A construção linguística “Mesmo no mais duro, no mais áspero, ponho a minha fé” (linha 1) contempla I- uma declaração que faz referência a segmentos do texto anteriormente citados. II- um discurso progressivo evidenciado por termos da mesma cadeia semântica. III- um recurso discursivo que contradiz a temática realçada no texto. É CORRET O o que se afirma apenas em:
No decorrer do texto, ao utilizar os termos “A palavra certa [...]” (linha 2), “Ou o discurso equivocado [...]” (linha 2), “O falar pausado[...]” (linha 3), “O calar súbito[...]” (linha 3), o autor enfatiza uma:
Avalie as proposições, abaixo, e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, considerando que, no decorrer do texto, a expressão “Reconheço até que o chutar o balde faz parte do diálogo” (linha 4) ( ) compõe o repertório da variedade linguística, sendo reconhecido como uma expressão idiomática. ( ) constitui um jargão comumente utilizado por determinados grupos profissionais. ( ) integra o conjunto discursivo da variação de registro, apresentando marcas da linguagem popular . A sequência CORRET A de preenchimento dos parênteses é:
No fragmento do texto “Tudo vale quando se quer chegar ao outro honestamente” (linha 5), o termo I- “Tudo” implica numa afirmação de caráter genérico e abrangente. II- “quando” remete a um efeito de sentido temporal com intenção de persuasão. III- “honestamente” pode ser substituído por “de forma honesta” sem prejuízo semântico/sintático. É CORRET O o que se afirma em:
O termo “para” no título do texto foi usado no sentido de:
Em relação à composição discursiva do texto, o autor emprega procedimentos argumentativos para I- convencer o leitor a refletir sobre descobertas científicas, por meio da citação de resultados de pesquisa. II- mostrar e dar credibilidade à temática pela explicitação de termos e dados estatísticos comprobatórios. III- revelar informações sobre determinadas espécies de plantas que respondem de forma imprecisa aos raios ultravioletas. É CORRET O o que se afirma apenas em:
O termo em destaque, no fragmento do texto “Como alguém que passa filtro solar em dias mais quentes, flores reforçaram sua cobertura natural contra a radiação do Sol .” (linhas 1-2), ao longo das últimas décadas:
No enunciado “Invisíveis ao olho humano, mas flagrados por polinizadores, servem como uma espécie de esses pigmentos também protetor solar , evitando danos ao pólen.” (linhas 5-6), o termo "também":
Leia a Piada e avalie as proposições que seguem. I- O diálogo acima promove uma confusão de sentido sobre os termos “mormente” e “sobretudo”. II- O humor do texto se estabelece em consequência do uso de duas palavras parônimas. III- A ambiguidade que causou o efeito humorístico, além do sentido de “mormente”, é observada também, pela polissemia do termo “usar”. É CORRET O o que se afirma apenas em:
Na construção do enunciado “não foi por sua juventude nem pela harmonia de suas formas que seduziu o tirano” (linhas 1-2), o emprego do termo "nem":
O fragmento do texto "Para esse fim suas palavras vertiam em manuscritos [...]" (linha 4) apresenta uma:
Em “[...] que recontavam lendas, epopeias e mitos dos roteiros homéricos.” (linhas 5-6) o termo em destaque “ao modo” pode ser substituído sem prejudicar o sentido do enunciado por:
No fragmento do texto " entre o mistério da invenção e as habilidades praticadas pelos [...]" (linhas 8-9) o enunciado em destaque foi empregado para:
Na composição do enunciado "Sherazade é a voz fundadora da literatura e o santuário, para todos os tempos, da arte da palavra." (linhas 11-12) a autora:
Considere os conjuntos A = {2, 3, 5, 7, 11, 13, ...}, B = {0, 2, 4, 6, 8, 10, ...} e C = {0, 1, 4, 6, 8, 9, 10, 12, 14, ...}. Qual a alternativa CORRET A?
Qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação equivalente à afirmação “Se dirijo embriagado, perderei a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses e levarei multa no valor de R$ 2.934,70.”?
O que deve vir no lugar das interrogações (??) na seguinte sequência de letras, com base na ordem alfabética em português vigente? CH GL KP OT ??
Qual das alternativas abaixo NÃO é uma equivalência lógica da proposição a seguir? A → ~ ( B ↔ C )
A Lei Nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências, em alteração realizada por força da Lei nº 12.317, de 2010, estabelece que:
Acerca das atribuições privativas dos (as) assistentes, previstas na Lei Nº 8.662/93, analise as proposições a seguir: I- Elaborar , coordenar , executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil. II- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos. III- Planejar , executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais. IV- Coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social. V- Coordenar , elaborar , executar , supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. Está CORRET O o que se afirma em:
O combate a múltiplas discriminações está preconizado pelos Princípios Fundamentais do Código de Ética do (a) Assistente Social. Assinale a alternativa que aponta CORRET AMENTE um princípio profissional que demarca este posicionamento, conforme o referido Código de Ética.
Acerca das práticas vedadas aos Assistentes Sociais pelo Código de Ética Profissional, leia o enunciado a seguir e assinale a alternativa que completa CORRET AMENTE as lacunas: “Compactuar com __________ da Profissão, inclusive nos casos de estagiários/as que exerçam atribuições específicas, em __________ aos/às profissionais.”
Conforme o Código de Ética Profissional, constitui-se como dever do (a) assistente social:
Conforme a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, são Princípios norteadores da realização do estágio:
O Estágio Supervisionado Curricular em Serviço Social pode ser realizado sob as formas Obrigatória e Não Obrigatória. Em ambos os casos constitui atribuição do supervisor de campo:
O ideário neoliberal impõe fortes restrições às políticas sociais, estabelecendo uma tendência geral que se expressa na restrição e redução de direitos, justificada com base no argumento central da (o):
O Brasil passou a construir um padrão público e universal de proteção social com a Constituição de 1988. Uma das mais expressivas conquistas desse processo se expressa na Seguridade Social que pode ser caracterizada como:
Acerca da dimensão técnico-operativa do Serviço Social, analise as proposições seguintes: I- A dimensão técnico-operativa no Serviço Social, apesar de necessária, se considerada de maneira isolada, é insuficiente para dar respostas qualificadas à realidade social. II- O Serviço Social é uma profissão fundamentalmente operativa. Nesse sentido o cotidiano profissional será sempre marcado pelo predomínio da dimensão técnico-operativa. III- É a dimensão técnico-operativa que capacita as(os) assistentes sociais para uma atuação que ultrapasse as características singulares, apresentadas no cotidiano profissional, possibilitando uma interpretação a luz da universalidade da teoria. IV- A entrevista, a visita domiciliar e o encaminhamento são os instrumentos de intervenção profissional que formam a dimensão técnico-operativa do Serviço Social. É CORRET O o que se afirma apenas em:
O trabalho configura-se como um dos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal de 1988. Dentre os direitos garantidos constitucionalmente aos trabalhadores urbanos e rurais é CORRET O:
É consensual que o aparecimento do Serviço Social brasileiro se dá na década de 1930, sendo integrado tanto ao aparato estatal como ao de empresas privadas. A consolidação do Serviço Social como profissão se deu, todavia, mais estreitamente vinculada ao setor público e esteve relacionada à (ao):
No momento em que o Serviço Social caminhou para a profissionalização, a Igreja Católica teve influência decisiva nos primeiros centros de formação de assistentes sociais. Nesse contexto, duas encíclicas papais tiveram um papel fundamental nesse processo formativo, sendo elas:
A Renovação do Serviço Social no Brasil configurou-se como um processo que teve implicações fundamentais para o percurso histórico da profissão, sobre a qual é CORRET O afirmar:
Considerar o serviço social como trabalho implica conceber que o exercício profissional não prescinde da existência de meios de trabalho e de matéria prima. Sendo esta última considerada como o objeto sobre o qual incide a ação transformadora da profissão, é CORRET O afirmar que a matéria prima do trabalho das (os) assistentes sociais:
































