Provas para Download

Prova Bibliotecário - Pref. Governador Celso Ramos/SC
Verificação de segurança

Complete a verificação abaixo para acessar os arquivos desta página.

Visualizar os arquivos PDF
Ver bibliotecario.pdf
PDF
bibliotecario.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar bibliotecario.pdf
PDF
bibliotecario.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 17 Q1935415 Q21 da prova

Consiste no fornecimento de informação ao usuário identificada em fontes de informação em formato impresso ou eletrônico e orientação sobre métodos e técnicas do trabalho bibliográfico. É de responsabilidade do bibliotecário que poderá contar com a ajuda de auxiliar ou técnico na área de biblioteconomia e documentação. Essa abordagem é denominada de:

Reportar Erro
Questão 2 de 17 Q1935417 Q22 da prova

Caracterizada por ser um sistema de classificação, hierárquico, decimal, bibliográfico, estruturado e enumerativo. Tem sua origem filosófica, baseou-se no sistema de classificação de Harris. Indique qual das alternativas caracteriza essa abordagem:

Reportar Erro
Questão 3 de 17 Q1935419 Q23 da prova

Sobre conceitos aplicados à Ciência da Informação é INCORRETO afirmar:

Reportar Erro
Questão 4 de 17 Q1935421 Q24 da prova

Dentre as alternativas abaixo e de acordo com Código de Ética Profissional do Bibliotecário quais são DIREITOS do profissional: I. Exercer a profissão independentemente de questões referentes a religião, raça, sexo, cor e idade. II. Aceitar qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão por sexo, idade, cor, credo, e estado civil. III. Formular, junto às autoridades competentes, críticas e/ou propostas aos serviços públicos ou privados, com o fim de preservar o bom atendimento e desempenho profissional. IV. Defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional. V. Deixar de comunicar aos órgãos competentes as infrações legais e éticas que forem de seu conhecimento. A) I, III, IV. B) Somente a I. C) Somente a III. D) Somente IV. E) II, III, V.

Reportar Erro
Questão 5 de 17 Q1935423 Q25 da prova

Conforme ABNT NBR 15287/2011 destaque a alternativa que NÃO se caracteriza como os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.

Reportar Erro
Questão 6 de 17 Q1935425 Q26 da prova

Consiste em levantar os pontos fortes e fracos da coleção, envolvendo a atividade de desbastamento. Com base nesta frase indique a alternativa CORRTA.

Reportar Erro
Questão 7 de 17 Q1935427 Q29 da prova

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa: A NBR 6028 tem o objetivo de:

Reportar Erro
Questão 8 de 17 Q1935429 Q30 da prova

De acordo com a ABNT NBR 6023/2002, analise as referências e indique a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 9 de 17 Q1935431 Q31 da prova

Sobre a Classificação Decimal Universal (CDU), assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 10 de 17 Q1935432 Q32 da prova

Com base na Lei nº 6.674 de 26 de junho de 1998, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 11 de 17 Q1935434 Q33 da prova

Com base na NBR 10520/2002 Informação e documentação – Citações – em documentos – apresentação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). [__] Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. [__] Citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto em que se teve acesso ao original. [__] Na citação de trabalhos em fase de elaboração, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados indisponíveis, em nota de rodapé. [__] Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado. [__] As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data. [__] O sistema numérico deve ser utilizado quando há notas de rodapé.

Reportar Erro
Questão 12 de 17 Q1935436 Q34 da prova

De acordo com a ABNT NBR 12676/1992 Método para análise de documentos – determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação, analise as afirmativas abaixo. I. Assunto: tema representado num documento por um conceito ou combinação de conceitos. II. Termo de indexação: listagem alfabética ou sistemática de assuntos que indica a posição de cada assunto num documento ou numa coleção de documentos. III. Usar os descritores cabíveis já existentes na linguagem de indexação utilizada. IV. A imparcialidade por parte do indexador é um fator necessário para se obter consistência indexação. V. Quando possível a linguagem de classificação deve ser testada pelo contato direto com os usuários. Assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 13 de 17 Q1935438 Q36 da prova

Geralmente os usuários de uma rede de Unidade de Informação são classificados em duas categorias, indique a alternativa que as corresponde:

Reportar Erro
Questão 14 de 17 Q1935440 Q37 da prova

Segundo Lancaster (2004) está CORRETO afirmar que a avaliação de serviços de biblioteca:

Reportar Erro
Questão 15 de 17 Q1935442 Q38 da prova

O atual perfil do bibliotecário encontra-se bem diferente do perfil do começo da profissão, um profissional capaz de lidar com várias responsabilidades e que saiba realizar tarefas além de catalogação, classificação e indexação se fazem necessários nos dias de hoje. A partir desta nova realidade identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): [__] A gestão e administração de unidades de informação se mostram como tema irrelevante frente ao crescimento e a importância que as unidades de informação representam em suas instituições e para a comunidade que a utiliza. [__] O profissional da biblioteconomia tem como objetivo trabalhar com os diversos suportes que a informação apresenta, gerindo as unidades de informação e buscando as mais variadas ferramentas disponíveis para os processos de organização, disseminação e gestão da informação. [__] O papel do Bibliotecário na sociedade está se alterando devido às novas tecnologias de informação e comunicação. Novas formas de trabalhar surgiram porque novas ferramentas foram criadas para o controle, organização e disseminação da informação. [__] A gestão está desassociada ao envolvimento de elaboração de projetos e a junção de habilidades que vão desde o saber de lidar com pessoas a solução de problemas. [__] Unidades de Informação passaram a serem vistas como uma empresa, começando a exigir uma gestão que possuísse eficiência e produtividade. [__] Implantar programas de gerenciamento de informação não é uma função de administrador de unidades de informação.

Reportar Erro
Questão 16 de 17 Q1935444 Q39 da prova

A indexação é uma atividade que objetiva descrever o conteúdo dos documentos por meio identificação de seus assuntos principais. Com relação à atividade de indexação é INCORRETO afirmar:

Reportar Erro
Questão 17 de 17 Q1935446 Q40 da prova

De acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, só é grátis e pode ser copiado aquilo que o autor explicitamente autorizar. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a Lei.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota