As vírgulas são um sinal de pontuação versátil que desempenham várias funções na língua escrita. Na frase Ziraldo, o criador do Menino Maluquinho, tem muita história pra contar e encantar, as vírgulas cumprem a função de:
Uma oração coordenada é uma estrutura gramatical que consiste em duas ou mais orações independentes, que estão relacionadas de maneira igual em uma sentença. Sabendo disso, a sentença Mudou a arte dos quadrinhos no Brasil, foi preso na ditadura militar consiste em uma:
Analise as frases abaixo com relação à linguagem conotativa e denotativa: I. A tempestade da vida o derrubou, mas ele se levantou mais forte. II. O avião decolou às 10 horas da manhã. III. A planta precisa de água para crescer. Pode-se afirmar que há linguagem conotativa:
Considere a oração abaixo e leia as assertivas que seguem com relação à análise sintática: Maria comprou um livro de ficção I. Maria é o sujeito simples da oração. II. comprou um livro de ficção é o predicado nominal da oração. III. um livro é o objeto direto da oração. IV. de ficção é o adjunto adverbial da oração. Pode-se afirmar que:
Assinale a alternativa que indica corretamente o número decimal que representa a fração 7/8.
Considere as seguintes equações: I. 2x + 5 = -3x - 5 II. 3y - 6 = -2(y - 2) Resolva as equações e assinale a alternativa que indica a SOMA dos valores de x e y.
Um agente de saúde precisa calcular a quantidade de desinfetante necessário para uma área de 1.500 metros quadrados. Se 750 mililitros (ml) de desinfetante são suficientes para desinfetar 10 metros quadrados, assinale a alternativa que indica quantos litros de desinfetante são necessários para desinfetar toda a área.
Considere a sequência numérica (3, 4, 7, k, 18, 29, 47). Assinale a alternativa que indica corretamente o valor do termo k.
Numa pesquisa de mercado sobre marcas de escova dental, uma empresa descobriu que 30% dos entrevistados que sempre escolhem a mesma marca preferem exclusivamente a marca X. Se 200 pessoas foram entrevistadas e 20 delas indicaram que não têm preferência por marca, assinale a alternativa que indica corretamente o número de pessoas entrevistadas que preferem a marca X.
Um triângulo retângulo tem um cateto de 8 metros e hipotenusa de 17 metros. Assinale a alternativa que indica corretamente a área deste triângulo.
Considere as proposições P e Q. Assinale a alternativa que indica corretamente a negação da proposição composta "Não P ou Q" (¬P ∨ Q).
Uma lata tem a forma de um cilindro com 8 centímetros de diâmetro e 3 centímetros de altura. Assinale a alternativa que indica corretamente o volume desta lata.
O que são hardware e software em um sistema de computador?
Qual é a principal função do sistema operacional Microsoft Windows em um computador?
Qual é a principal característica de uma planilha eletrônica no Microsoft Excel?
Qual é a função principal do correio eletrônico (e-mail) em um ambiente de trabalho?
Qual das medidas estatísticas a seguir NÃO é considerada uma medida de dispersão?
Uma determinada aplicação financeira foi realizada no valor de $ 2.500,00, com taxa de juros simples mensal de 3%. Após três anos o montante obtido será de:
Qual deve ser o valor a ser aplicado hoje para que daqui a dois anos seja obtido o valor futuro de $5.017,60 com a taxa de juros compostos de 12% ao ano?
Em um auditório com 450 pessoas observa-se que 3/5 são mulheres. Quantos homens haviam nesse auditório?
O _____________ , como é tradicionalmente chamado o gráfico de pizza, é um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos seus ângulos.
Função administrativa responsável pela capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam alcançados.
É a virtude de conseguir cumprir com aquilo que lhe compete, sendo então um princípio da Administração para entregar bons resultados aos cidadãos por meio do uso inteligente e estratégico dos recursos públicos:
O ___________________ é a prerrogativa conferida à Administração Pública para editar atos gerais para complementar as leis e permitir a sua efetiva aplicação. A prerrogativa, registre-se, é apenas para complementar a lei; não pode, pois, a Administração alterá-la a pretexto de estar regulamentando.
O atalho composto pelas teclas CTRL + S tem o propósito no Microsoft Word de:
Durante o uso do Microsoft Word você selecionou um parágrafo para formatá-lo, porém acabou digitando a tecla espaço por engano e o apagou por completo. Que comando pode ser acionado para que o parágrafo de texto retorne ao documento?
Qual é o programa do pacote Microsoft Office mais apropriado para o desenvolvimento de planilhas de cálculo com correspondentes gráficos e tabelas?
Na contabilidade pública a _______________ é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez.
A contabilidade pública o classifica como sendo uma espécie de tributo na classificação da receita orçamentária e tem como fato gerador valorização imobiliária que decorra de obras públicas, contanto que haja nexo causal entre a melhoria havida e a realização da obra pública.
______________ são normas que regulam a vida política na cidade, sempre respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Estado, sendo um importante instrumento que ajuda o poder público municipal a construir projetos ou leis de interesse da população.
O pronome de tratamento “Vossa Magnificência” é empregado para:
______________ é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. É uma forma de comunicação eminentemente interna.
Para a segurança da informação é comum se utilizar a ___________ que permite a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros. Utiliza-se para tal, algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados.
É o procedimento administrativo formal regra que se estabelece de forma prévia às contratações de serviços, aquisições de produtos, ou até mesmo para registrar preços para contratações futuras pelos entes da Administração Pública direta ou indireta, que também pode ser considerada como pré-contrato, que tem como objetivo principal a obtenção das propostas mais vantajosas e justas.
São organizações que compõem a administração indireta, EXCETO :




























