Provas para Download

Prova Agente Administrativo - Pref. Iporã do Oeste/SC
Visualizar os arquivos PDF
Ver agente-administrativo.pdf
PDF
agente-administrativo.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar agente-administrativo.pdf
PDF
agente-administrativo.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar agente-administrativo.pdf
PDF
agente-administrativo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 12 Q2318895 Q2 da prova

Durante uma capacitação em um órgão público, os servidores foram orientados sobre boas práticas de informática. Um dos pontos destacados foi a necessidade de proteger informações institucionais contra acessos não autorizados, além de utilizar corretamente os recursos tecnológicos disponíveis. Considerando as noções básicas de informática, analise as alternativas e assinale a correta:

Reportar Erro
Questão 2 de 12 Q2318897 Q3 da prova

Durante o atendimento em uma repartição pública, um cidadão chega visivelmente irritado devido a atrasos em um processo. O servidor responsável o recebe e, ao invés de interromper ou rebater as críticas, mantém contato visual, demonstra atenção às palavras, reformula alguns pontos para confirmar entendimento e responde com calma, reconhecendo a frustração do usuário. Nesse contexto, qual técnica de atendimento está sendo corretamente aplicada?

Reportar Erro
Questão 3 de 12 Q2318899 Q5 da prova

Uma prefeitura identificou que o processo de concessão de alvarás estava excessivamente burocrático: exigia a coleta de documentos em diferentes setores, demorava semanas para análise e gerava insatisfação entre os cidadãos. Para corrigir a situação, a gestão decidiu implementar medidas de racionalização de rotinas, simplificação de processos e otimização do tempo, como: -Criação de um sistema eletrônico integrado para recebimento e análise de documentos. -Redução de etapas redundantes e eliminação de exigências desnecessárias. -Estabelecimento de prazos claros e acompanhamento digital do andamento dos pedidos. Considerando os princípios da gestão da qualidade e da eficiência administrativa, assinale a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 4 de 12 Q2318900 Q6 da prova

Em um órgão municipal responsável por coordenar projetos socioassistenciais, o agente administrativo percebe que algumas ações estão sendo executadas de forma isolada pelos setores, sem comunicação entre si, o que compromete a qualidade dos resultados entregues à população. Para enfrentar esse problema, ele decide implementar um processo de planejamento integrado, estabelecer rotinas padronizadas, definir metas mensuráveis e criar um sistema de monitoramento contínuo para avaliar o cumprimento dos objetivos institucionais. Considerando os conceitos, princípios, objetivos e funções da Administração Pública, a medida adotada pelo gestor reflete, sobretudo:

Reportar Erro
Questão 5 de 12 Q2318902 Q8 da prova

Uma funcionária de uma autarquia federal atende usuários vestindo roupas informais, utiliza linguagem coloquial e frequentemente comenta assuntos pessoais durante o expediente. Embora seja competente tecnicamente, sua conduta gera reclamações sobre falta de profissionalismo e comprometimento com a imagem da instituição. Considerando os princípios de postura profissional e imagem institucional, assinale a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 6 de 12 Q2318904 Q9 da prova

Uma biblioteca municipal enfrenta dificuldades na prestação de serviços à comunidade: os usuários reclamam da demora na localização de obras, há livros emprestados sem registro adequado e parte do acervo encontra-se deteriorado por falta de conservação preventiva. A nova gestão decide implementar medidas para corrigir essas falhas, como: 1.Adotar sistemas padronizados de catalogação e classificação das obras. 2.Criar rotinas de registro e controle informatizado de empréstimos e devoluções. 3.Estabelecer políticas de conservação preventiva, incluindo higienização e acondicionamento adequado do acervo. 4.Treinar servidores para melhorar o atendimento ao público, com foco em acessibilidade e orientação ao usuário. Considerando os princípios básicos da organização e funcionamento das bibliotecas públicas, assinale a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 7 de 12 Q2318905 Q10 da prova

Um órgão público enfrenta problemas recorrentes de falta de insumos básicos, como papel e cartuchos de impressora, ao mesmo tempo em que mantém em seu almoxarifado grande quantidade de materiais obsoletos e sem uso. A auditoria interna identificou que não há registro atualizado dos bens patrimoniais, tampouco aplicação de técnicas de controle de estoque. Considerando as noções de administração de materiais e patrimônio, assinale a alternativa que apresenta a medida correta para corrigir a situação:

Reportar Erro
Questão 8 de 12 Q2318907 Q11 da prova

Durante a análise de solicitações de acesso a informações, um órgão público decide restringir a consulta a determinados relatórios internos sob o argumento de que sua divulgação poderia afetar a celeridade e a eficiência das atividades administrativas. Entretanto, cidadãos requerem acesso aos documentos com fundamento na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), que estabelece a publicidade como regra e o sigilo como exceção, não havendo, no caso, qualquer classificação formal de sigilo. Nessa situação, qual princípio constitucional correto deve prevalecer?

Reportar Erro
Questão 9 de 12 Q2318909 Q15 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 15 a 17. Ministério da Saúde lança novo Guia Nacional da Triagem Auditiva Neonatal Ministério da Saúde lançou, neste sábado (29), o novo Guia Nacional da Triagem Auditiva Neonatal (TAN). O documento atualiza critérios, orientações e fluxos assistenciais voltados ao cuidado auditivo de recém-nascidos em todo o país. O objetivo é garantir diagnóstico precoce, acesso ao tratamento e melhores oportunidades de desenvolvimento comunicativo para as crianças, promovendo mais equidade e inclusão social desde o início da vida. A apresentação oficial do documento ocorreu durante o 33º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (CBFa), em São Paulo (SP). Entre as principais novidades, o guia apresenta novas orientações para maternidades, equipes da atenção primária, serviços de referência e equipes multiprofissionais. As atualizações buscam padronizar indicadores, fortalecer o monitoramento contínuo das ações e promover uma mudança significativa na prática clínica, ao atualizar os fluxos nos serviços de saúde. No documento anterior, todos os bebês passavam pelos mesmos exames: emissões otoacústicas e o BERA (Teste de Potencial Evocado Auditivo). Na nova versão, os indicadores de risco foram revisados, permitindo que a triagem seja direcionada conforme o tipo de perda auditiva mais provável para cada criança. Um exemplo é o caso de bebês que permanecem internados por mais de cinco dias em UTI neonatal. Esse grupo apresenta maior risco de desenvolver perda auditiva do tipo retrococlear. O exame mais adequado para identificar essa alteração é o BERA e, com as mudanças, esses recém-nascidos agora serão encaminhados diretamente para esse teste, garantindo maior precisão diagnóstica e racionalidade no fluxo de atendimento. Além de aprimorar a sensibilidade dos exames para detecção precoce da perda auditiva, o novo fluxo também otimiza as filas de teste e reteste, tornando o acesso mais rápido e democrático. De acordo com o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Arthur Medeiros, atualizar o guia significa orientar melhor a rede, qualificar profissionais e assegurar que nenhuma criança seja excluída do cuidado. "Quando o SUS identifica precocemente e acompanha com qualidade, garantimos a cada bebê o direito de desenvolver sua linguagem, vínculos, aprendizagem e participação social. Esse é um compromisso de inclusão e de futuro", disse.

"O documento atualiza critérios, orientações e fluxos assistenciais voltados ao cuidado auditivo de recém-nascidos em todo o país." O vocábulo 'recém-nascidos' está grafado corretamente com hífen. Identifique a alternativa que apresenta o vocábulo hifenizado incorretamente.

Reportar Erro
Questão 10 de 12 Q2318910 Q16 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 15 a 17. Ministério da Saúde lança novo Guia Nacional da Triagem Auditiva Neonatal Ministério da Saúde lançou, neste sábado (29), o novo Guia Nacional da Triagem Auditiva Neonatal (TAN). O documento atualiza critérios, orientações e fluxos assistenciais voltados ao cuidado auditivo de recém-nascidos em todo o país. O objetivo é garantir diagnóstico precoce, acesso ao tratamento e melhores oportunidades de desenvolvimento comunicativo para as crianças, promovendo mais equidade e inclusão social desde o início da vida. A apresentação oficial do documento ocorreu durante o 33º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (CBFa), em São Paulo (SP). Entre as principais novidades, o guia apresenta novas orientações para maternidades, equipes da atenção primária, serviços de referência e equipes multiprofissionais. As atualizações buscam padronizar indicadores, fortalecer o monitoramento contínuo das ações e promover uma mudança significativa na prática clínica, ao atualizar os fluxos nos serviços de saúde. No documento anterior, todos os bebês passavam pelos mesmos exames: emissões otoacústicas e o BERA (Teste de Potencial Evocado Auditivo). Na nova versão, os indicadores de risco foram revisados, permitindo que a triagem seja direcionada conforme o tipo de perda auditiva mais provável para cada criança. Um exemplo é o caso de bebês que permanecem internados por mais de cinco dias em UTI neonatal. Esse grupo apresenta maior risco de desenvolver perda auditiva do tipo retrococlear. O exame mais adequado para identificar essa alteração é o BERA e, com as mudanças, esses recém-nascidos agora serão encaminhados diretamente para esse teste, garantindo maior precisão diagnóstica e racionalidade no fluxo de atendimento. Além de aprimorar a sensibilidade dos exames para detecção precoce da perda auditiva, o novo fluxo também otimiza as filas de teste e reteste, tornando o acesso mais rápido e democrático. De acordo com o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Arthur Medeiros, atualizar o guia significa orientar melhor a rede, qualificar profissionais e assegurar que nenhuma criança seja excluída do cuidado. "Quando o SUS identifica precocemente e acompanha com qualidade, garantimos a cada bebê o direito de desenvolver sua linguagem, vínculos, aprendizagem e participação social. Esse é um compromisso de inclusão e de futuro", disse.

"Além de aprimorar a sensibilidade dos exames para detecção precoce da perda auditiva, o novo fluxo também otimiza as filas de teste e reteste, tornando o acesso mais rápido e democrático." Considerando a função que exerce no contexto, o vocábulo 'rápido' desempenha a função sintática de:

Reportar Erro
Questão 11 de 12 Q2318912 Q17 da prova
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 15 a 17. Ministério da Saúde lança novo Guia Nacional da Triagem Auditiva Neonatal Ministério da Saúde lançou, neste sábado (29), o novo Guia Nacional da Triagem Auditiva Neonatal (TAN). O documento atualiza critérios, orientações e fluxos assistenciais voltados ao cuidado auditivo de recém-nascidos em todo o país. O objetivo é garantir diagnóstico precoce, acesso ao tratamento e melhores oportunidades de desenvolvimento comunicativo para as crianças, promovendo mais equidade e inclusão social desde o início da vida. A apresentação oficial do documento ocorreu durante o 33º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (CBFa), em São Paulo (SP). Entre as principais novidades, o guia apresenta novas orientações para maternidades, equipes da atenção primária, serviços de referência e equipes multiprofissionais. As atualizações buscam padronizar indicadores, fortalecer o monitoramento contínuo das ações e promover uma mudança significativa na prática clínica, ao atualizar os fluxos nos serviços de saúde. No documento anterior, todos os bebês passavam pelos mesmos exames: emissões otoacústicas e o BERA (Teste de Potencial Evocado Auditivo). Na nova versão, os indicadores de risco foram revisados, permitindo que a triagem seja direcionada conforme o tipo de perda auditiva mais provável para cada criança. Um exemplo é o caso de bebês que permanecem internados por mais de cinco dias em UTI neonatal. Esse grupo apresenta maior risco de desenvolver perda auditiva do tipo retrococlear. O exame mais adequado para identificar essa alteração é o BERA e, com as mudanças, esses recém-nascidos agora serão encaminhados diretamente para esse teste, garantindo maior precisão diagnóstica e racionalidade no fluxo de atendimento. Além de aprimorar a sensibilidade dos exames para detecção precoce da perda auditiva, o novo fluxo também otimiza as filas de teste e reteste, tornando o acesso mais rápido e democrático. De acordo com o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Arthur Medeiros, atualizar o guia significa orientar melhor a rede, qualificar profissionais e assegurar que nenhuma criança seja excluída do cuidado. "Quando o SUS identifica precocemente e acompanha com qualidade, garantimos a cada bebê o direito de desenvolver sua linguagem, vínculos, aprendizagem e participação social. Esse é um compromisso de inclusão e de futuro", disse.

"As atualizações buscam padronizar indicadores, fortalecer o monitoramento contínuo das ações e promover uma mudança significativa na prática clínica, ao atualizar os fluxos nos serviços de saúde." Considerando a regência dos verbos presentes no texto, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 12 de 12 Q2318914 Q18 da prova

De acordo com a Lei Orgânica de Iporã do Oeste/SC, as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota