UFSM - RS abre dois Concursos Públicos para professores adjuntos

Salários ofertados para os profissionais que forem ingressar na carreira de magistério superior somam uma quantia em mais de 9 mil reais
Quarta-feira, 2 de junho de 2021 às 10h18
UFSM - RS abre dois Concursos Públicos para professores adjuntos

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estado do Rio Grande do Sul, divulga a abertura de inscrições para dois Concursos Públicos destinados ao provimento de cargo da Carreira de Magistério Superior, na classe de Professor Adjunto A.

Conforme os respectivos editais, confira quais são os campi de lotação, área e o quantitativo de vagas ofertadas:

  • Edital nº 69/2021: Cachoeira do Sul - Arquitetura e Urbanismo/Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo (1)
  • Edital nº 70/2021: Santa Maria - Química/Química Orgânica (1) e Filosofia/Epistemologia (com ênfase em Filosofia da Linguagem e Filosofia da Mente (1).

Vale ressaltar que existem vagas reservadas aos candidatos que se enquadram nos critérios dispostos nos editais.

Requisitos e remuneração

As vagas são destinadas para pessoas que tenham graduação na área almejada e doutorado conforme a vaga;

O ingresso na Carreira de Magistério Superior ocorrerá sempre no primeiro nível de vencimento da Classe A, e sua remuneração será composta pelos valores relativos ao Vencimento Básico (VB) e Retribuição por Titulação (RT), sendo ofertado então um salário no total de R$ 9.616,18. Já a jornada de trabalho pode ser de 40 horas semanais ou dedicação exclusiva.

Etapa de inscrição

Os certames tiveram suas inscrições abertas no dia 1º de junho de 2021 e seguirão abertas até às 23h59 do dia 1º de julho deste mesmo ano, horário de Brasília, Distrito Federal. Para efetuá-las, é preciso ir até o site UFSM e pagar uma taxa no valor de R$240,00 até o dia 2 de julho de 2021.

Cabe informar que poderá solicitar isenção do pagamento da inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, ou o candidato que for doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Para requerer, o candidato deverá proceder a inscrição até às 23h59 do dia 7 de junho de 2021.

Seleção

Para os seguintes Concursos, os interessados em concorrer a uma das vagas para a carreira de magistério superior na UFSM serão avaliados perante provas escrita, didática, de defesa de produção intelectual, de títulos e prática.

O período previsto para o início da realização das provas dos Concursos Públicos será de 30 de setembro de 2021 a 28 de dezembro deste mesmo ano.

A prova escrita consistirá na redação de um texto de síntese manuscrito a caneta, cujo o tema será sorteado na hora. Já a prova didática consistirá em uma aula teórica (gravada em áudio) e implicará o desenvolvimento de um ponto, constante do programa e sorteado 24 horas antes, bem como a prova prática que consistirá em uma gravação de vídeo e áudio.

A prova de defesa da produção intelectual se dará mediante memorial descritivo que deve relatar, de forma livre, os principais momentos da vida profissional e acadêmica do candidato e suas propostas de ensino, pesquisa e extensão. O memorial deverá conter os planos do candidato relativos à sua atuação nos cursos de graduação e de pós-graduação, um projeto de pesquisa, dentre outros relatos solicitados nos certames.

Por fim, a prova de títulos será constituída do exame do currículo.

Prazo de vigência

O prazo de validade dos Concursos Públicos será de um ano, a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por igual período, por solicitação do Departamento Didático de origem da vaga.

Jornalista: Milene Gimenez
Compartilhe: