As palavras está, eficácia, filósofo, saúde se encontram corretamente acentuadas. Assinale a alternativa cujas palavras deverão receber acento gráfico pela mesma razão.
"Então eu acho que às vezes a discussão fica meio de grife. A classe média alta discutindo um país que não existe."( Pondé, entrevista)
Todas as palavras do excerto estão corretas ortograficamente, marque a alternativa, em cujo período, a lacuna da palavra deverá ser preenchida com o dígrafo de discussão.
"Então eu acho que, às vezes, a discussão fica meio de grife. A classe média alta discutindo um país que não existe."(Pondé, entrevista)
"às vezes" é uma locução adverbial feminina e por isso o acento grave é obrigatório. Identifique a única alternativa em que o referido acento foi empregado de acordo com as regras gramaticais.
"Então eu acho que, às vezes, a discussão fica meio degrife.
A classe média alta discutindo um país que não existe."(Pondé, entrevista)A palavra meio, no sintagma em enfoque, está empregada corretamente por ser, nesse caso, palavra invariável. Assinale a assertiva em que a referida palavra recebe idêntica classificação morfológica e sintática e esteja empregada corretamente.
"Quando se trata das previsões para o pós-pandemia, Pondé rebate o otimismo desmesurado dos que acreditam que o mundo a partir de agora será um mundo sem consumo. "(...) As pessoas não vão se tornar ‘não consumistas’ de uma hora para a outra, porque inclusive o consumo é uma prática que sustenta a economia", justifica.
(Pondé, entrevista)
Analise o período acima quanto à colocação dos elementos vocabulares, assinalando em seguida a única alternativa correta.
"Quando se trata das previsões para o pós-pandemia, Pondé rebate o otimismo desmesurado dos que acreditam que o mundo a partir de agora será um mundo sem consumo. "(...) As pessoas não vão se tornar ‘não consumistas’ de uma hora para a outra, porque inclusive o consumo é uma prática que sustenta a economia", justifica
(Pondé, entrevista)
Identifique a única alternativa em que exista uma palavra com identidade de significação da palavra desmesurado no contexto.
"Guimarães Rosa era médico. Portanto, ele estaria, se vivo estivesse, provavelmente envolvido num trabalho de busca de proteger a vida. Das várias vezes em que Riobaldo diz, numa delas é um pouco mais inclemente porque ele diz que "viver é muito perigoso, sempre acaba em morte".
(Cortella, entrevista)
Sobre o período acima, marque a alternativa correta.
"Estamos, ainda, muito mergulhados neste momento para entendê-lo. (...)A primeira é que precisamos ter cautela com a nossa arrogância enquanto humanidade."(Cortella, entrevista)Marque a única alternativa correta em relação aos elementos textuais acima.
"Estamos, ainda, muito mergulhados neste momento para entendê-lo. (...) A primeira é que precisamos ter cautela com a nossa arrogância enquanto humanidade."
(Cortella, entrevista)
Assinale a única alternativa correta sobre o período acima.
"Reparou que nas últimas semanas diminuiu o lixo?
Dá até pra nadar!!"
Analise morfológica e sintaticamente o período acima, marcando a única alternativa sem erro.
"Depende. Estamos em 2021, mas devido à pandemia podemos dizer que é um 2020 que não acabou..."Analise o período acima quanto aos aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos a fim de poder identificar abaixo, a única afirmativa correta.
Nas alternativas abaixo existe apenas uma que se encontra dentro das normas gramaticais oficiais, assinale-a.
Analise as assertivas abaixo para poder marcar a única alternativa correta.
Segundo o anuário de segurança pública, as regiões Nordeste e Norte têm as maiores taxas de mortes violentas no Brasil em 2020. Qual alternativa abaixo contém os estados que lideram as ocorrências dessas mortes?
A pandemia da covid-19 resultou em várias consequências na educação brasileira. Dentre elas, podemos afirmar:
Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de Coronavírusque não havia sido identificada antes em seres humanos. Acercado surgimento desse vírus, assinale a alternativa correta.
A cultura nos fornece um plano de ação capaz de nos guiar através de um mundo caótico e infinito de sensações. Ela torna a experiência do sujeito significativa, coerente e inteligível. Sobre CULTURA, podemos afirmar:
A tecnologia é uma ferramenta intrinsecamente ligada à nossa sociedade. Enquanto sua evolução representa um marco profundo em toda a História, a forma como a utilizamos gera sempre benefícios e desafios. Sobre as consequências trazidas ela tecnologia para a sociedade contemporânea, assinale a alternativa incorreta.
Segundo a ONU, a Venezuela é o país do mundo que mais perdeu população nos últimos cinco anos. É o único da América Latina que chegou a perder habitantes na última década. Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) sinalizam que mais de 5,6 milhões de venezuelanos emigraram nos últimos anos. Entre as causas dessa emigração, está:
No ano de 2020, ocorreram grandes eventos no mundo todo. Esses eventos impactaram ou vêm impactando diretamente na economia, na política e nas relações internacionais. Qual alternativa abaixo retrata um desses eventos?
Malala Yousafzai é uma jovem paquistanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Sobre ela, pode-se afirmar:
No dia 11 de setembro de 2001, dois aviões comerciais sequestrados foram arremessados contra dois edifícios do complexo World Trade Center, em Nova York, destruindo as chamadas "Torres Gêmeas", causando a morte de cerca de 3 mil pessoas. Qual alternativa abaixo está relacionada a esse evento?
