Provas para Download

Prova Engenheiro Ambiental - Pref. Soledade/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver engenheiro-ambiental.pdf
PDF
engenheiro-ambiental.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar engenheiro-ambiental.pdf
PDF
engenheiro-ambiental.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 10 Q2322077 Q31 da prova

Um complexo industrial, visando aprimorar suas práticas de gestão de resíduos sólidos e alinhar-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contratou uma consultoria ambiental para desenvolver um novo plano de gerenciamento. O engenheiro ambiental responsável pela consultoria enfatizou a importância de seguir a hierarquia de gestão de resíduos estabelecida pela Lei Federal nº 12.305/2010. Durante a apresentação do plano para a diretoria, surgiram diversas propostas e questionamentos sobre a priorização das ações. Considerando os princípios da PNRS e a hierarquia de gestão de resíduos sólidos, assinale a alternativa que apresenta corretamente a prioridade estabelecida pela legislação para as ações de gestão e gerenciamento.

Reportar Erro
Questão 2 de 10 Q2322079 Q32 da prova

No contexto da avaliação de passivos ambientais em solo e água subterrânea, a compreensão das etapas e ferramentas é fundamental para a gestão de áreas potencialmente contaminadas. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. A avaliação preliminar tem como objetivo principal encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área, sendo realizada com base em levantamento histórico e inspeção do local.
II. O modelo conceitual, elaborado como produto da avaliação preliminar, deve propiciar um entendimento sobre as condições atuais e passadas da área, expressando inclusive as incertezas resultantes desta compreensão.
III. A investigação confirmatória é a etapa subsequente à avaliação preliminar, caso esta identifique indícios de contaminação, e tem como objetivo verificar a existência ou ausência de contaminação por meio de coleta e análises químicas de amostras representativas.
IV. As ferramentas de resposta rápida, como PID e FID, são utilizadas exclusivamente na fase de investigação detalhada, não sendo aplicáveis na investigação confirmatória para refinar o modelo conceitual.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 3 de 10 Q2322081 Q33 da prova

Em um projeto de recuperação de uma área degradada por atividade de mineração, um engenheiro ambiental precisa definir as estratégias para a revegetação e estabilização do solo. A escolha das espécies vegetais e das técnicas de manejo deve considerar as características do ecossistema local e os princípios da sucessão ecológica. Sobre a caracterização e recuperação de áreas degradadas, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 4 de 10 Q2322082 Q34 da prova

Em uma bacia hidrográfica classificada com alto grau de estresse hídrico, o Comitê de Bacia Hidrográfica local está avaliando múltiplos pedidos de outorga para uso da água, incluindo captação para irrigação agrícola, abastecimento de uma nova indústria e um pequeno projeto hidrelétrico. Simultaneamente, a população ribeirinha tem reportado dificuldades no acesso à água para consumo humano e dessedentação de animais. A deliberação do Comitê deve ser pautada pelos princípios e instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Considerando a situação descrita e os preceitos da Lei Federal nº 9.433/1997, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 5 de 10 Q2322084 Q35 da prova

Em um sistema de drenagem urbana, um engenheiro ambiental monitora um trecho de canal aberto onde ocorre um escoamento não permanente, caracterizado por variações significativas de vazão e nível d'água ao longo do tempo. Para uma análise precisa da dinâmica do fluido nesse segmento, é essencial aplicar o princípio da conservação da quantidade de movimento, que considera o balanço das forças atuantes sobre o volume de água. Considerando um segmento de controle infinitesimal nesse trecho de escoamento não permanente e as forças de gravidade, atrito e pressão, assinale a alternativa que descreve corretamente a contribuição dessas forças para a aceleração do escoamento e a variação da quantidade de movimento.

Reportar Erro
Questão 6 de 10 Q2322086 Q36 da prova

Um estudo de monitoramento ambiental em um lago utilizado para abastecimento público revelou as seguintes características ao longo de um ano:
• Concentração média anual de Fósforo Total: 0,35 mg/L.
• Dinâmica do oxigênio na camada inferior (hipolímnio): Observação de anoxia persistente durante os períodos de estratificação térmica e concentrações de oxigênio dissolvido frequentemente abaixo de 2 mg/L nas demais épocas.
• Biomassa fitoplanctônica: Ocorrência frequente de florações de cianobactérias, resultando em problemas de toxicidade e alterações perceptíveis de sabor e odor na água.
Com base nesses dados relacionados à qualidade da água, analise as assertivas a seguir:
I. O corpo d'água pode ser classificado em um estado trófico avançado, como hipereutrófico, considerando a elevada concentração de Fósforo Total, a anoxia persistente no hipolímnio e a proliferação de cianobactérias, que são indicadores de um ecossistema aquático com excesso de nutrientes.
II. Em comparação com um lago em estágio mesotrófico, o tratamento da água para consumo humano proveniente deste lago enfrentaria desafios significativamente maiores, incluindo a necessidade de remoção de toxinas produzidas por cianobactérias e o controle de problemas de sabor e odor, o que demandaria tecnologias de tratamento mais complexas e custos operacionais mais elevados.
III. Uma consequência ecológica direta deste elevado estado trófico seria a drástica redução da biodiversidade aquática, especialmente de espécies sensíveis à baixa concentração de oxigênio, enquanto um impacto socioeconômico incluiria o aumento dos custos de tratamento da água e a potencial desvalorização de propriedades nas margens do lago devido à deterioração da qualidade ambiental.
IV. A concentração de Fósforo Total de 0,35 mg/L, por si só, seria suficiente para classificar o lago como eutrófico, independentemente dos outros indicadores, pois este valor excede o limite tipicamente associado a corpos d'água oligotróficos.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 7 de 10 Q2322087 Q37 da prova

Um engenheiro ambiental, ao revisar o histórico de monitoramento de um reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB) em uma estação de tratamento de efluentes industriais, observa uma tendência preocupante: a eficiência de remoção de matéria orgânica tem diminuído progressivamente, acompanhada por uma notável redução no volume de biogás produzido e uma alteração em sua composição. Ao analisar os parâmetros internos do reator, verifica-se que o pH tem se mantido consistentemente abaixo da faixa ideal para a metanogênese, a alcalinidade total está em níveis consideravelmente reduzidos e a concentração de ácidos orgânicos voláteis (AOV) tem aumentado significativamente. Adicionalmente, testes de atividade do lodo indicam uma capacidade metanogênica específica (AME) substancialmente inferior ao esperado. Com base nesses indicadores e nos princípios de monitoramento e controle de reatores anaeróbios, qual deve ser a conclusão mais provável do engenheiro sobre a condição do reator e qual é a principal causa do problema evidenciado?

Reportar Erro
Questão 8 de 10 Q2322089 Q38 da prova

Uma empresa de beneficiamento de produtos químicos foi flagrada pela autoridade ambiental descartando resíduos líquidos diretamente em um rio, sem o devido tratamento e em desacordo com as normas legais e regulamentares pertinentes. A conduta resultou em grave poluição hídrica, afetando a fauna aquática e o abastecimento público de água de uma comunidade vizinha. A autoridade lavrou o auto de infração e instaurou o processo administrativo. Com base exclusivamente na Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assinale a alternativa correta sobre as sanções administrativas aplicáveis e os procedimentos correlatos.

Reportar Erro
Questão 9 de 10 Q2322091 Q39 da prova

Um engenheiro ambiental, durante uma fiscalização de rotina em uma indústria de produtos químicos, observa a área de armazenamento temporário de resíduos sólidos perigosos. Ele constata que tambores contendo "ácidos gastos" estão armazenados lado a lado com tambores de "líquidos fortemente alcalinos". Não há qualquer tipo de barreira física ou segregação entre esses dois tipos de resíduos. Considerando as diretrizes da NBR 12235:1992 e os princípios de segurança no manuseio de substâncias incompatíveis, assinale a alternativa que apresenta a orientação mais adequada que o engenheiro deve fornecer à empresa para garantir a conformidade e a segurança ambiental.

Reportar Erro
Questão 10 de 10 Q2322093 Q40 da prova

Uma indústria de tratamento de superfícies metálicas e plásticas que realiza processos de pintura e secagem/cura busca implementar as Melhores Tecnologias Práticas Disponíveis (MTPD) para reduzir suas emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) e otimizar o consumo de energia. A empresa deseja uma solução abrangente que contemple tanto a minimização na fonte quanto o tratamento dos efluentes gasosos. Qual das seguintes abordagens representa a solução mais completa e eficaz para o controle de COV e a eficiência energética nessa indústria?

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota