A concordância verbal e a nominal, respectivamente, estão CORRETAS em
Assinale a alternativa em que, observando-se a classe morfológica das palavras dos seis primeiros versos, constata-se neles, além de outras classes, a presença exatade
Numere a coluna B pela coluna A atendendo à CORRETA definição dos termos gramaticais.
COLUNA A
| ( ) | É uma possível conclusão que se tira do texto. |
| ( ) | Relação que se estabelece entre textos, um influenciando o outro. |
| ( ) | A mesma coisa que anfibologia. |
| ( ) | União íntima das partes de um texto. |
| ( ) | Um significante com vários significados de acordo com o contexto. |
| ( ) | Nexo e lógica entre as ideias do texto. |
Analise e preencha, as lacunas da assertiva a seguir, com os pronomes demonstrativos.
Senhor Diretor
Em resposta ao memorando nº. 27/5/2019 d_______ Diretoria, quero comunicar-lhe que _______ Chefia não é responsável por _______ irregularidades a que Vossa Senhoria se refere.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
Numere a Coluna B pela coluna A, observando a classificação dos substantivos.
COLUNA A
Epiceno.
Sobrecomum.
Comum de dois gêneros.
COLUNA B
| ( ) | Herege. |
| ( ) | Jovem |
| ( ) | Cônjuge. |
| ( ) | Barata. |
| ( ) | Borboleta. |
| ( ) | Intérprete. |
| ( ) | Aborígine. |
Sabendo que 2/5 da reforma da minha casa foram feito em 10 dias por 24 pedreiros que trabalhavam sete horas por dia. Então, quantos dias serão necessários para terminar a reforma, sabendo que eu demiti quatro pedreiros e que os restantes, agora, vão trabalhar apenas seis horas por dia?
Theresa May anuncia sua renúncia ao cargo de primeira ministra do Reino Unido.
A primeira-ministra britânica, que tem 62 anos e está há quase três anos no poder, afirmou que decidiu deixar o cargo após o terceiro fracasso em aprovar, no Parlamento Britânico, o acordo costurado por ela com a União Europeia sobre o Brexit.
Analise as afirmativas a seguir sobre algumas das repercussões após a renúncia de May.
Marque a opção que melhor determina a missão de uma biblioteca escolar.
Numere a coluna A de acordo com a B, levando em consideração o compromisso dos profissionais ou agentes, que atuam na biblioteca. Eles exercem a função de mediadores da informação e da leitura e passam a atuar como educadores e incentivadores da busca independente do conhecimento, através da leitura informativa e recreativa.
COLUNA A – AGENTES DO PROCESSO
| ( ) | É um profissional dinamizador, necessita ser licenciado em Pedagogia ou em área específicas e outras, titulação obtida em curso de nível superior. Isso tem sido uma constante pela natural dinâmica de atuação caracterizada pela pluralidade das funções a desempenhar tais como tarefas auxiliares, voltadas à gestão, ao tratamento da informação registrada, à disseminação da informação, a promoção da leitura e da escrita, ao atendimento aos usuários reais e potenciais da biblioteca e, por extensão, à biblioteca escolar. |
| ( ) | É um profissional de apoio que desenvolve tarefas no âmbito dos serviços-meio e dos serviços-fim da biblioteca e por extensão a biblioteca escolar. É uma designação para os agentes cuja escolaridade é média ou superior em áreas específicas, com cursos de capacitação para atuar em biblioteca escolar. |
| ( ) | É o profissional que, em razão de sua formação acadêmica, bacharel em Biblioteconomia, titulação obtida em curso de nível superior, e do amparo legal vigente, está apto a assumir a responsabilidade de administrar bibliotecas ou serviços de informação registrada sob qualquer suporte, à disseminação da informação, ao atendimento aos usuários reais e potenciais da biblioteca e por extensão, a biblioteca escolar. |
| ( ) | É um profissional que desenvolve tarefas de assessoramento às atividades específicas relacionadas aos serviços-meio (gestão e processamento técnico da informação) e aos serviços-fim (atendimento ao usuário) da biblioteca. Sua titulação é obtida em cursos de nível profissional pós-médio que, ao concluir, está apto a atuar em bibliotecas, exercendo funções relacionadas aos serviços básicos de gestão, de processamento técnico da coleção, de promoção da leitura e da escrita e de atendimento ao usuário. |
Assinale a opção INCORRETA sobre as atribuições do bibliotecário e sua equipe de trabalho.
Analise as afirmativas a seguir colocando (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
| ( ) | Está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível no domínio da leitura e da escrita, na aprendizagem, na resolução de problemas, no uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação. |
| ( ) | Os serviços das bibliotecas escolares devem ser oferecidos igualmente a todos os membros da comunidade escolar, a despeito de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e status profissional e social. |
| ( ) | Os serviços e materiais específicos devem ser disponibilizados nas bibliotecas especiais para pessoas não aptas ao uso dos materiais comuns da biblioteca. |
| ( ) | O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa, ou a pressões comerciais. |
O processo de formação e de desenvolvimento do acervo dos recursos informacionais da biblioteca contempla as etapas de seleção, aquisição e descarte. Analise as afirmativas a seguir.
Importância do(s) assunto(s); atualidade do conteúdo, qualidade deste conteúdo, qualidade visual e/ou auditiva dos materiais; autoridade do autor e/ou editor; demanda existente (solicitação do usuário), são critérios para
Pode concretizar-se, através da compra, da doação ou da permuta de recursos informacionais e/ou acervo de uma biblioteca.
