Segundo o Estatuto do Servidor Público de Joaçaba, está correta afirmar:
A Lei n. 13.465, de 11 de julho de 2017, refere-se à regularização fundiária rural e urbana; no artigo 19, sobre Demarcação Urbanística, o poder público poderá utilizar o procedimento, com base no levantamento da situação da área a ser regularizada e na caracterização do núcleo urbano informal a ser regularizado. O auto de demarcação urbanística deve ser instruído com os seguintes documentos:
As estações totais (total station) são medidores eletrônicos de ângulos e distâncias e são classificadas segundo os desvios padrão que as caracterizam. A classe de estações classificadas como média precisão devem possuir desvio padrão da precisão angular e da precisão linear, respectivamente, de (segundo NBR 13133) (ABNT, 1994):
Os tipos de levantamentos topográficos são divididos em planimétrico, altimétrico e planialtimétrico. Para o levantamento planialtimétrico são indicados os métodos por:
Equipamento que atinge baixas alturas de voo e permite, por meio do registro de imagens aéreas em alta resolução, mapear determinada região com possibilidade de sobreposição delas para estereoscopia:
Em um projeto de engenharia foi efetuado um levantamento topográfico de um terreno urbano. Para melhor representar o projeto foi elaborado um desenho na escala 1/75. O terreno apresenta em planta as seguintes dimensões: largura de 24 cm e comprimento de 52 cm. Quais seriam as medidas reais do terreno?
Ao efetuar um levantamento cadastral do eixo de uma via urbana, foi identificada a necessidade de prolongação da mesma para dar acesso a outras propriedades. Essa prolongação apresenta uma curva com deflexão de 73,687523º. Qual é o valor desse ângulo em graus, minutos e segundos?
Ao efetuar um projeto de terraplenagem para a abertura de uma via, elaboraram-se as seções transversais da via a cada 10 metros. A seguir estão representadas as seções referentes às estacas 11 e 12. Assinale a alternativa que apresenta o volume geométrico de solo que será escavado entre essas duas estacas.
Aerofotogrametria é o nome dado ao método de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, geralmente, com o fim de mapeamento. Assim como na fotointerpretação, as informações quantitativas estão registradas em cores (bandas) captadas através de uma câmera fotográfica ou métrica que capta a energia irradiada/refletida pelos objetos. Cada foto tirada em uma faixa de voo deve sobrepor-se a outra lateralmente e longitudinalmente, respectivamente, com sobreposição de, no mínimo:
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. São utilizados por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros. Os SIGs resultam da combinação entre três tipos de tecnologias distintos: o sensoriamento remoto, o GPS e o geoprocessamento. O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é:
A Lei complementar n. 137, do Município de Joaçaba, de 12 de fevereiro de 2007, em seu § 2º, estabelece que “Para áreas não parceladas que foram enquadradas como ZCA, porém, não possuam características como tal, o interessado deverá apresentar justificativas técnicas que embasem novo enquadramento na zona adjacente mais favorável, através do encaminhamento ao setor competente da Prefeitura da documentação relacionada [...]: a) Consulta Prévia; b) Requerimento com Justificativa e proposta; c) Matrícula do terreno; d) Levantamento planialtimétrico e laudo técnico [...]; e) Averbação da área [...]” Essa área deve apresentar declividade inferior a:
As modalidades da licitação são concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Dentre as alternativas a seguir, assinale a correta.
































