Analise os períodos apresentados considerando a flexão verbal no contexto e marque a opção CORRETA.
Mudando a pessoa da forma verbal “diziam” para a 2ª pessoa do plural do mais-que-perfeito composto do subjuntivo, tem-se ________ dito. Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Assinale a informação gramatical CORRETA sobre a língua portuguesa.
“Vossa Eminência” é o pronome de tratamento usado para
Se seu Antônio gasta 6 latas de tinta para pintar 2/3 de uma parede, a fração dessa parede que é pintada com o conteúdo de apenas uma lata é
Andando pelo estacionamento da empresa, Pedro contou, à sua direita, um total de 15 carros. Ao chegar no final, voltou pelo mesmo caminho do estacionamento contando, à sua esquerda, um total de 15 carros. Quantos carros há nesse estacionamento?
Três ônibus circulam dentro do campus da minha universidade. Eles saíram juntos da portaria; o primeiro dá uma volta a cada 6 minutos; o segundo, a cada 7 minutos e o terceiro, a cada 8 minutos. Em quantos minutos voltarão os três ônibus a se encontrarem na portaria?
Paulo correu uma trilha de 65.000 centímetros. Depois, com a bicicleta, percorreu mais 7.450 m. No final, ele percorreu quantos km?
Meu relógio que é digital está marcando 19:56:17. O número mínimo de segundos que deverá passar até que se alterem todos os algarismos é de
Sobre essa medida adotada na França, é CORRETO afirmar que o(a)(s)
Sobre o uso emergencial da pílula da Pfizer Paxlovid, é CORRETO afirmar
A queda no número de casos de infecção por Aids nos últimos anos no Brasil é devido a
Um ano após o maior incêndio da história no Pantanal mato-grossense, foi possível constatar que o(a)
A queda do desemprego foi influenciada pelo(a)
Assinale a alternativa que indica as alternativas CORRETAS.
A conferência teve como objetivo apresentar a(os)
Por esta portaria, fica previsto que
Sobre a notícia, é CORRETO afirmar que
Sobre essa doença ocupacional, analise as afirmativas a seguir.
Sobre as criptomoedas, é CORRETO afirmar que, o bitcoin (BTC)
Sobre as consequências do ataque hacker no site do ConecteSUS e na página do Ministério da Saúde, marque a opção INCORRETA.
A Lei Orgânica da Saúde – Lei º 8.080 de 19 de setembro de 1990, foi elaborada para regulamentar o SUS, criado na Constituição Federal. Esta lei dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e outras providências. Em relação aos objetivos do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir e marque a INCORRETA.
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, os estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los". Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações. Sobre seus órgãos e suas respectivas funções, correlacione as colunas A e B.
Os nervos periféricos são os responsáveis por encaminhar as informações do cérebro e da medula para o restante do corpo, além de receber também as informações do ambiente externo (frio, calor, dor, pressão, equilíbrio) e transmiti-las para nosso córtex cerebral. A Neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto a nossa motricidade (movimentos). Sobre os sintomas mais comuns da Neuropatia, marque a opção CORRETA.
A massoterapia é um dos recursos humanos utilizados para obter efeitos terapêuticos desde os primórdios da humanidade e aos dias atuais. Sobre seus efeitos fisiológicos, marque a opção INCORRETA.
Sobre a atuação da Fisioterapia na área cardiorrespiratória, analise a afirmativa a seguir. A fisioterapia cardiorrespiratória intervém numa variedade de setores e locais do sistema de saúde como ___________, centros especializados de reabilitação, centros comunitários, prática privada, ambientes acadêmicos, a fim de melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde, a condição física, ____________ a função e educar e promover a adoção de estilos de vida saudáveis das populações. Atua numa rede alargada de condições de saúde que têm impacto sobretudo, nos sistemas ____________, respiratório, vascular e ______________. Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
Alterações posturais, ou desvios posturais são alterações na coluna vertebral representadas por desvios anormais ou acentuação de curvaturas normais (nas regiões torácica e lombar) já existentes ou pelo aparecimento de curvaturas novas. Sobre essas alterações e orientações posturais, analise as afirmativas a seguir.
O exercício terapêutico tem, como objetivo manter, corrigir e/ou recuperar uma determinada função, ou seja, restaurar a função normal de corpo ou manter o bem-estar (SHESTACK, 1987). Sobre seus tipos, indicações e contraindicações, marque a opção INCORRETA.
A Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Sobre o uso e indicações das próteses e órteses, marque a alternativa CORRETA.
A Ergonomia é uma ciência que busca entender a relação do homem com as condições de trabalho, estabelecendo normas para melhorarem esse relacionamento. Sobre os tipos de Ergonomia, analise as assertivas a seguir e marque a INCORRETA.
Os reflexos primitivos são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estão presentes ao nascimento, mas devem ser inibidos ao longo dos primeiros meses, quando surgem os reflexos posturais. Sua presença mostra integridade do sistema nervoso central; entretanto, sua persistência mostra disfunção neurológica. Sobre a avaliação do reflexo de Moro e sua resposta, é CORRETO afirmar que é desencadeado
Reflexo primitivo do RN que é desencadeado por estímulo tátil na região dorsolateral tendo como resposta o encurvamento do tronco ipsilateral ao estímulo. Trata-se do Reflexo
A Fisioterapia Respiratória pode ser caracterizada como um conjunto de técnicas realizadas com o objetivo de prevenir e recuperar disfunções referentes ao processo de respiração do ser humano, promovendo assim a máxima funcionalidade e qualidade de vida para as pessoas que sofrem com disfunções respiratórias. Sobre as técnicas utilizadas, marque o procedimento que consiste em adotar e manter posições corporais que favoreçam a drenagem das secreções graças a ação da gravidade.
Doenças ocupacionais são aquelas associadas ao ofício do trabalhador e às condições de trabalho nas quais ele está inserido. Também é um termo genérico, utilizado para designar as doenças profissionais e as doenças do trabalho. Embora pareçam termos sinônimos, a Lei 8.213/91 as diferencia, em razão do agente causador de cada uma delas. Sobre a LER, marque a alternativa CORRETA.































