Referente ao descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, analise as assertivas a seguir:
I. Degradação microbiana, adsorção e volatilização são fatores que influenciam na dinâmica biológica de agrotóxicos e resíduos de embalagens no solo.
II. Toda e qualquer embalagem de agrotóxico para ser destinada à reciclagem deve, primeiro, passar pela tríplice lavagem.
III. Embalagens plásticas têm como destino o derretimento e o reaproveitamento na fabricação de tubulações para água não potável ou de reúso.
IV. Embalagens com resíduos podem gerar notificação ao produtor, que pode ser penalizado.
Quais estão corretas?
Sobre manejo e conservação dos solos, analise as assertivas a seguir:
I. Quanto maior o teor de argila de um solo, maior é a tolerância à perda de solo por erosão hídrica.
II. Solos arenosos apresentam menor propensão de formação de selo e crosta frente aos argilosos.
III. A condutividade hidráulica saturada de um solo tende a ser tão maior quanto menor o teor de argila dele.
IV. Solos arenosos apresentam maior amplitude térmica em relação aos argilosos.
Quais estão corretas?
A maior parte dos problemas relacionados a agrotóxicos está associada à tecnologia de aplicação e ao posicionamento de produtos em campo. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:
I. As cores das pontas de pulverização têm por base a indicação do ângulo de formação do leque ou cone, bem como da vazão de produto.
II. Ao dobrar a pressão hidráulica de uma ponta de pulverização, dobra-se a vazão de produto.
III. Um filtro malha 80 mesh é menos restritivo do que um filtro malha 30 mesh.
IV. A troca de uma ponta de aplicação deve ocorrer quando a vazão ultrapassar 20% da vazão nominal na mesma pressão hidráulica.
Quais estão INCORRETAS?
Referente à fertilidade dos solos, analise as assertivas a seguir:
I. Quanto maior o teor de matéria orgânica de um solo, maior será a quantidade de calcário a ser aplicada para mudança de uma unidade de pH.
II. Solos arenosos, ainda que ácidos, respondem mais rapidamente do que os argilosos à correção do pH com gesso agrícola.
III. A necessidade de calagem em solos arenosos pode ser calculada levando em conta o teor de matéria orgânica e de alumínio trocável do solo, sendo esta a forma mais adequada de se chegar à dose correta de corretivo de solo nestes solos.
IV. A necessidade de calagem é um parâmetro qualitativo e não quantitativo.
Quais estão corretas?
O solo é a base de qualquer sistema produtivo em larga escala. Logo, avaliar as condições de sua fertilidade é fundamental para garantir a sustentabilidade ao longo das gerações. Referente à avaliação da fertilidade dos solos, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A amostragem de solo em sistema plantio direto consolidado deve ocorrer na camada de 0 -20 e de 20 a 40 cm.
( ) O uso de amostras georreferenciadas é indicado apenas para situações em que se realiza agricultura de precisão.
( ) A amostragem de solo deve ocorrer ao menos três meses antes da implantação da cultura de interesse.
( ) Em solos manejados em sistema de plantio direto, a amostragem pode ser feita com qualquer trado, dando preferência para os trados do tipo holandês ou de rosca, por facilitar a coleta e acelerar o processo.
( ) Para culturas conde, serão implantadas plantas frutíferas ou florestais; para a camada diagnóstica da fertilidade, a amostragem deve ser estratificada em 0 -10, 10 -20 e 20 a 30 cm de profundidade, a fim de garantir a coleta precisa de informações, uma vez que essas culturas permanecerão por mais tempo do que as demais culturas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
Referente à calibração e regulagem de pulverizadores para químicos ou biológicos, analise as assertivas a seguir:
I. A mudança da vazão de calda por área pode ocorrer por meio da pressão hidráulica, da troca de ponta ou da velocidade de deslocamento do conjunto.
II. Quanto maior o ângulo de formação de um jato em leque ou cone, maior deverá ser a altura do barramento em relação ao alvo.
III. Considerando uma mesma ponta, na medida em que a pressão hidráulica é aumentada, a vazão e o diâmetro nominal das gotas aumentam.
IV. Pontas com sistema de indução de ar permitem a formação de gotas maiores, reduzindo a deriva de produtos em campo.
Quais estão corretas?
Referente à tecnologia na aplicação de agrotóxicos e biológicos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
( ) Quanto maior o déficit de pressão de vapor de água, menor será o tempo de “vida” de uma gota sobre um alvo.
( ) Quanto maior o diâmetro da gota, maior será a necessidade de carga elétrica sobre ela a fim de gerar atração com o alvo, sendo os melhores resultados observados com gotas de 200 micras e 15 kC de carga.
( ) O uso de umectantes tem por indicação a redução de deriva e a melhor fixação do produto no alvo.
( ) A ordem de mistura de produtos em tanque segue a lógica de primeiro os mais fáceis, seguidos dos de maior dificuldade, o que reduz a probabilidade de problemas de calda.
( ) A ausência de vento é uma das melhores condições para posicionamento de produtos em campo, uma vez que reduz as chances de deriva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Referente ao manejo e controle de plantas daninhas, analise as assertivas a seguir:
I. Estresses abióticos têm pouco ou nenhum efeito na dinâmica de herbicidas em plantas, uma vez que não atuam diretamente sobre a fisiologia da planta.
II. O uso de aplicações sequenciais com diferentes mecanismos de ação é uma estratégia para minimizar problemas de resistência de plantas daninhas.
III. A redução no volume de calda é uma estratégia que pode melhorar o funcionamento de alguns herbicidas posicionados em plantas.
IV. O controle do pH da água e da calda de aplicação é uma das estratégias fundamentais para melhoria do controle de plantas daninhas em nível de campo.
Quais estão corretas?
Quando se trata de tecnologia na aplicação de agrotóxicos, o foco central é o tipo de gota e o alvo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de gota (simbologia) à sua respectiva faixa de diâmetro médio volumétrico (μm).
Coluna 1
1. M.
2. F.
3. C.
4. VF.
5. XF.
Coluna 2
( ) 326-400
( ) >60
( ) 146-225
( ) 226-325
( ) 60-145
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação ao uso de corretivo de acidez do solo, analise as assertivas a seguir:
I. Considerando duas amostras de mesma quantidade de calcário, ambas de igual PRNT, aquela que tiver maior granulometria terá maior poder residual de correção do pH do solo.
II. A reatividade de um corretivo pode ser calculada com base na sua granulometria.
III. A eficiência de um corretivo depende de suas características químicas, expressas pelo poder de neutralização ou equivalente em carbonato de cálcio, e de suas características físicas, expressa pela reatividade.
IV. Uma rocha com potencial calcáreo que apresentar poder de neutralização de 90% e reatividade de 75% apresenta PRNT de 67,5%.
Quais estão corretas?
































