O emprego da forma verbal “faça”, no terceiro parágrafo, reforça, no comentário acessório entre parênteses, o sentido:
Miguel e Carlos treinam caminhadas e percorrem, cada um, determinada distância em 6 dias. No total, Miguel e Carlos caminham 132km. Carlos caminha 2km a mais que Miguel por dia. Então, Carlos e Miguel caminham, por dia, respectivamente:
Analise as proposições conjuntas abaixo. I. Zorro não é um cachorro. II. Se Tica é uma gata então Diva não é uma calopsita. III. Tica não é uma gata e Dori é uma tartaruga. IV. Ou Zorro é um cachorro ou Diva é uma calopsita. Considerando que todas as proposições conjuntas são verdadeiras, podemos concluir que:
Embalagens com 30g de creme para as mãos manipulados em farmácia levam 20g de um creme hidratante simples e rendem 60 aplicações. Para que se tenha um rendimento de 90 aplicações será necessário que:
A seguir está apresentada uma sequência numérica, na qual há uma regra que permite calcular o próximo elemento. 3,11,24, 42, 65, ...? Após definir a regra que calcula o próximo elemento, assinale a alternativa que corresponde ao 7º elemento da sequência.
Num ambulatório, considerando todas as especialidades, 3 não atrasam no atendimento; 2 atrasam 10 minutos; 2 atrasam 15 minutos e 3 atrasam 30 minutos. O tempo médio de atraso nesse ambulatório é:
Novo tratamento para emagrecimento vem sendo testado. Até o presente, há evidências de que o indivíduo submetido ao tratamento emagrece 20% do seu peso inicial, porém, depois de três meses do final do tratamento, recupera 10% do peso obtido com o tratamento. Dessa forma, um indivíduo que iniciou o tratamento com 103 kg, estará, três meses após o final do tratamento, na faixa de peso entre:
Os aplicativos de saúde estão cada vez mais presentes no dia a dia dos profissionais e pacientes. Eles auxiliam no agendamento de consultas, monitoramento de sinais vitais e acesso a informações médicas de forma rápida e acessível. Assinale a alternativa que apresenta um dos benefícios do uso de aplicativos de saúde para pacientes e profissionais.
No ambiente da saúde, o acesso rápido e preciso a informações confiáveis é essencial para a tomada de decisões clínicas e administrativas. Ferramentas de busca avançadas permitem que profissionais filtrem artigos científicos, protocolos de atendimento e diretrizes médicas, otimizando o processo de pesquisa. Em ferramentas de busca como o Google Acadêmico e a PubMed, assinale a alternativa que apresenta a técnica a ser utilizada para refinar a pesquisa e obter resultados mais relevantes.
Os navegadores de internet são ferramentas essenciais para profissionais da saúde que acessam prontuários eletrônicos, diretrizes médicas e plataformas de ensino a distância. Recursos como navegação anônima, armazenamento em cache e segurança de dados podem impactar diretamente a privacidade e a eficiência no uso dessas ferramentas. Assinale a alternativa que apresenta os recursos que melhor contribuem para a segurança de dados ao acessar sistemas de saúde por meio de navegadores.
Assinale a alternativa que apresenta a prática recomendada ao utilizar o e-mail para comunicação profissional na área da saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a tecla de atalho que permite ao usuário minimizar todas as janelas abertas e exibir a área de trabalho no Windows.
Com relação ao Microsoft Excel, analise a tabela a seguir. A B 1 Funcionário 1 1300 2 Funcionário 2 2000 3 Funcionário 3 2800 4 Funcionário 4 2100 Assinale a alternativa que apresenta qual função deve ser utilizada para calcular a média de valores contidos nas células B1 até B4.
Durante os primeiros anos da colonização portuguesa no Novo Continente, as terras que hoje compõem o estado de Sergipe integravam a capitania da ______, como determinava a Carta de Doação de 5 de abril de 1534 ao senhor Francisco Pereira Coutinho. No entanto, ela não tinha sido alvo de efetiva colonização e estava abandonada pela atuação portuguesa (adaptado de SANTOS, 2012). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Parte dos municípios de Sergipe está localizada no ______ brasileiro ou ______. Os municípios assim designados têm registros anuais de chuvas comumente abaixo de 800 mm (milímetros) e risco de seca superior a 60% (adaptado de CASTELHANO; PINTO, 2022). Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Pode-se falar em cultura sergipana como resultante de um processo cumulativo de experiências vividas pelos grupos humanos que se sucedem e interagem no estado. Ela se manifesta tanto nas expressões materiais quanto nas imateriais, como cantos, danças, religiosidade, culinária, artesanato e literatura. Entre as manifestações citadas abaixo, assinale aquela que está incorretamente relacionada com a cultura de Sergipe:
Desde a chegada dos colonos europeus na primeira metade do século XVI, as matas primárias que se distribuíam na faixa litorânea de Sergipe sofreram intensa exploração dos recursos naturais (adaptado de DIAS et al., 2019). Identifique os ciclos econômicos que contribuíram de forma intensa para a redução das florestas do litoral sergipano no século XVI, atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Ciclo do Ouro ( ) Ciclo do Pau-Brasil ( ) Ciclo do Café ( ) Ciclo da Mamona Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sergipe é um dos estados do Nordeste brasileiro. Tem como limites o Oceano Atlântico e outros dois estados. Exceto o Distrito Federal, é a menor Unidade Federativa brasileira em ______ e possui 75 municípios (adaptado de IBGE, 2025). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Este rio nasce na Bahia, faz divisa com Sergipe e perfaz uma área de drenagem de 2.558 km², abrangendo nove cidades. Seus usos estão associados à irrigação, mineração, atividades industriais, consumo humano e animal, pesca e atividades relacionadas ao turismo e lazer (adaptado de BARBOSA et al., 2019). Assinale a alternativa que apresenta o nome deste rio.
Entre 2010 e 2022, a população rural apresentou decréscimo em todas as regiões do Brasil. Os maiores percentuais de população urbana foram observados nas regiões Sudeste (94,44 %) (adaptado de IBGE, 2024). No que se refere à situação de domicílio em Sergipe, conforme dados do Censo Demográfico de 2022, assinale a alternativa correta.
Sergipe possui Produto Interno Bruto (PIB) industrial de R$ 11,7 bilhões, equivalente a 0,5% da indústria nacional. Emprega mais de oitenta mil trabalhadores na indústria. No que se refere ao setor secundário (industrial) em Sergipe, assinale a afirmativa correta.
A Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014 redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. I. Consideram-se doenças crônicas aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura. II. São objetivos da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas: realizar a atenção integral à saúde das pessoas com doenças crônicas, em todos os pontos de atenção, através da realização de ações e serviços de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde; e, fomentar a mudança no modelo de atenção à saúde, por meio da qualificação da atenção integral às pessoas com doenças crônicas e da ampliação das estratégias para promoção da saúde da população e para prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações. III. A Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas é estruturada pelos seguintes componentes: I - Atenção Básica; II - Atenção Especializada; III - Sistemas de Apoio; IV - Sistemas Logísticos; V - Regulação; e VI - Governança. IV. Os Sistemas de Apoio constituem apenas sistemas de apoio terapêutico. Estão corretas as afirmativas:
A Resolução nº 453/2012 dispõe sobre as diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde. Segundo esse diploma, o Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo que as vagas deverão ser distribuídas entre tais representantes. “As vagas para a composição do Conselho de Saúde deverão ser distribuídas da seguinte forma: (______) de entidades e movimentos representativos de usuários. (______) de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde. (______) de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos”. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Analise a situação hipotética apresentada abaixo. “A empresa ABC, francesa, pretende participar diretamente na assistência à saúde brasileira”. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Analise as situações hipotéticas abaixo, de acordo com o disposto na RDC nº 553, de 9 de agosto de 2017, que dispõe sobre a carta dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde, julgando as condutas como Corretas (C) ou Incorretas (I). ( ) Fulano chegou ao serviço de saúde com certa lesão grave. Então, foi removido, em tempo hábil e em condições seguras, para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema. ( ) Fulana compareceu ao serviço de saúde para uma consulta acompanhada de sua irmã. O profissional de saúde impediu a entrada da acompanhante ao consultório. ( ) Beltrano, ao buscar o serviço de saúde, foi informado de que não poderia ser atendido, pois havia sido atingida a quantidade de atendimento pré-determinada. ( ) Beltrana, adepta da religião muçulmana, compareceu ao serviço de saúde para atendimento utilizando uma vestimenta denominada burca, que cobre todo o corpo, inclusive o rosto. No entanto, foi informada de que não poderia ser atendida, tendo em vista que não havia profissional adequado para atender muçulmanos. Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Resolução - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, não compete à ANVISA, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:
Segundo a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), preceituada na Portaria nº 3.390, de 30 de dezembro de 2013, que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), os hospitais adotarão as seguintes estratégias de valorização dos trabalhadores, com exceção da:
De acordo com a Lei Estadual n° 2.148/1977, que institui o Regime Jurídico dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe, acesso é uma das formas de provimento em caráter efetivo caracterizada pela elevação do funcionário à classe superior àquela por ele titularizada, dentro ou fora da respectiva carreira. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta quanto ao acesso conforme estabelecido na referida Lei.
Assinale a alternativa correta acerca das penas disciplinares previstas na Lei Estadual n° 2.148/1977.
De acordo com a Lei Complementar Estadual nº 33/1996, que institui o Código de Organização e de Procedimento da Administração Pública do Estado de Sergipe, assinale a alternativa incorreta no que tange aos princípios gerais que regem a administração pública estadual no desempenho da sua função administrativa.
Considerando as disposições da Lei Estadual nº 7.821/2014, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para os Servidores Públicos Civis do Grupo Ocupacional da Saúde, integrantes da Administração Pública Estadual Direta, Autarquias e Fundações Públicas do Poder Executivo Estadual - PCCV/SAÚDE, assinale a alternativa incorreta acerca da gratificação por desempenho.
O Programa Nacional de Imunizações utiliza diferentes estratégias para captar a adesão do público-alvo a ser vacinado. Assinale a alternativa incorreta sobre o propósito da vacinação.
Paciente apresenta dificuldade súbita de falar, perda de força motora à esquerda e desvio de rima labial ao sorrir. Assinale a alternativa que apresenta a escala de avaliação neurológica correta em que esses achados são observados.
O complexo QRS representa a ______ e apresenta morfologia ______ altamente diferenciada, ao contrário das ondas P e T. O segmento ST é observado imediatamente no final do complexo QRS e início da onda T, geralmente adota um caráter isoelétrico, tolerando um desnivelamento máximo de ______ milímetro. Assinale alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O processo doação transplante é um procedimento médico composto por uma sequência de etapas que transforma os órgãos de uma pessoa falecida em órgãos transplantáveis. Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura proposta pela Organização Mundial de Saúde para “possível doador”.
O ______ mede o tempo que leva para o plasma coagular quando exposto ao fator tecidual. O resultado é medido em segundos e relatado junto com valor de controle e/ou relação normatizada internacional. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O exame sorológico é usado para identificar a presença ou revelar a ausência de anticorpos relacionados a um patógeno no sangue do paciente, bem como a presença do próprio patógeno. Assinale a alternativa sobre o status do hospedeiro que apresenta infecção recente por determinado vírus.
Sobre o manejo da crise em saúde mental, assinale a alternativa correta.
Sobre cuidados de enfermagem em pacientes com diagnóstico de pênfigo (fogo selvagem), assinale a alternativa incorreta.
De acordo com Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP) Brasil, sobre as recomendações de segurança para prevenção de erros de medicação envolvendo medicamentos potencialmente perigosos, assinale a alternativa incorreta.
É considerado caso suspeito de doença meningocócica em crianças acima de 1 ano de idade e adultos com febre, cefaleia, vômitos, rigidez da nuca e outros sinais de irritação meníngea como Sinal de ______, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A evolução de enfermagem é uma atribuição privativa do enfermeiro além de constituir um dever. Assinale a alternativa que apresenta o que o enfermeiro deve registrar no prontuário para ser considerado um documento legal.
A gerência do cuidado é um dos principais eixos da atuação profissional dos enfermeiros nos serviços de saúde. Assinale a alternativa incorreta sobre estratégias de gerência de cuidados utilizadas pelos enfermeiros para a governança da prática de enfermagem.
Na abordagem eletiva da fibrilação atrial, a dose de energia inicial monofásica recomendada é de ______, já a bifásica é de ______. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o sistema endócrino, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre o nome da principal síndrome em infecções sexualmente transmissíveis e o respectivo agente etiológico.
Assinale a alternativa correta sobre o regulamento que dispõe sobre detergentes enzimáticos de uso restrito em estabelecimento de assistência à saúde com indicação para limpeza de dispositivos médicos.
Assinale a alternativa incorreta sobre o período embrionário.
Sobre o sistema linfático, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Os vasos linfáticos começam como capilares abertos, que se alimentam em vasos linfáticos cada vez maiores. ( ) O sistema nervoso central, a medula óssea, os ossos, os dentes e a córnea do olho não contêm vasos linfáticos. ( ) A principal distinção entre os sistemas linfático e cardiovascular em humanos é que a linfa não é bombeada ativamente pelo coração, mas é forçada através dos vasos. ( ) A linfa flui dos capilares linfáticos, através dos vasos linfáticos, e então é despejada no sistema circulatório através dos ductos linfáticos localizados na junção das veias jugular e subclávia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa incorreta sobre as características da imunidade inata.

































