Leia as afirmativas para responder a questão. I. O item 4 instrui o /a folião /foliona a não praticar importunação sexual. II. O item 5 instrui o /a folião /foliona para o uso do preservativo masculino ou camisinha, a fim de evitar, dentre outros motivos, a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do vírus causador da Aids, o HIV. III. O item 7 instrui o/a folião/foliona a não usar indiscriminad amente bebida alcoólica. Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com os aspectos gramaticais da norma padrão da Língua Portuguesa.
O Manual do Folião utiliza uma linguagem predominantemente coloquial/informal, a fim de buscar uma proximidade e uma comunicação mais efetiva com os cidadãos palmenses. Assinale a alternativa CORRETA que apresente expressão ou frase que se distancia do uso da norma coloquial e está relacionada à norma padrão/forma lidade.
Sobre o uso adequado da concordância verbal, de acordo com a norma padrão, assinale a alternativa CORRETA.
Leia as afirmativas sobre o uso adequado da crase, de acordo com a norma padrão, para responder a questão.
A finalidade básica das redações oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, é:
Assinale a alternativa CORRETA que indique um exemplo de comunicação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
De acordo com a interpretação do texto, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a interpretação do texto, leia as afirmativas.
Sobre o emprego das conjunções, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA que indica o confronto, ocorrido na década de 1970, entre o exército brasileiro e um grupo de guerrilheiros nas regiões de Xambioá (TO), São Geraldo e Marabá (PA).
As festas religiosas, a culinária, o artesanato e as danças, dentre outros, expressam as manifestações culturais do estado do Tocantins. O Entrudo, carnaval da cidade de Arraias, consiste:
A praça possui aproximadamente 571 mil metros quadrados, sendo considerada a maior da América Latina. Abriga nesta praça diversos monumentos, obras de arte, além da sede dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde com as afirmações descritas.
A BR -153, também conhecida como Belém -Brasília, tem grande importância na economia, no desenvolvimento e na logística do Tocantins. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta municípios tocantinenses que estão às margens da rodovia BR -153.
Assinale a alternativa CORRETA que indica as Unidades de Conservação presentes no estado do Tocantins.
Anagramas referem-se diferentes disposições das letras de uma palavra. No que diz respeito à palavra MOEDA, assinale a alternativa CORRETA quanto ao número de seus anagramas.
Na construção da estrutura de um argumento demonstrativo, três partes são fundamentais: o “antecedente”, o “consequente” e a “inferência” (do latim inferre, que significa “levar para”, “conduzir”). Veja o seguinte argumento: “Aquele carro passou e não caiu no buraco. Aquele outro carro passou e também não caiu no buraco. Um terceiro carro passou e, mais uma vez, não caiu no buraco. Logo, todos os carros que passarem não cairão no buraco”. Com relação ao “consequente” desse argumento, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA. Usando princípios básicos de contagem, calcule de quantas maneiras diferentes, em um banco que possui apenas 4 (quatro) lugares, 6 (seis) meninas podem se sentar.
Em Lógica, existem três princípios formais primordiais: Princípio da Identidade, Princípio da Não Contradição e Princípio do Terceiro Excluído. Quanto às estruturas que se seguem, assinale a alternativa referente ao PRINCÍPIO DA NÃO CONTRADIÇÃO.
Com os algarismos 1, 2, 3, 4 e 5, quantos números de três algarismos distintos se pode formar? Assinale a alternativa CORRETA.
A Lei nº 1.441, de 12 de junho de 2006, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos - PCCV dos Servidores Públicos do Quadro -Geral do Poder Executivo do Município de Palmas – TO e dá outras providências, estabelece o Plano de Carreira e o desenvolvimento funcional como pilares para a gestão de recursos humanos com aproveitamento do potencial e reconhecimento dos méritos dos servidores efetivos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a spectos desses institutos.
Após regular aprovação neste concurso público, o prazo é de 30 (trinta) dias (prorrogável por igual período) para o indivíduo tomar posse, após sua nomeação. A partir da posse, ele tem 15 (quinze) dias (improrrogáveis) para entrar em exercício. Com base na afirmativa, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a Lei Orgânica do município de Palmas, assinale a alternativa CORRETA que trata do registro e da publicidade dos atos administra tivos.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as licenças e os afastamentos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Município de Palmas.
A mobilização e a organização como elementos constitutivos é condição indispensável na concretização das práticas educativas, nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
A Educação brasileira é reconhecida como direito social do/a cidadão/ã e dever do Estado pela Constituição Federal de 1988. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com as premissas instituídas para a Educação na Constituição Brasileira.
Em uma matéria sobre o trabalho social da equipe multidisciplinar com meninos e meninas, em situação de rua, na Bahia, os procedimentos foram descritos da seguinte forma: “Primeiro a paquera, depois um namoro e finalmente o aconchego.” No contexto do trabalho social, os termos em destaque devem ser entendidos respectivamente como:
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
A Lei 8.069, de 13 de junho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e reconhece os direitos fundamentais da criança e do adolescente, assegurando-lhes oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condição de liberdade e dignidade. Com base nos pressupostos jurídicos, legais e políticos do ECA, assinale a alternativa CORRETA.
No Brasil, o conceito de Seguridade Social, como política social e como um direito social, data da Constituição de 1988. Entendendo que a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção é um direito social, sendo obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade. No que refere ao direito à liberdade, assinale a alternativa INCORRETA.
A Educação Popular estimula a politização dos educandos, defende a democratização e a relação dialética do conteúdo apreendido com o desvelamento da realidade local, em favor da transformação e da superação das injustiças sociais. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA.
Trabalho de Base é uma ação política transformadora de militantes da organização popular, em determinado território, que estimula, desperta, organiza e acompanha o povo no enfrentamento de desafios cotidianos. Diante disso, uma experiência popular pode ser considerada eficaz quando:
O educador social tem uma função importante e necessária para as mais variadas políticas sociais. No que tange sua atuação nas políticas de educação e assistência social, o trabalho pode ser





















