traqueostomia atuará avaliando a mobilidade e postura da musculatura orofacial, tanto em repouso quanto durante a deglutição, verificando possíveis riscos de penetração e aspiração laringotraqueal, seja de saliva ou de dieta. A respeito dessa atuação assinale a alternativa INCORRETA:
As estruturas do Sistema Estomatognático SE realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração. Sobreessas funções analise o contexto a seguir e assinale a alternativa correspondente: É definida como um complexo sinérgico composto por fases intrinsecamente relacionadas, sequenciais e harmônicas, que transportam o bolo alimentar oude líquidos da cavidade oral até o estômago.
A atuação em Motricidade Orofacial inicialmente inclui avaliação mio funcional que deve ser ampla e cuidadosa, sobre a intervenção mio funcional assinale a alternativa CORRETA:
Complete a lacuna a seguir: ____________ trata-se de um método aerodinâmico instrumental aplicados à motricidade orofacial que permite estimar a menor área de constrição da via respiratória nasal sendo, portanto, utilizado para avaliar a patência nasal de modo objetivo e quantitativo.
A terapia fonoaudiologia da respiração oral deve ser realizada somente após avaliação otorrinolaringológica, pois mediante obstruções devias aéreas que necessitem de tratamento(medicamentoso ou cirúrgico, por exemplo), o início deve ser postergado até restabelecimento do quadro respiratório. A reabilitação do respirador oral passa por alguns passos, assinale a alternativa que NÃO corresponde a esses passos:
Em relação a articulação tempo roman dibular complete a lacuna a seguir: A composição anatômica da articulação _______________-é feita invariavelmente por: peças ósseas, cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular.
É definida como alteração da comunicação adquirida por lesão neurológica, envolvendo as modalidades de produção e compreensão das linguagens oral e escrita. a informação acima refere-se a:
Assinale a alternativa que corresponde a disartria hipercinética:
A respeito da avaliação e terapia das disartrias assinale a alternativa correspondente a ressonância:
Manifesta-se em adultos e é resultante de uma lesão focal na área de Broca ou córtex senso rio motor do hemisfério esquerdo, que impede-o planejamento dos movimentos da fala em presença de um sistema muscular essencialmente intacto. A descrição acima corresponde-a:
A respeito de alguns tipos de paralisia facial assinale a alternativa CORRETA:
Dentro e uma perspectiva evolutiva, os desvios fonológicos são classificados em três categorias de desenvolvimento, sobre o desenvolvimento variável assinale a alternativa CORRETA:
Sobre a fonoaudiologia na prevenção à saúde assinale a alternativa correspondente a atuação do fonoaudiólogo na prevenção terciária:
A respeito tratamento fonoaudiólogo em hospital oncológico – disfagias em câncer de cabeça e pescoço relacionado a radioterapia assinale alternativa CORRETA:
O fonoaudiólogo é um dos profissionais que integra a equipe multiprofissional na terapia intensiva com o objetivo de realizar triagem, avaliação, habilitação ou reabilitação da motricidade orofacial, deglutição e comunicação. Com base no contexto acima assinale-a alternativa INCORRETA:
































