Infere-se que a expressão no entanto, que inicia o texto, indica:
O trecho a língua internacional de grande parte do mundo mediterrâneo de então é:
No trecho o mundo em que ainda pensamos como o berço da civilização ocidental, o termo grifado é regido:
A palavra grifada na frase As traduções são um dos grandes catalisadores de revolução mundial é retomada na frase seguinte pelo termo:
No trecho talvez as tribos germânicas nunca tivessem se convertido ao cristianismo, a colocação pronominal está:
Em relação ao uso da Língua Portuguesa, em sua variedade padrão, observa-se que:
Antes da publicação na última edição do Manual de Redação da Presidência da República, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com a nova edição, adotaram-se nomenclatura e diagramação únicas e um único gênero. Qual?
Qual sentença está em consonância com a variedade padrão da Língua Portuguesa?
Josualdo foi recentemente empossado em cargo de nível E na mesma Universidade Federal em que Maria de Lourdes, sua companheira, exerce suas funções, também como servidora pública. Passados alguns meses de trabalho, Josualdo foi intimado para participar como testemunha em processo administrativo movido pelo chefe de Maria de Lourdes, tendo em vista algumas atitudes desta no desempenho de sua função. No entanto, Josualdo não comunica à autoridade competente a informação de que é companheiro de Maria de Lourdes e testemunha em favor da mesma. Para fins disciplinares, à luz da Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, temos que:
Maria, recém-aprovada em concurso público para determinada Universidade Federal, foi devidamente nomeada para tomar posse. Dentro dos prazos legais, tomou posse e entrou em exercício. Por ter que operar direta e permanentemente com Raios X, foi designada a exercer as atribuições referentes a seu cargo em local devidamente apropriado. Segundo a Lei nº 8.112/90, os servidores que operam com Raios X serão submetidos a exames médicos a cada período e os que os operam de forma direta e permanentemente gozarão de férias a cada semestre de atividade profissional. Sendo assim, pergunta-se: com que periodicidade Maria será submetida a exames médicos e a quantos dias de férias terá direito por semestre de atividade profissional?
Tício encontra-se em grave estado de saúde. Fulana de Tal, companheira de Tício, é servidora pública da Universidade Federal de Alfenas. Com o intuito de dar assistência ao tratamento de seu companheiro, Fulana de Tal buscou informações sobre a licença por motivo de doença em pessoa da família. A respeito da referida licença, a Lei nº 8.112/1990 dispõe que:
É sabido que a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 10.520/2002 instituem normas para licitações e contratos da Administração Pública e para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, respectivamente. Do que ambas tratam em comum é da especificação do objeto. Considerando as legislações citadas, pode-se dizer que:
Analise as seguintes afirmações acerca do uso de tabelas no LibreOffice Writer 6. 1) Cada célula pode ter uma cor de fundo diferente. 2) É possível ordenar valores de um conjunto de células. 3) Existe um recurso que torna possível transformar tabela em texto. 4) Uma célula pode conter valores numéricos, alfanuméricos e fórmulas. 5) Assim como em planilhas eletrônicas, uma tabela pode conter células protegidas. 6) Quando uma tabela ocupa mais de uma página do documento, é possível configurá-la para repetir as linhas de cabeçalho nas páginas que ela ocupa. Agora assinale a alternativa CORRETA sobre veracidade das afirmações listadas acima.
Você está utilizando um computador com o sistema operacional Linux Ubuntu. Você deseja copiar o arquivo “documento.doc” de 300MB (trezentos megabytes) que está na pasta /home/silva para um pendrive. Entretanto, o pendrive tem a capacidade de 1GB (um gigabyte) e já contém o arquivo “video.mp4” com o tamanho de 900MB (novecentos megabytes). Sabendo que a partição em que se encontra o arquivo “documento.doc” tem mais de 2GB (dois gigabytes) livres e que você pode utilizar a pasta /home/silva, marque a sequência a ser utilizada para copiar o arquivo “documento.doc” para o pendrive e não perder o arquivo “video.mp4”, podendo manter uma copia do “video.mp4” no computador que você está utilizando. Considere, quanto aos comandos de atalho do teclado, que Ctrl + C copia, Ctrl + X recorta e Ctrl + V cola o arquivo selecionado na/da pasta selecionada.
Suponha que você deva enviar uma mensagem de e-mail para vários destinatários. Segundo a Cartilha de Segurança para Internet (CERT.br acessado em 01/02/2020) o campo “Bcc” (também chamado em português de “Cco”) no envio de e-mails deve ser utilizado com a seguinte finalidade:
Com relação às infecções urinárias, marque a alternativa INCORRETA.
Vibrio cholerae possui semelhança morfológica com Escherichia coli, uma vez que ambos são bastonetes gram negativos e não são formadores de esporos. No entanto, no caso de diagnóstico laboratorial de infecções gastrointestinais causadas por esses microrganismos, o crescimento e reações metabólicas em meios de culturas específicos, apresentados por cada um, permite a diferenciação entre eles de forma eficaz. Marque (V) Verdadeiro ou Falso (F) para as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
A resistência bacteriana aos antimicrobianos tem causado grande preocupação, principalmente devido aos altos índices de infecção hospitalar. Dentre as técnicas laboratoriais disponíveis para testar a atividade antibacteriana, temos a técnica da difusão dos discos, técnicas de diluição para a determinação da Concentração Mínima Inibitória (CMI) do antimicrobiano e técnica para a dosagem sérica do antimicrobiano. Com relação ao exposto acima, marcar a alternativa INCORRETA.
Com relação à hemocultura, marcar a alternativa INCORRETA.
Nos seres humanos podemos encontrar 5 classes ou isotipos de imunoglobulinas ou anticorpos, que são denominados de IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Dentro desses isotipos, somente 2 (dois) anticorpos apresentam subclasses ou subtipos em humanos. Assinale a alternativa que contém os dois isotipos de anticorpos que possuem subclasses em humanos.
Leia o texto abaixo: “Refere-se à proporção de todos os pacientes com a doença que apresentam resultados positivos quando o teste em particular é utilizado.” O texto acima refere-se ao parâmetro sorológico:
Leia o texto abaixo: “O teste emprega cristais de colesterol que são sensibilizados com lecitina e cardiolipina, para a pesquisa de anticorpos na sífilis.” (Fonte: Ferreira, AW & Ávila, SLM. Diagnóstico Laboratorial das Principais Doenças Infecciosas e Auto-imunes. 2 ed. Ed. Guanabara Koogan, 2001). O texto acima refere-se a qual teste sorológico?
Na investigação de dor epigástrica recorrente em uma mulher de 35 anos de idade, índice de massa corporal (IMC) de 24,1 kg/m2, foram detectados níveis de triglicerídeos de 3.600 mg/dL. Ao exame físico, era digna de nota a presença de xantomas eruptivos (figura abaixo), bem como de hepatoesplenomegalia. Outros resultados bioquímicos: colesterol total = 180 mg/dL; colesterol HDL=30 mg/dL; triglicerídeos =2.330 mg/dL; colesterol não-HDL= 150 mg/dL; glicemia= 84 mg/dL; função tireoidiana normal. A inspeção do plasma estocado a 4ºC revelou uma camada cremosa sobre um infranadante límpido. Qual o diagnóstico mais provável?
R.S.I., mulher de 38 anos de idade, foi internada no hospital com glicemia de 793 mg/dL e cetonas (++) na urina. Não tinha história de diabetes, e uma consulta com o clínico geral, há 6 meses, mostrara glicemia de jejum normal. Havia perdido 14 Kg nos últimos 2 meses e vinha apresentando poliúria e polidipsia há 15 dias e falta de apetite. Não apresentava qualquer outra queixa. Ao exame físico: presença de acantose nigrans e obesidade mórbida I; índice de massa corporal= 41 Kg/m2. Exames laboratoriais: glicemia = 793 mg/dL; HbA1C= 12,2% (método certificado pelo NGSP), Na= 138 mEq/L; K=5,9 mEq/L; Cl= 100 mEq/L; HCO3-= 18 mEq/L; creatinina = 1,30 mg/dL; glicosúria= positivo (+++); cetonúria= positivo (++). Inicialmente, a paciente foi tratada com insulina, o que propiciou adequado controle da glicemia. A paciente recebeu alta hospitalar e nos 3 meses seguintes perdeu mais de 10 Kg seguindo orientação dietética. Nesse período, a necessidade de insulina foi diminuindo a ponto de não desaparecer. A glicemia passou a ser controlada com hipoglicemiantes orais. Sobre este caso, assinale a afirmativa CORRETA.
Para avaliar a filtração glomerular de um paciente de 50 anos, portador de hipertensão arterial, foi solicitada ao laboratório a estimativa do ritmo de filtração glomerular (RFG), cujo resultado foi igual a 68 mL/min/1,73 m2. Com base nessa informação, e considerando as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos disponíveis para a estimativa do RFG, assinale entre as opções abaixo o método mais recentemente recomendado para estimar o ritmo de filtração glomerular para o paciente acima citado.
Paciente do sexo masculino, 54 anos, refere que há 1 mês, começou com sensação de distensão abdominal, mal-estar e emagrecimento de 5 Kg. Há aproximadamente 1 semana, observou icterícia associada à colúria e acolia. É portador de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2. Entre os exames laboratoriais realizados, foram observados os seguintes resultados: Bilirrubina total: 12,8 mg/dL; Bilirrubina direta: 12,4 mg/dL; Fosfatase alcalina: 1152 UI/L (VR: 38-126 UI/L); Gama GT: 1032 UI/L (VR:12-43 UI/L); Albumina: 3,5 g/dL; AST: 42 UI/L (14-36 UI/L); ALT: 58 UI/ (9-52 UI/L). Sobre este caso, assinale a afirmativa CORRETA.
A análise do sedimento da urina pode revelar elementos importantes para o diagnóstico clínico em muitas condições, permitindo correlações com diferentes doenças renais. Relacione o elemento observado no sedimento urinário (coluna 2) com a situação clínica mais compatível (Coluna 1).
No laboratório clínico, os gráficos de Levey-Jennings são utilizados rotineiramente para o controle da qualidade analítica e podem ser analisados aplicando as Regras Múltiplas de Westgard. Sobre a regra 41S, assinale a alternativa CORRETA.
No que se refere à RDC Anvisa nº 302/2005, que dispõe acerca do Regulamento Técnico para o funcionamento de Laboratórios Clínicos e Postos de Coleta, assinale a alternativa INCORRETA.
Mulher de 40 anos com icterícia e fraqueza. Refere passado de febre reumática, sendo submetida a prótese mitral biológica. Há seis meses foi submetida à esplenectomia após acidente automobilístico. Os exames bioquímicos apresentaram níveis altos de bilirrubina indireta e desidrogenase lática. Apresenta hemoglobinúria. O hemograma mostra hemoglobina de 8,2 g/dL, VCM de 97 fL, 11.500 leucócitos/mm3, 730.000 plaquetas/mm3, e no esfregaço de sangue periférico é provável o encontro de:
A doença pró-trombótica hereditária mais comum é a:
Sobre o controle laboratorial do uso de anticoagulantes, é CORRETO afirmar que:
Em uma pesquisa de anticorpos irregulares negativa, após a adição de hemácias revestidas com IgG, observou-se que o resultado permaneceu inalterado. Diante desse fato, é possível concluir que:
Analise a classificação sanguínea apresentada abaixo: Classificação direta Classificação reversa Lectinas Anti-A Anti-B A1 A2 B O Anti-H Anti-A1 3+ 4+ 1+ 0 0 0 1+ 0 Com base nesses dados, o provável fenótipo é:
No exame parasitológico de fezes, utilizam-se métodos que permitem identificar diferentes formas evolutivas parasitárias. Os métodos de Kato-Katz e de coloração pela hematoxilina férrica podem ser utilizados, respectivamente, para:
Alguns helmintos como Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis e Ancylostoma duodenale apresentam o ciclo pulmonar como uma etapa de seu desenvolvimento. Dentro desse contexto é INCORRETO afirmar:
Os testes imunocromatográficos (ICT) para o diagnóstico da malária baseiam-se na detecção de antígenos parasitários presentes no sangue periférico do paciente. Entretanto, sua utilização não substitui a gota espessa, que ainda é o método de escolha para o diagnóstico dessa parasitose. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Considere que uma amostra de sangue tenha sido colhida de um paciente com suspeita de doença de Chagas e enviada a outra cidade para análises laboratoriais com a finalidade de se confirmar o diagnóstico. Assinale a opção CORRETA acerca dessa situação hipotética.
O pH do sêmen reflete o equilíbrio entre os valores de pH das diferentes secreções das glândulas acessórias, principalmente a secreção vesicular seminal alcalina e a secreção prostática ácida, sendo necessário considerar que:
Dentre as análises microscópicas do sêmen, no espermograma de rotina, inclui-se a análise da motilidade dos espermatozoides, sendo correto afirmar que:
A microscopia de contraste de fase é recomendada para todos os exames de preparações de sêmen fresco. Essa análise fornece uma visão geral da amostra, que revela a presença de muco, agregados ou aglutinados de espermatozoides, a presença de outros tipos celulares além dos espermatozoides, a presença de cabeças ou caudas isoladas dos espermatozoides, a motilidade dos espermatozoides e, ainda, a diluição necessária da amostra para a contagem de espermatozoides posteriormente em câmara de Neubauer. Para tanto, deve-se considerar que:





















