Provas para Download

Prova Assistente Social - Pref. Araruna/PB
Visualizar os arquivos PDF
Ver assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 14 Q1472313 Q11 da prova
Leia o Texto II e responda às questões de 11 a 15:

Analise as assertivas abaixo a respeito do Texto II: I- “aperfeisoamento”, escrita com “s” em vez de “aperfeiçoamento”, grafado com “cê- cedilha”. Há um desvio ortográfico na grafia do termo. II- “aperfeisoamento”, escrita com “s” em vez de “aperfeissoamento”, grafado com “ss”. Há um desvio ortográfico na grafia do termo. III- “empresa”, escrita com “s” em vez de “empreza”, grafado com “z”. Há um desvio ortográfico na grafia do termo. IV- O termo “administrativo” deveria ter recebido acentuação gráfica. V- O termo “municipio” deveria ter recebido acentuação gráfica. É CORRET O o que se afirma apenas em:

Reportar Erro
Questão 2 de 14 Q1472338 Q26 da prova

O Projeto Ético-Político do Serviço Social, fundamentado teórico e metodologicamente, conquistou hegemonia na profissão, no âmbito do Brasil, na década de 90 do século XX. Sobre a temática dos projetos profissionais, em especial a construção do Protejo Ético-Político do Serviço Social, alinhado com o projeto societário que o compõe, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 3 de 14 Q1472341 Q27 da prova

O Brasil é um país que exemplifica como a barbárie do Capital constrói elementos estruturais para reprodução de uma sociedade marcada pela extrema desigualdade de renda e riqueza. Considerando que o Serviço Social é uma profissão profundamente impactada por esse quadro social e político, e que a Questão Social, objeto de atuação profissional, possui um conjunto de determinações produzidas por um sistema heteropatriarcal e pela coextensividade e consubstancialidade (Cisne e Santos, 2018 Sant'Ana e Silva, apud 2024), marque a alternativa CORRET A, a qual caracteriza esse sistema e categorias analíticas no Brasil e no mundo.

Reportar Erro
Questão 4 de 14 Q1472342 Q28 da prova

O art. 5º da Lei 8.662/1993 (CFESS, 1993) apresenta a perícia social como atribuição privativa do assistente social, incluindo também a denominação perícia técnica: “realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social” (CFESS, 2022). No que se refere à perícia social, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 5 de 14 Q1472345 Q29 da prova

Só se pode conceber a política social brasileira inserida no contexto histórico, político, econômico e social, como resultado da disputa de projetos e interesses, e da pactuação entre as diversas forças sociais presentes na sociedade, que se materializam em um conjunto de regulações e ações do Estado. Fonte: WANDERLEY, M.B.; MARTINELLI, M.L.; PAZ, R.D.O. Intersetorialidade nas Políticas Públicas. In Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 137, p. 7-13, jan./abr. 2020. Disponível em: . Acessado em: 17.05.2024, às 12.12h Sobre a temática das políticas públicas, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 6 de 14 Q1472347 Q30 da prova

Os desafios do Projeto Ético-Político do Serviço Social na atual conjuntura, são postos pelas determinações da sociabilidade contemporânea, a qual evidencia o dominante do ideal neoliberal pós-moderno atual e as suas formas de ser que favorecem o ethos neoconservadorismo, criando, assim, obstáculos à viabilização dos valores e pressupostos do código de ética profissional (Barroco, 2011). Fonte: BARROCO, Maria Lucia S. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 205-218, abr./jun. 2011. Disponível em: Acessado em: 20.05.2024, às 21.07h A respeito da ideologia neoliberal pós-moderna e seus rebatimentos sobre os valores éticos e sociabilidade contemporânea, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 7 de 14 Q1472348 Q31 da prova

No processo de planejamento, a avaliação corresponde ao momento em que as decisões, os procedimentos de implementação, o desempenho e os resultados da ação são colocados em questão e examinados a partir de critérios determinados (Baptista, 2013). Fonte: BAPTISTA, M. V. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras, 2007. Sobre o tema da avaliação no processo de planejamento social, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 8 de 14 Q1472352 Q33 da prova

O tema das competências e atribuições profissionais do assistente social tem um lugar demarcado na profissão, pois sua definição responde por parte de nosso reconhecimento social, estabelecido na Lei nº 8.662/1993. Esta legislação também define e regulamenta as atribuições do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) (CFESS, 2020). Sobre a Lei n º 8.662, de 07 de junho de 1993, e suas atualizações, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 9 de 14 Q1472355 Q34 da prova

A Política Nacional de Estágio (PNE) na área do Serviço Social é uma demanda que vem sendo colocada historicamente na direção de construir parâmetros orientadores para a integralização da formação profissional do assistente social, no horizonte do Projeto Ético-Político profissional do Serviço Social. (ABEPPS, 2009). Sobre a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS (2010), marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 10 de 14 Q1472357 Q35 da prova

A concepção de Seguridade Social no Brasil é assumida na Constituição Federal de 1988, atendendo às históricas reivindicações das classes trabalhadoras. Está inserida no capítulo “Da Ordem Social” e é composta pelo tripé: Saúde, Assistência Social e Previdência Social (CRESS-RJ, 2005). Sobre a Seguridade Social inscrita na Constituição de 1988, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 11 de 14 Q1472359 Q36 da prova

João é uma criança de 9 anos de idade e possui deficiência, com impedimento de longo prazo de natureza mental, com alta limitação no desempenho de atividades básicas diárias, como alimentação e higiene pessoal, necessitando permanentemente de cuidados médicos, com tratamentos de saúde não disponibilizados gratuitamente pelo SUS, bem como de fraldas e alimentos especiais. Em 2023, seus pais faleceram em um acidente de moto, não havendo deixado nenhuma herança ou proventos financeiros para o sustento de João. Desde o ano da morte de seus pais, seus avós maternos ficaram com a tutela de João, morando todos na mesma residência. Dessa forma, a nova família de João passou a ser composta por ele e seus avós maternos, Pedro e Maria – com 69 e 62 anos de idade, respectivamente. Pedro possui o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e recebe 1 (um) salário mínimo do benefício, no valor de R$ 1.412,00. Em fevereiro de 2024, por meio de uma visita domiciliar de um assistente social da Secretaria de Assistência Social do município onde João reside, o profissional identificou a situação familiar e orientou os avós maternos de João a solicitarem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao INSS – Instituto Nacional de Seguro Social. Considerando o relato da história apresentada, Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS (Lei nº 8.742/1993 e suas atualizações) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990 e suas atualizações), analise as afirmativas a seguir: I- per capita João não atende aos critérios de elegibilidade para ser beneficiário do BPC, pois possui renda familiar mensal maior que 1/4 (um quarto) do salário-mínimo. II- João não atende aos critérios de elegibilidade para ser beneficiário do BPC, pois seu avô Pedro já possui esse benefício, não podendo outro membro da mesma família ser beneficiário do BPC. III- João atende aos critérios de elegibilidade para ser beneficiário do BPC, pois possui deficiência, com impedimento de longo prazo de natureza mental, e o BPC do seu avô não será computado no cálculo da renda familiar, para fins de concessão do Benefício de Prestação Continuada de João. IV- João atende aos critérios de elegibilidade para ser beneficiário do BPC, mas seus avós maternos não poderão ser os requerentes do BPC para João junto ao INSS, pois possuem apenas a tutela de seu neto, não podendo ser os seus declarantes de sua renda familiar mensal. É CORRET O o que se afirma apenas em:

Reportar Erro
Questão 12 de 14 Q1472360 Q37 da prova

O Serviço Social apresenta um projeto profissional fundado pelo compromisso com os interesses da classe trabalhadora, visando operar o acesso aos direitos adquiridos, dentre eles, o acesso à saúde.(CRESS-ES,2023). Sobre a Lei Orgânica do SUS, nº 8.080/1990 e suas atualizações, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 13 de 14 Q1472363 Q38 da prova

O envelhecimento da população brasileira e a longevidade das pessoas idosas são novos desafios postos para políticas sociais de cuidado e proteção desse público, demandando, assim, cada vez mais profissionais de Serviço Social que contribuam com a melhoria das condições de vida dessa população, conhecendo e entendendo a situação em que estas vivem, e os seus direitos, como os que estão garantidos no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), para assim poder buscar alternativas condizentes com as suas necessidades. Sobre a Lei nº 10.741/2003 e suas atualizações, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
Questão 14 de 14 Q1472367 Q40 da prova

A Lei Maria da Penha é considerada uma das três leis mais avançadas do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), entre 90 países que têm legislação sobre o tema, sendo sua promulgação um importante passo para combater a violência física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral contra mulheres(CRESS/PR,2021). A respeito da Lei nº 11.340/2006 e suas atualizações, marque a alternativa CORRET A.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota