O tratamento fisioterapêutico no pós-cirúr gico de reparo, reinserção, reconstrução, estabilização ou transferência de tecidos moles deve ser considerado o mais breve possível. Em todos os casos, o fisioterapeuta precisa observar os efeitos da imobilização, bem como as características de cicatrização dos tecidos moles envolvidos ao elaborar um programa de exercícios pós-operatórios. Atente às afirmações abaixo acerca deste tratamento e em seguida responda o que se pede.
A paralisia cerebral é um termo usado para descrever um amplo espectro da incapacidade motora, não progressiva, que ocorre no cérebro antes, durante ou logo após o nascimento. Qual a alternativa que corresponde a resposta CORRET A sobre os tipos de paralisia cerebral?
A avaliação do ombro consiste, além de outras estratégias de avaliação, de testes específicos relacionados a determinadas patologias. Tais testes, quando aplicados de forma adequada, ajudam na determinação do diagnóstico. Alguns deles são:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma afecção reumática, autoimune, sendo caracterizada por períodos de exacerbação e de remissão. Podem fazer parte das manifestações clínicas do LES:
Os indivíduos vítimas de lesões causadas por queimaduras necessitam de atendimento emer gencial com cuidados e tratamento intensivo por profissionais capacitados e qualificados, que devem contribuir na identificação dos aspectos epidemiológicos e clínicos na elaboração dos protocolos institucionais que assegurem uma assistência eficaz e com qualidade. Mediante isso, é CORRET O afirmar em situações de lesão por inalação de fumaça:
As quedas são eventos frequentes entre indivíduos idosos. Sua ocorrência implica em riscos importantes de perda de autonomia para os mais velhos. Por outro lado, anteriormente à ocorrência da queda, se faz necessária a compreensão do processo da marcha no indivíduo idoso e suas alterações, as quais abrangem.
Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação ao programa de reabilitação cardiovascular.
Leia atentamente as definições correspondentes às estratégias/recursos de avaliação respiratória descritos a seguir. Em seguida responda o que se pede.
A atuação fisioterapêutica na incontinência urinária por meio da reeducação do assoalho pélvico tem como função melhorar a força de contração das fibras musculares. A fisioterapia proporciona reeducação perineal e abdominal, conjuntamente com um rearranjo da estática lombopélvica. Avalie as proposições que se seguem:
As mudanças que ocorrem no decorrer da gestação são diversas, em particular há a necessidade de uma adaptação fisiológica ímpar , tudo para o bem estar materno e fetal. Seguindo-se essa afirmação, avalie as proposições que se seguem sobre as adaptações fisiológicas da gestação:
Quanto ao Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, constituem-se deveres fundamentais dos fisioterapeutas relacionados à assistência ao cliente/paciente/usuário:
























