A respeito das ideias do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. A humanidade foi enganada por não saber que as imagens de astros sofriam tratamento tecnológico antes de serem divulgadas.
II. Embora se tenha corrigido a cor de Netuno e Urano para o mais próximo do observado, ainda assim há variações dependendo de fatores como ângulo de incidência do Sol.
III. Em 1980, a percepção que se teve de Urano e Netuno é bem diversa do que se tem hoje com as novas imagens.
Assinale
"Mesmo que a cor artificialmente saturada fosse conhecida na época entre os cientistas – e as imagens tenham sido divulgadas com legendas explicando isso – essa distinção foi perdida com o tempo." (L.26- 29)
Assinale a alternativa em que se tenha feito pontuação igualmente correta para o período acima.
O texto se classifica eminentemente como
Descobriu-se que as imagens anteriores de Netuno foram melhoradas para mostrar detalhes da atmosfera do planeta, o que alterou a sua verdadeira cor. (L.10 -12)
A oração sublinhada no período acima se classifica como
"Eles fizeram algo que todo mundo no Instagram já fez em algum momento: eles ajustaram as cores "... (L.13- 14)
O segmento sublinhado no período acima constitui uma
Assinale a alternativa em que o nome de cor composto tenha sido corretamente construído no plural.
Imagens de uma missão espacial na década de 1980, a Voyager, mostraram que a cor de Netuno era azul anil, e Urano, verde. (L.4-6)
Assinale a afirmativa correta a respeito da última ocorrência de vírgula no período acima.
Descobriu-se que as imagens anteriores de Netuno foram melhoradas para mostrar detalhes da atmosfera do planeta, o que alterou a sua verdadeira cor. (L.10 -12)
No período acima há
No estudo recente, os pesquisadores usaram dados do Espectrógrafo de Imagens do Telescópio Espacial Hubble e do Explorador Espectroscópico Multi Unidade ... (L.52- 54)
No excerto acima, há quantas ocorrências de palavras compostas?
Renato está se preparando para uma corrida de atletismo. Ele treina de segunda-feira a sábado, percorrendo 3,4 quilômetros na segunda-feira; 3,6 quilômetros na terça-feira; 3,8 quilômetros na quarta-feira; 4 quilômetros na quinta-feira; 4,2 quilômetros na sexta-feira e 4,5 quilômetros no sábado. Sabe-se ainda que ele começou seu treinamento numa segunda e que vai repetir por 5 semanas, finalizando num sábado.
O total de quilômetros que Renato vai percorrer em seu treinamento ao final das 5 semanas é igual a
Cláudio, Leonardo e Marcos foram a um mercado. Cláudio pagou R$ 40,00 por cinco pacotes de biscoito e Leonardo pagou R$ 36,00 por três garrafas de suco de uva. Sabe-se que Marcos comprou os mesmos produtos que Cláudio e Leonardo, mas comprou três pacotes de biscoito e duas garrafas de suco de uva.
Marcos gastou, em reais, pela compra que realizou o valor igual a
Em um bairro foi realizada uma pesquisa com 2000 pessoas para saber quantos já haviam tido dengue e quantos já tinham tido covid. Sabe-se que 500 já tiveram dengue e covid, 1000 já haviam tido dengue e 900 já tiveram covid.
O total de pessoas pesquisadas que não tiveram nem dengue nem covid é igual a
Durante a digitação de um texto no Word 2019 BR (x64), foi aplicado alinhamento centralizado ao título por meio da execução de um atalho de teclado. Em seguida, por meio de um recurso do editor que adiciona um toque artístico ao documento, foi inserida a citação, também no título. Para finalizar, o texto foi salvo por meio do acionamento de um ícone, que fica localizado na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
O atalho de teclado, o nome pelo qual é conhecido o recurso e o ícone são, respectivamente,
A planilha da figura foi criada no Excel do pacote MS Office 2019 BR (x64), tendo sido realizados os procedimentos abaixo:
I. Em E5 foi inserida uma fórmula que determina o maior número dentre todos os números mostrados nas células A3, B3, C3, D3 e E3.
II. Em E7 foi inserida uma fórmula que determina a média aritmética entre todos os números mostrados nas células A3, B3, C3, D3 e E3.
III. Em E9 foi inserida a fórmula =CONT.SE(A3:E3;"<=31").
Nessas condições, as fórmulas inseridas em E5 e em E7 e o número mostrado em E9 são, respectivamente,
No uso das infraestruturas de correio eletrônico como as conhecidas por WebMail e nos softwares como o Thunderbird Mozilla, nas versões em português brasileiro, os e-mails que chegam a um destinatário são armazenados, por default, em uma caixa postal padrão. Por outro lado, nas mensagens que devem ser transmitidas na modalidade cópia oculta, obrigatoriamente o endereço do e-mail de destino deve ser inserido em um espaço específico, com uma identificação própria, de modo que cada um dos destinatários não tenha conhecimento do recebimento daquela mensagem para cada um deles.
A caixa postal padrão e a identificação do espaço são, respectivamente,
Atualmente, os dados estão se tornando, cada vez mais, uma matéria-prima essencial ao planejamento de ações estratégicas nas empresas. Nesse contexto, a segurança de informação compreende um conjunto de ações e estratégias para proteger sistemas, programas, equipamentos e redes de invasões, baseando-se em pilares fundamentais, dos quais um engloba medidas para garantir que as informações sejam mantidas sob sigilo, compreendendo também a implementação de restrições de acesso a informações específicas. Um exemplo comum de ação desse pilar é o emprego de criptografia de dados, usada em aplicativos de mensagens.
Esse pilar da segurança da informação é conhecido por
Em relação à gestão de resultados, analise as afirmativas a seguir:
I. Gestão de resultados é um modelo de administração que visa priorizar os resultados em todos os processos da empresa, sendo que todas as decisões e ações dos profissionais são voltadas para esse objetivo, com o intuito de alavancar o desempenho organizacional, tendo como foco principal os resultados concretos e mensuráveis.
II. Diferente do gerenciamento de projetos, que se concentra em completar projetos específicos dentro de um prazo e orçamento definidos, a gestão de resultados vai além e se concentra em resultados a longo prazo.
III. A gestão de resultados começa com o estabelecimento de objetivos claros e realistas. Isso permite que a equipe se concentre em resultados específicos e tenha uma visão clara do que precisa ser alcançado.
Assinale
Com relação ao servidor público e sua natureza, analise as afirmativas a seguir:
I. A responsabilidade do servidor público é muito maior do que se imagina, tornando-se um privilégio por tratar-se de agente transformador do Estado.
II. O papel do servidor público não é apenas o de ser estável. É muito mais do que isso, pois a sua atuação está necessariamente voltada para os anseios da sociedade.
III. A prestação do serviço público é das mais importantes atividades de um corpo social. Nenhum País, Estado ou Município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços fornecidos ao cidadão.
Assinale
Em relação às áreas de protocolo e arquivo, analise as afirmativas a seguir:
I. As atividades de protocolo compreendem basicamente as operações de recepção, classificação, registro, distribuição, digitalização, tramitação e expedição, que visam ao controle dos documentos produzidos e recebidos, assegurando sua localização e acesso.
II. Por sua vez, as atividades de arquivo compreendem basicamente as operações de classificação, arquivamento, preservação, empréstimo, consulta, avaliação, transferência e recolhimento ou eliminação de documentos de arquivo, garantindo sua guarda, recuperação, preservação e acesso.
III. Embora essas atividades possam ser tratadas como etapas distintas, o ideal é que funcionem de forma integrada, com vistas à racionalização de tarefas comuns.
Assinale
A consulta é ocasional, mas o valor ainda é primário. Sua disponibilidade é imprescindível, pois pode ser necessário para a administração, departamento financeiro ou legal. Nesta fase, é feita a análise para destinação final, sendo eliminada parte dos documentos.
Trata-se dos arquivos de
A respeito das atividades de classificação de arquivos, analise as afirmativas a seguir:
I. Na classificação de documentos de arquivo, o Estudo consiste na leitura de cada documento, a fim de se verificar sob que assunto deverá ser classificado e que referências cruzadas lhe corresponderão. A referência cruzada é um mecanismo adotado quando o conteúdo do documento se refere a dois ou mais assuntos.
II. Na classificação de documentos de arquivo, a Codificação consiste na atribuição do código correspondente ao assunto do documento.
III. O instrumento que viabiliza a classificação é um código de classificação de documentos de arquivo, a partir do qual é possível agrupar os documentos sob um mesmo tema como forma de agilizar sua recuperação e possibilitar a realização de tarefas arquivísticas relacionadas com a sua avaliação, seleção, transferência, recolhimento e acesso.
Assinale
Segundo a Abordagem de Recursos Humanos, a Gestão do Conhecimento se vincula a qual momento?
A Administração de Materiais tem como funções o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Segundo a Lei 14.133/21, não se subordinam ao seu regime contratos que tenham por objeto
Nas alternativas a seguir encontram-se princípios que devem ser observados pela Lei 14.244/21, à exceção de uma. Assinale-a.
Num fluxograma, a forma acima representa
O modelo acima é de organograma
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o padrão ofício segue o tipo de papel




























