O texto a segui servirá de base para a questão:
| ( ) | Pelas características, o gênero do texto é notícia; |
| ( ) | A função de linguagem predominante no texto é a conativa; |
| ( ) | As palavras “país” e “média” são acentuadas pela mesma regra gramatical; |
| ( ) | Em, “Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados”, a concordância verbal está correta, pois quando se trata de nomes que só existem no plural, a concordância deve ser feita levando-se em conta a ausência ou presença de artigo, no caso, concorda com o artigo “os”. |
Massapê está localizada no noroeste cearense, microrregião de Sobral. Limita-se com os seguintes municípios, exceto:
Complete a lacuna:
A atividade legislativa municipal teve início com a eleição da primeira Câmara em 05 de janeiro de 1898. Empossados um mês depois e presididos por João Tibério Arruda, os vereadores elegeram _____ como o 1º Intendente de Massapê para governar por um ano.
São atribuições do município, no âmbito do sistema de saúde, exceto:
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Massapê sobre a cultura, analise os itens:
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Massapê, a respeito da administração dos bens patrimoniais, marque V (verdadeiro) ou F (falso):
| ( ) | Compete ao Secretário de Administração a administração dos bens municipais, respeitada a competência da Câmara quanto aqueles empregados nos serviços desta; |
| ( ) | As áreas transferidas ao Município em decorrência da aprovação de loteamentos serão consideradas bens dominiais se efetivarem benfeitorias que lhes deem outra destinação; |
| ( ) | O Município poderá ceder a particulares, para serviços de caráter transitório, conforme regulamentação a ser expedida pelo Prefeito Municipal, máquinas e operadoras da Prefeitura, desde que os serviços da municipalidade não sofram prejuízo e o interessado recolha, previamente, a remuneração arbitrada e assine termo de responsabilidade pela conservação e devolução dos bens cedidos; |
| ( ) | Nenhum servidor será dispensado, transferido, exonerado ou terá aceito o seu pedido de exoneração ou rescisão sem que o órgão responsável pelo controle dos bens patrimoniais da Prefeitura ou da Câmara Municipal ateste que o mesmo devolveu os bens imóveis do Município que estavam sob sua guarda. |
A ciência contábil possibilita o controle contínuo do patrimônio das entidades por meio de suas técnicas. Suas informações devem atender aos diversos usuários, que têm necessidades distintas. Sobre Contabilidade, é correto afirmar:
De acordo com o método das partidas dobradas, o registro contábil da aplicação dos recursos deve ocorrer simultaneamente ao registro da sua origem. O lançamento contábil é o registro das transações e deve conter, para ser completo:
O Balanço Patrimonial é um dos mais importantes relatórios contábeis. É responsável por evidenciar a posição patrimonial de uma entidade em determinada data analise as seguintes a firmações e em seguida marque a opção correta:
Os empreendedores Zezo e Zeza contrataram o contador Antônio para abrir uma empresa de cosméticos. Após conversarem, decidiram que a em presa seria uma sociedade em que cada sócio tem sua participação definida em quotas, onde o sócio tem responsabilidade limitada ao valor das suas quotas, porém ambos sendo solidários pela integralização do capital social. A administração será exercida por Zeza e todos os aspectos da sociedade serão registrados no Contrato Social. Neste contexto, a empresa será uma:
“A Contabilidade Pública é o ramo da Ciência Contábil que aplica na Administração Pública as técnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatórios periódicos, levando em conta as normas de Direito Financeiro (Lei n. 4.320/64), os princípios gerais de finanças públicas e os princípios de contabilidade” ( HADDAD, MOTA; 2010). Sobre a Contabilidade Pública, marque a opção correta.
A Lei do Orçamento conterá a discriminação do(a) _____________ e do(a) _____________de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecendo os princípios da unidade, universalidade e _______________. (BRASIL, 1964)
A sequência correta, para o preenchimento das lacunas, está em:
A Administração Pública Federal tem como instrumentos de planejamento: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Relacione a coluna I e a coluna II.
Coluna I
| ( ) | Estabelece as metas e as prioridades para o ano seguinte; |
| ( ) | Planejamento de médio prazo que identifica as prioridades para o período de quatro a nos e os investimentos de maior porte; |
| ( ) | Estabelece os Orçamentos da União, estimando receitas e fixando as despesas. |
Assim como na Contabilidade Geral, na Contabilidade Pública, os ingressos são chamados de receitas. A respeito da Receita Pública, assinale V (para verdadeiro) e F (para falso):
| ( ) | Os ingressos podem ser orçamentários (podem ser aplicados na aquisição de bens e serviços) ou extraorçamentários (têm caráter temporário e podem ser devolvidos); |
| ( ) | Receita não efetivas são os ingressos orçamentários que não provocam elevações do patrimônio líquido; |
| ( ) | Receitas originárias decorrem da utilização ou exploração do patrimônio; |
| ( ) | A Receita Orçamentária pode ser classificada em duas categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital. |
A despesa orçamentária corresponde à aplicação dos recursos financeiros de origem orçamentária, e é dividida em três e tapas. Assinale a alternativa que apresente as três etapas da despesa orçamentária:
Complete a lacuna:
“Ocorreu um desastre ambiental inesperado e o Estado não tinha recurso algum no orçamento para destinar a essa situação. Devido à situação emergencial, foi solicitada a abertura de créditos adicionais _____________.”:
A Lei nº 4.320 de 1964 dispõe que os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial e na Demonstração das Variações Patrimoniais. A respeito deste tema, marque a opção correta:
A Lei Complementar nº 101 de 2002 dispõe que “são instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.” Sobre os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, marque a opção correta:
É dever do auditor, de acordo com as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, documentar as questões importantes com evidências. Sobre papeis de trabalho da auditoria, marque a opção verdadeira:
A Constituição Federal elenca, no seu artigo 71, os tipos de auditoria governamental. Assinale a opção que contenha esses tipos de auditoria:
Auditoria, segundo o Tribunal de Contas da União, é “O exame independente e objetivo de uma situação ou condição, em confronto com um critério ou padrão preestabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para um destinatário predeterminado”. E ______________ é (são) o(s) elemento(s) de comprovação da discrepância (ou não) entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria (situação ideal). Marque a opção que preenche corretamente a lacuna:
































