Provas para Download

Prova Bibliotecário - Pref. Juazeiro do Norte/CE
Visualizar os arquivos PDF
Ver bibliotecario.pdf
PDF
bibliotecario.pdf
Ver gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar bibliotecario.pdf
PDF
bibliotecario.pdf
Baixar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar bibliotecario.pdf
PDF
bibliotecario.pdf
Compartilhar gabaritos-oficiais.pdf
PDF
gabaritos-oficiais.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 27 Q3062629 Q10 da prova

A concordância verbal e a nominal, respectivamente, estão CORRETAS em

Reportar Erro
Questão 2 de 27 Q3062630 Q11 da prova

Assinale a alternativa em que, observando-se a classe morfológica das palavras dos seis primeiros versos, constata-se neles, além de outras classes, a presença exatade

Reportar Erro
Questão 3 de 27 Q3062631 Q12 da prova

Numere a coluna B pela coluna A atendendo à CORRETA definição dos termos gramaticais.

COLUNA A

  1. Inferência.
  2. Polissemia.
  3. Ambiguidade.
  4. Intertextualidade.
  5. Coesão.
  6. Coerência.

COLUNA B

( )É uma possível conclusão que se tira do texto.
( )Relação que se estabelece entre textos, um influenciando o outro.
( )A mesma coisa que anfibologia.
( )União íntima das partes de um texto.
( )Um significante com vários significados de acordo com o contexto.
( )Nexo e lógica entre as ideias do texto.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 4 de 27 Q3062632 Q13 da prova

Analise e preencha, as lacunas da assertiva a seguir, com os pronomes demonstrativos.
Senhor Diretor

Em resposta ao memorando nº. 27/5/2019 d_______ Diretoria, quero comunicar-lhe que _______ Chefia não é responsável por _______ irregularidades a que Vossa Senhoria se refere.

Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

Reportar Erro
Questão 5 de 27 Q3062633 Q16 da prova

Numere a Coluna B pela coluna A, observando a classificação dos substantivos.

COLUNA A

Epiceno.
Sobrecomum.
Comum de dois gêneros.

COLUNA B

( )Herege.
( )Jovem
( )Cônjuge.
( )Barata.
( )Borboleta.
( )Intérprete.
( )Aborígine.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 6 de 27 Q3062634 Q23 da prova

Sabendo que 2/5 da reforma da minha casa foram feito em 10 dias por 24 pedreiros que trabalhavam sete horas por dia. Então, quantos dias serão necessários para terminar a reforma, sabendo que eu demiti quatro pedreiros e que os restantes, agora, vão trabalhar apenas seis horas por dia?

Reportar Erro
Questão 7 de 27 Q3062635 Q40 da prova

Theresa May anuncia sua renúncia ao cargo de primeira ministra do Reino Unido.

A primeira-ministra britânica, que tem 62 anos e está há quase três anos no poder, afirmou que decidiu deixar o cargo após o terceiro fracasso em aprovar, no Parlamento Britânico, o acordo costurado por ela com a União Europeia sobre o Brexit.

Analise as afirmativas a seguir sobre algumas das repercussões após a renúncia de May.

  1. Agora, o favorito para ocupar o cargo é o ex-ministro de Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, que liderou a campanha em defesa do Brexit.
  2. O processo de sucessão deve começar em 10 de junho. A oposição pede eleições gerais. O processo de escolha do novo líder deve ser concluído até o fim de junho, antes da folga de verão do Parlamento que, tradicionalmente, ocorre em julho.
  3. Motivou a renúncia de outra figura importante no Partido Conservador, a líder do governo na Câmara dos Comuns, Andrea Leadson.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Reportar Erro
Questão 8 de 27 Q3062636 Q41 da prova

Marque a opção que melhor determina a missão de uma biblioteca escolar.

Reportar Erro
Questão 9 de 27 Q3062637 Q42 da prova

Numere a coluna A de acordo com a B, levando em consideração o compromisso dos profissionais ou agentes, que atuam na biblioteca. Eles exercem a função de mediadores da informação e da leitura e passam a atuar como educadores e incentivadores da busca independente do conhecimento, através da leitura informativa e recreativa.

COLUNA A – AGENTES DO PROCESSO

  1. Bibliotecário.
  2. Técnico em Biblioteconomia.
  3. Auxiliar de biblioteca.
  4. Professor regente de biblioteca.

COLUNA B – PERFIL E ATRIBUIÇÕES

( )É um profissional dinamizador, necessita ser licenciado em Pedagogia ou em área específicas e outras, titulação obtida em curso de nível superior. Isso tem sido uma constante pela natural dinâmica de atuação caracterizada pela pluralidade das funções a desempenhar tais como tarefas auxiliares, voltadas à gestão, ao tratamento da informação registrada, à disseminação da informação, a promoção da leitura e da escrita, ao atendimento aos usuários reais e potenciais da biblioteca e, por extensão, à biblioteca escolar.
( )É um profissional de apoio que desenvolve tarefas no âmbito dos serviços-meio e dos serviços-fim da biblioteca e por extensão a biblioteca escolar. É uma designação para os agentes cuja escolaridade é média ou superior em áreas específicas, com cursos de capacitação para atuar em biblioteca escolar.
( )É o profissional que, em razão de sua formação acadêmica, bacharel em Biblioteconomia, titulação obtida em curso de nível superior, e do amparo legal vigente, está apto a assumir a responsabilidade de administrar bibliotecas ou serviços de informação registrada sob qualquer suporte, à disseminação da informação, ao atendimento aos usuários reais e potenciais da biblioteca e por extensão, a biblioteca escolar.
( )É um profissional que desenvolve tarefas de assessoramento às atividades específicas relacionadas aos serviços-meio (gestão e processamento técnico da informação) e aos serviços-fim (atendimento ao usuário) da biblioteca. Sua titulação é obtida em cursos de nível profissional pós-médio que, ao concluir, está apto a atuar em bibliotecas, exercendo funções relacionadas aos serviços básicos de gestão, de processamento técnico da coleção, de promoção da leitura e da escrita e de atendimento ao usuário.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 10 de 27 Q3062638 Q43 da prova

Assinale a opção INCORRETA sobre as atribuições do bibliotecário e sua equipe de trabalho.

Reportar Erro
Questão 11 de 27 Q3062639 Q44 da prova

Analise as afirmativas a seguir colocando (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( )Está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível no domínio da leitura e da escrita, na aprendizagem, na resolução de problemas, no uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação.
( )Os serviços das bibliotecas escolares devem ser oferecidos igualmente a todos os membros da comunidade escolar, a despeito de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e status profissional e social.
( )Os serviços e materiais específicos devem ser disponibilizados nas bibliotecas especiais para pessoas não aptas ao uso dos materiais comuns da biblioteca.
( )O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa, ou a pressões comerciais.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 12 de 27 Q3062640 Q45 da prova

O processo de formação e de desenvolvimento do acervo dos recursos informacionais da biblioteca contempla as etapas de seleção, aquisição e descarte. Analise as afirmativas a seguir.

  1. __________ é o processo de formalização da entrada de uma obra na biblioteca.
  2. __________ é o processo pelo qual se realiza a escolha dos recursos informacionais que, na biblioteca, serão incorporados aos que já existem.
  3. __________ é a retirada do material de informação do acervo da biblioteca, em razão de sua não utilização, por não atender às necessidades dos usuários, ou pelo seu desaparecimento da coleção.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

Reportar Erro
Questão 13 de 27 Q3062641 Q46 da prova

Importância do(s) assunto(s); atualidade do conteúdo, qualidade deste conteúdo, qualidade visual e/ou auditiva dos materiais; autoridade do autor e/ou editor; demanda existente (solicitação do usuário), são critérios para

Reportar Erro
Questão 14 de 27 Q3062642 Q47 da prova

Pode concretizar-se, através da compra, da doação ou da permuta de recursos informacionais e/ou acervo de uma biblioteca.

Reportar Erro
Questão 15 de 27 Q3062643 Q48 da prova

Obras em mau estado de conservação (rasgados, sujos, riscados, faltando páginas, descolados e outros); livros contaminados por fungos; obras com conteúdo desatualizado, em relação ao currículo vigente; bibliografias enciclopédias com mais de 10 anos de publicação; almanaques e anuários que não sejam do ano corrente; livros e códigos de Direito desatualizados; materiais sobre tecnologia e informática com sistemas não mais utilizados, tais como MS-DOS, D BASE, BASIC, COBOL; livros de geografia e mapas anteriores a 2000. São critérios para

Reportar Erro
Questão 16 de 27 Q3062644 Q49 da prova

Os recursos informacionais constituem-se no conjunto de livros, publicações periódicas, documentos avulsos, folhetos, mapas, fotografias, discos compactos (CDs),vídeos discos digitais (DVDs) e outros que fazem parte do acervo da biblioteca e que são reunidos a partir dos interesses, necessidades e demandas da comunidade escolar. Quanto aos recursos informacionais, assinale aopção INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 17 de 27 Q3062645 Q50 da prova

Todas as unidades do acervo existente na biblioteca, para entrarem em circulação e serem disponibilizados para consulta e/ou empréstimo, passam por um preparo denominado processamento técnico. Resolva a seguir as questões 50 a 52 sobre o tratamento dos recursosinformacionais.

Analise as afirmativas a seguir quanto à carimbagem nos livros.

  1. O carimbo de identificação da biblioteca deve conter o nome da escola e o da biblioteca e não deve ter altura superior a 1cm, a fim de caber facilmente no rodapé da página de um livro sem cobrir textos ou ilustrações.
  2. O carimbo de Identificação da biblioteca deve ser fixado na margem superior da página ou folha de rosto; na primeira e última página impressa; na página central (se for livro ou revista grampeados no meio), e em outras páginas, com intervalos determinados (de 10 em 10, de 20 em 20, de 50em 50 páginas) a critério da biblioteca. Em livros com maior paginação, sugere-se carimbar também no início de cada centena.
  3. O carimbo de registro das unidades informacionais deve conter os dados referentes ao número de registro da obra e a data em que foi registrada. Deve ser fixado, preferencialmente, à esquerda e no alto do verso da folha de rosto ou, no espaço desde que não venha cobrir o texto impresso.
  4. O número de registro e a data serão preenchidos no carimbo das unidades informacionais, no momento do registro da obra na biblioteca.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETA.

Reportar Erro
Questão 18 de 27 Q3062646 Q51 da prova

Todas as unidades do acervo existente na biblioteca, para entrarem em circulação e serem disponibilizados para consulta e/ou empréstimo, passam por um preparo denominado processamento técnico. Resolva a seguir as questões 50 a 52 sobre o tratamento dos recursos informacionais.

Feita a seleção dos materiais que farão parte do acervo, estes devem ser carimbados, registrados e identificados por assunto, por autor e por título para integrarem o acervo e serem colocados à disposição da comunidade escolar para estudo e/ou lazer. De acordo com o tipo de recurso informacional identificado, a seguir, são recomendadas as etapas. Numere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

  1. Livros.
  2. Periódicos.
  3. Materiais Não Livro.
  4. Folhas Soltas.

COLUNA B

( )Preparo da folha solta, carimbagem, registro, preparo para circulação e armazenagem.
( )Carimbagem, registro, identificação do assunto principal, sinalização cromática, preparo para circulação e armazenagem.
( )Carimbagem, registro, preparo para circulação e armazenagem.
( )Carimbagem, registro, preparo para circulação e armazenagem

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 19 de 27 Q3062647 Q52 da prova

Todas as unidades do acervo existente na biblioteca, para entrarem em circulação e serem disponibilizados para consulta e/ou empréstimo, passam por um preparo denominado processamento técnico. Resolva a seguir as questões 50 a 52 sobre o tratamento dos recursos informacionais.

Ainda sobre o preparo, denominado processamento técnico que é o tratamento dado aos recursos informacionais, assinale a opção INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 20 de 27 Q3062648 Q53 da prova

Coloque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS, no que diz respeito às alterações feitas na CDU, sabendo-se que ela surgiu a partir da CDC.

( )Colocação de um ponto a cada três algarismos.
( )Uso de sinais gráficos e símbolos gregos.
( )Mudança de notação mista para pura.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 21 de 27 Q3062649 Q54 da prova

A introdução da tecnologia nas bibliotecas e nos serviços de informação vem proporcionando, substancialmente a resolução dos muitos problemas enfrentados por esses órgãos responsáveis pela armazenagem, preservação, disseminação e intercâmbio do conhecimento acumulado. Marque a opção incorreta sobre o desenvolvimento de ferramentas como o protocolo Z39.50.

Reportar Erro
Questão 22 de 27 Q3062650 Q55 da prova

Tendo como base as Cinco Leis da Biblioteconomia, segundo Ranganathan, o qual nos leva a um movimento do pensar que preconiza e discute a postura do bibliotecário, como um profissional que tem por função possibilitar o acesso à informação, a qual não deve ser encarada como uma entidade que somente carrega bits e bytes, mas como uma das possibilidades do ser humano de obtenção de conhecimento sobre o mundo que o cerca, assinale a opção que NÃO faz parte delas.

Reportar Erro
Questão 23 de 27 Q3062651 Q56 da prova

É importante selecionar bem as fontes de informação que serão citadas em um trabalho, a fim de garantir a qualidade, veracidade e fidedignidade do conteúdo. É interessante saber que existem três tipos básicos de fontes de informação científica: fontes primárias, fontes secundárias e fontes terciárias e conhecendo-as, você terá uma ideia do que é mais ou menos confiável. Qual das opções a seguir possui uma fonte de informação secundária?

Reportar Erro
Questão 24 de 27 Q3062652 Q57 da prova

Segundo a NBR 10520:2002, as observações, os aditamentos ou as indicações ao texto que podem também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica, feitos pelo autor, tradutor ou editor, caracterizam-se como

Reportar Erro
Questão 25 de 27 Q3062653 Q58 da prova

A Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que instituiua Política Nacional do Livro, em seu capítulo III, trata da Editoração, Distribuição e Comercialização do Livro. Considerando esta afirmativa, assinale a opção INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 26 de 27 Q3062654 Q59 da prova

O Capítulo I da Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro, determina as 12diretrizes previstas em seu Art. 1º. Assinale a opção CORRETA que contém uma das diretrizes dessa Lei.

Reportar Erro
Questão 27 de 27 Q3062655 Q60 da prova

Em conformidade com a Lei n. 12.244/2010 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, coloque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( )Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais vídeo gráficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados à consulta, a pesquisa, ao estudo ou à leitura.
( )Apenas as instituições de ensino público de todos os sistemas de ensino do País deverão obrigatoriamente contar com bibliotecas.
( )Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.
( )Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nessa Lei, seja efetivada num prazo máximo de cinco anos

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota