A partir da leitura do texto I, é CORRETO afirmar que:
A partir do estudo dos gêneros textuais, é CORRETO afirmar sobre o texto I que:
De acordo com o autor do texto I, é CORRETO afirmar que:
Leia o excerto abaixo, retirado do texto I:
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Com relação a expressão grifada no excerto lido, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos foram acentuados devido à mesma regra de acentuação.
Releia o primeiro parágrafo do texto I:
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e Pronto-Socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas a mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
Acerca do trecho sublinhado, é CORRETO afirmar que as vírgulas foram utilizadas para:
No trecho: “Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano (...)”, é CORRETO afirmar que o termo “amenizar” foi empregado no sentido de:
A função de linguagem predominante no Texto I é:
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são pronomes possessivos.
Assinale a alternativa em que o trecho grifado traz uso de um adjunto adverbial de tempo:
Existem serviços para o armazenamento e a partilha de arquivos, baseados no conceito de "computação em nuvem", como Google Drive, One Drive e Dropbox. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma característica desse tipo de serviço descrito.
O Brasil está entre os países com maior número de usuários de redes sociais. Assinale a alternativa que é conhecida como rede social profissional.
João, utilizando o MS Excel 2010, digita em uma planilha do MS Excel 2010, em português, o valor “0,0031” na célula A1. Após a digitação do valor na célula, João clica com o botão direito do mouse e vai à caixa de diálogo Formatar Células. Nessa opção, ele seleciona o código de formatação #.##0,00. Esse código foi inserido na caixa de texto Tipo, da categoria Personalizado. Após essa formatação ser aplicada, assinale a alternativa que apresenta o valor que será exibido na célula A1.
Considere a planilha do MS Excel 2010, instalação padrão em português, abaixo. Um usuário insere a função =CONCATENAR(A1;B1;C4) na célula C6. O valor obtido será igual a:
Considerando que Paulo utiliza o computador com o sistema operacional Windows 7, versão português, analise a descrição abaixo: O Windows salva o trabalho feito nos aplicativos sem a necessidade de fechar os programas e os arquivos antes de colocar o computador no modo desligado. Na próxima vez em que o sistema for iniciado, a aparência da tela será exatamente igual à deixada antes do desligamento. A partir dessa descrição, assinale a alternativa em que apresenta a função que foi descrita nesse trecho.
Utilizando um computador com o sistema operacional Windows 7, versão português, o usuário, ao clicar no botão (windows) + tecla L, a execução do atalho de teclado tem por finalidade:
Atualmente, usuários da internet utilizam sites de busca para a realização de pesquisas na Internet. São exemplos desses sites de busca:
Os números abaixo representados, foram colocados a partir do número 2 com uma sequência lógica determinada.
2; 5; 10; 17; 26; 37; ?; 66; 83
Substitua o símbolo de ? pelo número CORRETO dentre as alternativas abaixo.
Segundo estatísticas, o SAMU recebe, em média, 500 ligações diárias. No período de férias escolares, as ligações de chamadas falsas, também conhecidas como trotes, são de 35%. Considerando esses dados, é CORRETO afirmar que a probabilidade de, em 5 ligações aleatórias, não haver nenhuma chamada falsa é de:
Segundo Cury (2006), para fazer a representação da estrutura organizacional, é necessário usar o gráfico universal, chamado de organograma. Há diferentes tipos de organogramas, sendo que um dos modelos mais tradicionais, segundo o autor, tem como finalidade representar todos os itens compostos nas alternativas a seguir, EXCETO:
No cargo de auxiliar administrativo, João precisa, dentre outras tarefas, auxiliar o cargo de assistente e superiores de departamentos, setores e áreas administrativas na organização e na execução dos processos de trabalho. Assim sendo, tem contato com muitas pessoas no exercício de sua função, trabalhando em grupo e em equipe. Considerando a abordagem de Robbins, Judge e Sobral (2010), sobre o trabalho em grupo e o trabalho em equipe, assinale a alternativa INCORRETA.
De uma forma ampla, pode-se entender, segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p.73), que a satisfação no trabalho é um sentimento positivo resultante de uma avaliação de suas características. Segundo os autores, todos os fatores a seguir causam satisfação no trabalho, EXCETO:
Julia utilizou formulários para manter controle dos estoques, por meio de registros apropriados, anotando todas as entradas e saídas, visando facilitar a reposição e a elaboração dos inventários. Em relação aos formulários, que possuem vantagens e desvantagens, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Cury (2006), os manuais são documentos criados dentro de uma empresa com o objetivo de padronizar os procedimentos que devem ser seguidos nas diversas áreas de atividades. De acordo com a solução adotada pela American Machine & Foundry Company (AMF), para se preparar um Manual de Organização, são etapas básicas para a construção de um manual, EXCETO:
Para Cury (2006), dentro de uma empresa, seja ela pública ou privada, um dos elementos estruturais mais críticos é a natureza da divisão das novas funções em departamentos ou unidades organizacionais de níveis inferiores, que se refere ao modo como o trabalho daquela empresa é dividido em unidades semiautônomas, ao longo da estrutura interna da organização. Assim, logo após o nível estratégico, da alta administração, inicia-se o processo de departamentalização. Sobre a departamentalização, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o Art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”. Sobre o artigo citado, assinale a alternativa CORRETA.
O texto empresarial serve para diferentes fins dentro de uma organização. Profissionais dos mais variados cargos estão envolvidos e o modo como se expressam via texto pode causar grande impacto na organização, tanto positivo quanto negativo. São funções que um texto empresarial pode representar, EXCETO:
Romeu tem como função auxiliar na produção de dados e informações para a elaboração de relatórios técnico-administrativos e dados estatísticos do CISSUL. Foi solicitado que ele fizesse um relatório com base no moderno texto empresarial, de acordo com Gold (2005). Todos os itens a seguir apresentam características importantes que devem conter no relatório solicitado, EXCETO:
Pedro auxilia nas atividades técnico-operacionais de natureza administrativa dos departamentos, setores e áreas de Recursos Humanos, Financeiro, Almoxarifado, Compras e Licitação, Recepção, etc. do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas – CISSUL. Foi solicitado a ele que verificasse a redação dos procedimentos referentes a algumas áreas, de acordo com os padrões de elaboração de texto empresarial, segundo Gold (2005). Analise as frases a seguir.
1. Concisão: expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. A pessoa deve ser capaz de incluir todas as informações, tanto as mais relevantes quanto as demais relacionadas ao assunto.
2. Coerência: se expressar com harmonia, tanto na relação de sentido entre as palavras quanto no encadeamento de ideias dentro do texto, que significa estabelecer uma relação de tempo, espaço, causa e consequência.
3. Linguagem formal: para evitar que regionalismos e outras variações contextuais afetem na interpretação.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a(s) orientação(ões) que ele deve seguir.
O conflito é algo que ocorre com muita frequência nas organizações, independente do cargo ocupado. Segundo Dubrin (2003, p.170), “o conflito refere-se à oposição de pessoas ou forças que leva à elevação de alguma tensão.” Sobre o conflito, analise as frases a seguir.
1. Ocorre quando duas ou mais partes envolvidas observam metas, valores ou eventos mutuamente exclusivos.
2. Não ocorre em nível individual, uma vez que ninguém discorda de si mesmo.
3. Ocorre independente de como as pessoas definem, percebem ou estruturam uma situação na qual existe desacordo.
Está(ão) CORRETAS as afirmativas.
Uma das atividades profissionais de José é auxiliar na realização de reuniões internas e externas, identificando e preparando espaços físicos, recursos audiovisuais e demais itens solicitados pelos departamentos, setores e áreas. Contudo, com muita frequência, ele tem tido problemas para conseguir tudo: ora a sala que deveria estar livre foi ocupada com materiais, ora os recursos audiovisuais estão com defeito e ele precisa contratar recursos, dentre outros imprevistos. Dubrin (2003) descreve um modelo de 7 passos para a tomada de decisões não programadas. São passos do modelo de Dubrin (2003) para tomada de decisões não programadas, EXCETO:
Uma das atribuições do cargo de Maria é efetuar e recepcionar ligações telefônicas, quando solicitada por departamentos, setores e áreas, conforme padrão estabelecido. Ela lida com pessoas que compartilham ou não dos mesmos valores que os seus, entretanto, tem um bom relacionamento com todos, independentemente disso. De acordo com Dubrin (2003), assinale a alternativa INCORRETA em relação aos valores.
César gerencia uma equipe na qual predomina o comportamento organizacional de cidadania. A satisfação de seus funcionários tem trazido benefícios para a empresa, tais como maior fidelidade dos clientes, maior produtividade e melhor desempenho na segurança. Uma consequência mais ampla da satisfação no trabalho, segundo Dubrin (2003), é que ela contribui para o comportamento organizacional de cidadania, ou a disposição de trabalhar para o bem da organização, mesmo sem a garantia de uma recompensa específica. São componentes importantes dos comportamentos organizacionais de cidadania, segundo Dubrin (2003), EXCETO:
































