Provas para Download

Prova Assistente Social - Pref. Porto Nacional/TO
Visualizar os arquivos PDF
Ver assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Ver gab-definitivos.pdf
PDF
gab-definitivos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Baixar gab-definitivos.pdf
PDF
gab-definitivos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Compartilhar gab-definitivos.pdf
PDF
gab-definitivos.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 18 Q3061845 Q12 da prova

Recuo é um deslocamento das linhas em relação às margens do documento. Sobre o recuo de parágrafo no Microsoft Word2016, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 2 de 18 Q3061846 Q13 da prova

Em alguns aplicativos de comunicação como o WhatsApp o tipo de criptografia utilizado é a ponta a ponta, ou seja, entre os dispositivos que estão trocando as mensagens. Com esse tipo de criptografia, somente quem está conversando possui a chave para ler a mensagem.
Neste contexto, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 3 de 18 Q3061847 Q14 da prova

Acerca da impressão de planilhas do Microsoft Excel 2016, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 4 de 18 Q3061848 Q15 da prova

Qual a URL indicada para transmissões que envolvem informações sigilosas e que oferece conexão segura:

Reportar Erro
Questão 5 de 18 Q3061849 Q16 da prova

Ritxòkò significa „boneca de cerâmica‟ e são confeccionadas por mulheres, desde a modelagem, a queima até a pintura. As bonecas Ritxòkò, desde 2012 foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)como patrimônio imaterial brasileiro.
Sobre as bonecas Ritxòkò é CORRETO afirmar que são confeccionadas pelas mulheres do povo

Reportar Erro
Questão 6 de 18 Q3061850 Q17 da prova

É CORRETO afirmar que a unidade do relevo que está localizada na quádrupla fronteira entre Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia alcançando mais de 800 metros de altitude, e constitui o limite ocidental da região do Jalapão recebe o nome de:

Reportar Erro
Questão 7 de 18 Q3061851 Q18 da prova

Durante o giro da folia do Divino Espírito Santo ocorre uma dança que é uma espécie de brincadeira composta por homens e mulheres que em dupla, acompanhados de viola e pandeiro se divertem e divertem a população com gesto de alegria e sensualidade.

É CORRETO afirmar que essa dança típica, que carrega fortes marcas de cultura e tradição das comunidades do interior do Tocantins como Paranã, Santa Rosa do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Conceição do Tocantins, Peixe e Tocantinópolis recebe o nome de:

Reportar Erro
Questão 8 de 18 Q3061852 Q19 da prova

É CORRETO afirmar que uma das primeiras edificações construída em Palmas, no ano de 1989, que foi sede do Poder Executivo de 1º de janeiro de 1990 a 9 de março de1991. Abrigou ainda a Casa Civil e a Casa Militar, as secretarias do Interior, da Comunicação e da Agricultura.
Também serviu, por pouco tempo, de residência oficial do Governador, e atualmente abriga o:

Reportar Erro
Questão 9 de 18 Q3061853 Q31 da prova

Abordar sobre os instrumentos e técnicas requer ampliar a apreensão para o significado de instrumental técnico operativo, considerando que as áreas das Ciências Sociais aplicadas se utilizam de meios geralmente comuns, mas deformas diferentes, ou seja, particularizadas já que os fundamentos distinguem a especificidade de cada uma delas.
Assim, é CORRETO afirmar que para o Serviço Social:

Reportar Erro
Questão 10 de 18 Q3061854 Q32 da prova

O advento da modernidade ressignificou vários âmbitos da vida cotidiana, e dentre eles podemos citar os tipos de organização familiar, o mundo do trabalho, o casamento, a concepção de novos seres que foi dissociada da união entre um homem com uma mulher, assim como a violência. Esta última trata-se de um fenômeno complexo e abrangente que abarca diferentes contextos da vida humana, pois não é autoexplicável e é pluricausal. Destarte, no Brasil evidencias e que crianças, adolescentes e jovens sejam vítimas em potencial das mais diversas formas de violência, tanto no âmbito familiar, institucional, urbano, através do aliciamento pelo tráfico de drogas ou ainda sexual. Analise as afirmativas a seguir.

  1. As camadas pobres estão mais suscetíveis à violência, considerando-se que muitas vezes os adolescentes e jovens que vivem nas áreas periféricas estão expostos a maiores riscos, e mesmo diante da intensificação do isolamento da vida pública e privada não é possível garantir a segurança dos mesmos e de suas famílias.
  2. O aumento da violência no Brasil se coloca como prioridade na agenda das políticas sociais públicas, visto que a luta dos movimentos sociais por melhores condições de vida e garantia de direitos sociais tem alcançado reconhecimento em suas ações e de seus interlocutores, atenuando a desigualdade social e elevando os níveis de mobilização da sociedade.
  3. O individualismo exacerbado coloca-se como uma das consequências produzidas pela violência, pois está diante da impossibilidade da construção de uma esfera pública marcada pela desregulamentação do Estado e pela ausência ou insuficiência de políticas sociais universais.
  4. A violência na sociedade brasileira tem seu recrudescimento também pela anulação da política que exclui o debate público, responsabilizando a sociedade civil por suas agruras e mazelas, delegando as providências para o âmbito privado e atribuindo suas causas aos aspectos socioeconômicos e culturais.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 18 Q3061855 Q33 da prova

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi consolidado em 1990 através da Lei n° 8.069/90, rompendo definitivamente com uma infância e juventude estigmatizadas e garantindo a condição de sujeitos de direitos para todas as crianças e adolescentes, independentemente de classe social, etnia, gênero, credo religioso dentre outros. Após a promulgação do ECA e seguindo a perspectiva das políticas públicas vigentes, os municípios passaram por um processo de descentralização, entendido como retirada das responsabilidades dos governos federal e estaduais. Nesse sentido a municipalização possui algumas das seguintes dimensões importantes: Assinale a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 12 de 18 Q3061856 Q34 da prova

É certo afirmar que no Serviço Social a atividade profissional está amparada por lei que garante, dentre outras coisas, as ações privativas que fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do Assistente Social. A apropriação e escolha dos instrumentais a serem utilizados nas diversas atividades estão relacionadas com a identificação do objeto de intervenção e viabilizam respostas às demandas institucionais.
Analise as afirmativas a seguir, sob da ótica das atividades profissionais do Assistente Social:

  1. Os procedimentos, instrumentos e técnicas utilizados pelo Assistente Social no seu cotidiano, tanto no âmbito individual quanto coletivo, têm nos laudos, pareceres e estudo social o reconhecimento de meios de investigação da realidade social, com vistas à garantia de direitos e emancipação humana.
  2. O estudo social é um meio de investigação da realidade social que se apresenta como suporte para a aplicação de medidas estritamente judiciais realizadas por Assistentes Sociais vinculados ao Poder Judiciário.
  3. Os laudos, pareceres e estudo social são reconhecidamente meios de investigação da realidade social e reportam-se às expressões e manifestações da questão social e envolvem especificamente um casal com filhos, cuja história a ser conhecida passa, necessariamente, pela violência doméstica.
  4. Os laudos, pareceres e estudo social compõem os processos de intervenção que são constituídos pela investigação, construindo um saber sobre a população usuária, designando uma verdade a respeito de suas vidas e com capacidade de definir o futuro.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 13 de 18 Q3061857 Q35 da prova

Após o movimento de reconceituação, o tema família foi pouco focalizado pelo Serviço Social, visto que diante da necessidade de expansão do capitalismo a família passa a ser um trivial espaço de reprodução da mão de obra, porém, nas últimas décadas o debate sobre família intensifica-se e está presente nos aspectos que envolvem o âmbito de ação, as políticas sociais, a diversidade de constituição e organização familiar, aspectos relativos à divisão sexual e racial do trabalho, dentre outros. Deste modo as políticas públicas de atenção à família têm se tornado um núcleo central de programas e ações sociais que são compartilhados entre Estado e a própria família. Assim, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 14 de 18 Q3061858 Q36 da prova

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social, de1993, respaldado pelos princípios e diretrizes ali expostos, na garantia da Ética Profissional, é CORRETO afirmar que se constituem como direitos do profissional, dentre outros:

Reportar Erro
Questão 15 de 18 Q3061859 Q37 da prova

O exercício profissional do Assistente Social na contemporaneidade, mediante uma profissão eminentemente interventiva como o Serviço Social, este indica a importância da articulação das dimensões profissionais, sem que uma se sobreponha à outra. Assim, é CORRETO afirmar que na dimensão técnico-operativa é:

Reportar Erro
Questão 16 de 18 Q3061860 Q38 da prova

As políticas sociais devem garantir os direitos sociais prescritos na Constituição Brasileira de 1988 em seu artigo 6º “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”, visto que constituem competências do Assistente Social elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociaisjunto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares, assim:

  1. a Política de Assistência Social faz parte do tripé da Seguridade Social, envolvendo a Política de Saúde e Previdência Social.
  2. a Política de Educação através do Plano Nacional referente à Lei n° 13.005/2014, em seu art. 2o tem como diretrizes principais a erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; valorização dos(as) profissionais da educação; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental e outros.
  3. a Política de Saúde do SUS foi criada pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei nº 8.080/90,que define o SUS como: “Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público”.
  4. O Sistema Único de Assistência Social, através da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) de 2000e a NOB SUAS, é um modo de organizar todas as ações da política pública de assistência social.

Considerando-se as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 17 de 18 Q3061861 Q39 da prova

O Assistente Social tem uma vasta atuação profissional em estão corretas. diversos espaços sócio-ocupacionais de diferentes áreas, o qual possui algumas atribuições privativas de acordo com a Lei nº 8.662 de 1993, que regulamenta a profissão. Assinale a alternativa CORRETA, referente a uma das atribuições privativas do Assistente Social:

Reportar Erro
Questão 18 de 18 Q3061862 Q40 da prova

A ética das profissões não está dissociada do contexto sociocultural e do debate filosófico. A ética profissional guarda uma relação com a ética social e, consequentemente, com os projetos sociais. Não há, portanto, um hiato entre aética profissional e a ética social. Assim, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota