A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor, por meio da articulação entre ensino e serviço. A condução locorregional da PNEPS é efetivada por um Colegiado de Gestão configurado como Polo de Educação Permanente em Saúde para o SUS. Sobre os Colegiados de Gestão e os Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. Os Colegiados de Gestão devem formular políticas de formação e desenvolvimento de formadores e de formuladores de políticas, fortalecendo a capacidade docente e a capacidade de gestão do SUS.
II. Os Colegiados de Gestão devem padronizar, para todo o território nacional, os conteúdos teórico-práticos de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores de saúde, de modo a fortalecer o controle e a qualidade pedagógica do processo formativo.
III. Cabe aos Colegiados de Gestão estabelecer a pactuação e a negociação permanentes entre os atores das ações e serviços do SUS, docentes e estudantes da área da saúde.
IV. Os hospitais de ensino e serviços de saúde poderão compor, em conjunto com outras instituições, os Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS.
V. O Colegiado de Gestão de cada Polo de Educação Permanente em Saúde para o SUS se responsabilizará pela geração dos recursos financeiros que viabilizarão a formação e o desenvolvimento de trabalhadores de sua locorregional. De acordo com o disposto na Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004, estão corretas as afirmativas
Segundo Éboli (2014), os Sistemas de Educação Corporativa têm desempenhado um papel estratégico na construção da competitividade empresarial ao atrelar o desenvolvimento das competências humanas às competências empresariais. Nesse contexto, a implantação de uma Educação Corporativa (EC) requer uma transição de paradigma em relação ao tradicional Centro de Treinamento & Desenvolvimento (T&D). Essa transição paradigmática do T&D para a EC envolve
Ao discorrer sobre as metodologias ativas e seu potencial de promoção da autonomia dos estudantes, Berbel (2011) destaca seis delas. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as metodologias ativas e sua caracterização.
Partindo da perspectiva de que a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno, e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio, o psicólogo norte-americano D. P. Ausubel formulou propostas psicoeducativas inovadoras para a aprendizagem escolar e o ensino que apresentam muitas vantagens em relação à aprendizagem memorística. Nesse contexto, sobre as vantagens do conhecimento que se adquire por aprendizagem significativa, compiladas por Pelizzari et al. (2001-2002), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
) (Esse conhecimento é retido e lembrado por mais tempo.
) (Esse conhecimento é flexível, já que pode ser ensinado de modo independente da estrutura cognitiva do aluno.
) (Esse conhecimento aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos de uma maneira mais fácil.
) (Esse conhecimento é apreendido rapidamente, pois é transmitido ao aluno em sua forma já acabada, prescindindo da etapa de descoberta.
) (Esse conhecimento estimula o aluno a experimentar novas aprendizagens apoiadas na aprendizagem anterior (reaprendizagem).
Assinale a sequência correta.
Visando superar os fatores limitadores para a efetiva implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde iniciou, em 2017, o processo denominado de “A retomada da PNEPS”, com a intenção de recolocar o tema da Educação Permanente em Saúde na agenda das políticas públicas do país. A partir dessa iniciativa, Silva e Scherer (2020) realizaram um estudo que deu voz a atores que promovem a PNEPS, no intuito de compreender os fatores intervenientes em sua implementação, o qual concluiu que:
WICK; POLLOCK; JEFFERSON (2011). Nessa figura, são apresentadas as seis disciplinas que transformam educação em resultado para a organização. Especificamente na segunda disciplina, “Desenhar uma experiência completa”, Wick, Pollock e Jefferson (2011) dão ênfase ao processo de aprendizagem. Sobre a D2, assinale a alternativa que não apoia a perspectiva dos autores.
No atual mundo do trabalho e das organizações, cada vez mais as ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) são percebidas como um sistema integrado por três elementos , a saber: avaliação de necessidades; planejamento do treinamento e sua execução; avaliação do treinamento, este último sendo o principal responsável pelo provimento de informações que garantem o aperfeiçoamento constante do sistema de T&D. Borges-Andrade (2002), apoiando-se na proposta de Hamblin (1978), afirma que uma avaliação de treinamento e desenvolvimento deveria seguir cinco níveis, sendo eles:
A Taxonomia de Bloom é um instrumento de planejamento didático-pedagógico cuja finalidade é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo. A estrutura mais conhecida dessa taxonomia é composta por seis objetivos cognitivos que representam resultados de aprendizagem esperados, sendo cumulativos e organizados em termos de complexidades dos processos mentais. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da habilidade com o seu respectivo objetivo, conforme descrito por Ferraz e Belhot (2010). COLUNA I 1. Conhecimento 2. Compreensão 3. Aplicação 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação COLUNA II ) (Habilidade de subdividir o conteúdo em partes menores com a finalidade de entender a estrutura final. ) (Habilidade de compreender e dar significado ao conteúdo. ) (Habilidade de julgar o valor do material (proposta, pesquisa, projeto) para um propósito específico. ) (Habilidade de usar informações, métodos e conteúdos aprendidos em novas situações concretas. ) (Habilidade de lembrar informações e conteúdos previamente abordados. ) (Habilidade de agregar e juntar partes com a finalidade de criar um novo todo. Assinale a sequência correta.
Considerando que a Andragogia se refere ao ensino de adultos e, como tal, tem suas peculiaridades, Carvalho et al. (2010) defendem que



























