O “empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças” é:
De acordo com o disposto na Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais constitui:
A Lei nº 8.080, de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, aborda também a saúde do trabalhador. Com base nessa legislação, assinale a alternativa correta.
De acordo com o disposto na Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, é assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares as pessoas maiores de
De acordo com o texto “O estigma do uso de drogas”, da série “O assistente social no combate ao preconceito”, não é uma violação de direitos relatada por usuárias(os) de psicoativos na área da saúde:
De acordo com o texto “Responsabilidade social das empresas: um desafio para o Serviço Social”, a ação profissional do Serviço Social nas políticas de responsabilidade social das empresas não poderá a vir se expressar por meio de:
Com base no texto “Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira”, de Maria Ozanira e Silva, não é uma característica das políticas públicas de corte social no Brasil:
Corresponde à medida protetiva a ser aplicada pela autoridade judicial ao agressor, em consonância com o previsto na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006:
Com base na Lei nº 13.146/2015, assinale a definição correta e completa de pessoa com deficiência.
A publicação “Assistente social no combate ao preconceito: machismo” problematiza a uniformização do que, supostamente, seria “ser mulher” ou “ser feminina”, reproduzindo estereótipos como: “mulher que é mulher usa cabelo longo”, “toda mulher quer ser mãe”, “toda mulher é sensível”, “toda mulher quer um homem para amá-la e protegê-la”, “não sou feminista, sou feminina”, dentre outras frases. Há ainda diversos exemplos de práticas machistas que são presenciadas, reproduzidas / praticadas ou sofridas por mulheres em diferentes espaços. São exemplos de práticas machistas ou expressões corriqueiras citadas na publicação, exceto:
O texto “Serviço Social e a saúde do trabalhador: uma dispersa demanda”, de Jussara Mendes, apresenta uma evolução da compreensão do conceito de saúde do trabalhador. Acerca desses conceitos, assinale a alternativa incorreta.
É considerado instrumental técnico ou forma de registro utilizado pelo Serviço Social e descrito na publicação “Produção de documentos e emissão de opinião técnica em Serviço Social” do Conselho Federal de Serviço Social, exceto:
De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, possui a garantia de requerer a órgão competente a interdição de máquina, setor de serviço ou todo ambiente de trabalho, em caso de risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores:
A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, estabelece que é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, exceto na condição de
































