Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
Em conformidade com o texto, assinalar a alternativa CORRETA:
A palavra sublinhada em “ A forma mais conhecida é pelas flores (...)” é classificada, gramaticalmente, como:
Na frase “Por isso, a pedra é rara e cara.”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Não sei qual é a minha __________ eleitoral.
Com relação à concordância verbal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: As obras clássicas ________ muito apreciadas.
Assinalar a alternativa em que o uso do porquê está CORRETO:
Em relação à pontuação, assinalar a alternativa CORRETA:
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: Contava as moedas uma ___ uma; foi quando saiu correndo _________.
Considerando -se a Constituição Federal, sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, analisar os itens abaixo: I. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir -se de obrigaçã o legal a todos imposta e recusar -se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. II. A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
Considerando -se a Lei Complementar Municipal nº 046/2020 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos da Administração Pública, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) É facultado, na administração pública, condicionar às características de cor, sexo, idade, credo religioso ou qualquer outra forma de discrimi nação, em especial para fins de admissão e dispensa ou para fins de vantagem, remuneração, progressão ou promoção do servidor efetivo. (_) Direitos e garantias expressos nesse Estatuto excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ele adotados ou dos oriundos das Constituições Federal e Estadual.
Considerando -se a Resolução nº 004/2012 - Regimento Interno da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, sobre as finalidades do sistema de controle interno, a nalisar os itens abaixo: I. Exercer controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município. II. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. III. Comprovar a legalidade e avaliar os resul tados quanto à eficácia e à eficiência da aplicação dos recursos públicos por entidades de direito privado. Estão CORRETOS:
Considerando -se a Resolução nº 004/2012 - Regimento Interno da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) A Sessão Legislativa Extraordinária não pode rá ser realizada no período de recesso parlamentar. (_) A Mesa, na qualidade de Comissão Diretora, da Câmara Municipal é composta por Presidente, Vice -Presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário.
Considerando -se a Resolução nº 004/2012 - Regimento Interno da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A atividade legislativa compreende a legislatura com duração de _______ anos e a Ses são Legislativa com duração de _______ ano(s).
A Lei Complementar Municipal nº 48/2020 - Plano de cargos, carreiras e vencimentos, tem como objetivos, EXCETO:
Considerando -se a Lei Complementar Municipal nº 58/2021 - Regime de Previdência Complementar (RPC), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) Podem se inscrever como participantes do Plano de Benefícios todos os ser vidores do Município de Ipiranga do Norte. (_) A entidade de previdência complementar administradora do plano de benefícios manterá controle individual das reservas constituídas em nome do participante e registro das contribuições deste e dos patrocinadore s.
As commodities são bens de consumo mundial, comercializadas em todo o mundo em bolsas de valores. Além dessa definição básica, uma commodity tem, entre suas principais características: I. Produção em larga escala. II. Pouca comercialização e alto nível de industrialização. III. Padrões de qualidade mundiais. Está(ão) CORRETO(S):
A volta do Talibã ao poder já provocou o retorno do temor sobre violações de direitos humanos no País. (Site: GP1 - adaptado.) O principal motivo que facilitou a retomada do Talibã no Afeganistão, em 2021, foi o(a):
Assinalar a alternativa que apresenta um exemplo de software e dois exemplos de hardware , respectivamente:
Considerando -se as funcionalidades do Excel 2010, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA : (_) Pode -se aplicar o estilo de fonte negrito juntamente com o itálico. (_) Para aumentar a margem entre a borda e o texto da célula, pode -se clicar no botão Aumentar Recuo. (_) Para realçar células selecionadas, enfatizar valores incomuns e visualizar os dados usando Barras de Dados, Escalas de Cor e conjuntos de ícones baseados em critérios específicos, aplica -se a Tabela Dinâmica.
Considerando -se o PowerPoint 2010, analisar os itens abaixo: I. Não se pode exibir uma apresentação em escala de cinza, nem personalizar o modo como as cores são exibidas. II. É possível exibir uma apresentação em preto e branco, personalizando o modo como as cores serão convertidas em preto e branco.
Uma senha serve para autenticar uma conta, ou seja, é usada no processo de verificação da identidade, assegurando que a pessoa é quem diz ser e que possui o direito de acessar o recurso em questão. Um dos elementos indicado na elaboração das senhas é:
Em certo ano, um passeio foi feito com 2.200 pessoas. Sabendo -se que, no ano seguinte, a quantidade de pessoas que fizeram esse mesmo passeio diminuiu 30%, ao todo, qual a quantidade de pessoas que diminuiu em relação ao ano anterior?
Em certa fábrica, sabe -se que 5 máquinas produzem 500 produtos em 4 dias. Sendo assim, considerando -se o mesmo ritmo de produção, ao todo, quantos dias serão necessários para 4 máquinas produzirem 800 produtos?
Sabendo -se que uma urna contém 10 bolas coloridas, de modo que 5 são azuis, 3 vermelhas e 2 verdes, qual a probabilidade de, ao retirar 2 bolas dessa caixa, sem reposição entre as retiradas, elas serem um a vermelha e uma azul?
De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, sobre a geração da despesa pública, considera -se: I. Adequada com a lei orçamentária anual, a despesa objeto de dotação específica e s uficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício. II. Compatível com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e não infrinja qualquer de suas disposições.
Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro, sobre a receita, analisar os itens abaixo: I. São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes. II. São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras p essoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.
De acordo com a Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro, as despesas correntes são classificadas em despesas de custeio e transferências correntes. Sobre essa classificação, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Despesas de custeio. (2) Transferências correntes. (_) Serviços de terceiros. (_) Pessoa civil. (_) Subvenções econômicas. (_) Salário -família e abono familiar. (_) Contribuições de Previdência Social.
Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976 - Sociedade por Ações, sobre a denominação, analisar a sentença abaixo: A sociedade será designada por denominação, acompanhada das expressões “companhia” ou “sociedade anônima”, expressas por extenso ou abreviadamente, facultada a utilização da primeira ao final (1ª parte). O nome do fundador, acionista ou pessoa que, por qualq uer outro modo, tenha concorrido para o êxito da empresa não poderá figurar na denominação (2ª parte). A sentença está:
Em conformidade com a Lei nº 8.666/1993 - Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública, sobre as definições, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (--) Sistemas d e tecnologia de informação e comunicação estratégicos são bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação cuja descontinuidade provoque dano significativo à administração pública e que envolvam pelo menos três dos seguintes requisitos relacionado s às informações críticas: disponibilidade, confiabilidade, segurança e confidencialidade. (--) Produtos para pesquisa e desenvolvimento são bens, insumos, serviços e obras necessários para atividade de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento de tecnologia ou inovação tecnológica, discriminados em projeto de pesquisa aprovado pela instituição contratante.
Em conformidade com a Lei nº10.520/2002, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a par tir da publicação do aviso, não será inferior a ____ dias úteis.
De acordo com a Lei Municipal nº 066/2005 - Código Tribu tário Municipal, a obrigação tributária é principal ou acessória. Sobre isso, analisar os itens abaixo: I. A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador e tem por objeto o pagamento do tributo ou penalidade pecuniária, extinguindo -se juntam ente com o crédito dela decorrente. II. A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto prestações positivas ou negativas nela prevista no interesse do lançamento, da cobrança e da fiscalização dos tributos.
De acordo com a Lei Municipal nº 066/2005 - Código Tributário Municipal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, ap ós, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) Sujeito ativo da obrigação tributária é o Município de Ipiranga do Norte. (_) Sujeito ativo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. (_) Sujeito passivo da obrigação acessória é a pessoa obrigada à prática ou à abstenção de atos discriminados na legislação tributária do Município, que não configurem obrigação principal.
Em con formidade com o Código de Ética Profissional, em relação aos deveres do Contador, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) Despender os esforços necessários e se munir d e documentos e informações para inteirar -se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso. (_) Manifestar, no momento que julgar cabível, a existência de impedimento para o exercício da profissão. (_) Quando substituído em suas f unções, informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de contribuir para o bom desempenho das funções a serem exercidas.
De acordo com RIBEIRO, sobre as contas contábeis, assinalar a alternativa CORRETA:
Uma determinada indústria do ramo de sapatos apresentou, aleato riamente, alguns dos saldos do seu livro Razão, expostos abaixo: Adiantamento de clientes R$ 1.500,00 Custo das Mercadorias vendidas R$ 5.000,00 Impostos a recolher R$ 1.000 Receita Operacional Bruta R$ 30.000,00 Móveis R$ 10.000,00 Financiamento a pagar R$ 4.000,00 Caixa R$ 45.000,00 Despesas Operacionais R$ 2.000,00 Considerando -se apenas estas informações, ao montar a Demonstração do Resultado do Exercício, o Lucro Bruto dessa indústria seria de:
Sobre as definições da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), assinalar a alternativa CORRETA:
Em conformidade com PADOVEZE, é COR RETO afirmar que:
Uma das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público apresentado como Sistema de Informação de Custos do Setor P úblico (SICSP). Sobre o SICSP, analisar os itens abaixo: I. A evidenciação dos objetos de custos pode ser efetuada sob a ótica institucional, funcional e programática, com atuação interdependente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilida de e finanças. II. É recomendável o uso de ferramentas que permitem acesso rápido aos dados, conjugado com tecnologias de banco de dados, de forma a facilitar a criação de relatórios e a análise dos dados dentro do SICSP. III. Na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade, em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente. IV. O processo de implantação do SICSP deve ser sistemático e gradual e levar em consideração os objetivos organizacionais pretendidos, os processos decisórios que usarão as informações de custos segmentados por seus diferentes grupos de usuários, bem como os critérios de transparência e controle social. Estão CO RRETOS:
Segundo SLOMSKI, o passivo deve ser classificado como circulante quando satisfazer um dos seguintes critérios:
Em relação ao Plano Plurianual, assinalar a alternativa CORRETA:
De acordo com CAVALHEIRO E FLORES, sobre o papel do controlador no Município, analisar a sentença abaixo: O controlador deve e star amparado legalmente para o exercício do cargo (1ª parte). O controlador tem privilégios hierárquicos também sobre as unidades administrativas que não estejam vinculadas expressamente à sua (2ª parte). A sentença está:
































