“Após modificações, o Projeto de Lei nº 2.337/2021 conhecido como ‘Reforma do Imposto de Renda’ foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue agora para o Senado Federal onde, caso seja autorizado, seguirá para sanção ou veto presidencial. O projeto é de iniciativa do governo federal e foi apresentado no final do mês de junho. Após tramitação ela Câmara dos Deputados, muitos dispositivos propostos no projeto inicial foram retirados ou alterados, e outros dispositivos foram incluídos. A principal mudança para pessoas físicas é a correção da tabela de IR (Imposto de Renda) dos rendimentos recebidos do trabalho.
“Na sabedoria popular diz-se que ‘tudo que vai, volta’. Na natureza, a semente germina e gera plantas, flores e frutos que retornam a outras sementes. O ciclo da água mostra que as águas dos rios deságuam no oceano que, por sua vez, regula o clima e as chuvas que alimentam as nascentes dos rios. Nesta mesma lógica está a economia circular como uma das grandes prioridades para o setor empresarial: desenvolver processos produtivos que minimizem resíduos e restaurem sistemas naturais, valorizando a sociobiodiversidade e, dessa forma, garantindo um futuro sustentável e de negócios promissores. Se o desenvolvimento sustentável nos demanda a tomada de decisão eficiente e inovadora, nesta discussão quero trazer o diferencial para a economia circular: que ela incorpore o azul.”
“A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’. São17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo, a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.”
O Senac foi criado em 10 de janeiro de 1946, no Pós-guerra, quando o país despontava no desenvolvimento de suas políticas educacionais e demandava soluções mais ágeis para a formação de trabalhadores qualificados. Para viabilizar a atuação do Senac, foi definido que o empresariado contribuiria para a Instituição com 1% do total de sua folha de pagamento, o que ficou conhecido como “contribuição social compulsória”. O Senac disponibiliza cursos presenciais e à distância, compreendendo os níveis de educação profissional nas seguintes áreas, EXCETO:
“Assim como os cães, as vacas também podem ser ensinadas ausarem o ‘tapetinho’. E, na Alemanha, um experimento tem sido feito para tentar reduzir a emissão de gases poluentes. Para tentar convencer as vacas a urinarem em um local específico, um grupo de pesquisadores da Universidade de Auckland e do Instituto Federal de Pesquisa em Saúde Animal da Alemanha, utilizaram uma técnica muito comum aplicada pelos pais com seus filhos: oferecer doces como recompensa. As vacas foram colocadas em curral especial, uma estrutura de cercado verde no local correto, chamado de MooLoo, onde receberam, depois de urinarem, um líquido doce, composto principalmente por melaço. Já os animais que fizeram necessidade fora do cercado receberam um jato de água fria.”(Disponível em:https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/09/13/vacas-sao-treinadas-para-fazerem-xixi-no-tapetinho-em-estudo-dereducao-de-gases-poluentes.ghtml. Acesso em: 13/09/2021. Adaptado.)Em relação às emissões dos gases de efeito estufa oriundos da agropecuária, analise as afirmativas a seguir.
“O Conselho de Saúde, no âmbito de atuação (Nacional, Estadual ou Municipal), em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.”
“A Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) vem sendo construída há muitas décadas por diversos setores da sociedade, como aqueles vinculados aos movimentos sociais da saúde e aos sindicatos progressistas, à militância estudantil, aos professores e pesquisadores que atuam no entrecruzamento da Odontologia com a saúde coletiva, bem como por equipes de saúde pública, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), por movimentos de profissionais e por algumas gestões de entidades odontológicas.”
“O Brasil registrou neste sábado (11/09/2021) 667 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 586.590 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 468.Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de –31% e aponta tendência de queda. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil.”
Considerando os Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale o INCORRETO.
“A política de saúde para os povos indígenas é uma das questões mais delicadas e problemáticas da ‘política indigenista’. Sensíveis às enfermidades trazidas por não-índígenase, muitas vezes, habitando regiões remotas e de difícil acesso, as populações indígenas são vítimas de doenças como malária, tuberculose, infecções respiratórias, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.”
Após o processo de esterilização dos instrumentais odontológicos é necessário que os pacotes sejam armazenados de maneira adequada para a manutenção da esterilidade. Em relação a esta etapa, assinale a alternativa INCORRETA.
Nos últimos anos, houve uma ampliação dos recursos humanos na odontologia com a inserção das categorias auxiliares, dentre elas a de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Épossível afirmar que essa inserção levou a:
“Um paciente de 50 anos sofreu um acidente automobilístico e, durante o atendimento no hospital, foi constatada uma fratura no osso da face onde estão situados os dentes superiores.” Qual o nome desse osso?
“Durante o atendimento odontológico de um adulto com 25 anos, o cirurgião-dentista analisou uma radiografia panorâmica e percebeu que já haviam sido extraídos 3terceiros molares do paciente, mas ainda faltava o do lado inferior esquerdo.” Considerando o sistema de notação ISO/FDI, esse dente é conhecido como:
“A _______________ é uma doença dinâmica, mediada pelo biofilme, modulada pela dieta, multifatorial e não transmissível, que resulta na perda mineral líquida dos tecidos duros dos dentes.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
O flúor, uma substância química que ajuda no fortalecimento do esmalte dos dentes, reduzindo, significativamente, a cárie, pode ser utilizado de forma sistêmica ou tópica. São consideradas formas de uso tópico do flúor, EXCETO:
“Para tratamento de um caso de gengivite, determinado cirurgião-dentista optou por ensinar ao paciente uma técnica de escovação que conseguisse desorganizar as bactérias presentes na região subgengival.” Qual dessas técnicas ele deverá ensinar?
“Determinado cirurgião-dentista está realizando uma restauração em resina, cavidade com profundidade média, no primeiro molar superior direito.” Qual a sequência correta de uso dos materiais odontológicos?
“As luvas _____________ são destinadas a procedimentos invasivos, nos quais há exposição de tecido conjuntivo. São esterilizadas; e, sempre que usadas, devem ser descartadas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

































