Provas para Download

Prova Engenheiro Área: Elétrica - PROGESP/UFRGS
Visualizar os arquivos PDF
Ver engenheiro-area-eletrica.pdf
PDF
engenheiro-area-eletrica.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar engenheiro-area-eletrica.pdf
PDF
engenheiro-area-eletrica.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar engenheiro-area-eletrica.pdf
PDF
engenheiro-area-eletrica.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 48 Q1505370 Q1 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo. A preocupação com o tratamento dado aos animais que nos servem de alimento tem origem em um questionamento ainda maior, _____ qual a ciência tenta dar uma resposta: seriam os bichos capazes de desenvolver algum tipo de sentimento ou inteligência? Estudos recentes revelam que o cérebro de alguns animais processa tarefas antes atribuídas apenas a seres humanos. Já se sabe que os elefantes adotam um comportamento semelhante ao luto quando um integrante da manada morre. Pássaros como o corvo sabem confeccionar e usar ferramentas para construir seus ninhos. Ratos tendem a imitar os movimentos de outros membros da espécie ao vê-los se contorcer de dor. O exemplo mais notável de animal que apresenta um tipo de inteligência evoluída é o bonobo, um membro da família dos chimpanzés. Cientistas americanos conseguiram que um exemplar desses primatas desenvolvesse um sistema complexo de comunicação. Ele compreende cerca de 380 palavras e, por meio de um tabuleiro com cartões coloridos, as ordena de modo _____ compor frases. O bonobo também consegue expressar noções de tempo e grandeza. Com isso, os defensores dos animais ganharam mais argumentos para tentar mudar as leis a favor de seus protegidos. _____ dois anos, o Parlamento espanhol estendeu alguns direitos humanos a chimpanzés, gorilas, orangotangos e, claro, bonobos. O país das touradas decidiu que os primatas não podem ser torturados nem mortos (salvo em casos de defesa contra ataque). “Quando o homem começa a perceber que os animais têm algumas características semelhantes às suas, fica menos suscetível a submetê-los a tratamentos que resultem em dor ou sofrimento”, disse _____ VEJA a advogada americana Pamela Frasch, especialista em legislação dos direitos dos animais.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas das linhas 03, 21, 25 e 34.

Reportar Erro
Questão 2 de 48 Q1505372 Q2 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

O texto trata essencialmente

Reportar Erro
Questão 3 de 48 Q1505374 Q3 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes afirmações. I 8 A ciência conseguiu demonstrar que os animais possuem o mesmo grau de inteligência e de sentimentos dos humanos, o que impõe que não sejam mais submetidos a tratamentos que resultem em dor ou sofrimento. II 8 Considerando-se as descobertas acerca da possível semelhança entre animais e homens em relação à forma como pensam e sentem, os defensores dos animais sustentam que estes não devam mais ser usados como alimentos. III 8 O mais importante argumento em favor da tese de inteligência animal evoluída é o de semelhança com o homem no que concerne à linguagem. Quais estão de acordo as ideias veiculadas pelo texto?

Reportar Erro
Questão 4 de 48 Q1505376 Q4 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes propostas de substituição de expressões do texto. I 8 complexo (l. 18) por sofisticado II 8 cerca de (l. 19) por quase III 8 salvo (l. 29) por exceto IV 8 suscetível (l. 32) – por vulnerável Quais conservam o sentido original do texto?

Reportar Erro
Questão 5 de 48 Q1505378 Q5 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes propostas de reescrita do trecho Com isso, os defensores dos animais ganharam mais argumentos para tentar mudar as leis a favor de seus protegidos (l. 23825).

Reportar Erro
Questão 6 de 48 Q1505380 Q6 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes propostas de reformulação da pontuação do texto.

Reportar Erro
Questão 7 de 48 Q1505382 Q7 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes afirmações sobre o vocábulo que no texto.

Reportar Erro
Questão 8 de 48 Q1505387 Q9 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso), no que se refere à caracterização do processo de sufixação de palavras do texto.

Reportar Erro
Questão 9 de 48 Q1505388 Q10 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Em relação ao emprego de artigos no texto, considere as seguintes propostas de reescrita.

Reportar Erro
Questão 10 de 48 Q1505392 Q12 da prova
Instrução: As questões 01 a 12 referem-se ao texto abaixo.

Assinale a alternativa em que o segmento extraído do texto está corretamente classificado quanto à sua função sintática.

Reportar Erro
Questão 11 de 48 Q1505395 Q13 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo. Tenho medo da palavra "prático". Sempre me parece que o que é prático nos tira alguma coisa. Acho que tudo começou no dia em que cheguei da escola e vi cortado o abacateiro do quintal da minha infância. "É mais prático. Suja muito" – disse minha avó. Eu não podia acreditar. Já não bastava terem cimentado o gramadinho onde eu fazia incríveis florestas, agora eu teria apenas aquele toco no meio do cimento para sentar. Francamente! Não gosto do que é prático. Prático me parece mínimo, sem detalhes. E Deus mora nos detalhes. No mês passado, estive em temporada no centro do Rio. Fazia tempo que eu não andava por lá. Tentei achar um restaurante __________ eu costumava ir almoçar com meu pai. Era uma dessas tabernas da Lapa, pequenas, baratas e com comida maravilhosa – vinda de uma senhora portuguesa escondida na cozinha. Procurei loucamente pelas ruazinhas atrás da Cinelândia e quis gritar de alegria quando vi o mesmo letreiro ainda na porta. O lugar era o mesmo, mas tinha sido __________, os quadros, retirados das paredes e a comida, agora, era cobrada a quilo. Uma fila para servir, outra para pesar, bandejas, talheres ensacados, __________ de sal e nem sequer um caldeirão de caldo verde ou uma lasca de bacalhau que fosse no bufê. Achei que tinha mudado o dono e apenas mantido o nome, mas, quando olhei pelo quadradinho que dava pra cozinha, lá estava, curiosamente, a mesma senhora, castigada pelo tempo e pelo que é mais prático e econômico. Lembrei-me da minha avó. Também prática. Também portuguesa. Quando mandou cortar o abacateiro ainda fazia sua própria massa de pastel. Viva fosse, talvez já tivesse se rendido à massa pronta, comprada no supermercado. Teria meu perdão. Quem pode resistir ao que é mais prático e econômico num mundo que justifica tudo pelo custo e pela eficiência? Mas será que preciso mesmo ficar sacudindo travesseirinhos de sal úmido pelas mesas? Não consigo dizer __________ uma coisa tão banal me provoca tanto mal-estar, mas sei exatamente o conforto que me dá um guardanapo de pano furadinho num restaurante decadente que não se rendeu ao bufê a quilo. A felicidade não é prática e econômica. A felicidade mora nos becos. Quer coisa mais prática e econômica do que uma sala iluminada por uma lâmpada fluorescente? Quer coisa mais triste? Se tivesse ido ao restaurante para jantar, acho que choraria na calçada.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas das linhas 15, 23, 26 e 43.

Reportar Erro
Questão 12 de 48 Q1505398 Q15 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes afirmações. I 8 Pessoas que rejeitam o prático acreditam mais em Deus. II 8 Privilegiar o mais prático e econômico é algo que se impõe, nos dias de hoje, em nome do custo e da eficiência. III 8 A opção pela felicidade inclui contrariar o mais prático e econômico em certos momentos da vida. Quais correspondem a ideias veiculadas pelo texto?

Reportar Erro
Questão 13 de 48 Q1505400 Q16 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes propostas de reescrita do trecho Acho que tudo começou no dia em que cheguei da escola e vi cortado o abacateiro do quintal da minha infância. "É mais prático. Suja muito" – disse minha avó. (l. 03806)

Reportar Erro
Questão 14 de 48 Q1505402 Q17 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes afirmações sobre a pontuação do texto.

Reportar Erro
Questão 15 de 48 Q1505404 Q18 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Tendo em vista o emprego dos sinais de pontuação, considere as seguintes propostas de reformulação do trecho Era uma dessas tabernas da Lapa, pequenas, baratas e com comida maravilhosa – vinda de uma senhora portuguesa escondida na cozinha. (l. 16819)

Reportar Erro
Questão 16 de 48 Q1505406 Q19 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes propostas de reescrita de trechos do texto, envolvendo emprego de nexos coesivos.

Reportar Erro
Questão 17 de 48 Q1505408 Q20 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Em relação ao emprego de formas ou expressões verbais do texto, considere as seguintes propostas de reescrita do trecho Achei que tinha mudado o dono e apenas mantido o nome ... (l. 29830).

Reportar Erro
Questão 18 de 48 Q1505411 Q21 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Considere as seguintes afirmações sobre emprego de vocábulos do texto.

Reportar Erro
Questão 19 de 48 Q1505412 Q22 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Assinale a alternativa em que o sujeito da oração indicada classifica-se como indeterminado, do ponto de vista da norma gramatical.

Reportar Erro
Questão 20 de 48 Q1505414 Q23 da prova
Instrução: As questões 13 a 24 referem-se ao texto abaixo.

Assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso), no que se refere à caracterização morfológica de palavras do texto.

Reportar Erro
Questão 21 de 48 Q1505421 Q26 da prova

Conforme a Constituição Federal, o prazo de validade do concurso público será de

Reportar Erro
Questão 22 de 48 Q1505422 Q27 da prova

O servidor público será aposentado compulsoriamente

Reportar Erro
Questão 23 de 48 Q1505428 Q30 da prova

Conforme a Lei n.º 8.112/1990, considere as seguintes assertivas:

Reportar Erro
Questão 24 de 48 Q1505432 Q32 da prova

Conforme a Lei n.º 8.112/1990, considere as seguintes assertivas:

Reportar Erro
Questão 25 de 48 Q1505434 Q33 da prova

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as seguintes assertivas:

Reportar Erro
Questão 26 de 48 Q1505438 Q36 da prova

De acordo com a norma Iluminância de Interiores NBR 5413, a unidade do limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero, é denominada

Reportar Erro
Questão 27 de 48 Q1505440 Q37 da prova

De acordo com norma Iluminância de Interiores NBR 5413, o fator que não é determinante de iluminamento adequado é

Reportar Erro
Questão 28 de 48 Q1505441 Q38 da prova

Em relação aos tipos de lâmpadas, assinale a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 29 de 48 Q1505442 Q39 da prova

A utilização de chaves estrela-triângulo para partida de motores elétricos de indução

Reportar Erro
Questão 30 de 48 Q1505444 Q40 da prova

A rotação de um motor assíncrono trifásico de 6 polos, 50 Hz, com escorregamento 2% é igual a

Reportar Erro
Questão 31 de 48 Q1505445 Q41 da prova

A frequência das correntes rotóricas de um motor assíncrono trifásico de 6 polos, 50 Hz, com escorregamento 2%, é igual a

Reportar Erro
Questão 32 de 48 Q1505448 Q43 da prova

Um transformador monofásico 10000 / 200 V, 50 kVA apresenta impedância porcentual de 5%. Estando os terminais secundários em curto-circuito, a tensão primária necessária para fazer circular a corrente nominal no secundário é

Reportar Erro
Questão 33 de 48 Q1505450 Q44 da prova

Considere as seguintes afirmações sobre a norma Instalações Elétricas de Baixa Tensão NBR 5410:

Reportar Erro
Questão 34 de 48 Q1505454 Q46 da prova

Considere as seguintes afirmações sobre a aplicação de dispositivos diferenciais-residuais:

Reportar Erro
Questão 35 de 48 Q1505455 Q47 da prova

Considere as afirmações abaixo em relação à norma Instalações Elétricas de Baixa Tensão NBR 5410.

Reportar Erro
Questão 36 de 48 Q1505457 Q48 da prova

Em relação à norma Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas NBR 5419, considere as afirmações abaixo.

Reportar Erro
Questão 37 de 48 Q1505458 Q49 da prova

Assinale a alternativa correta, de acordo com a norma Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas NBR 5419.

Reportar Erro
Questão 38 de 48 Q1505461 Q51 da prova

Na medição da potência média com o emprego do método dos dois wattímetros aplicado a um sistema trifásico equilibrado sob excitação sinusoidal e sem neutro, observa-se que

Reportar Erro
Questão 39 de 48 Q1505462 Q52 da prova

Dois indutores, com indutâncias próprias L1 = 3 mH e L2 = 6 mH, estão magneticamente acoplados através de uma indutância mútua de valor M = 4 mH. A associação série destes indutores acoplados apresenta a indutância equivalente máxima de

Reportar Erro
Questão 40 de 48 Q1505464 Q53 da prova

A corrente elétrica no condutor neutro de uma pequena indústria apresenta o seguinte conteúdo harmônico, em termos de amplitude da corrente eficaz: 8 harmônica fundamental, I1=33 Arms 8 terceira harmônica, I3=10 Arms 8 quinta harmônica, I5=6 Arms. O valor da corrente elétrica que um amperímetro de valor eficaz verdadeiro (true RMS ammeter) deverá indicar é de

Reportar Erro
Questão 41 de 48 Q1505469 Q56 da prova

Considere uma linha de transmissão com tensão de 138 kV, nas suas extremidades, e com 1000 km de extensão. A reatância indutiva série desta linha é 0,5 Ω/km. Desprezando os efeitos resistivo e capacitivo, a potência máxima que pode ser transferida através desta linha de transmissão, em MW, é cerca de

Reportar Erro
Questão 42 de 48 Q1505470 Q57 da prova

Tanto as chaves como os disjuntores são dispositivos que permitem conectar ou desconectar dois condutores que fazem parte de uma rede de energia elétrica. Com base nessa premissa, considere as seguintes afirmações.

Reportar Erro
Questão 43 de 48 Q1505472 Q58 da prova

Quanto à especificação técnica exigida pela CEEE para TRANSFORMADORES DE POTENCIAL COM TENSÃO MÁXIMA IGUAL OU SUPERIOR A 69 kV, considere as seguintes afirmações.

Reportar Erro
Questão 44 de 48 Q1505473 Q59 da prova

Na Ponte de Wheatstone composta pelas impedâncias Z1, Z2, Z3 e Z4, a indicação do voltímetro de ferro móvel ideal, da Figura 3, será nula quando

Reportar Erro
Questão 45 de 48 Q1505475 Q60 da prova

À luz da teoria de circuitos, a impedância Z = R ± j X constitui um

Reportar Erro
Questão 46 de 48 Q1505477 Q61 da prova

Quanto aos principais métodos para projeto de iluminação, denominados Método dos Lumens e Método Ponto a Ponto, considere as seguintes afirmativas.

Reportar Erro
Questão 47 de 48 Q1505478 Q62 da prova

Dois transformadores de potência, quando ligados corretamente em paralelo, distribuem a potência entre si

Reportar Erro
Questão 48 de 48 Q1505480 Q63 da prova

Quanto ao rendimento de um transformador real, pode-se demonstrar que este rendimento atinge seu valor máximo quando

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota