Provas para Download

Prova Brailista - Pref. Juazeiro do Norte/CE
Visualizar os arquivos PDF
Ver brailista.pdf
PDF
brailista.pdf
Ver gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar brailista.pdf
PDF
brailista.pdf
Baixar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 17 Q3062656 Q19 da prova

Num baile, havia 100 pessoas que dançavam da seguinte forma:

O primeiro rapaz dançava com 5 moças, o segundo, com 6 moças e assim por diante, de modo que o último rapaz dançava com todas as moças. Qual o número de moças no baile?

Reportar Erro
Questão 2 de 17 Q3062658 Q41 da prova

A primeira escola para cegos na América Latina foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Benjamin Constant, em1854, na cidade

Reportar Erro
Questão 3 de 17 Q3062659 Q42 da prova

O Braille é um sistema de leitura e escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. O principal conceito utilizado nesse código está em

Reportar Erro
Questão 4 de 17 Q3062660 Q43 da prova

Acerca da descrição nas transcrições em braille, assinale a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 5 de 17 Q3062661 Q44 da prova

O Sistema Braille é constituído por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial (123456). Este conjunto de seis pontos chama-se

Reportar Erro
Questão 6 de 17 Q3062662 Q45 da prova

O Sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Sobre as características do Sistema Braille, é possível afirmar que:

  1. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
  2. Embora de grande utilidade, a utilização do Braille, atualmente, não está difundida pelo mundo todo.
  3. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852),que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16.IV. O Código Braille não foi a primeira iniciativa que permitia a leitura por cegos. Havia métodos com inscrições em alto relevo, normalmente feitas por letras costuradas em papel, que eram muito grandes e pouco práticos.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Reportar Erro
Questão 7 de 17 Q3062663 Q46 da prova

Os sinais do Sistema Braille recebem designações diferentes consoante o espaço que ocupam. Sobre a assertiva, analise as afirmativas a seguir.

  1. Os que ocupam uma só cela se denominam sinais simples.
  2. Aqueles em cuja constituição figuram os pontos 1 e/ou 4, masque não entram os pontos 3 e 6, chamam-se sinais inferiores.
  3. Aqueles que são formados sem os pontos 1 e 4 chamam-se sinais inferiores.
  4. Os que são constituídos por qualquer conjunto dos pontos1,2,3, dizem-se sinais da coluna direita.
  5. Chamam-se sinais compostos os que se obtêm combinando dois ou mais sinais simples.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Reportar Erro
Questão 8 de 17 Q3062664 Q47 da prova

Os 63 sinais simples do Sistema Braille distribuem-se sistematicamente por 7 (sete) séries. De acordo com essa distribuição, marque a afirmativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 9 de 17 Q3062665 Q48 da prova

De acordo com o Manual de Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille, elaborado pela Comissão Brasileira do Braille (CBB), instituída pela Portaria Ministerial n.º 319, de 26/02/1999 do Ministério da Educação, a produção em braille de qualquer texto requer procedimentos a propriados e compreende as seguintes etapas:

  • adaptação.
  • diagramação/formatação e transcrição.• revisão.
  • impressão, encadernação e acabamento. Leia as frases a seguir.

  1. A __________ de textos em braille, em geral, é feita por meio de softwares específicos, que fazem a conversão automática da simbologia. O fornecimento de dados ao computador dá se por meio de digitação, digitalização (escaneamento) ou por documentos digitais (arquivos no formato PDF, por exemplo) fornecidos pelo cliente (pessoa física, editoras, instituições, entidades promotoras de provas e concursos etc.).
  2. A __________ de uma obra em braille requer um cuidadoso estudo do material a ser transcrito. Isso é muito importante para prever possíveis dificuldades que poderão não ser solucionadas caso sejam percebidas somente quando a transcrição já estiver bastante adiantada.
  3. Os textos produzidos em braille devem ser submetidos a, no mínimo, uma _________, que deve ser realizada por um profissional cego, usuário do Sistema Braille e com bons conhecimentos de, pelo menos, uma de suas áreas de aplicação e por um assistente vidente. Ambos devem ter formação mínima em nível médio e bons conhecimentos da Língua Portuguesa.
  4. A _________ do texto deve ser feita, preferentemente, por um profissional experiente, para evitar o risco de serem alteradas ou omitidas informações essenciais ao conteúdo.
  5. Após o processo de _________, são montados os cadernos e o livro recebe uma capa original impressa em tinta e em braille e deve ser submetido a uma conferência de paginação e a um controle da qualidade, tarefas essas que devem ser desempenhadas por profissionais cegos (controladores de paginação).

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

Reportar Erro
Questão 10 de 17 Q3062666 Q50 da prova

No que diz respeito aos sinais de pontuação na Grafia Braille para a Língua Portuguesa: vírgula, ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação e dois pontos são representados respectivamente pelos pontos

Reportar Erro
Questão 11 de 17 Q3062667 Q51 da prova

Sobre o formato de diagramação na transcrição de bibliografias, assinale alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 12 de 17 Q3062668 Q52 da prova

Segundo a Grafia Braille para a Língua Portuguesa, são sinais exclusivos da escrita braile o sinal de

  1. maiúscula (pontos 4 e 6).
  2. maiúscula latina (ponto 5).
  3. número (pontos 3, 4, 5 e 6).
  4. itálico, negrito ou sublinhado (pontos 3 e 5)

Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.

Reportar Erro
Questão 13 de 17 Q3062669 Q53 da prova

Considerando as operações aritméticas de acordo como Código Matemático Unificado, os pontos que correspondem respectivamente às representações para os sinais de adição, subtração e divisão são

Reportar Erro
Questão 14 de 17 Q3062670 Q55 da prova

Analise as afirmativas a seguir.

  1. Utiliza-se do sinal em textos não informáticos para delimitar uma expressão informática.
  2. No início, tem de ser precedido de espaço ou mudança de linha; no fim, tem de ser seguido de espaço ou mudança de linha.
  3. Orienta que a expressão informática, enquadrada pelo delimitador, deve estar de acordo com os símbolos e as regras definidos nesta grafia.

As características citadas referem-se a(o) sinal

Reportar Erro
Questão 15 de 17 Q3062671 Q56 da prova

A representação em braile que ocupa as duas faces de uma folha de papel com superposição de linhas é chamada de

Reportar Erro
Questão 16 de 17 Q3062672 Q58 da prova

Sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Instituto Tércio Paciti(antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)), destina-se a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. Esse sistema chama-se

Reportar Erro
Questão 17 de 17 Q3062673 Q60 da prova

O Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa reúne as aspirações dos professores brasileiros e da Ibero-América que, por longos anos, buscaram uma solução unificada e adaptada às características do Sistema Braille utilizado na Europa e na América Latina. Muito se deve aos profissionais da área da educação de alunos com deficiência visual que movimentaram órgãos nacionais e internacionais. Seus esforços estão cristalizados na existência da Comissão Brasileira do Braille, que, ao atingir o seu magno objetivo, oferece hoje ao sistema educacional brasileiro o Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMD.

Fonte: Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa / elaboração: Cerqueira, Jonir Bechara... [et aI.]. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
Leia as frases a seguir.


  1. As ___________ escrevem-se, geralmente, sem celas vazias intermediárias. Não obstante, em alguns casos, por razões de clareza, faz-se necessário deixar espaços embranco antes e depois de alguns símbolos que expressamente se indicam em tabelas correspondentes.
  2. A transcrição de uma ________ inserida em um texto comum deverá obedecer à seguinte norma: deixar duas celas embranco antes da fórmula e, do mesmo modo, duas celas vazias depois dela.
  3. Objetivando facilitar a leitura e a compreensão do texto,_________, quando não couberem num final de linha, deverão ser transferidas, integralmente, para a linha seguinte, ainda que se desprezem espaços na linha superior.
  4. As ___________, quando não couberem numa linha, serão cortadas, preferentemente, num sinal de relação (igual a, diferente de, maior que etc.) ou num sinal de operação (mais, menos, vezes, dividido por), procedendo-se como em tinta, isto é, escrevendo o sinal no fim da linha e repetindo-o no início da linha seguinte.
  5. Nas _________, nos conjuntos representados elemento por elemento etc., o corte se fará depois do sinal de pontuação(vírgula, ponto, dois pontos) posterior a um termo, sem repetição deste sinal na linha seguinte.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota