Em agosto de 2024 o mundo acadêmico, político perdeu um economista fez carreira como professor universitário, comandou a economia brasileira em duas oportunidades e se elegeu deputado por inúmeras vezes, essa personalidade pública Influenciou vários governantes ao longo do século XX e XXI, além de ter sido secretário de Fazenda do governo paulista de Laudo Natel em 1966 e 1967, ministro da Fazenda de 1967 a 1974 e embaixador do Brasil na França entre 1974 e 1978, ministro da Agricultura em 1979 e do Planejamento de 1979 a 1985. O assunto apresentado no texto refere a carreira do economista.
Com base nas informações apresentadas, a região geográfica e natural pertencente ao município de Jaraguá (GO) se inclui na Microrregião de:
Essa é uma definição de:
O trecho acima refere-se a qual padrão cultural:
No que se refere às manifestações culturais indígenas, assinale a alternativa correta.
Na década de 1970 a região de Lagoa Santa (MG) tornou-se mais conhecida porque foi encontrado nela:
Quanto à conservação de materiais arqueológicos, assinale a alternativa correta.
Da origem dos povos ameríndios, sabe-se hoje que foi proveniente da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás, sendo corrente a hipótese de se ter processado por via terrestre através de um “subcontinente” chamado Beríngia, na região do estreito de Bhering, no extremo nordeste da Ásia. Com a chegada dos colonizadores portugueses, a luta dos povos indígenas durou vários anos, e gerou quais consequências:
A qual parque o texto acima se refere:
No Brasil um grupo se especializou na exploração litorânea, em seus acampamentos deixaram conchas de peixes, seus mortos e instrumentos da indústria lítica, formando grandes amontoados. Esses vestígios da ocupação pré-histórica litorânea são chamados de:
Segundo Michaelis, Dicionário da Língua Portuguesa, cronologia é a Ciência das divisões do tempo e de suas datas, baseada na astronomia e em convenções estabelecidas. Estudo das datas históricas. Acerca da importância da cronologia no ensino de História, assinale a alternativa correta.
A tradição oral, mitos, símbolos, estudo das festas e tudo aquilo tido como cultura popular em detrimento da valorização do saber não letrado, faz parte de qual dimensão histórica:
































