Provas para Download

Prova Farmacêutico - UNIFAL
Visualizar os arquivos PDF
Ver farmaceutico.pdf
PDF
farmaceutico.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar farmaceutico.pdf
PDF
farmaceutico.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 50 Q2055640 Q1 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
Acesso à mamografia pelo SUS é drama para mulheres em MG
Burocracia no acesso e valores defasados no pagamento de procedimentos, insumos e profissionais, resultando em menor oferta de serviços, diagnósticos tardios, evasão e mortes. Esses foram os principais problemas relatados nesta terça-feira (16/7/24), em audiência pública sobre os entraves à realização de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O debate foi realizado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De um lado, embora reconheçam avanços, os secretários reforçaram a necessidade de mais agilidade e justiça no repasse de recursos do SUS. Do outro, o titular da SES garantiu que, embora o financiamento do setor seja no modelo tripartite (União, Estados e municípios), nos próximos três meses deve ser implementada uma nova estratégia de articulação do Executivo diretamente com as prefeituras, inclusive com a implementação de um aplicativo específico voltado para a saúde da mulher. (...)
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS. Acesso à mamografia pelo SUS é drama para mulheres em MG, 16 de julho de 2024. Adaptado de: . Acesso em: 24 set. 2024.

Da análise do texto, é adequado afirmar que os operadores discursivos sublinhados consistem, de acordo com Fávero (2007), em operadores de:

Reportar Erro
Questão 2 de 50 Q2055641 Q2 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
Dia do Professor: (...) histórias de educadores que têm paixão pelo ofício
A profissão que forma todas as profissões: neste dia 15 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Professor. Para celebrar a data, a International Schools Partnership reuniu (...) histórias inspiradoras de profissionais que têm verdadeira paixão pela Educação. (...)
Gillian: amor pelos pequenos
A sorocabana Gillian Taveira Moraes Ichiama, de 39 anos, está envolvida com a Educação desde pequena. Aos três anos, foi matriculada pela mãe no Centro de Educação Infantil Municipal de sua cidade natal, no interior de São Paulo. Ela afirma que, hoje, trabalhar com os pequenos alunos da Escola (...), na capital paulista, é uma forma de lembrar da infância, da qual se recorda com muito carinho. (...)
ABC do ABC. Dia do Professor: três histórias de educadores que têm paixão pelo ofício, 15 de outubro de 2024. Adaptado de: Acesso em: 15 out. 2024.

Da análise dos fragmentos sublinhados, o tipo de coesão que o texto apresenta é a

Reportar Erro
Questão 3 de 50 Q2055644 Q3 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
As mulheres que 'pausam' tratamento do câncer de mama para engravidar
Um novo estudo aponta que paralisar a medicação utilizada contra o tumor por um período, para engravidar e amamentar, não traz prejuízos à saúde da mulher.
André Biernath - Da BBC News Brasil em Londres 05/10/2023 06:14 - atualizado 05/10/2023 07:55
(...)
O primeiro passo após o diagnóstico do câncer de mama costuma ser a cirurgia, que faz a retirada dos nódulos principais. Mas há sempre o risco de sobrar algumas células tumorais microscópicas, impossíveis de ver a olho nu. Essas unidades podem se multiplicar e dar origem a novos caroços. É para evitar esse cenário, e fazer uma espécie de "pente-fino", que os especialistas indicam as sessões de químio e/ou radioterapia. Antes que essa segunda leva terapêutica comece, porém, é importante ter a conversa sobre maternidade e o eventual congelamento de óvulos (se a paciente tiver essa disponibilidade financeira): afinal, pode ser que as substâncias químicas e a radiação afetem as células reprodutoras. Ao preservar os gametas femininos, é possível buscar uma fertilização in vitro, caso o procedimento seja necessário no futuro. (...)
Biernath, André. As mulheres que 'pausam' tratamento do câncer de mama para engravidar. Estado de Minas, 05 de outubro de 2024. Adaptado de: Acesso em: 15 out. 2024.

Da análise do texto, é adequado afirmar, somente em relação ao último parágrafo, que o fragmento “caso o procedimento seja necessário no futuro” tem sentido:

Reportar Erro
Questão 4 de 50 Q2055646 Q4 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
Faculdade nega emissão de diploma de técnica que assinou laudos de órgãos com HIV
Laboratório afirma que ela entregou diploma de biomedicina, mas a funcionária nega e diz ter sido usada como "laranja"
Redação Terra 15 out 2024- 12h40 (atualizado às 13h33)
A Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera afirmou, nesta terça-feira, 15, que não emitiu o certificado de biomedicina de Jacqueline Iris Bacellar de Assis, auxiliar administrativa que trabalhava no PCS Lab Saleme. De acordo com a Folha de S. Paulo, a assinatura da funcionária aparece em um dos laudos que atestam falso negativo para HIV dos órgãos de doadores que provocaram a infecção de 6 pacientes no Rio de Janeiro. (...)
De acordo com a Folha de S. Paulo, a defesa da funcionária disse que ela "jamais trabalhou como biomédica", que "não tem capacidade técnica e nunca teve interesse na função". A mulher, conforme seu advogado, também alegou que não reconhece o diploma citado pelo laboratório, pois "jamais cursou ou tem a faculdade de biomedicina".
REDAÇÃO TERRA. Faculdade nega emissão de diploma de técnica que assinou laudos de órgãos com HIV, 15 de outubro de 2024. Adaptado de: Acesso em: 17 out. 2024.

Da análise do texto, é adequado afirmar que o uso das aspas no fragmento destacado consiste em:

Reportar Erro
Questão 5 de 50 Q2055648 Q5 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
Audiência com a FarmaBrasil reforça importância da inovação para a indústria farmacêutica nacional
Ministra Luciana Santos recebeu os representantes da organização nesta segunda-feira (12) e afirmou que o Complexo Industrial de Saúde é uma das prioridades do Governo Federal
Publicado em 12/08/2024 19h32 Atualizado em 13/08/2024 14h54
(...)
De acordo com o presidente-executivo da FarmaBrasil, a indústria farmacêutica nacional está investindo forte em P&D desde 2011. “Nossas empresas estão absolutamente convergentes ao eixo 2 da missão da Nova Indústria Brasil (NIB)”, reforçou. O eixo 2 da NIB é relacionado à inovação, pesquisa e desenvolvimento. (...)
BRASIL. Governo Federal. Audiência com a FarmaBrasil reforça importância da inovação para a indústria farmacêutica nacional, 12 de agosto de 2024. Adaptado de: Acesso em: 18 out. 2024.

Da análise do texto, em relação ao fragmento “seja pela capacidade em dar respostas a nossa inteligência, a nossa capacidade”, o uso de crase nos elementos destacados:

Reportar Erro
Questão 6 de 50 Q2055650 Q6 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
Cientistas revelam mecanismo cerebral relacionado à resiliência emocional
Camundongos que presenciam outros em adversidades lidam melhor com emoções negativas; relação entre habênula e menor vulnerabilidade ao trauma já tinha sido estudada por pesquisadores da USP
16/09/2024 Atualizado: 19/09/2024 às 18:29
Texto: Tabita Said
(...)
Para explorar os mecanismos cerebrais envolvidos com a aquisição da resiliência, os pesquisadores de Lausanne colocaram um camundongo “observador” próximo de outro submetido a pequenos choques elétricos nas patas. A exposição à experiência negativa do colega de gaiola protegeu os observadores de desenvolverem estados patológicos de depressão quando eles próprios foram expostos à mesma experiência desagradável.
O contrário, porém, não aconteceu: camundongos que não testemunharam experiências traumáticas de seus companheiros tiveram uma diminuição na liberação de serotonina para a habênula, o que os tornou incapazes de demonstrar resiliência.
SAID, Tabita. Cientistas revelam mecanismo cerebral relacionado à resiliência emocional. Jornal da USP, 16 de setembro de 2024. Adaptado de: Acesso em: 18 out. 2024.

Da análise do texto, em relação ao último parágrafo, no fragmento “o que os tornou incapazes de demonstrar resiliência”, o elemento destacado corresponde a um complemento:

Reportar Erro
Questão 7 de 50 Q2055652 Q7 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
Estudo revela medicamento promissor no tratamento da dependência de drogas
Testada pela primeira vez contra abuso de substâncias, baixas doses de doxiciclina reduziram efeitos recompensadores da morfina e cocaína em animais
13/05/2024 Atualizado: 14/05/2024 às 16:50
Texto: Susanna Nazar
A doxiciclina, um antibiótico barato, amplamente utilizado desde a década de 1960 e com efeito neuroprotetor, mostra-se também promissora no tratamento de transtornos por uso de substâncias. É o que revelaram cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ao realizar testes com animais de laboratório.
Responsável pelo estudo, Amanda Juliana Sales, pesquisadora do Departamento de Farmacologia da FMRP, conta que tratou mais de 300 camundongos – em experimentos que avaliam o potencial de abuso da cocaína e da morfina – com subdoses da doxiciclina e, como resultado, verificou que as administrações reduziram os efeitos recompensadores das drogas de abuso em animais. Esta é a primeira vez que se observa a possível ação do medicamento contra a dependência química.
Mesmo que ainda não haja “nenhum estudo conduzido em humanos com transtornos por uso de substâncias investigando o efeito da doxiciclina”, informa Amanda, as evidências mostram que o medicamento é muito mais que um simples antibiótico e, pela segurança de baixas dosagens e dos resultados obtidos agora, poderia “ser redirecionado para o tratamento” desses transtornos. (...)
NAZAR, Susanna. Estudo revela medicamento promissor no tratamento da dependência de drogas. Jornal da USP, 13 de maio de 2024. Adaptado de: Acesso em: 18 out. 2024.

Observando o contexto, o termo em destaque no texto provocará alteração de sentido se for substituído por:

Reportar Erro
Questão 8 de 50 Q2055654 Q8 da prova
Leia o texto para responder a esta questão.
A democracia nas urnas e o interesse por pautas universais
A educação muda a forma como o eleitor vê o futuro, argumenta Renato Janine ao fechar sua série de comentários sobre democracia
Renato Janine Ribeiro 22/11/2023
No último programa falando de democracia, eu tive que parar no meio de um raciocínio que eu continuo agora; a questão que eu estava colocando era, de modo geral, que a democracia funciona quando as pessoas votam de acordo com seus próprios interesses – “interesse”, no caso, tem um sentido essencialmente econômico, toda a sociedade se divide entre pessoas mais pobres e pessoas mais ricas, pessoas mais ricas querem conservar o que têm, a renda, rendimento mensal, anual que elas têm e também as propriedades que acumularam, seja porque as adquiriram, seja porque ganharam por herança.
Então, o que nós temos aí é que a educação passa a ser um fator importante para a definição de pautas democráticas que não são apenas pautas de distribuição de renda, mas começam a ser pautas de valores, então, nós temos uma série de valores que vão emplacando, por exemplo, a defesa do meio ambiente, que atende interesses humanos, mas não especificamente os interesses dos mais pobres, embora os mais pobres sofram mais com a poluição do que os mais ricos, até pelo tipo de residência que têm. É uma pauta universal; a pauta da liberdade de orientação sexual também é uma pauta universal. Não há nenhuma regra pela qual os mais pobres têm uma incidência maior de homossexuais do que os mais ricos. Não existe nada disso. O que se vê são pautas universais que estão sendo emplacadas, em grande parte, graças à educação. Isso a gente vê nos Estados Unidos e começa a ver também na Europa.
RIBEIRO, R. J. A democracia nas urnas e o interesse por pautas universais. Jornal da USP, 22 de novembro de 2023. Adaptado de: Acesso em: 21 out. 2024.

Observe os termos destacados no texto. Considerando a organização textual, em qual fragmento há inadequação quanto à concordância verbal?

Reportar Erro
Questão 9 de 50 Q2055655 Q9 da prova
Considere o seguinte excerto para responder a esta questão.
[...] Mas no fundo ambos haviam parado no tempo das Guerras de Sucessão, ela com a artilharia na cabeça e ele com as árvores genealógicas; ela que sonhava para os filhotes um posto no exército, qualquer um, ele que, ao contrário, nos via casados com alguma grã-duquesa eleitora do Império… [...].
Adaptado de: CALVINO, I. O barão nas árvores. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 9.

No fragmento apresentado, o termo “ambos” refere-se:

Reportar Erro
Questão 10 de 50 Q2055657 Q10 da prova
O fragmento a seguir faz parte de uma reportagem.
“A educação positiva significa substituir o gritar, o bater, por uma atitude de educar de forma inteligente”, afirma. “O que está acontecendo é que isso está sendo confundido. A educação positiva não é uma educação onde a criança toma as próprias decisões da sua vida. Autoridade com afeto é o melhor caminho, segundo as evidências científicas”.
Adaptado de: . Acesso em: 24 set. 2024.

No fragmento, no que se refere à norma padrão, o uso do termo “onde”, como pronome relativo, está:

Reportar Erro
Questão 11 de 50 Q2055658 Q11 da prova
De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura. Júlia, que faz parte da Comissão de Ética, ao analisar uma conduta praticada por Alberto, também servidor público da instituição, sugeriu aplicação da pena de censura. Qual conduta Alberto poderia ter praticado para incorrer na referida pena?

Qual conduta Alberto poderia ter praticado para incorrer na referida pena?

Reportar Erro
Questão 12 de 50 Q2055660 Q12 da prova
Marta, servidora pública federal, deseja solicitar aquisição de produtos considerados comuns que serão utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade onde exerce suas atribuições. Ao consultar o setor de compras da instituição, Marta foi informada que os produtos solicitados seriam adquiridos por meio de licitação. Também foi solicitado que Marta elaborasse o estudo técnico preliminar. Conforme dispõe a Lei nº 14.133/21, o estudo técnico preliminar conterá, entre outros, qual elemento?

Conforme dispõe a Lei nº 14.133/21, o estudo técnico preliminar conterá, entre outros, qual elemento?

Reportar Erro
Questão 13 de 50 Q2055662 Q13 da prova
José, servidor público federal estatuário, chefe do setor de patrimônio da instituição em que exerce sua função pública, deseja se candidatar a vereador municipal. Com dúvidas sobre o afastamento da licença para atividade política, questionou o departamento de gestão de pessoas sobre os possíveis efeitos de sua candidatura. Ao analisar o requerimento de José, qual resposta, informada pelo departamento de gestão de pessoas, está em conformidade com a Lei nº 8.122/90?

Ao analisar o requerimento de José, qual resposta, informada pelo departamento de gestão de pessoas, está em conformidade com a Lei nº 8.122/90?

Reportar Erro
Questão 14 de 50 Q2055664 Q14 da prova
Em uma investigação policial foi constatado que Túlio, servidor público federal, recebia vantagem indevida em razão de sua função. De acordo com o Decreto-Lei nº 2.848/40, a conduta praticada por Túlio é tipificada em qual crime?

De acordo com o Decreto-Lei nº 2.848/40, a conduta praticada por Túlio é tipificada em qual crime?

Reportar Erro
Questão 15 de 50 Q2055665 Q15 da prova
De acordo com Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as atividades de tratamento de dados pessoais deverão observar boa-fé e princípios. João solicitou ao órgão público informações a respeito de seus dados pessoais arquivados na repartição. Pelo princípio do livre acesso aos dados, previsto na referida norma, João possui a garantia de:

Pelo princípio do livre acesso aos dados, previsto na referida norma, João possui a garantia de:

Reportar Erro
Questão 16 de 50 Q2055667 Q16 da prova
Em atividades diárias, como o processamento de dados de análises clínicas ou a gestão de arquivos relacionados a diagnósticos, é essencial manter o sistema de arquivos e dados seguros e organizados no Windows. Um dos desafios é evitar que algum arquivo sensível seja acessado ou modificado sem a devida autorização. Com base nas funcionalidades do MS-Windows, qual é o local adequado para configurar permissões específicas de leitura, gravação e execução em pastas que contêm dados críticos?

Com base nas funcionalidades do MS-Windows, qual é o local adequado para configurar permissões específicas de leitura, gravação e execução em pastas que contêm dados críticos?

Reportar Erro
Questão 17 de 50 Q2055669 Q17 da prova
Ao redigir documentos como relatórios ou trabalhos acadêmicos, é comum a necessidade de organizar o conteúdo em seções que comecem em uma nova página, sem alterar a formatação do restante do texto. No Microsoft Word, qual ferramenta permite iniciar, manualmente, uma nova página, mantendo a estrutura do documento inalterada?

No Microsoft Word, qual ferramenta permite iniciar, manualmente, uma nova página, mantendo a estrutura do documento inalterada?

Reportar Erro
Questão 18 de 50 Q2055670 Q18 da prova
O Google Chrome oferece o modo de navegação anônima, que protege a privacidade do usuário ao não armazenar certos tipos de dados. Qual é o tipo de dado salvo pelo Chrome após o fim da sessão de navegação anônima?

Qual é o tipo de dado salvo pelo Chrome após o fim da sessão de navegação anônima?

Reportar Erro
Questão 19 de 50 Q2055672 Q19 da prova
Você está utilizando uma planilha no MS Excel com 9 linhas de dados, da linha 2 até a linha 10. A Coluna A contém o status de cada aluno, indicando se ele concluiu ou não um curso com o valor "Concluído" ou "Não Concluído". Qual fórmula deve ser utilizada para contar quantos alunos concluíram o curso, ou seja, quantas células na Coluna A contêm o valor "Concluído"?

Qual fórmula deve ser utilizada para contar quantos alunos concluíram o curso, ou seja, quantas células na Coluna A contêm o valor "Concluído"?

Reportar Erro
Questão 20 de 50 Q2055674 Q20 da prova
Um vírus de computador é um tipo de programa malicioso que pode infectar um sistema, causando danos ou comprometendo a segurança dos dados. Qual ação é a mais eficaz para prevenir a infecção por vírus em um computador?

Qual ação é a mais eficaz para prevenir a infecção por vírus em um computador?

Reportar Erro
Questão 21 de 50 Q2055675 Q21 da prova
Dentre os tipos de analisadores de espectrômetro de massas, qual oferece espectro de baixa resolução e não seria elegível para determinação da fórmula molecular de uma substância desconhecida?

Dentre os tipos de analisadores de espectrômetro de massas, qual oferece espectro de baixa resolução e não seria elegível para determinação da fórmula molecular de uma substância desconhecida?

Reportar Erro
Questão 22 de 50 Q2055677 Q22 da prova
Para a análise de uma amostra complexa, que apresente uma série de substâncias orgânicas conhecidas de desconhecidas, tais como amostra de sangue, urina ou extrato de produto natural, qual método é elegível?

Para a análise de uma amostra complexa, que apresente uma série de substâncias orgânicas conhecidas de desconhecidas, quais métodos são elegíveis?

Reportar Erro
Questão 23 de 50 Q2055679 Q23 da prova
Na análise por cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas de alta resolução, com ionizador do tipo electrospray (LC-ESI-MS) e análise em modo positivo, de uma amostra contendo Tagitinina C, espera-se encontrar qual íon no espectro de massas do pico referente a essa substância?

Na análise por cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas de alta resolução, com ionizador do tipo electrospray (LC-ESI-MS) e análise em modo positivo, de uma amostra contendo Tagitinina C, espera-se encontrar qual íon no espectro de massas do pico referente a essa substância?

Reportar Erro
Questão 24 de 50 Q2055681 Q24 da prova
Para análises cromatográficas de ultra ou alta eficiência, é necessário o adequado preparo de amostras, principalmente para amostras complexas, como um extrato de planta ou uma amostra biológica. Dentre os métodos de preparo de amostras mais comuns, não é uma opção elegível:

Dentre os métodos de preparo de amostras mais comuns, não é uma opção elegível:

Reportar Erro
Questão 25 de 50 Q2055682 Q25 da prova
Para análises cromatográficas de ultraeficiência acoplada à espectrometria de massas, é necessário filtrar amostra antes de realizar a injeção. Qual filtro seria elegível para procedimento de preparo de amostra dissolvida em solução de metanol/água (1:1, v/v)?

Qual filtro seria elegível para procedimento de preparo de amostra dissolvida em solução de metanol/água (1:1, v/v)?

Reportar Erro
Questão 26 de 50 Q2055684 Q26 da prova
Para a identificação de uma substância orgânica desconhecida em concentração em níveis traços, é necessária a interpretação de resultados de estudos de espectrometria de massas. Nesse caso, qual tipo de experimento é necessário programar no equipamento de espectrometria de massas?

Nesse caso, qual tipo de experimento é necessário programar no equipamento de espectrometria de massas?

Reportar Erro
Questão 27 de 50 Q2055686 Q27 da prova
Para realizar análises de cromatografia acoplada à espectrometria de massas de alta resolução, é necessário que o equipamento esteja calibrado. Como essa calibração pode ser realizada?

Como essa calibração pode ser realizada?

Reportar Erro
Questão 28 de 50 Q2055688 Q28 da prova
Como deve ser realizada a análise de dados cromatográficos e espectrométricos?

Como deve ser realizada a análise de dados cromatográficos e espectrométricos?

Reportar Erro
Questão 29 de 50 Q2055689 Q29 da prova
Qual é o pico base em um espectro de massas obtido por equipamento de alta resolução e ionizador do tipo electrospray?

Qual é o pico base em um espectro de massas obtido por equipamento de alta resolução e ionizador do tipo electrospray?

Reportar Erro
Questão 30 de 50 Q2055691 Q30 da prova
Sobre a análise do espectro de massas do ácido clorogênico (estrutura abaixo e massa molecular: 354 g/mol), obtido por equipamento de cromatografia de ultraeficiência acoplado à espectrometria de massas, com ionização por electrospray (ESI) no modo negativo, espera-se detectar qual íon?

Espera-se detectar qual íon?

Reportar Erro
Questão 31 de 50 Q2055693 Q31 da prova
Com análise cromatográfica acoplada à espectrometria de massas com ionização por electrospray no modo positivo, utilizando fase móvel acidificada com ácido clorídrico (HCl), qual tipo de íons se espera encontrar?

Qual tipo de íons se espera encontrar?

Reportar Erro
Questão 32 de 50 Q2055694 Q32 da prova
No espectro de massas do ácido clorogênico (estrutura abaixo e massa molecular: 354 g/mol), obtido por equipamento de cromatografia de ultraeficiência acoplado à espectrometria de massas, com ionização por electrospray no modo negativo, detecta-se, intensamente, o íon 173 m/z. Isso se deve à:

Isso se deve à:

Reportar Erro
Questão 33 de 50 Q2055695 Q33 da prova
A análise de composição elementar, que pode ser realizada a partir de espectros de massas de amostras analisadas em espectrômetros de massas de alta resolução, fornece uma série de possíveis fórmulas. Nesse sentido, qual método não é elegível para essa finalidade e não garantiria um resultado confiável?

Qual método não é elegível para essa finalidade e não garantiria um resultado confiável?

Reportar Erro
Questão 34 de 50 Q2055697 Q34 da prova
Determine a provável fórmula do íon molecular referente à substância analisada, baseada na análise de seu espectro e análise de composição elementar. A substância foi analisada por meio de injeção direta em espectrômetro de massas de alta resolução com ionização do tipo electrospray no modo positivo. Espectro e resultados da análise de composição elementar fornecidos pelo software do equipamento de análise se encontram abaixo:

Qual é a provável fórmula do íon molecular referente à substância analisada, baseada na análise de composição elementar?

Reportar Erro
Questão 35 de 50 Q2055699 Q35 da prova
Para tentativa de identificação de substâncias conhecidas a partir de banco de dados contendo espectros de massas do tipo MS/MS, o banco de dados inelegível para esse caso é:

Qual banco de dados é inelegível para esse caso?

Reportar Erro
Questão 36 de 50 Q2055701 Q36 da prova
O Global Natural Products Social Molecular Networking (GNPS) tem grande relevância para usuários de diversas áreas da ciência que lidam com dados de cromatografia acoplada à espectrometria de massas. Nesse cenário, dentre as funcionalidades do GNPS, não é adequado utilizá-lo para:

Dentre as funcionalidades do GNPS, não é adequado utilizá-lo para:

Reportar Erro
Questão 37 de 50 Q2055702 Q37 da prova
Os diferentes modelos de cromatógrafos e espectrômetros de massas foram desenvolvidos para atender a diferentes aplicações. Logo, é necessário conhecer o que cada equipamento é capaz de realizar para auxiliar na tomada de decisão de qual e como devem ser as análises de interesse, caso a caso. Com relação à cromatografia em fase gasosa com ionizador por impacto de elétrons e analisador do tipo monoquadrupolo, é possível realizar:

Com relação à cromatografia em fase gasosa com ionizador por impacto de elétrons e analisador do tipo monoquadrupolo, é possível realizar:

Reportar Erro
Questão 38 de 50 Q2055704 Q38 da prova
Dentre os métodos de aquisição de dados de espectrometria de massas de alta resolução, que são importantes para permitir posterior identificação de substâncias em amostras complexas, qual método não seria elegível para essa finalidade?

Qual método não seria elegível para essa finalidade?

Reportar Erro
Questão 39 de 50 Q2055706 Q39 da prova
Em análise cromatográfica acoplada à espectrometria de massas para análise de amostras complexas, recomenda-se a utilização de uma mistura de padrões internos para:

Para que se recomenda a utilização de uma mistura de padrões internos?

Reportar Erro
Questão 40 de 50 Q2055707 Q40 da prova
A correta interpretação, tratamento e análise dos resultados de cromatografia acoplada à espectrometria de massas de uma série de amostras, simples ou complexas, é dependente de um bom delineamento experimental. Portanto, recomenda-se incluir, na sequência de análise, no mínimo:

O que se recomenda incluir, na sequência de análise, no mínimo?

Reportar Erro
Questão 41 de 50 Q2055709 Q41 da prova
Existem vários procedimentos de rotina de um cromatógrafo acoplado à espectrometria de massas de alta resolução. É inadequado afirmar que se trata de um procedimento de rotina:

É inadequado afirmar que se trata de um procedimento de rotina:

Reportar Erro
Questão 42 de 50 Q2055710 Q42 da prova
Análises de cromatografia acoplada à espectrometria de massas com método de ionização por electrospray sofrem interferências do eluente. Nesse caso, o que usualmente acontece?

O que usualmente acontece?

Reportar Erro
Questão 43 de 50 Q2055712 Q43 da prova
Para a tentativa de identificação de uma substância a partir do espectro de massas, obtido por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas -CG-MS, 70 eV, coluna cromatográfica do tipo DBS e analisador do tipo monoquadrupolo, preconiza-se:

Preconiza-se:

Reportar Erro
Questão 44 de 50 Q2055713 Q44 da prova
A espectrometria de massas de alta resolução fornece a massa acurada dos íons detectados. Para contribuir com a identificação das substâncias analisadas por essa técnica, é necessário interpretar corretamente o espectro de massas. O processo de identificação não é trivial e nem automatizado, e inicia-se por determinar a fórmula molecular considerando uma série de informações. As informações mais importantes nesse passo devem ser, com exceção de:

As informações mais importantes nesse passo devem ser, com exceção de:

Reportar Erro
Questão 45 de 50 Q2055715 Q45 da prova
Qual método deve ser selecionado como o de primeira escolha para a substância abaixo a ser quantificada em amostra de urina ou sangue? Cocaína

Qual método deve ser selecionado como o de primeira escolha para a substância abaixo a ser quantificada em amostra de urina ou sangue?

Reportar Erro
Questão 46 de 50 Q2055717 Q46 da prova
Realizou-se o preparo de 1 L de fase móvel: metanol/água (1:1, v/v) contendo 0,1% de ácido fórmico. Para seu preparo, considerando que o equipamento tem bom binária, é necessário:

Para seu preparo, considerando que o equipamento tem bom binária, é necessário:

Reportar Erro
Questão 47 de 50 Q2055719 Q47 da prova
Sobre o espectro abaixo obtido por cromatografia acoplada à espectrometria de massas (CG-MS), ionizador do tipo impacto de elétrons e analisador do tipo quadrupolo, analise as estruturas químicas 1, 2, 3 e 4:

A partir da análise do espectro e das estruturas químicas 1, 2, 3 e 4, é adequado afirmar que:

Reportar Erro
Questão 48 de 50 Q2055721 Q48 da prova
Em uma análise cromatográfica acoplada à espectrometria de massas, utilizando coluna de fase reversa e fase móvel gradiente, será impossível:

Será impossível:

Reportar Erro
Questão 49 de 50 Q2055722 Q49 da prova
Sobre os íons abaixo, é correto afirmar que:

É correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 50 de 50 Q2055724 Q50 da prova
Sobre as três substâncias analisadas abaixo, por espectrometria de massas com ionização do tipo impacto de elétrons, é correto afirmar que:

É correto afirmar que:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota