Considere as assertivas abaixo elencadas e assinale V para a verdadeira e F para a falsa: ( ) O gênero textual acima apresentado é uma charge. ( ) Ambos os garotos não compreenderam a notícia lida. ( ) O segundo garoto leu, mas nada entendeu. Isso significa que a taxa de escolarização subiu, porém a qualidade do ensino oferecida, não garante que os alunos compreendam os textos lidos. As assertivas são, respectivamente, de cima para baixo:
Na oração “...Li...mas não entendi quase nada!” o termo sublinhado pertence a mesma classe morfológica que o sublinhado na oração abaixo:
Na oração “Você leu essa notícia?”, com referência ao termo sublinhado, analise as assertivas abaixo: 1. É um pronome demonstrativo que indica que a pessoa ou objeto está longe do emissor ou falante e perto da pessoa com quem se fala. 2. É um pronome demonstrativo que indica que a pessoa ou objeto está perto do emissor ou falante. 3. É um pronome relativo. As assertivas são, respectivamente, de cima para baixo:
No primeiro quadrinho Calvin questiona Haroldo através da oração: “Você acredita que nossos destinos sejam determinados pelas estrelas?”. As palavras sublinhadas na oração, são classificadas como:
No segmento: “A vida é bem mais divertida quando você não é responsável pelos seus atos”, o sujeito é:
Considere o mesmo segmento “A vida é bem mais divertida quando você não é responsável pelos seus atos.” e assinale a alternativa em que a palavra destacada pertence a mesma classe gramatical da palavra destacada no segmento abaixo:
As palavras você e responsável são acentuadas pelo motivo que consta na alternativa:
O humor da piada reside no fato:
Na oração “Por que você tomou a medicação às seis da manhã se eu disse pra você tomar às nove?” o verbo tomar: 1. Pertence à primeira conjugação e é um verbo regular. 2. Está conjugado no modo indicativo, no pretérito perfeito. 3. O tempo em que ele está conjugado exprime um fato já concluído. Esta (a) correta (s) a (s) alternativa(s):
Em “Por que você tomou a medicação às seis da manhã se eu disse pra você tomar às nove?” 1. O uso do por que possui um caráter interrogativo, pois é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por qual motivo. 2. Por que é formado pela preposição por, seguida do pronome interrogativo que. 3. Com este uso, por que é formado pela preposição por, seguida do pronome relativo que. Esta (a) correta (s) a (s) alternativa(s):
Fabíola levou para a escola uma caixa com cartelas numeradas de 1 a 15. No verso de cada cartela havia uma questão de Matemática, cujo conteúdo havia sido estudado. Pediu para Pedro extrair um cartão da caixa e em seguida todos os alunos fizeram o exercício. A probabilidade do número do cartão sorteado por Pedro ter sido maior ou igual a 11 foi de:
Observe o quadro abaixo: Município Área (km²) Número de habitantes Mombuca 133,198 3.266 Rio das Pedras 226,139 29.508 Rafard 132,471 9.009 Tiete 404,396 41.622 Capivari 322.878 55.768 (Fonte: https://pt.wikipedia.org) Entre os cinco municípios citados no quadro, aquele que apresenta a menor densidade demográfica é:
Vera juntou suas economias e fez uma aplicação de R$500,00 para ganhar juros compostos de 2% ao mês. No final de três meses, o valor acumulado será de:
No açougue de Mário trabalham 9 rapazes com idades correspondentes a: 18 -19-21-22-24-27-27-29-29, cuja mediana dessas idades é:
Uma empresa foi chamada para cortar uma árvore que estava caindo. Chegando ao local, a empresa notou que essa árvore projetava uma sombra de aproximadamente 35 metros, e sua altura era desconhecida, então pegaram um medidor de ângulos para descobrir a altura da árvore. O observador se posicionou na ponta da sombra e descobriu um ângulo de 36º, até o topo da árvore. (Dados: sen36°=0,59; cos36°=0,81 e tg36°=0,73). Considere a altura do observador de 1,70 metros. Assim sendo, a árvore tem aproximadamente:
Para o seguinte conceito, identifique o tipo de demanda a que se refere: “Conjunto dos movimentos ou flutuações com período igual ou inferior a um ano, sistemáticos, mas não necessariamente regulares, que ocorrem numa série temporal. É o resultado de causas naturais, econômicas, sociais e institucionais”. Assinale a alternativa correta:
Leia as seguintes afirmações: I. A estocagem de medicamentos imunobiológicos requerem condições ótimas de estocagem, especialmente no que se refere a temperatura. II. As áreas de estocagem de medicamentos imunobiológicos devem ser em equipamento frigorífico, constituído de refrigeradores, “freezers” e câmaras frias. III. As medições de temperatura efetuadas devem ser registradas a cada 24 horas pelo responsável do almoxarifado. IV. A limpeza recorrente em superfícies próximas ao paciente: maçanetas, piso, banheiro, pias e torneiras, mesa acessória, bancada, grades e manivelas, campainha deve ser usado desinfetantes Hipoclorito de sódio 0,1 a 0,5%, álcool a 70%, ácido peracético 0,5%. Assinale a alternativa correta:
A farmácia é classificada conforme os seis grupos de atividades estabelecidos no Regulamento Técnico do art. 2º da Resolução -RDC nº 67, de 8 de outubro de 2007, de acordo com os critérios de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias. A Manipulação de medicamentos homeopáticos, pertence às atividades/natureza dos insumos:
Leia as afirmativas a seguir: I. Idiossincrasia é o termo que designa o medicamento específico que dilata a pupila. II. O objetivo da manipulação de fórmulas magistrais, oficinais e parenterais é proporcionar medicamentos com segurança e qualidade, adaptados à necessidade da população atendida, além de desenvolver fórmulas de medicamentos e produtos de interesse estratégico ou mesmo econômico. Possibilita o fracionamento e diluição dos medicamentos elaborados pela indústria farmacêutica, a fim de racionalizar sua utilização e distribuição. III. Drageia significa o estudo da dosagem ou um sistema de dosagem. IV. O linfócito B é uma célula que caracteriza a memória imunológica no organismo humano. V. Hidróxido de magnésio, óleo de rícino, óleo mineral são exemplos de purgativos, medicamentos que atuam no aparelho gastrointestinal. Assinale a alternativa correta:
Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta a associação correta entre a forma farmacêutica e suas características:
Leia a seguinte afirmação e assinale a alternativa correta: “O fármaco que se liga a um receptor sem causar sua ativação e, em consequência, impede que um agonista se ligue a esse mesmo receptor recebe a denominação de”:
Leia as seguintes afirmações: I. A via inalatória pode ser usada para os anestésicos voláteis e gasosos, servindo o pulmão tanto como via de administração quanto de eliminação. II. A troca rápida resultante da grande área e do fluxo sanguíneo possibilita a obtenção de ajustes rápidos na concentração plasmática. III. O ipratrópio, um antagonista de receptores muscarínicos, é usado como um broncodilatador inalado, pois sua alta absorção minimiza os efeitos adversos sistêmicos. IV. A aspirina (ácido acetilsalicílico) é o mais antigo anti-inflamatório não esteroidal, e administrada por via oral e absorvida rapidamente, sendo que 75% são metabolizados no fígado. V. A dispensação de medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, segundo as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano, é permitida à farmácia somente em caso de se tratar de medicação genérica ou similar. Assinale a alternativa correta:
Em relação a farmacodinâmica e demais conceitos, assinale a alternativa incorreta:
Com relação às propriedades físico-químicas dos fármacos, assinale a alternativa incorreta:
A estabilidade de um produto, conforme regulamentado pela Resolução ANVISA RDC nº 17, de 16/4/2010, deve ser determinada:
O Código de Ética Farmacêutica fornece os direitos do farmacêutico. Assinale a alternativa que corresponde a um deles:
O acompanhamento sistemático de indicadores relacionados ao consumo de medicamentos em populações com a finalidade de subsidiar medidas de intervenção em saúde pública, incluindo educação sanitária e alterações na legislação específica vigente, é denominado monitoramento:
Um relatório da Polícia Civil de São Paulo aponta para registros de depósitos em dinheiro feitos pelo PCC em favor do ex-jogador da seleção brasileira de futebol. O documento não cita o valor total dos repasses, mas os investigadores trabalham com a suspeita de que a organização criminosa teria comprado um terreno que pertencia ao ex-jogador em Alphaville, na cidade de Barueri, em São Paulo. Procurado pela reportagem de VEJA, o ex-jogador ainda não se pronunciou sobre o caso. (https://is.gd/u94qu0 . - Acesso em 10 de outubro de 2019.) E assim sendo, a Polícia investiga repasses em dinheiro do PCC ao ex-jogador:
A medalha de ouro no peito quase faz parte do traje dela no Mundial de ginástica artística. Em 8 de outubro, a ginasta de 22 anos mais uma vez brilhou para liderar a equipe que representa ao ouro. Foi o seu primeiro título em Stuttgart, o pódio que faltava para a marca histórica de 21 pódios dos Mundiais. Nenhuma outra ginasta tem tantas conquistas como ela. Uma lenda viva. (https://is.gd/nTuXtX - Acesso em 11 de outubro de 2019.) A notícia trata da ginasta:
Foi anunciado, na sexta-feira 11 de outubro, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2019, em cerimônia realizada em Oslo, capital da Noruega. O vencedor receberá a condecoração por sua atuação para o fim dos conflitos de seu país com a vizinha Eritreia. A entrega do prêmio acontecerá no dia 10 de dezembro, na mesma cidade norueguesa. (https://is.gd/6qUaU5 - Acesso em 11 de outubro de 2019.) O prêmio será entregue a:
































