Com base no exposto pelo texto, assinale a alternativa correta.
Com base no exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. Além da destruição ambiental, os incêndios causam problemas de saúde e estão ligados a fatores como o avanço do agronegócio.
II. O texto afirma que os incêndios florestais são um problema recente nas terras indígenas, tendo surgido apenas nos últimos anos.
III. O governo federal, em conjunto com ONGs ambientalistas, tem conseguido controlar os incêndios nas terras indígenas, diminuindo significativamente as áreas queimadas.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que melhor caracteriza o gênero textual e a função da linguagem predominante no texto.
Considerando a regência verbal e o acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 01, 25 e 28.
Os símbolos nas linhas 06 e 08 podem ser substituídos, respectivamente, por quais sinais de pontuação?
No trecho retirado do texto “Nas comunidades, os efeitos de tanta queimada são sentidos por toda a população, especialmente por jovens e idosos que sofrem com problemas respiratórios” , se a palavra sublinhada for substituída por sua forma no singular, quantas outras alterações serão necessárias para manter a correta concordância nesse fragmento?
A palavra “estrago” (l. 10) pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
No trecho retirado do texto “Ver a destruição dos animais ou de uma árvore é como ver a nossa própria destruição” , qual figura de linguagem é empregada?
Analise o trecho a seguir , retirado do texto :
“Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) mostra o tamanho do estrago deixado pela s queimadas nesses territórios ”.
Assinale a alternativa que apresenta o fragmento acima na voz passiva.
Analise as assertivas abaixo:
I. A palavra “Água -de-colônia” leva hífen porque é uma palavra composta.
II. As palavras “cachorro” e “menino” têm seis fonemas cada.
III. A palavra “país” é acentuada conforme a regra do hiato.
Quais estão corretas?
Em que ano ocorreu o plebiscito que definiu a emancipação de Passo do Sobrado, com 88% dos votos a favor, dando o grande passo para que a cidade se tornasse independente?
De acordo com o site da Câmara dos Vereadores de Passo do Sobrado, qual é a principal atividade econômica do município?
Em 2024, faleceu , aos 93 anos, um dos nomes mais importantes do entretenimento da televisão brasileira, Silvio Santos. Em que mês do ano ele faleceu?
São fatos que ocorreram em 2024, EXCETO:
Está prevista para o dia 8 de dezembro de 2024 a reabertura de uma das maiores catedrais do mundo, localizada em Paris , que, após sofrer um incêndio em 2019, passou por uma reforma. Qual é o nome dessa catedral?
Com base na Lei Orgânica do Município de Passo do Sobrado , em relação aos vereadores, analise as assertivas abaixo:
I. Extingue-se o mandato de vereador nos casos de renúncia escrita.
II. Extingue-se o mandato de vereador nos casos de falecimento.
III. Comprovado o ato ou fato extintivo, o Presidente da Câmara, imediatamente, convocará o suplente respectivo e, a qualquer tempo, comunicará a extinção ao Plenário, sem necessidade que seja na primeira sessão seguinte.
Quais estão corretas?
Sobre leis e projetos legislativos, com base na Lei Orgânica do Município de Passo do Sobrado, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas .
( ) Nos projetos de lei de iniciativa privativa do Prefeito, não será admitida emenda que aumente a despesa prevista.
( ) Os autores de projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, inclusive o Prefeito, poderão requerer a sua retirada antes de iniciada a votação.
( ) No início ou em qualquer fase da tramitação de projeto de lei de iniciativa exclusiva do Prefeito, este poderá solicitar à Câmara que o aprecie em 90 dias a contar do pedido, o que deverá ser devidamente motivado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Passo do Sobrado , a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua:
I. Promoção.
II. Proteção.
III. Recuperação.
Quais estão corretas?
Em relação a cargos públicos, de acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Passo do Sobrado, analise as assertivas abaixo:
I. Cargo público é o criado em lei, em número certo, com denominação própria, remunerado pelos cofres municipais, ao qual corresponde um conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a servidor público.
II. Os cargos públicos serão unicamente de provimento efetivo.
III. A investidura em cargo do magistério municipal será por concurso de provas e títulos.
Quais estão corretas?
Conforme o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Passo do Sobrado , analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os limites de idade para inscrição em concurso público serão fixados em Portaria , de acordo com a natureza e a complexidade de cada cargo.
( ) A nomeação em caráter provisório obedecerá à ordem de classificação obtida pelos candidatos no concurso público.
( ) Posse é a aceitação expressa das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura de termo pela autoridade competente e pelo nomeado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito dos serviços extraordinários, conforme disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Passo do Sobrado, analise as assertivas abaixo :
I. O serviço extraordinário, excepcionalmente, poderá ser realizado sob a forma de plantões para assegurar o funcionamento dos serviços municipais ininterruptos.
II. A prestação de serviços extraordinários só poderá ocorrer por expressa determinação da autoridade competente, mediante solicitação fundamentada do chefe da repartição, ou de ofício.
III. O serviço extraordinário será remunerado por hora de trabalho que exceda o período normal, com acréscimo de 100% em relação à hora normal.
Quais estão corretas?
Em relação a promoções, conforme o Plano de Carreira dos Servidores do Município de Passo do Sobrado, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Cada categoria funcional terá sete classes, designadas pelas letras A, B, C, D, E, F e G, sendo esta última a final da carreira.
( ) O tempo de exercício na classe imediatamente inferior para fins de promoção para a seguinte será de 10 anos ininterruptos.
( ) Merecimento é a demonstração positiva do servidor no exercício do seu cargo e se evidencia pelo desempenho de forma eficiente, dedicada e leal das atribuições que lhe são cometidas, bem como pela sua assiduidade, pontualidade e disciplina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme a Lei Maria da Penha , analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.
( ) Para que seja configurada violência doméstica e familiar , é necessário que haja coabitação.
( ) Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero , no âmbito da unidade doméstica , compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas com vínculo familiar , exclusivamente .
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação ao atendimento policial prestado às vítimas de violência doméstica e familiar , de acordo com a Lei Maria da Penha, analise as assertivas abaixo:
I. A inquirição de mulher em situação de violência doméstica e familiar será feita em recinto especialmente projetado para esse fim, o qual conterá os equipamentos próprios e adequados à idade da mulher em situação de violência doméstica e familiar e ao tipo e à gravidade da violência sofrida.
II. É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores exclusivamente do sexo feminino e previamente capacitados.
III. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá encaminhar a ofendida ao Instituto Médico Legal, o que elimina a necessidade de encaminhamento ao hospital ou ao posto de saúde .
Quais estão corretas?
Conforme o Estatuto Nacional da Igualdade Racial , analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Constitui um dos objetivos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra o fomento à realização de estudos e pesquisas sobre discriminação de gênero e saúde da mulher.
( ) Considera-se desigualdade de gênero e raça a assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais.
( ) A participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do país será promovida, prioritariamente, por meio de adoção de medidas, programas e políticas de ação afirmativa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com 100 litros é possível pintar 230 km de faixa de sinalização em vias públicas. Quantos quilômetros podem ser pintados com 80 litros da mesma forma?
O jump é um exercício aeróbico praticado em cima de uma cama elástica de tamanho específico, conforme imagem abaixo:
Regina, fiscal tributária do município, sob recomendação médica, deverá iniciar a prática de exercícios físicos. Pesquisando sobre o tamanho seguro da cama elástica, descobriu que ela deve ser de, no mínimo, 2.400 cm². Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à área da cama elástica da figura acima. Considere π = 3,14.
Três amigos fizeram um investimento juntos e obtiveram R$ 300.000,00 de lucro. A divisão proporcional dos lucros obedecerá a proporção de 2, 3 e 5. Determine o menor valor que um dos amigos receberá na divisão.
O dobro de um número acrescido de 38 é igual ao seu sêxtuplo menos 58. Esse número é:
Dada a função f(x): x² + 18x – 19, determine as coordenadas de seu ponto mínimo.
Calôba e Klaes (2016) definem que ter sucesso no projeto significa ter as dez dimensões planejadas e controladas. Sendo assim, entre essas dimensões a serem planejadas, monitoradas e avaliadas, estão:
1. Escopo.
2. Tempo.
3. Custo.
4. Qualidade.
5. Risco.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Para Maximiano (2017), entre as principais etapas no planejamento de um projeto, os ___________ são procedimentos de avaliação que garantem a qualidade da administração do projeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Chiavenato (2021) define que hoje as quatro funções administrativas são: planejamento, organização, direção e controle. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes funções administrativas aos seus respectivos exemplos.
Coluna 1
1. Planejamento.
2. Organização.
3. Direção.
4. Controle.
Coluna 2
( ) Definir autoridade e responsabilidade.
( ) Definir os planos para alcançar os objetivos.
( ) Liderar, motivar e orientar.
( ) Monitorar o desempenho.
( ) Programar as atividades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Chiavenato (2021), são características do planejamento tático:
I. É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
II. É definido no nível intermediário em cada departamento da empresa.
III. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
Quais estão corretas?
Segundo Cruz (2018), é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1992 pelos professores da Harvard Business School (HBS), Robert Kaplan e David Norton. A descrição refere-se ao(à):
Com base em Freitas (2023), analise as características abaixo, relativas a uma das ferramentas da gestão da qualidade:
É uma das ferramentas mais conhecidas e de fácil aplicação da gestão da qualidade.
Também conhecida como espinha de peixe.
É utilizada para apresentar a relação existente entre as causas ou fatores e os resultados alcançados em um processo.
Apresenta os inputs que afetam a qualidade e identificam as principais causas que geram os problemas.
Possibilita a identificação da causa principal do problema e orienta as ações necessárias a serem adotadas na correção.
As características acima definem o:
Conforme Chiavenato (2020), a comunicação parece ser aparentemente um processo muito simples, porque as pessoas se comunicam entre si sem fazer qualquer esforço ou sequer tomar consciência disso. Segundo o autor, entre os elementos fundamentais no processo de comunicação está um que pode ser uma pessoa, um grupo ou uma organização que deseja transmitir alguma ideia ou informação por meio de uma mensagem. Esse elemento codifica sua ideia – por meio de palavras, gestos, sinais e símbolos –, escolhendo os meios adequados para enviar a mensagem. Como se chama esse elemento do processo de comunicação?
Maximiano (2017) define que os critérios de departamentalização são as bases para tomar as decisões de dividir o trabalho em partes (ou unidades de trabalho) e atribuí-las a pessoas ou departamentos. Segundo o autor, entre os principais critérios de departamentalização, estão os seguintes:
1. Funcional.
2. Produto.
3. Processos.
4. Unidade de negócios.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Chiavenato (2020) define que a descentralização oferece muitas vantagens à organização e sugere as seguintes abordagens para cada gestor delegar mais eficazmente, EXCETO:
De acordo com Cruz (2018), para que um processo possa ser considerado documentado, existe uma série de elementos que precisam ser conhecidos, registrados e analisados. Segundo o autor, entre esses elementos, está o conjunto de instruções, mão de obra e tecnologias, cujo objetivo é o de processar as entradas para produzir parte do produto de um processo, a fim de atender aos objetivos da sua função dentro da organização. Como se denomina esse elemento?


