Obras em mau estado de conservação (rasgados, sujos, riscados, faltando páginas, descolados e outros); livros contaminados por fungos; obras com conteúdo desatualizado, em relação ao currículo vigente; bibliografias enciclopédias com mais de 10 anos de publicação; almanaques e anuários que não sejam do ano corrente; livros e códigos de Direito desatualizados; materiais sobre tecnologia e informática com sistemas não mais utilizados, tais como MS-DOS, D BASE, BASIC, COBOL; livros de geografia e mapas anteriores a 2000. São critérios para
Os recursos informacionais constituem-se no conjunto de livros, publicações periódicas, documentos avulsos, folhetos, mapas, fotografias, discos compactos (CDs),vídeos discos digitais (DVDs) e outros que fazem parte do acervo da biblioteca e que são reunidos a partir dos interesses, necessidades e demandas da comunidade escolar. Quanto aos recursos informacionais, assinale aopção INCORRETA.
Todas as unidades do acervo existente na biblioteca, para entrarem em circulação e serem disponibilizados para consulta e/ou empréstimo, passam por um preparo denominado processamento técnico. Resolva a seguir as questões 50 a 52 sobre o tratamento dos recursosinformacionais.
Analise as afirmativas a seguir quanto à carimbagem nos livros.
Todas as unidades do acervo existente na biblioteca, para entrarem em circulação e serem disponibilizados para consulta e/ou empréstimo, passam por um preparo denominado processamento técnico. Resolva a seguir as questões 50 a 52 sobre o tratamento dos recursos informacionais.
Feita a seleção dos materiais que farão parte do acervo, estes devem ser carimbados, registrados e identificados por assunto, por autor e por título para integrarem o acervo e serem colocados à disposição da comunidade escolar para estudo e/ou lazer. De acordo com o tipo de recurso informacional identificado, a seguir, são recomendadas as etapas. Numere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A
| ( ) | Preparo da folha solta, carimbagem, registro, preparo para circulação e armazenagem. |
| ( ) | Carimbagem, registro, identificação do assunto principal, sinalização cromática, preparo para circulação e armazenagem. |
| ( ) | Carimbagem, registro, preparo para circulação e armazenagem. |
| ( ) | Carimbagem, registro, preparo para circulação e armazenagem |
Todas as unidades do acervo existente na biblioteca, para entrarem em circulação e serem disponibilizados para consulta e/ou empréstimo, passam por um preparo denominado processamento técnico. Resolva a seguir as questões 50 a 52 sobre o tratamento dos recursos informacionais.
Ainda sobre o preparo, denominado processamento técnico que é o tratamento dado aos recursos informacionais, assinale a opção INCORRETA.
Coloque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS, no que diz respeito às alterações feitas na CDU, sabendo-se que ela surgiu a partir da CDC.
| ( ) | Colocação de um ponto a cada três algarismos. |
| ( ) | Uso de sinais gráficos e símbolos gregos. |
| ( ) | Mudança de notação mista para pura. |
A introdução da tecnologia nas bibliotecas e nos serviços de informação vem proporcionando, substancialmente a resolução dos muitos problemas enfrentados por esses órgãos responsáveis pela armazenagem, preservação, disseminação e intercâmbio do conhecimento acumulado. Marque a opção incorreta sobre o desenvolvimento de ferramentas como o protocolo Z39.50.
Tendo como base as Cinco Leis da Biblioteconomia, segundo Ranganathan, o qual nos leva a um movimento do pensar que preconiza e discute a postura do bibliotecário, como um profissional que tem por função possibilitar o acesso à informação, a qual não deve ser encarada como uma entidade que somente carrega bits e bytes, mas como uma das possibilidades do ser humano de obtenção de conhecimento sobre o mundo que o cerca, assinale a opção que NÃO faz parte delas.
É importante selecionar bem as fontes de informação que serão citadas em um trabalho, a fim de garantir a qualidade, veracidade e fidedignidade do conteúdo. É interessante saber que existem três tipos básicos de fontes de informação científica: fontes primárias, fontes secundárias e fontes terciárias e conhecendo-as, você terá uma ideia do que é mais ou menos confiável. Qual das opções a seguir possui uma fonte de informação secundária?
Segundo a NBR 10520:2002, as observações, os aditamentos ou as indicações ao texto que podem também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica, feitos pelo autor, tradutor ou editor, caracterizam-se como
A Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que instituiua Política Nacional do Livro, em seu capítulo III, trata da Editoração, Distribuição e Comercialização do Livro. Considerando esta afirmativa, assinale a opção INCORRETA.
O Capítulo I da Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro, determina as 12diretrizes previstas em seu Art. 1º. Assinale a opção CORRETA que contém uma das diretrizes dessa Lei.
Em conformidade com a Lei n. 12.244/2010 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, coloque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
| ( ) | Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais vídeo gráficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados à consulta, a pesquisa, ao estudo ou à leitura. |
| ( ) | Apenas as instituições de ensino público de todos os sistemas de ensino do País deverão obrigatoriamente contar com bibliotecas. |
| ( ) | Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares. |
| ( ) | Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nessa Lei, seja efetivada num prazo máximo de cinco anos |


























