Conforme a história do município, foram denominações que a região recebeu até chegar ao nome de Cristinápolis:
Em relação às características do Estado de Sergipe, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
| ( ) | A vegetação é composta por mangues no litoral, faixa de floresta tropical e caatinga na maior parte do Estado. |
| ( ) | O principal rio é o São Francisco. |
| ( ) | Possui a menor extensão territorial entre os Estados do país. |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está lançando a campanha Janeiro Roxo, uma mobilização que tem como objetivo trazer para a população sergipana a discussão sobre uma doença infectocontagiosa, transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas de saliva, que acomete pele e nervos, podendo causar dores em pacientes quando o quadro se agrava. O Estado de Sergipe ainda é área endêmica para essa doença, com uma média anual próxima aos 300 casos novos. Em 2018, foram 27 casos em crianças e adolescentes, na faixa de zero a 14 anos, e 256 em pessoas a partir dos 15 anos, totalizando 283 novos casos. O objetivo da SES é que a campanha se estenda durante todo o ano como forma de fortalecer a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. (Texto adaptado. Fonte: infonet.com.br, de 10/01/2020).
A reportagem acima trata da campanha de prevenção contra uma doença, antigamente conhecida como Lepra, que apresenta manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio) e tátil (ao tato), e que causam dor. Essas manchas podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas. Trata-se de qual doença?
Leia as seguintes notícias:
“Com a descoberta de novos campos na Bacia de Sergipe, o estado deve produzir 20 milhões de m³por dia nos próximos anos. A afirmação foi feita pelo governador de Sergipe, Belivado Chagas, na abertura do Abdib Fórum, em Teresina. `Equivale a um terço da produção brasileira. A Petrobrás, inclusive, já anunciou a construção de um gasoduto de 128 km para interligar a rede de gasodutos lá existentes´, afirmou.” (Texto adaptado. Fonte: https://epbr.com.br/, de 23/08/2019).
“A Petrobrás lembra que, nos últimos anos, foram seis descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe: Cumbe, Barra dos Coqueiros, Farfan, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde. O governo do Estado de Sergipe informou que está atento às oportunidades que surgem. Para tanto, está modernizando as leis em Sergipe e buscando investidores interessados em vir para o estado, para aproveitar essa abundância. A descoberta em Sergipe poderá contribuir para a reindustrialização do país. Para o governo do estado, Sergipe é a nova estrela desse elemento do país, com capacidade de produzir 1/3 do produto de todo o país.” (Texto adaptado. Fonte: https://a8se.com/, de 17/06/2019).
As reportagens acima referem-se, especificadamente, sobre as descobertas de:
Conforme consta na Lei nº 8.080/1990, sabe-se que ações de vigilância sanitária são uma das atuações do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre a vigilância sanitária, assinale a alternativa correta.
A respeito da abertura de um Processo Administrativo Sanitário, assinale a alternativa correta.
De acordo com a RDC nº 216/2004, que trata sobre Procedimentos Operacionais Padronizados de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, no que diz respeito às instalações físicas como piso, parede e teto, analise as assertivas abaixo:
Segundo a RDC nº 216/2004, que trata sobre Procedimentos Operacionais Padronizados de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, no que diz respeito à saúde e higiene dos manipuladores, assinale a alternativa correta.
Segundo a RDC nº 216/2004, devem ser livres de vetores e pragas urbanas:
De acordo com a RDC nº 216/2004, sobre a higienização do reservatório, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a RDC nº 216/2004, em relação às instalações físicas, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito dos princípios básicos da Administração Pública, conforme o Processo Administrativo Sanitário em Alimentos, analise as assertivas abaixo:
Qual das alternativas abaixo apresenta apenas princípios básicos da Administração Pública, conforme o Processo Administrativo Sanitário em Alimentos?
O Processo Administrativo é um gênero que se reparte em várias espécies, entre as quais se apresenta o Processo ______________________________, regulado pela Lei Federal nº 6.437/1977, utilizado para apurar as infrações à legislação sanitária.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


































