UFPI - CCHL retifica cronograma de Processo Seletivo para professor

Interessados devem se atentar ao novo prazo de inscrições, que serão realizadas de forma remota em virtude da pandemia do novo coronavírus
Quarta-feira, 12 de maio de 2021 às 09h22
UFPI - CCHL retifica cronograma de Processo Seletivo para professor

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anuncia a primeira retificação do edital que visa a contratação, pelo prazo de 12 meses, para o cargo de professor substituto para atender o Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), por meio de Processo Seletivo.

Dentre as mudanças do novo cronograma (retificação I), está a prorrogação do prazo de inscrição. Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e seguindo a Portaria nº 06/2020 da Reitoria da UFPI, as inscrições serão realizadas de forma remota, exclusivamente, por meio do e-mail: concursoscleufpi@ufpi.edu.br, das 8h do dia 26 de abril de 2021 às 18h do dia 17 de maio do mesmo ano.

Conforme o edital de abertura, os profissionais devem atuar na área de conhecimento de Língua e Literatura Francesa (2) na unidade CLE, em jornada de trabalho de 40 horas semanais, com salário de R$ 4.304,92 a R$ 5.831,21. Para concorrer, os interessados devem ter graduação em letras com habilitação em francês, ou letras português-francês, e no mínima o título de mestrado em linguística, literatura ou áreas afins.

Classificação da seleção

Como forma de classificação, a seleção será formada por prova didática com duração de 50 a 60 minutos de caráter eliminatório, por meio de uma aula teórica, ministrada impreterivelmente em língua francesa, que versará sobre um dos temas do programa, que será sorteado no mínimo 24 horas antes da sua ocorrência.

Os temas disponíveis para a realização da prova didática são: a produção de textos em língua francesa: teorias e práticas em sala de aula de FLE; a morfossintaxe no ensino do francês língua estrangeira: perspectivas e aplicações na formação de professores; a fonética e a fonologia em língua francesa: teorias e práticas em sala de aula de FLE,; a avaliação das competências em língua estrangeira; a unidade didática e ensino por projetos: fundamentação e aplicação, análise e utilização dos manuais de ensino da língua francesa no Brasil; as metodologias de ensino em francês língua estrangeira: história e contribuições para o contexto atual; análise de necessidades, contextos de ensino/aprendizagem, públicos e elaboração de programas de FOU (francês com objetivos universitários); estratégias de leitura de textos no ensino da língua francesa no Brasil; o conto filosófico, no século XVIII: Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot; e Vanguardas literárias na França, no início do século XX.

A prova de títulos terá, exclusivamente, caráter classificatório e será realizada após a prova didática.

Validade

O prazo de validade do Processo Seletivo será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Jornalista: Pamela Bugatti
Compartilhe: