O Governo Estadual do Paraná publicou em nota que: “A Regional da Saúde de Cascavel registrou os primeiros casos autóctones de dengue” (PARANÁ, 2019). Nesse contexto, é CORRETO a firmar:
Qual das alternativas abaixo, refere-se a um tipo de incisão cirúrgica oblíqua, perpendicular à linha imaginária que une a cicatriz umbilical à crista ilíaca anterossuperior, e que é usada na apendicectomia?
Sobre os Resíduos da Sala de Vacinação é CORRETO a firmar:
De acordo com a Resolução COFEN 0509/2016, revogada pela Resolução COFEN 727/2023, e que atualiza a norma técnica para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e de fine as atribuições do enfermeiro Responsável Técnico, é CORRETO a firmar:
De acordo com a Resolução COFEN 358/2009 que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências, é CORRETO a firmar:
Qual das alternativas abaixo, apresenta uma teórica de Enfermagem que cria a Teoria dos Sistemas de Enfermagem, baseada nas necessidades de autocuidado e nas capacidades do paciente para desempenhar suas atividades de autocuidado?
Numa visita domiciliar, foi evidenciada uma pessoa idosa de 85 anos, acamada com oscilações da temperatura entre hipotermia e hipertermia relacionada a desidratação, inatividade, oscilação na temperatura ambiental e roupas inadequadas para temperatura ambiental. Dentre os Diagnósticos de Enfermagem da NANDA, qual das alternativas abaixo está CORRETAdiante da situação clínica?
De acordo com Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
Sobre terapia com anticoagulantes é CORRETO a firmar:
Chega na Unidade Básica de Saúde, um homem idoso de 78 anos acompanhado por sua mulher, com o seguinte quadro de incapacidade cognitiva: Inicio insidioso, sintomas cognitivos leves advindos a posteriori de sintomas motores, como bradicinesia, tremores de repouso e rigidez muscular. A mulher diz que ele está apresentando déficits de deglutição e déficit de memória. Diz que parou o uso contínuo de levodopa há um ano. Nesse caso, o(a) enfermeiro(a) que atender esse usuário, terá qual suspeita de acometimento cognitivo?
Dentre os cuidados ao fim da vida, o(a) enfermeiro(a) como parte integrante da equipe que está cuidando sob a demanda dos cuidados paliativos, precisa compreender todos os princípios que regem a morte digna (MALAGUTTI, AMARAL e SILVA, 2019). Nessa perspectiva, marque a alternativa CORRETA:
































