Uma redação apresentou o seguinte fragmento de texto:
“Solidariedade não faz bem apenas para quem ajuda, mas também para quem a pratica. E isso, agora, está comprovadocientificamente: um estudo realizado nos EUA por um neurocientista brasileiro revela que a boa ação ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar comparada aos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo.”
Sobre esse fragmento textual, assinale a afirmativa incorreta.
“O Papa Francisco lamentou neste domingo que ‘os poucos ricos’ aproveitam aquilo que ‘em justiça, pertence a todos’. Ele afirmou que cristãos não podem permanecer indiferentes ao crescimento de preocupações com os explorados e os indigentes, incluindo imigrantes.
O Papa chamou atenção para a causa dos idosos abandonados epara ‘o grito de todos aqueles levados a deixar suas casas e sua terra natal por um futuro incerto’. Ele acrescentou: ‘é o grito depopulações inteiras, privadas inclusive de todos os recursosnaturais a sua disposição.’”
Tribuna da Bahia, 19/11/2018.
O discurso do Papa Francisco tem caráter predominantemente
“Ao longo dos últimos anos, a participação de pessoas com idade superior aos 60 anos vem aumentando na força de trabalho do país. Além do envelhecimento da população, os idosos estão adiando a saída do mercado. E para protegê-los, o Estatuto do Idoso, que completou 15 anos no dia 1º de outubro, também trata de direitos relativos a trabalho e renda. Entretanto, alguns ainda não saíram do papel”.
Tribuna da Bahia, 18/11/2018
Assinale a opção que indica como o segmento “Além do envelhecimento da população, os idosos estão adiando a saída do mercado” poderia ser mais claramente expresso.
“O número de cigarros comercializados irregularmente superou neste ano a quantidade de produtos vendidos legalmente. A constatação vem de pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Encomendado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), o estudo aponta que, em 2018, foram consumidos 106,2 bilhões de cigarros, dos quais 57,5 bilhões de unidades (54%) fora do mercado legal”.
Tribuna da Bahia, 18/11/2018.
Assinale a opção que apresenta a mudança formal que está de acordo com as regras da língua padrão.
“Evidentemente que não se pode reconstruir as cidades, porém são possíveis e necessárias a formação e a consolidação de novas centralidades urbanas, com a descentralização de equipamentos sociais, a informatização e descentralização de serviços públicos e, sobretudo, com a ocupação de vazios urbanos, modificando-se, assim, os fatores geradores de viagens e diminuindo-se as necessidades de deslocamentos, principalmente motorizados”.
Ministério das Cidades
O texto aborda o problema do transporte urbano atual, com organização argumentativa. Sobre os componentes desse segmento, assinale a afirmativa correta.
Uma editora paulista, sob o título “Da semente ao livro”, publicou o texto a seguir.
“Plantar florestas. A madeira que serve de matéria-prima para nosso papel vem de plantio renovável, ou seja, não é fruto de desmatamento. Essa prática gera milhares de empregos para agricultores e ajuda a recuperar áreas ambientais degradadas.”
Esse texto publicitário pretende
Um catálogo de venda de vinhos declarava, sobre um dos vinhos oferecidos, o seguinte:
“Foi entre deliciosos aromas de maçãs, peras e limões que este espumante encontrou a máxima expressão da região do Vêneto. Tem perlage rico e sabor persistente. Leve, sedutor e elegante.”
Sobre a estruturação e a linguagem desse anúncio publicitário, assinale a afirmativa inadequada.
Assinale a opção em que a frase mostra erro de concordância nasexpressões percentuais
Assinale a opção que apresenta a frase em que o vocábulo “maior” deveria ser trocado por outro mais adequado
Leia o texto a seguir
“Por que todos os povos deste planeta gostam de futebol? Talvez porque o futebol, além de ser uma linguagem gestual, fácil de ser decodificada, é, acima de tudo, uma grande metalinguagem. Isso quer dizer que o seu significado ou sentido é explicado por seus próprios movimentos, entendidos por quase todos, independentemente de classe social, cultural ou econômica”.
Luiz César Saraiva Feijó, Futebol falado.
Segundo o conteúdo do texto, assinale a opção que mostra amelhor resposta para a pergunta inicial.
Um caminhão pesado levou uma carga de Salvador a Aracaju, e o tempo de viagem foi de 8 horas e 14 minutos. Na volta, o caminhão vazio foi mais rápido e levou apenas 6 horas e 48 minutos para retornar ao ponto de partida. O tempo de ida foi maior do que o tempo de volta em
Tiago fez um empréstimo de R$ 3000,00 para pagar em duas parcelas com vencimento em 30 e 60 dias, com juros de 10% ao mês no regime de juros compostos. Se a primeira parcela foi de R$ 1700,00, o valor da segunda parcela que liquidou a dívida foi de
Considere as afirmativas a seguir.
Um engenheiro calculou que todo o entulho de certa obra poderia ser retirado por 4 caminhões trabalhando durante 6 dias. Os caminhões começaram juntos o trabalho e, no final dosegundo dia, um caminhão enguiçou. Os três caminhões restantes trabalharam mais dois dias e, no final do quarto dia, outro caminhão enguiçou. Os dois caminhões restantes terminaram o trabalho.
O trabalho inteiro foi realizado em
Considere a afirmativa:
“Este mês tem 31 dias e o mês que vem também terá”
A negação dessa afirmativa é
Considere a afirmativa:
“Este mês tem 31 dias e o mês que vem também terá”
A negação dessa afirmativa é
Em certo jogo, há fichas de apenas duas cores: brancas e pretas. Em cada uma das cores, algumas fichas são quadradas e as outras são redondas. Ronaldo está nesse jogo e, em certo momento, a quantidade de fichas que possui é tal que:
Em 2018, foi lançado o Atlas Solar da Bahia, onde se lê, na"Mensagem do Governador":
O Atlas Solar da Bahia disponibiliza, para todas as partes interessadas (empreendedores, acadêmicos, reguladores, governantes, ambientalistas e proprietários de terras), um conjunto de informações precisas a respeito do potencial de geração de energia elétrica através da tecnologia fotovoltaica. A evolução tecnológica, com a consequente redução nos custos dos painéis solares, a necessidade de se ampliar o uso das energias limpas, os incentivos fiscais já regulamentados para o segmento e as amplas áreas aptas à implantação de parques solares na Bahia, formam um conjunto de vetores mobilizadores que irão dinamizar a economia do estado.
Adaptado de http://www.senaicimatec.com.br/download/Atlas-Solar-Bahia-2018.pdf
As afirmativas a seguir resumem corretamente a "Mensagem do Governador" citada, à exceção de uma. Assinale-a.
No plebiscito de 2016, os cidadãos do Reino Unido optaram por sair da União Europeia (UE), processo referido com a sigla Brexit. Na época, essa opção traduziu
Sobre os cargos do Executivo e do Legislativo que foram objeto de eleições, no Brasil, em 2018, analise as afirmativas a seguir.
Nos últimos anos, acirrou-se a guerra comercial entre EUA e China, com a imposição mútua de tarifas e restrições. Com relação aos possíveis impactos dessa guerra comercial sobre a economia global, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
| ( ) | O conflito tende a afetar a economia de outros países, pois as cadeias de produção e consumo estão interligadas. |
| ( ) | A guerra pode aumentar os custos das exportações e gerar um ciclo de diminuição do comércio internacional. |
| ( ) | A disputa afeta o mercado financeiro, porque grandes empresas mundiais têm bases produtivas na China. |
A partir da categoria "desvalidos", de J. Friedmann e L. Sandercock, as formas de pobreza podem ser diferenciadas em:
despossessão psicológica, que diz respeito a um sentimento de autodesvalorização das populações pobres em relação às ricas;
despossessão social, que se manifesta pela impossibilidade de parcela da população ter acesso aos mecanismos de êxito social;
despossessão política, que está relacionada à incapacidade decertos grupos sociais de participar efetivamente da vida públicaou de ter acesso a mecanismos de interferência e ação política.
Assinale a opção que indica corretamente a caracterização multidimensional da pobreza apresentada no texto.
A República Federativa do Brasil celebrou tratado internacional sobre Direitos Humanos. A respeito da incorporação dessetratado à ordem jurídica interna, é correto afirmar, considerandoa sistemática estabelecida na Constituição da República, que eleequivalerá
Uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com forte atuação junto às camadas mais carentes da população, consultou sua assessoria jurídica sobre (1) a forma de organização do serviço público de saúde e (2) a possibilidade deas pessoas com as quais interage participarem da gestão doserviço. À luz da sistemática constitucional, a assessoria respondeu corretamente que deve ser
Antônio, pessoa do povo, percebeu que uma criança de aproximadamente 4 anos estava sendo duramente espancada por um adulto, no interior de uma casa, durante a noite.
Considerando a sistemática constitucional, é correto afirmar que Antônio
Maria, servidora pública do Município de Salvador, formulou questionamento, no setor de recursos humanos a que estava vinculada, sobre a possibilidade de ser cedida a órgão de outro Município. À luz da Lei Complementar nº 1/1999, do Município de Salvador, Maria
As etapas de um trabalho topográfico seguem uma ordem de dependência para sua execução.
| ( ) | Etapa onde são trabalhados os dados coletados. É nessa etapa que calcula, projeta, estuda e se desenha. |
| ( ) | Etapa na qual os dados do projeto e da locação serão constantemente trabalhados na execução da obra. |
| ( ) | Etapa onde se coletam os dados do objeto do trabalho. |
| ( ) | Etapa na qual os dados trabalhados no projeto irão retornara o local do levantamento. |
Sua equipe está encarregada de fazer medições, a topografia e osregistros fotográficos de uma edificação existente, de modo afornecer informações a um processo licitatório de reforma que será realizado pela Prefeitura. No escopo das etapas de um projeto, a atividade realizada pela sua equipe é denominada de sua equipe é denominada de
Para a execução de uma obra é necessário transferir os elementos do projeto de uma edificação para o terreno.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
A Lei nº 9.069/16 (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador) é o instrumento básico da Política de Desenvolvimento Urbano do município, e traz, em seu Título IV -Da Habitação, os pressupostos e objetivos da Política Municipalde Habitação de Interesse Social (PHIS). No âmbito da PHIS, o atendimento das necessidades habitacionais compreende, entre outros, o programa de urbanização dos assentamentos precários urbanizáveis.
Sobre os motivos pelos quais uma área é considerada não urbanizável, de acordo com a Lei nº 9.069/16, analise os relacionados a seguir.
Nas obras em que é necessário que os trabalhadores morem em alojamentos, uma medida essencial é a construção de áreas de vivência, que tem por objetivo suprir as necessidades básicas humanas.
Diante do exposto, é correto afirmar que
Antes mesmo do início de implantação do canteiro de obras, algumas atividades prévias, usualmente denominadas “serviços preliminares”, são necessárias, envolvendo, entre outras atividades,
No planejamento para execução de um canteiro de obras, deve se ter atenção às áreas operacionais (setores administrativos, de armazenagem etc.) e às áreas de vivência (como vestiário, refeitório etc.). De acordo com os requisitos para as áreas de um canteiro de obras, é correto afirmar que
Em um trabalho de terra planagem, foram retirados 150 m3 de solo. Considerando a taxa de empolamento de 20%, o volume a ser retirado, em m3, será de
A elaboração de um Projeto de Arquitetura deve obedecer a determinadas etapas, seguindo-se uma metodologia, de acordo com a NBR 13532. Com a sucessão de diferentes etapas, de forma hierárquica, as alternativas vão sendo definidas e amadurecem-se as soluções adotadas. Cada etapa se referenciaem informações pré-determinadas e produz informações técnicas que embasarão o desenvolvimento da próxima etapa. Assinale a opção que apresenta informações técnicas a seremproduzidas na etapa do Programa de Necessidades de Arquitetura (PN-ARQ).
Cada sítio possui um ecossistema natural que, em maior ou menor grau, é alterado quando sobre ele se faz um assentamento urbano. Portanto, é importante analisar cuidadosamente as características do sítio, a fim de planejar as intervenções, de forma a obter ou manter a qualidade físico-ambiental das cidades.
Sobre a análise e o planejamento do sítio, assinale a afirmativa correta.
A Arquitetura Bioclimática propõe a análise do clima e da topografia do sítio a fim de estabelecer estratégias arquitetônicas para obter o conforto térmico da construção e minimizar o consumo de energia.
Considerando as influências topoclimáticas na conservação de energia na edificação, é correto afirmar que:
Relacione o tipo de porta à sua respectiva especificação.
| ( ) | Porta com duas folhas que deslizam em um trilho no topo eao longo de guias, oferecendo acesso somente a 50% daabertura. |
| ( ) | Porta em que as folhas são articuladas, dobrando-se e sobrepondo-se quando abertas. Exige pouco espaço para uso. |
| ( ) | Porta em que a folha é suspensa por um trilho superior, à vista, dando passagem em 100% da abertura. |
| ( ) | Folha articulada no batente superior e na soleira. Exige espaço em torno da abertura para o movimento da folha. |
| ( ) | Porta em que a folha desliza em um trilho no topo. Quando aberta, entra em uma abertura no interior da parede. |
Segundo a NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, à construção, à instalação e à adaptação ao meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade, assinale a afirmativa correta.
O Desenho Urbano no processo de planejamento é definido como o “campo disciplinar que trata a dimensão físico-ambientalda cidade, enquanto conjunto de sistemas físico-espaciais e sistemas de atividades que interagem com a população por meio de suas vivências, percepções e ações cotidianas”.
Sobre Desenho Urbano, analise as afirmativas a seguir.
O urbanista Kevin Lynch deu uma importante contribuição ao planejamento urbano ao analisar a imagem mental que os habitantes tinham de sua cidade. Sua teoria se organiza em torno de três qualidades urbanas: legibilidade, estrutura e identidade e imaginabilidade. Segundo Lynch, correlacione cada qualidade urbana à sua respectiva explicação.
| ( ) | Qualidade de um objeto físico que lhe dá uma alta probabilidade de evocar uma imagem forte ao observador, apresentando-se de uma forma definida e intensa aos sentidos humanos. |
| ( ) | A facilidade em que as partes da paisagem urbana podem ser reconhecidas em um padrão coerente: sua aparente clareza. |
| ( ) | Componentes pelos quais uma imagem pode ser analisada, como a distinção de um objeto de outras coisas, seu reconhecimento como entidade separável; a relação espacial ou estrutural do objeto com o observador e com os outros objetos; o significado prático ou emocional para o observador. |
Sobre as vias de circulação, de acordo com a Lei nº 9.148/16, que dispõe sobre o Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador, assinale a afirmativa correta.
A conscientização de que os recursos do planeta são limitados tem gerado não só a busca por energias alternativas e por redução no consumo energético, mas também a busca pela conservação dos recursos ainda existentes.
Sobre a Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Salvador/BA, analise as afirmativas aseguir.
Em relação à importância e influência da vegetação sobre a qualidade do ambiente da cidade, assinale a afirmativa correta.
A Carta de Veneza, de 1964, define a restauração como sendo uma operação que deve ter caráter excepcional. Apresenta princípios fundamentais que devem nortear a restauração de um monumento.
A respeito dos princípios éticos e dos métodos utilizados em restauração e conservação de edificações históricas, assinale a afirmativa correta.
De acordo com a Resolução nº 1024 do CONFEA/CREA de 2009, o Livro de Ordem constituirá a memória escrita de todas as atividades relacionadas à obra ou ao serviço.
Sobre o Livro de Ordem, analise as afirmativas a seguir.
A respeito do recebimento de uma obra realizada pelaAdministração Pública por meio de um processo licitatório, analise as afirmativas a seguir.
O regime de contratação para execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas é chamado de
Assinale a opção que indica o documento que deve ser elaborado pela empresa contratante com o objetivo de padronizar os procedimentos de projetistas, fiscais e construtores.
Durante a execução de uma obra de um órgão público, verificou se a necessidade da realização de um serviço não previsto no contrato inicial.
A respeito dessa situação, assinale a afirmativa correta.
A respeito dos comandos do software AutoCAD, o comando quenão é usado para alterar ou manipular objetos é o
O editor de planilhas Microsoft Excel é uma ferramenta muito útil para a análise e o cálculo de dados. Todas as suas fórmulas são agrupadas por categorias na guia “Fórmulas”.
Relacione as fórmulas do Microsoft Excel listadas a seguir aos seus respectivos objetivos.
| ( ) | Junta várias cadeias de texto em uma só. |
| ( ) | Retorna um valor ou a referência a um valor de dentro de uma tabela ou intervalo. |
| ( ) | Soma os valores de um intervalo que correspondam a determinados critérios. |
| ( ) | Remove todos os espaços do texto, exceto os espaços únicos entre palavras. |
| ( ) | Procura por um valor específico em uma coluna e retorna o valor de uma célula relativa. |
De acordo com a Lei nº 10.257/01, o estudo de impacto de vizinhança será executado de forma a contemplar a qualidade de vida da população residente na área e nas suas proximidades, analisando os seguintes requisitos:
































