“Não há curandeiros. O direito de curar é equivalente ao direito de pensar e de falar. Não há curandeiros, há médicos sem medicina, que é outra coisa.”
Machado de Assis, em A Semana.
Nesse texto, nosso célebre escritor
“Os médicos trabalham sem cessar para conservar a nossa saúde e os cozinheiros para destruí-la; os segundos estão certos do seu êxito.”
Diderot.
Esse pensamento defende a ideia de que
“Torcicolo. O termo é usado mais frequentemente como ‘torção do pescoço devido à contração de músculos cervicais’. O nome nada tem a ver com colo, tendo chegado ao português através do italiano torcicolo, formado com base em torcer e (torcer) e collo(pescoço)”.
Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras.
O fragmento acima começa pela definição de “torcicolo”; assinale-a opção que se inicia de forma diferente.
“Dengue. Doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre alta, dores por todo o corpo, mal estar geral, fadiga e/ou depressão. O nome vem do comportamento indolente da pessoa infectada – é como se tivesse ficado repentinamente dengosa, ou seja, com dengue.”
Márcio Bueno. A origem curiosa das palavras.
Assinale a opção que apresenta a principal finalidade desse texto.
“Dengue. Doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre alta, dores por todo o corpo, mal estar geral, fadiga e/ou depressão. O nome vem do comportamento indolente da pessoa infectada – é como se tivesse ficado repentinamente dengosa, ou seja, com dengue.”
Márcio Bueno. A origem curiosa das palavras.
No segmento fadiga e/ou depressão, o autor nos informa que
“Torcicolo. O termo é usado mais frequentemente como ‘torção do pescoço devido à contração de músculos cervicais’. O nome nada tem a ver com colo, tendo chegado ao português através do italiano torcicolo, formado com base em torcer e (torcer) e collo(pescoço)”.
Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras.
Assinale a opção que mostra a imperfeição desse pequeno texto.
“O médico contempla o homem em toda a sua fraqueza; o advogado, em toda a sua maldade; e o sacerdote, em toda a sua estupidez.” Schopenhauer.
O que aproxima os três tipos de contemplação é
“A ambulância entrou rapidamente pelo portão das emergências; as portas foram abertas de imediato e a maca foi logo retirada por dois fortes enfermeiros, que a conduziram em seguida para um corredor estreito até a sala de exames”.
Trata-se de um texto narrativo que é marcado pela sucessão cronológica de ações; assinale a opção que apresenta o vocábulo desse texto que não indica sucessão cronológica.
“Na Antiguidade cria-se que o temperamento das pessoas dependia das suas secreções, isto é, dos ‘humores’ segregados pelo organismo, entre os quais cada pessoa possuía um que era predominante. Desse modo, notava-se que aqueles em que predominava a ‘bílis negra’ (donde ‘humor negro’), que os gregos chamavam de melan kholé, ou melancolia ou de ‘humor melancólico’ eram propensos à depressão”.
Roosevelt Nogueira, em Palavras, origens e curiosidades.
Assinale a opção que apresenta a frase que está estruturada na voz passiva.
“Na Antiguidade cria-se que o temperamento das pessoas dependia das suas secreções, isto é, dos ‘humores’ segregados pelo organismo, entre os quais cada pessoa possuía um que era predominante. Desse modo, notava-se que aqueles em que predominava a ‘bílis negra’ (donde ‘humor negro’), que os gregos chamavam de melan kholé, ou melancolia ou de ‘humor melancólico’ eram propensos à depressão”.
Roosevelt Nogueira, em Palavras, origens e curiosidades.
No texto acima há um conjunto de conectivos; assinale a opção em que o conectivo tem seu valor identificado erradamente.
Débora fez uma maquete de um condomínio na escala 1:150. No condomínio há uma praça quadrada com 900 m2 de área. Na maquete, essa praça é um quadrado de lado
Em um conjunto de 12 números, a média de 4 deles é 15 e a média dos outros 8 é 18.
A média dos 12 números é
Alfredo ganha 30% a menos do que Flávia que, por sua vez, ganha 25% a mais do que Beatriz. Em relação ao salário de Beatriz, Alfredo ganha
Três profissionais de enfermagem atendem, em média, 12 ocorrências em 2 horas. Com a mesma eficiência, duas profissionais de enfermagem atendem, em 4 horas, em média,
Hamilton, Helena e Homero disputaram várias partidas de tênis entre si. Nos jogos de tênis não há empates. Hamilton ganhou 3 partidas e perdeu 4. Homero ganhou 2 partidas e perdeu 6. Helena perdeu apenas uma partida.
Assinale a opção que indica o número de partidas que Helena ganhou.
Considere a sentença:
“Se todo sapo é amarelo, então alguma perereca é vermelha”.
A negação lógica dessa sentença é
Sabe-se que x é maior do que 11 e que a diferença entre a média e a mediana dos cinco números 2, x, 11, 16, 5 é igual a 2. O valor de x é
Em uma urna, há bolas pequenas e bolas grandes, sendo 75% pequenas e as demais são grandes. Das bolas pequenas, 20% são azuis e as demais são vermelhas e, das bolas grandes, 60% são azuis e as demais são vermelhas. Retira-se, aleatoriamente, uma bola da urna e constata-se que ela é azul. A probabilidade de a bola retirada ser pequena é de
Em uma assembleia com 132 votantes, duas propostas foram votadas. Cada votante votou contra ou a favor de cada uma das duas propostas. A proposta 1 recebeu 75 votos a favor e, a proposta 2, 81 votos a favor. Exatamente 30 votantes votaram contra as duas propostas. Não houve voto em branco nem abstenções. O número de votantes que votou a favor das duas propostas foi
Em um colégio, 1/4 dos alunos da Turma A e 2/5 dos alunos da Turma B foram infectados com a Covid-19. Sabe-se que o número de alunos infectados da Turma A é igual ao número de alunos infectados da Turma B. Em relação ao total de alunos das Turmas A e B, os infectados com a Covid-19 representam
Em 2021, o mercado digital se aqueceu com a venda de memes e publicações variadas na internet, como, por exemplo, o primeiro tuíte do fundador do Twitter, Jack Dorsey, sob a forma de NFT. Essa sigla corresponde à expressão non-fungible token ou token não-fungível. De forma simplificada, o NFT é um código de computador que serve como autenticação de um arquivo, assegurando sua unicidade.
Em termos de arte digital, o NFT
O debate sobre a PEC 135/19, que trata da alteração constitucional quanto ao processo eleitoral no Brasil, reacendeu o debate a respeito do atual sistema eletrônico de votação.
Assinale a opção que caracteriza, corretamente, os argumentos envolvidos no debate.
A respeito das políticas de saúde vigentes no Brasil, relacione os programas listados a seguir às suas respectivas descrições.
| ( ) | Adota um enfoque de gênero e contribui para consolidar os direitos sexuais reprodutivos com uma perspectiva de equidade. |
| ( ) | É uma diretriz nacional que define regras de financiamento e ações prioritárias na atenção primária em saúde. |
| ( ) | Visa à prevenção e ao cuidado ao longo dos ciclos de vida e utiliza diversos tipos de imunobiológicos. |
A atual crise hídrica brasileira é considerada a pior em 90 anos. Diante da redução do nível dos reservatórios, órgãos técnicos do governo alertam sobre a possibilidade de faltar energia no Brasil entre outubro e novembro de 2021. A crise hidrelétrica gera um risco maior para a economia do país do que o avanço da variante delta do coronavírus.
Adaptado de https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/08
A respeito de como a crise elétrica pode ameaçar a retomada da economia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
Uma ginecologista recebeu em seu consultório uma mulher intrigada com as manchas vermelhas na pele que outros quatro médicos não haviam conseguido diagnosticar de modo satisfatório. “Era uma mulher jovem, com parceiro único, que não se achava em risco para infecções sexualmente transmissíveis”, conta a médica. Confirmado por exames de sangue, o diagnóstico indicou sífilis.
Adaptado de Fioravanti C., Em silêncio, a sífilis avança.
Revista Pesquisa Fapesp, 2021
.De acordo com especialistas, a sífilis tornou-se um problema de saúde pública na atualidade, pois
A noção de equidade serve como marco ético na reflexão em temas de Saúde Pública, uma vez que orienta os processos decisórios de alocação de serviços. A respeito da noção de equidade em saúde, analise as afirmativas a seguir.
Relações humanas e humanizadas no campo da saúde
A experiência cotidiana do atendimento ao público nos serviços de saúde e os resultados de pesquisas de avaliação desses serviços têm demonstrado que as tecnologias e os dispositivos organizacionais – sobretudo na saúde, – não funcionam sozinhos e que sua eficácia é fortemente influenciada pelo fator humano e pelo relacionamento que se estabelece entre profissionais e usuários no processo de atendimento.
Adaptado de Terra, S. & Guaraldo, M. O humano e as relações humanas nas ações da saúde. Serviço Social e Saúde. 2015.
O acolhimento e a qualidade da atenção ao usuário são variáveis importantes e estão diretamente relacionados à(ao)
O planejamento estratégico situacional é um processo dinâmico e contínuo que precede e preside a ação. No âmbito do SUS, o planejamento estratégico situacional norteia o Sistema Nacional de Planejamento – Planeja-SUS.
As afirmativas a seguir a respeito do Planeja-SUS estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Entre as instâncias colegiadas do SUS, previstas pela Lei 8.142/1990, consta
A Política Estadual de Humanização na Atenção e Gestão de Saúde do SUS (PEH) do Ceará prevê a implantação da Rede Cegonha, na qual o Ceará tornou-se uma referência.
A Rede Cegonha
Segundo especialistas, é possível suprir até 80% das necessidade se dos problemas de saúde da população de um município se a atenção básica estiver organizada, o que mostra a importância desse nível de atenção no contexto do SUS.
Sobre os atributos da atenção primária à saúde, assinale a afirmativa correta.
Pela Lei nº 8.080/90, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde(PSP), que estabelece estratégias e ações de gestão de risco, analise as afirmativas a seguir.
A Constituição Federal de 1988 estabelece o tripé da seguridade social no país: saúde, previdência e assistência social.
A respeito deste tripé, analise as afirmativas a seguir e assinale(V) para verdadeira e (F) para falsa.
| ( ) | A saúde é considerada um dever do Estado e um direito exclusivo de todos os brasileiros natos, independente de contribuição. |
| ( ) | A previdência tem uma administração tripartite, com a participação de trabalhadores, empregadores e aposentados. |
| ( ) | A assistência social é endereçada a quem dela mais necessitar, prevendo a redutibilidade dos benefícios em função da renda. |
A proposta do Governo do Ceará de regionalização da Saúde foi aprovada em setembro de 2019 na Assembleia Legislativa do Estado. O novo formato da Secretaria de Saúde do Ceará visa à integração, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), das ações e serviços públicos de saúde do Estado e dos 184municípios cearenses, divididos em macrorregiões de saúde.
A respeito da regionalização do sistema de saúde do Ceará, analise as afirmativas a seguir.
A ampliação dos serviços de atenção domiciliar, tanto no setor público quanto privado, deve estimular a alta hospitalar (desospitalização). O fisioterapeuta é indispensável na tomada de decisão para planejar a alta e a continuidade da assistência em centros especializados e no próprio domicílio.
Com relação à desospitalização de crianças em ventilação mecânica invasiva, analise as afirmativas a seguir.
Com relação aos protocolos de avaliação de força muscular utilizados em UTI pediátrica, segundo a escala Medial Research Council (MRC), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.
| ( ) | Valor abaixo de 48 pontos é um indicativo de fraqueza muscular. |
| ( ) | O escore MRC varia de 0 (força muscular normal contra resistência) até 5 (ausência de contração). |
| ( ) | Os grupos musculares avaliados são os flexores do ombro e do cotovelo, os extensores do cotovelo, os abdutores do quadril, os extensores do joelho e os dorsiflexores do tornozelo. |
A disfunção muscular e os demais fatores negativos associados ao tratamento do câncer são problemas comuns em crianças internadas em UTI. Em relação à reabilitação oncológica pediátrica na fase I, caracterizada por tratamento contínuo, assinale a afirmativa correta.
O Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF) é a terapia que vem sendo amplamente utilizada na UTI pediátrica. Em relação à sua indicação, assinale a afirmativa correta.
Sobre os mecanismos de ação do cateter nasal de alto fluxo, assinale a afirmativa correta.
A Ventilação Não Invasiva (VNI) é um recurso utilizado nas crianças com pneumonia. Tanto a adição do IPAP quanto de EPAP é imprescindível para o suporte ventilatório desses pacientes.
Considerando o mecanismo de ação do IPAP, assinale a afirmativa correta.
Assinale a opção que indica os critérios de falha que devem ser avaliados durante a realização da Ventilação não Invasiva.
As Manobras de Recrutamento Alveolar (MRA) são definidas como procedimentos que têm por finalidade o aumento sustentado ou intermitente da pressão transpulmonar a fim de promover a abertura do maior número possível de alvéolos e melhorar a distribuição do gás alveolar.
Em relação à MRA em Pediatria, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
| ( ) | A indicação está bem estabelecida em pacientes com hipercapnia de moderada a grave. |
| ( ) | A insuflação sustentada é um dos métodos utilizados para realizar a MRA e tem consistência científica. |
| ( ) | O aumento gradativo da Pressão Positiva Expiratória Final(PEEP) durante o recrutamento e sua redução durante a titulação da PEEP ideal é um dos métodos utilizados. |
A Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) em Pediatria é um processo inflamatório pulmonar grave, com dano alveolar e falência respiratória hipoxêmica.
Assinale a opção que indica a saturação alvo nesta patologia.
Nas doenças que apresentam comprometimento do componente resistivo, como no broncoespasmo, recomenda-se ajustar o tempo de subida do fluxo inspiratório com o objetivo de melhorar a sincronia paciente ventilador. Assinale a opção que apresenta o ajuste necessário na ventilação mecânica para melhorar essa as sincronia.
A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é definida como uma infecção pulmonar desenvolvida nos pacientes submetidos à ventilação mecânica.
Com relação à PAV em Pediatria, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa
| ( ) | A PAV pode ocorrer em crianças com mais de 24 horas de suporte ventilatório invasivo. |
| ( ) | Não existe relação entre PAV e nível de sedação. |
| ( ) | Elevar a cabeceira, no mínimo, a 20o para evitar aspiração de secreções orofaringe. |
Na ventilação mecânica em Pediatria, uma das formas de ajustar o tempo inspiratório é analisando a curva
A Reabilitação Pulmonar em pacientes asmáticos tem como objetivo reduzir os sintomas da doença, diminuir ou prevenir as exacerbações, estabilizar a função pulmonar e melhorar o condicionamento cardiovascular.
Em relação ao treinamento físico na asma, analise as afirmativas a seguir.
Com relação à humanização na assistência hospitalar, analise as afirmativas a seguir.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o prontuário do paciente é o documento que contém todas as informações relacionadas à pessoa enferma. É importante destacar que as informações contidas no prontuário são sigilosas, mesmo após o falecimento do paciente.
A respeito da cópia do prontuário do paciente falecido, analise as afirmativas a seguir.
A Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é marcada por significativa resposta inflamatória a insulto local (pulmonar) ou distante (sistêmica) que resultam, invariavelmente, em hipoxemiae marcada alteração da mecânica pulmonar.
Umas das estratégias de tratamento da SDRA em Pediatria é a oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).
Assinale a opção que indica o índice de oxigenação (IO) para o tratamento da SDRA.
A monitorização da função e a mecânica respiratória de pacientes em ventilação mecânica invasiva tem como objetivos avaliar o estado atual e a progressão da doença, adequar os parâmetros ventilatórios, auxiliar no desmame ventilatório e prevenir a lesão pulmonar.
Assinale a opção que indica a fórmula da driving pressure (DP)que é calculada no modo ventilação controlada a volume (VCV).
O diagnóstico de morte encefálica (ME) é o ponto inicial para o desencadeamento do processo de transplante de órgãos, tratamento efetivo para muitas doenças e, em muitos casos, a única opção terapêutica. Sobre como a equipe deve proceder diante do doente, caso a família autorize a doação de órgãos, analise as afirmativas a seguir.
Critérios clínicos devem ser realizados à beira leito nos pacientes com suspeita de morte cerebral, por meio da avaliação de reflexos do tronco cerebral, que devem estar ausentes se a lesão cerebral for irreversível. Um dos reflexos é o da tosse que avalia a função das fibras aferentes do nervo
Pacientes submetidos à ventilação mecânica perdem a capacidade fisiológica de filtrar poluentes e aquecer adequadamente o ar. Logo é necessário o uso dos filtros trocadores de calor e umidade (HMEs) colocados entre o tubo endotraquel e o conector Y do circuito do ventilador. Assinale a opção que indica uma contraindicação para o uso do filtro HME em Pediatria.
Com relação à técnica de aumento do fluxo expiratório (AFE), analise as afirmativas a seguir.
O ajuste da Pressão Positiva Expiratória Final (PEEP) na ventilação mecânica não invasiva tem efeito direto sobre
Assincronia é a incompatibilidade entre as necessidades de ventilação do paciente e o que é ofertado pelo ventilador mecânico.
O auto disparo é caracterizado como um dos tipos de assincronia e está associado
A complicação associada à as sincronia de auto disparo é
Na Ventilação Oscilatória de Alta Frequência (VOAF) a melhora da oxigenação depende
Lactente, 2 meses de vida, pesando 5,0 kg. Foi internado na UTI e submetido à ventilação mecânica pulmonar após choque séptico de origem pulmonar. A gasometria apresenta: pH: 7,1, PaCO2:110 mmHg, PaO2: 150 mmHg, HCO3: 32.0mmol/L, BE:3.2mmol*L,SpO2: 100%. Paciente não teve sucesso na ventilação mecânica convencional sendo instalada a ventilação oscilatória de alta frequência (VOAF).
Assinale a opção que indica o distúrbio da gasometria e o ajuste necessário na VOAF para resolução desta alteração gasométrica, respectivamente.
A mobilização precoce (MP) dentro das UTIs pediátricas tem sido referida como viável e segura nessa população, trazendo inúmeros benefícios. Porém existem critérios de interrupção da MP. Assinale a opção em que o fisioterapeuta deve interromper a MP.
































