Considerando a ortografia das palavras em diferentes situações de emprego, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 06, 12 e 15.
Analise as seguintes propostas de alteração do texto:
1. A supressão do pronome indefinido “alguns” na linha 01.
2. A supressão da preposição “por” na linha 14.
3. A inserção de “umas” antes de “certas coisas” na linha 15.
4. A substituição de “nunca” por “jamais” na linha 19.
O resultado da somatória dos números correspondentes às alterações que NÃO acarretam alterações significativas de sentido ou incorreções é:
Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “despretensioso” (l. 04), assinalando V, verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Considerando o contexto em que ocorre, a palavra poderia ser substituída por “singular” sem causar alterações significativas ao sentido original do texto.
( ) “Despretensioso” é um adjetivo uniforme no que tange à flexão de gênero e foi formado pelo processo de derivação parassintética.
( ) Tanto a palavra “despretensioso” quanto a expressão “coisa rápida” (l. 04) referem-se a “passeio” (l. 04).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise o período a seguir, retirado do texto:
“Também fiz isso porque não sei quando é que vou encontrá-las por aí de novo — tá certo, eu até sei o local, mas ele fica longe e, sabe como é, mesmo que o passado pareça reconfortante, a gente tem uma pressa de futuro que muitas vezes é tudo, menos doce”.
Sobre o trecho acima, analise as assertivas abaixo:
I. No trecho, pode-se identificar uma conjunção adversativa e uma locução conjuntiva concessiva, estabelecendo, cada qual, relações entre ideias de sentido contrário.
II. A ligação entre a primeira e a segunda oração do período é realizada por uma conjunção que estabelece uma relação de explicação de uma motivação entre elas.
III. A última oração do período é uma oração adjetiva, introduzida por um pronome relativo que a liga ao seu antecedente, no caso, um substantivo.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que apresenta uma palavra ou expressão que poderia substituir “em que” (l. 03) mantendo a correção do período.
Analise as assertivas a seguir sobre a palavra “engraçado” (l. 14), assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A palavra foi empregada como um substantivo.
( ) O vocábulo poderia ser substituído por “divertido” sem alteração do sentido original do trecho.
( ) Trata-se de uma palavra formada por derivação prefixal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos sublinhados ao sentido que conferem ao respectivo trecho.
Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “punhado” (l. 17):
I. Apresenta o mesmo radical que a palavra “punho”.
II. Um sinônimo possível para este vocábulo é “porção”.
III. É um adjetivo formado a partir do particípio de um verbo.
Quais estão corretas?
Analise os termos sublinhados dos trechos abaixo:
“de súbito pareceu deslocar-se para um tempo bem antigo” (l. 10-11).
“durante anos eu procurei por aquela bala” (l. 14).
“que a certeza do ontem irá de alguma forma parecer cafuné” (l. 21-22).
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a função sintática dos termos sublinhados.
O encerramento oficial da Segunda Guerra Mundial foi consolidado com a rendição da Alemanha e do Japão. Quantos anos completa esse acontecimento em 2025?
Entre as personalidades abaixo, qual NÃO recebeu o Prêmio Nobel da Paz?
Com fundação em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. É também a agência especializada em saúde do sistema interamericano. O trecho anterior refere-se a qual organização?
Qual setor econômico brasileiro é responsável pela maior fatia do Produto Interno Bruto (PIB) do país?
Sobre Protásio Antônio Alves, médico e político gaúcho, analise as assertivas abaixo:
I. Foi homenageado no nome de uma grande avenida em Porto Alegre.
II. Foi o cirurgião responsável por realizar a primeira cesariana em Porto Alegre, em uma mesa de cozinha no bairro Menino Deus.
III. Em 1898, liderou a fundação da Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, a terceira do Brasil.
Quais estão corretas?
O Rio Grande do Sul possui diversidade cultural marcada também pela presença indígena. Atualmente, quatro etnias indígenas estão oficialmente reconhecidas e presentes no território gaúcho. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas etnias.
Sobre a Expointer, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a matriz energética do Rio Grande do Sul, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O estado possui uma matriz energética diversificada, com participação de fontes renováveis como a energia eólica e solar.
( ) Toda a transmissão de energia elétrica no estado é feita por empresas públicas.
( ) O estado está ligado não somente ao sistema elétrico do Brasil, mas também ao da Argentina e do Uruguai.
( ) A maior parte da energia elétrica gerada no Rio Grande do Sul vem de termelétricas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, é reconhecida internacionalmente por sua beleza natural. Com cerca de 500 metros de extensão, ela é formada por um corredor de árvores que a torna um verdadeiro “túnel verde”. Em 2006, a rua recebeu um título que ajudou a consolidar seu valor para o turismo e para o meio ambiente na capital. Qual é o nome desse título?
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o direito à saúde é assegurado constitucionalmente pelo artigo 6 º, que enuncia o rol de direitos sociais assegurados no ordenamento jurídico brasileiro, e é disciplinado pelos artigos 196 a 200. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os artigos mencionados.
O Decreto n º 1.171/1994 institui o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e estabelece regras de conduta obrigatória para referidos servidores. Assinale a alternativa que está de acordo com as disposições do Decreto.
Nos termos do artigo 5 º da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. De acordo com o rol de direitos individuais e coletivos previstos no artigo 5 º, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, Lei Federal n º 8.429/1992, assinale a alternativa correta.
Segundo a Lei de Processo Administrativo Federal, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados, assinale a alternativa correta.
São disposições da Constituição Federal:
I. Compete privativamente à União legislar sobre orçamento.
II. É de competência comum da União, Estados e Distrito Federal legislar sobre seguridade social.
III. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre previdência social, proteção e defesa da saúde.
Quais estão corretas?
De acordo com o disposto na Lei nº 11.091/2005, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Estatuto Nacional da Igualdade Racial, analise as assertivas abaixo:
I. Não incumbe ao poder público garantir que o segmento da população negra vinculado aos seguros privados de saúde seja tratado sem discriminação.
II. Constitui objetivo da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra a promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnicas e o combate à discriminação nas instituições e serviços do SUS.
III. As medidas instituídas pelo Estatuto da Igualdade Racial substituem outras em prol da população negra que tenham sido ou venham a ser adotadas no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
Quais estão corretas?
Em um programa feito em PHP, as variáveis são representadas por um sinal seguido de um identificador único. Esse identificador possui a mesma regra de formação utilizada para representar uma constante. O sinal que precede esse identificador é:
No modelo MVC, qual é o componente responsável por encapsular a funcionalidade (lógica do negócio) e objetos de conteúdo (dados), bem como incorporar todos os estados da WebApp?
No tempo em que uma transação em SQL é realizada, os dados alterados por ela são inseridos em um repositório temporário até que seja aplicado um comando que torne definitiva toda e qualquer alteração realizada pela transação. Qual é esse comando?
Qual é a denominação do livro do ITIL que trata a forma como um serviço é executado com as estratégias, recursos e tecnologias necessárias para direcionar cada um dos estágios do ciclo de vida do serviço até sua conclusão?
A aceitação do gerenciamento de projetos como uma profissão indica que a aplicação do conhecimento, processos, habilidades, ferramentas e técnicas pode ter um impacto significativo no sucesso do projeto. Nesse contexto, existe um guia que identifica esse subconjunto do conhecimento em gerenciamento de projetos e que seu uso é amplamente reconhecido como boa prática. Esse guia, publicado pelo PMI, é o:
O Advanced Encryption Standard (AES) é um algoritmo de criptografia que foi adotado como padrão de criptografia pelo governo dos Estados Unidos em 2000 e atualmente é amplamente utilizado. Esse algoritmo utiliza uma:
A conexão física com a Internet é feita por roteadores e circuitos de comunicação de dados. Como os endereços internos de uma rede local são diferentes dos endereços de acesso à Internet, esses roteadores e servidores que tratam o acesso da rede local à Internet funcionam como gateways, traduzindo os endereços da Internet para a comunicação com os endereços internos da rede local. O sistema que faz essa tradução chama-se:
O algoritmo de criptografia simétrico RC4, que utiliza chaves secretas de 64 ou 128 bits, equipa quais protocolos de segurança de rede sem fio?
No nível de maturidade Definido, os projetos são bem caracterizados e entendidos. Há padrões estabelecidos e os processos são descritos com mais detalhes e rigor, além de serem proativos. Os padrões, as descrições de processo e os procedimentos de um projeto são adaptados do conjunto de processos padrão da organização para se adequar a um projeto ou unidade organizacional em particular. Dentre os cinco níveis de maturidade do modelo CMM, qual é o Definido?
