Sobre a crise do Afeganistão, assinale a alternativa que contém as informações corretas.
Desenvolvimento sustentável diz respeito à busca de práticas de consumo consciente, de ações que visem ao desenvolvimento econômico sem prejudicar o meio ambiente.
Está relacionado a qualquer outro tipo de ação que procure cuidar da preservação do planeta e dos recursos finitos. Entre os principais problemas ambientais que assolam o mundo, está(ão):
Uma das alternativas energéticas disponíveis no mundo, a energia nuclear levantou diversas questões ao longo das últimas décadas com relação à sua utilização de forma segura. Sobre essa energia, pode-se afirmar:
A Educação é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e um dos instrumentos mais fortes para reduzir a pobreza, melhorar a saúde, a igualdade de gênero, promover a paz e a estabilidade mundial. Sobre o sistema educacional no mundo, qual alternativa está correta?
Os atuais problemas ambientais brasileiros estão bastante relacionados com o desenvolvimento da agropecuária, o extrativismo vegetal e a falta de infraestrutura das cidades. Assinale a alternativa que apresenta informações incorretas sobre eles.
Qual teoria enxerga o jornalista como um comunicador desinteressado que não reproduz nenhum tipo de ideologia ou opinião pessoal na reportagem, apenas conta os fatos como são da forma mais objetiva e imparcial possível?
Sobre a teoria do Gatekeeper, assinale a alternativa correta:
O prazo máximo para o jornalista entregar uma matéria antes de ela seguir para a edição é chamadode:
Assinale a alternativa correta sobre o termo STANDBY no jornalismo:
Você está em um teste de emprego para um jornal impresso. Nesta prova, precisa fazer a apuração de uma matéria com todos os elementos que a compõe. Quais dos itens abaixo não correspondem a esse critério:
O termo SOFT NEWS corresponde a qual das questões abaixo:
Sobre as editorias de um jornal impresso é correto afirmar:
"Cada seção do jornal, cada categoria de matéria passou a ser feita por um grupo e controlada por determinados indivíduos. A redação se subdividiu pelas funções de cada jornalista e pelos assuntos, que passavam a exigir cada vez uma maior especialização. A planificação resultou no desmembramento da redação em vários setores, com seus respectivos chefes." (RIBEIRO,2000: 261).
Sobre funções do jornalista numa redação de jornal impresso podemos assinalar apenas:
. [...] A Folha fez o Caderno de Informática; logo em seguida, o Estado também fez; o Estado não tinha o equivalente a uma Ilustrada; passou a ter o Caderno Dois. Mesmo a coluna social, o Estado não tinha e passou a ter. Eles fizeram uma mimese bem consciente dos processos que a Folha vinha adotando e que estavam sendo bem-sucedidos. (FRIAS FILHO apud ABREU et al., 2003:365)
No texto acima, o autor fala sobre:
O segundo parágrafo de uma matéria traz a repercussão das informações que abriram o texto jornalístico. Ele é chamado de:
Quando o lide traz informações que vão além da fórmula "o que", "quem", "quando", "onde" e "porque", tornando-se mais longo e rebuscado, é chamado de:
No telejornalismo, o processo de assistir o material gravado e anotar o tempo em que estão os momentos mais importantes para a edição é conhecido como:
Como é chamada a entrada do repórter durante a exibição de uma reportagem de TV?
No radiojornalismo, a seleção dos assuntos que vai abrir o noticiário em ordem crescente de importância é conhecida como:
Sobre a assessoria de imprensa, é incorreto afirmar:
Quando uma instituição opta por incluir um jornalista em seu quadro de comunicação ela tem por objetivo, exceto:
Em um gerenciamento de crise o jornalista assessor precisa:
Art. 5º. XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Sobre o artigo acima, presente na Constituição Federal, sobre uma das questões éticas do jornalismo, é incorreto afirmar:
O jornalismo multimídia ou webjornalismo precisa considerar algumas características próprias, exceto:
O advento da tecnologia fez com que o jornalismo ultrapassasse os limites dos veículos convencionais, conversando, muitas vezes, com a própria área do marketing. Hoje o profissional precisa estar atento ao que se chama de "brand journalism" ou "jornalismo demarca". Sobre essa tendência, é incorreto afirmar:
"Do mesmo modo que existem blogs que se parecem comjornais, há jornais que parecerão cada vez mais comum blog"- Javier Cremades, em A Força do Cidadão na Era Digital. Sobre esta perspectiva, marque a assertiva incorreta:
Recentemente, a ascensão do aplicativo ClubHouse, onde salas de bate-papo de áudio são criadas pelo público, mostrou que o formato de distribuição de conteúdo e máudio nas plataformas digitais tem uma grande potencialidade e interesse da audiência. Mercado crescente para os podcasts. Sobre esse formato de distribuição, assinale a alternativa incorreta:
Com o advento da internet e consequentemente das redes sociais, com o poder viral de distribuição das informações, surge também um outro fenômeno, que põe em xeque a autenticidade das notícias em circulação, as fake news. Sobre essas notícias falsas, assinale a alternativa incorreta:




























