O estudo das diferentes correntes teóricas no campo do currículo é de extrema relevância para se pensar sobre a organização do trabalho pedagógico na escola. De acordo com o estudioso Tomaz Tadeu da Silva (1999), de acordo com os conceitos e concepções teóricas que carregam, as teorias sobre currículo se dividem em:
Para Ivor Goodson, estudioso da história do currículo, é importante pesquisar como o currículo adquiriu sua forma e conteúdos atuais e como as diferentes disciplinas vieram a conformar o currículo tal como o conhecemos hoje. Sobre esse campo de estudos, assinale a alternativa correta.
As discussões sobre um currículo nacional têm sido pauta das políticas curriculares atuais. A pesquisadora Alice Casemiro Lopes (2018) propõe o debate crítico a respeito do currículo nacional, seus limites e possibilidades. Sobre o debate crítico em questão proposto pela autora e os conhecimentos sobre currículo, assinale a alternativa correta.
Diversas pesquisas apresentam o debate sobre a noção de qualidade da educação básica difundida por meio das avaliações em larga escala. Em relação ao debate crítico concernente à temática, assinale a alternativa correta.
Almerindo Janela Afonso (2014) sinaliza para a necessidade de se analisar criticamente a centralidade da avaliação, “numa época em que, por razões diversas, a avaliação das aprendizagens, a avaliação institucional das escolas, a avaliação do desempenho docente e a própria avaliação de políticas coexistem nos sistemas educativos”. Com base nesse autor e nos conhecimentos sobre o campo da avaliação, assinale a alternativa correta.
Na discussão sobre os desafios do direito à educação e da efetivação de uma justiça escolar, diversas pesquisas apontam que as práticas sociais e escolares de desigualdade devem ser objeto de reflexão da escola. François Dubet (2004), ao questionar o que seria uma escola justa, assevera que “reconhece-se uma escola justa pelo fato de que ela trata bem os vencidos, não os humilha, não os fere, preservando sua dignidade e igualdade de princípio com os outros”. Sobre o tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
| ( ) | Por escola justa, entende-se aquela que não desconsidera a origem desigual dos alunos, que não ignora as desigualdades sociais, compreendendo a escola como uma máquina de escolher os melhores. |
| ( ) | Por escola justa, entende-se aquela que considera, nos conteúdos ministrados, nos critérios de avaliação e na formação continuada de professores e professoras, as desigualdades culturais dos estudantes de diferentes classes sociais. |
| ( ) | Por escola justa, entende-se aquela que projeta ações intra escolares que ampliem e melhorem as condições de percurso dos alunos mais vulneráveis, tendo por base o modelo meritocrático, pautado no mérito individual. |
| ( ) | Por escola justa, entende-se aquela que considera como vetores de qualidade diversos indicadores, a exemplo das práticas pedagógicas e curriculares, as formas de acompanhamento dos estudantes e a alocação dos profissionais. |
Para Maria Teresa Esteban (2002), “assumindo o fracasso escolar como um desafio, é importante avançar no sentido de discutir os mecanismos escolares que os produzem e assinalar movimentos que constituem possíveis alternativas para a sua superação”. Com base nessa autora, sobre os desafios da função social da escola na contemporaneidade, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
| ( ) | No cotidiano, a tensão homogeneidade/heterogeneidade frequentemente cria situações em que há impossibilidade de compreensão dos significados que sustentam as diversas vozes que se explicitam, o que pode ser uma explicação fecunda para a produção social do fracasso escolar. |
| ( ) | Nas políticas educativas de perspectiva neoliberal, a discussão sobre o fracasso escolar se relaciona cada vez mais com a ideia de qualidade da educação, que, construída nessa perspectiva, não tem muitos elementos para fomentar a superação do fracasso, que é um problema social, não técnico e burocrático. |
| ( ) | É imprescindível articular a prática da avaliação à construção de uma pedagogia crítica, que valorize o resultado dos exames para a explicação do fracasso/sucesso escolar numa dimensão exclusivamente técnica, sem deixar transparecer a dinâmica de inclusão e exclusão. |
| ( ) | O controle e a classificação dos indivíduos segundo modelos de testes estandardizados, atuam no sentido de homogeneizar comportamentos, atitudes e conhecimentos, consolidando a concepção de unicidade de significados, que elimina as diferenças e as contradições, respondendo a exigências extraescolares de selecionar e excluir. |
Carlos Roberto Jamil Cury discute as dificuldades de instaurar o direito à educação diante das desigualdades sociais. Nesse sentido, o autor ressalta “a importância do direito à educação escolar, que, mais do que uma exigência contemporânea ligada aos processos produtivos e de inserção profissional, responde a valores da cidadania social e política” (CURY, 2002). Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
São muitos os desafios postos à escola na contemporaneidade para que ela possa efetivamente exercer sua função social. Segundo Maria Teresa Esteban (2002), “observando o processo histórico de configuração da escola como instituição social, verificamos que a ampliação aparente das oportunidades de acesso à educação sempre gera formas veladas de efetiva redução dessas oportunidades”. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A educação inclusiva no Brasil ainda caminha no trilho das desigualdades, repleta de desafios no reconhecimento da diversidade. A pesquisadora Mônica Kassar analisa as mudanças registradas na educação das populações marginalizadas do processo escolar e contribui com reflexões sobre limites ainda presentes na educação brasileira, incluindo as complexas relações que envolvem os lugares da diferença nas proposições legais e nas práticas escolares. Sobre a temática em questão, assinale a alternativa correta.
Mônica Kassar retoma o histórico da educação especial no Brasil e sinaliza que são muitos os desafios da implantação de uma política de educação na perspectiva inclusiva com a garantia do direito à educação pública. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.
Para o autor Carlos Roberto Jamil Cury (2007), “a educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente [...]”. De acordo com o autor, é responsabilidade do gestor escolar assegurar e efetivar esse direito no âmbito de suas atribuições. Como parte do direito à educação, que visa a formação consciente para a cidadania, uma gestão democrática deve assegurar:
Gadotti (2014), na Conferência Nacional da Educação, afirmava que “a democracia participativa não substituirá a representativa, mas o Estado precisa ser mais participativo para radicalizar a democracia”. O autor salientava a ausência do sentido da Educação Popular nos documentos do CONAE, como princípio de uma proposta política pedagógica transformadora da política educacional. Com base no Documento-Referência da CONAE 2014, no qual se propõe a adoção de novos modelos de organização administrativa e de gestão, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
| ( ) | É preciso romper com as práticas autoritárias e centralizadoras ainda arraigadas na cultura política da sociedade, demarcada pelas desigualdades sociais, para uma tomada de decisão, especialmente no campo educacional. |
| ( ) | Devem-se construir e aperfeiçoar espaços democráticos de controle social e de tomada de decisão que garantam novos mecanismos de organização e gestão, baseados em uma dinâmica que favoreça o processo de interlocução, o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, buscando-se construir consensos e sínteses entre os diversos interesses e visões que favoreçam as decisões coletivas. |
| ( ) | Para a efetiva participação social e popular na construção de uma política nacional de educação e de controle social em seu processo de elaboração, implementação e avaliação, faz-se necessária a efetivação do regime de colaboração, por meio de medidas operacionais eficientes e claras, com as quais os diferentes entes federados possam estar articulados. |
| ( ) | A concretização de grande parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) envolve a valorização dos profissionais da educação básica e superior e o compromisso com elas. Desse modo, faz-se necessária a garantia, pelos sistemas de ensino, de mecanismos de democratização da gestão, da avaliação, do financiamento, e garantias de ingresso na carreira por concurso público, existência de planos de cargos e carreiras coerentes com as Diretrizes Nacionais de Carreira (CNE, 2009), cumprimento da Lei do Piso e oferta de formação inicial e continuada, contribuindo para a efetiva participação dos profissionais da educação no alcance das metas e objetivos da educação nacional. |
Para Libâneo (2010), o campo de conhecimento específico do pedagogo na escola contemporânea pode ser dividido em três áreas. Correspondem a áreas do conhecimento do pedagogo, EXCETO:
“Uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que educandos, em suas relações uns com os outros e todos com o professor ou a professora, ensaiam a experiência profunda de assumir-se” (FREIRE, 2004). Nesse sentido, é papel do(
Atualmente, o ofício da docência passa por questionamentos, críticas da imagem dos professores e professoras e divergências quanto às expectativas sociais acerca do saber dessa profissão. Para autores como Tardif (2002) e Gatti (2012), a formação de professores deveria ser “prioridade para a educação”, o que se contrapõe ao estado atual de precarização da profissão e do trabalho docente. Nesse sentido, considere as seguintes condições para o trabalho docente:
Desde 2013, o Conselho Nacional de Educação (CNE) trabalha na tentativa de implementar uma Política Nacional de Formação de Professores para a Educação. Essa iniciativa busca fortalecer e aprimorar a qualidade social da escola pública. Com base nessa iniciativa, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
| ( ) | Formação de professores é responsabilidade das universidades, lócus privilegiado e prioritário para a formação dos profissionais da educação básica, pela multiplicidade dos campos de saber e pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. |
| ( ) | Os princípios da base nacional comum, construídos historicamente pela Anfope e incorporados aos currículos, principalmente dos cursos de pedagogia, precisam alcançar a organização institucional curricular e os percursos formativos de todos os estudantes que se formam professores. |
| ( ) | Garantir a formação unitária dos profissionais da educação básica e o fortalecimento das faculdades e centros de educação das universidades é uma das condições estruturantes para o pleno desenvolvimento da formação inicial e continuada em articulação com os institutos de áreas específicas. |
| ( ) | A formação continuada é responsabilidade do Estado, dos indivíduos e da sociedade e vincula-se ao desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores, sendo articulada organicamente ao desenvolvimento da Educação Básica. |
| ( ) | As formas atuais da carreira docente devem superar a valorização exclusiva da titulação, avançando para a criação de novas formas de organização do coletivo escolar, como coordenadores de ciclos, mentores de grupos de jovens. |
Diferentemente da ideia de texto burocrático, como muitas vezes ocorre nas escolas, o Projeto Político-Pedagógico é a identidade da escola e instrumentaliza as práticas de gestão democrática. Sobre o Projeto Político-Pedagógico da escola, é INCORRETO afirmar:
O tempo escolar identifica aspectos sociais e econômicos. Arco-Verde (2003) destaca que a escola brasileira no pós República apresenta uma organização temporal com base na escola graduada e seriada. Tem havido no Brasil, particularmente entre 1980 e 2010, propostas de extensão da jornada escolar. A construção dessa nova organização temporal pode ser identificada nas seguintes formas, EXCETO:
O Programa Novo Mais Educação (2017) é mais uma estratégia do Ministério da Educação com a perspectiva de melhorar a aprendizagem. São prioridades desse programa, EXCETO:
O exercício pedagógico de construir a qualidade social pressupõe conhecimento dos interesses sociais da comunidade escolar. Com base nas Diretrizes Nacionais da Educação Básica (2013), considere os seguintes requisitos:
A Lei nº 13.006, de 24 de junho de 2014, acrescenta, por meio da inclusão do parágrafo 8º no art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a obrigatoriedade de exibição de filmes de produção nacional nas escolas de Educação Básica. A respeito do assunto, considere as seguintes condições:
O Governo Federal do Brasil implantou em 1997 o ProInfo (Portaria nº 522, de 09/04/1997), que, após uma década, por meio do Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, recebeu a denominação de Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo. A finalidade desse programa é:
































